• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vestibular de 2046

Agamennon Warren

Desaparecido
Todo mundo já deve estra cansado da maldita Eguinha Pocotó, mas o que vocês responderiam se vocês fossem os vestibulandos?

PROVA DE LITERATURA BRASILEIRA

1. Leia o trecho do poema abaixo e responda as questões:
"O JUMENTO E O CAVALINHO ELES NUNCA ANDÃO SÓ QUANDO SAI PRA PASSEAR LEVAM A ÉGUA POCOTÓ" (Eguinha Pocotó, Mc Serginho, 2003)

a)A forma adotada pelo autor do texto leva o leitor a uma reflexão crítica a
cerca de alguns elementos do estilo literário da época, ao mesmo tempo em que insere temáticas dotadas de valor universal. Assinale a passagem em que o autor expressa com maior intensidade este dualismo. Identifique a figura de linguagem adotada.

b) Ao idelizar em um mesmo patamar, personagens que até o momento só haviam sido tratados com a devida separação de classes, coloca o autor o "jumento e o cavalinho" como uma paródia da realidade social do país na época. O brilhantismo desta visão crítica é destacado por expressões que para um leitor menos atento podem parecer erros gramaticais, mas que na verdade geraram uma nova aplicabilidade da língua portuguesa. Identifique estes trechos e as inovações gramaticais por eles introduzidos.

c) Eleita como acompanhante nos passeios dos dois protagonistas, a Égua
Pocotó rompe a solidão até então predominante no panorama urbano
estabelecido. Mais do que um triângulo amoroso convencional, o autor atribui aos personagens um status que transcende a natureza metafísica convencional. Emerge então o caráter feminino, no auge de sua auto-afirmação como contraponto ao pansexualismo. Descreva o papel da Égua
Pocotó como elemento de instabilidade no equilíbrio social do início do
século XXI.

d) O texto de Mc Serginho, precursor do movimento literário-cultural denominado Pocotoismo, propõe uma nova métrica e abordagem ao texto poético. Alguns críticos da época chegaram a compará-lo à "pedra no caminho" de Drummond, um poeta de menor importância no século XX,
injustiça revertida mais tarde com a identificação da sua efetiva quebra de
paradigma literário. Compare o estilo da obra de Mc Serginho com os
autores clássicos do século XX.

Putz, que viagem hein?! :mrgreen:
Se eu pegasse uma prova dessas eu achu qui eu tiraria 0 mesmo (como na maioria das provas qui eu faço :disgusti: ).

Se eu tivesse que fazer uma prova assim, acho que eu me enforcaria de tanto desgosto!!!!! :lol: :lol: :lol:

A última questão é a pior, mas eu acho que eu responderia mais ou menos assim:

R:Na obra de Mc Serginho, é evidente uma elaboração mais bem feita, uma escrita mais culta e ainda o texto possui também um cárater mais informativo, pois a partir dele, ficamos sabendo que o jumento e o cavalinho, não gostam de andar sozinhos e por isso chamam a amiga Égua Pocotó, para passear com eles, o que torna visivel,um laço de amizade e generosidade muito forte entre as três personagens da narrativa.
Já os escritores clássicos do século XX, eram escritores incopetentes e que não conseguiam expressar suas respectivas idéias, com tanta clareza, quanto o brilhante Mc Serginho. 8-)

Hahuahuahauhauhauhauha.......... :roll:

Meu, que viagem é essa, auehauheauhe...

d) O texto de Mc Serginho, precursor do movimento literário-cultural denominado Pocotoismo, propõe uma nova métrica e abordagem ao texto poético. Alguns críticos da época chegaram a compará-lo à "pedra no caminho" de Drummond, um poeta de menor importância no século XX,

Meu, essa foi a melhor...Drummond, um poeta de menor importância do século XX....aUEHhAUHHhaheuahUHeuH

