Agamennon Warren
Desaparecido
Todo mundo já deve estra cansado da maldita Eguinha Pocotó, mas o que vocês responderiam se vocês fossem os vestibulandos?
PROVA DE LITERATURA BRASILEIRA
1. Leia o trecho do poema abaixo e responda as questões:
"O JUMENTO E O CAVALINHO ELES NUNCA ANDÃO SÓ QUANDO SAI PRA PASSEAR LEVAM A ÉGUA POCOTÓ" (Eguinha Pocotó, Mc Serginho, 2003)
a)A forma adotada pelo autor do texto leva o leitor a uma reflexão crítica a
cerca de alguns elementos do estilo literário da época, ao mesmo tempo em que insere temáticas dotadas de valor universal. Assinale a passagem em que o autor expressa com maior intensidade este dualismo. Identifique a figura de linguagem adotada.
b) Ao idelizar em um mesmo patamar, personagens que até o momento só haviam sido tratados com a devida separação de classes, coloca o autor o "jumento e o cavalinho" como uma paródia da realidade social do país na época. O brilhantismo desta visão crítica é destacado por expressões que para um leitor menos atento podem parecer erros gramaticais, mas que na verdade geraram uma nova aplicabilidade da língua portuguesa. Identifique estes trechos e as inovações gramaticais por eles introduzidos.
c) Eleita como acompanhante nos passeios dos dois protagonistas, a Égua
Pocotó rompe a solidão até então predominante no panorama urbano
estabelecido. Mais do que um triângulo amoroso convencional, o autor atribui aos personagens um status que transcende a natureza metafísica convencional. Emerge então o caráter feminino, no auge de sua auto-afirmação como contraponto ao pansexualismo. Descreva o papel da Égua
Pocotó como elemento de instabilidade no equilíbrio social do início do
século XXI.
d) O texto de Mc Serginho, precursor do movimento literário-cultural denominado Pocotoismo, propõe uma nova métrica e abordagem ao texto poético. Alguns críticos da época chegaram a compará-lo à "pedra no caminho" de Drummond, um poeta de menor importância no século XX,
injustiça revertida mais tarde com a identificação da sua efetiva quebra de
paradigma literário. Compare o estilo da obra de Mc Serginho com os
autores clássicos do século XX.
PROVA DE LITERATURA BRASILEIRA
1. Leia o trecho do poema abaixo e responda as questões:
"O JUMENTO E O CAVALINHO ELES NUNCA ANDÃO SÓ QUANDO SAI PRA PASSEAR LEVAM A ÉGUA POCOTÓ" (Eguinha Pocotó, Mc Serginho, 2003)
a)A forma adotada pelo autor do texto leva o leitor a uma reflexão crítica a
cerca de alguns elementos do estilo literário da época, ao mesmo tempo em que insere temáticas dotadas de valor universal. Assinale a passagem em que o autor expressa com maior intensidade este dualismo. Identifique a figura de linguagem adotada.
b) Ao idelizar em um mesmo patamar, personagens que até o momento só haviam sido tratados com a devida separação de classes, coloca o autor o "jumento e o cavalinho" como uma paródia da realidade social do país na época. O brilhantismo desta visão crítica é destacado por expressões que para um leitor menos atento podem parecer erros gramaticais, mas que na verdade geraram uma nova aplicabilidade da língua portuguesa. Identifique estes trechos e as inovações gramaticais por eles introduzidos.
c) Eleita como acompanhante nos passeios dos dois protagonistas, a Égua
Pocotó rompe a solidão até então predominante no panorama urbano
estabelecido. Mais do que um triângulo amoroso convencional, o autor atribui aos personagens um status que transcende a natureza metafísica convencional. Emerge então o caráter feminino, no auge de sua auto-afirmação como contraponto ao pansexualismo. Descreva o papel da Égua
Pocotó como elemento de instabilidade no equilíbrio social do início do
século XXI.
d) O texto de Mc Serginho, precursor do movimento literário-cultural denominado Pocotoismo, propõe uma nova métrica e abordagem ao texto poético. Alguns críticos da época chegaram a compará-lo à "pedra no caminho" de Drummond, um poeta de menor importância no século XX,
injustiça revertida mais tarde com a identificação da sua efetiva quebra de
paradigma literário. Compare o estilo da obra de Mc Serginho com os
autores clássicos do século XX.