Nooossaaa, ta vendo, e vcs ainda falam q funk eh musica de pobre, taum vendo quanta coisa existe numa letra do Mc serginho, funk tbem eh cultura :lol:

a minha resposta seria a correspondente a escadinha que eu estaria fazendo no gabarito. Vcs deviam fazer o método escadinha, quase não acerta nada mas o gabarito fica uma beleza, vcs precisam ver que fofura :grinlove:

a)Assinale a passagem em que o autor expressa com maior intensidade este dualismo. Identifique a figura de linguagem adotada.

eles nunca andam só.
eufemismo

b)O brilhantismo desta visão crítica é destacado por expressões que para um leitor menos atento podem parecer erros gramaticais, mas que na verdade geraram uma nova aplicabilidade da língua portuguesa. Identifique estes trechos e as inovações gramaticais por eles introduzidos.

quando sai pra passear...
c)Descreva o papel da Égua
século XXI.

a égua pocoto e mulher do cavalinho e amante do jumento e mesmo assim eles andavam juntos , isso simboliza a desvalorização da familia no começo do sec XXI
d)O texto de Mc Serginho, precursor do movimento literário-cultural denominado Pocotoismo, propõe uma nova métrica e abordagem ao texto poético. Alguns críticos da época chegaram a compará-lo à "pedra no caminho" de Drummond, um poeta de menor importância no século XX,
essa eu não consegui fazer ...sérginho é incomparavel :roll:

:lol: :lol: :lol: fala sério :lol: :lol: :lol:
e ai Tio ke nota eu tirei :o?: :o?:
:puke: :puke: :puke: :puke: :puke: :puke:

Um tópico sem discuçao, e melhor ir pro geral... eu ate esperei pra ver se gerava alguma... Mas pelo visto vai ficar so nos comentarios e piadinhas...

Melhor mandar pro geral q vai ter mais futuro...

hmm..
o meu professor de tkd me passou isso outro dia :puke:

tipo... :eek:
o mundo está se perdendo 8O

e o pior é q no caminho que as coisas tão indo é bem provavel q um trem desses aconteça... :tsc:

Tivemos centenas de séculos, desde as cavernas, pinturas rústicas e mal feitas, passando pela elaboração de tintas mais adequadas e tb a invenção da escrita, civilizações egípcias, gregas e romanas, fenícias, babilônicas e européias, para, depois de tanto avanço na Literatura, o Romantismo, o Realismo, e o Modernismo, para chegar em casa, e ver e ouvir na TV pela décima sétima milésima vez, a Lacraia dançando a música da Éguinha Pocotó!!!

Mas em 2046 vai ter coisa pior, podem ter certeza:

Eu saí, eu voltei, mas não quero viajar!

Esse vai ser o verso do futuro!!

Hoje nos parece uma coisa horrorosa que só serve pra fazer mulheres e lacraias ( :lol: ) seminuas aparecerem na televisão, mas quem sabe, no futuro, algum "estudioso" historiador vai fazer a interpretação do texto desta maneira...

Seguindo a mesma linha, outros textos que poderiam aparecer na mesma prova de literatura:

- Pira Pirá Pirô, do Coração Melão, o alter-ego do Hermes e Renato. A interpretação dos costumes do início do século XXI, em que era comum as pessoas defecarem em locais públicos e andarem armadas na praia. :lol:

- Pelados em Santos, Mamonas Assassinas, uma rebuscada declaração de amor típica do final do século XX. :lol:

- Coletânea das histórias mais marcantes do Homem-Cueca, o super-herói dos intervalos das rádios, um exemplar típico dos romances policiais e de ficção da mesma época. :lol:

- Sonetos do Doutor Pimpolho, um personagem mais profundo, com uma personalidade rica, envolvente, em que se destaca sua forma de expressar carinho com palavras típicas dos anos 2000. :lol:

Ghân-Buri-Ghân. disse:
a)Assinale a passagem em que o autor expressa com maior intensidade este dualismo. Identifique a figura de linguagem adotada.

eles nunca andam só.
eufemismo

b)O brilhantismo desta visão crítica é destacado por expressões que para um leitor menos atento podem parecer erros gramaticais, mas que na verdade geraram uma nova aplicabilidade da língua portuguesa. Identifique estes trechos e as inovações gramaticais por eles introduzidos.

quando sai pra passear...
c)Descreva o papel da Égua
século XXI.

a égua pocoto e mulher do cavalinho e amante do jumento e mesmo assim eles andavam juntos , isso simboliza a desvalorização da familia no começo do sec XXI
d)O texto de Mc Serginho, precursor do movimento literário-cultural denominado Pocotoismo, propõe uma nova métrica e abordagem ao texto poético. Alguns críticos da época chegaram a compará-lo à "pedra no caminho" de Drummond, um poeta de menor importância no século XX,
essa eu não consegui fazer ...sérginho é incomparavel :roll:

:lol: :lol: :lol: fala sério :lol: :lol: :lol:
e ai Tio ke nota eu tirei :o?: :o?:
:puke: :puke: :puke: :puke: :puke: :puke:

Sei lá, com uma prova assim não me admira que todo mundo tire 0... :mrgreen:

Sorte que não estaria neste vestibular pra responder essa questão...

tolkien_onering disse:

pelo contrário...
a não ser q td mundo tenha um nivel cultural como a desse mcserginho, eu acho que todo mundo passa nesse vestibular aí

Ogden disse:
tolkien_onering disse:

pelo contrário...
a não ser q td mundo tenha um nivel cultural como a desse mcserginho, eu acho que todo mundo passa nesse vestibular aí

Só espero que um meteoro caia no planeta se esse fort mesmo o futuro da humanidade. :eek: :disgusti:

Uglúk o Uruk-Hai disse:
Um tópico sem discuçao, e melhor ir pro geral... eu ate esperei pra ver se gerava alguma... Mas pelo visto vai ficar so nos comentarios e piadinhas...

O Post dele está incompleto tb! :roll:

Olha o que eu recebi!

GABARITO DE UMA PROVA DE LITERATURA DE 2046:

"O JUMENTO E O CAVALINHO ELES NUNCA ANDAM SÓ QUANDO SAI PRA PASSEAR LEVAM A ÉGUA POCOTÓ"
(Eguinha Pocotó, Mc Serginho, 2003)

a) A forma adotada pelo autor do texto leva o leitor a uma reflexão crítica acerca de alguns elementos do estilo literário da época, ao mesmo tempo em que insere temáticas dotadas de valor universal. Assinale a passagem em que o autor expressa com maior intensidade este dualismo. Identifique a figura de linguagem adotada.

RESPOSTA: O trecho que expressa o dualismo em questão é : "O Jumento e o Cavalinho". Nele fica clara a intenção do autor em bestificar as duas nações que tiveram seu apogeu bélico após o atentado terrorista de Setembro/2002. Assim, o jumento e o cavalinho representariam respectivamente os EUA e o Iraque, enquanto a égua pocotó representaria todos os outros países que são obrigados a acompanhar uma das duas nações em ação. Com este intuito, o autor globaliza sua obra e faz uma crítica à guerra non-sense. Quanto a figura de linguagem, ele faz uso da ironia. Note como ele banaliza a guerra entre os povos utilizando o verbo "passear", criticando duramente a ação precipitada das nações beligerantes.

b) Ao idelizar em um mesmo patamar, personagens que até o momento só haviam
sido tratados com a devida separação de classes, coloca o autor o "jumento e
o cavalinho" como uma paródia da realidade social do país na época. O
brilhantismo desta visão crítica é destacado por expressões que para um
leitor menos atento podem parecer erros gramaticais, mas que na verdade geraram uma nova aplicabilidade da língua portuguesa. Identifique estes trechos e as inovações gramaticais por eles introduzidos.

RESPOSTA: O trecho é "QUANDO SAI PRA PASSEAR LEVAM A ÉGUA POCOTÓ". O pseudo-erro gramatical dá-se pela mutabilidade concedida pelo autor às, até entao sésseis, figuras sintáticas da frase. Assim, não necessariamente o sujeito concorda com o verbo e acaba por expressando, em nuance, a vontade da égua pocotó que é a de não acompanhar os outros animais. Desta forma, MC Serginho cria um comprometimento entre palavra e sentimento: "A palavra pulsa, tem alma e tem algo a dizer para o leitor além do óbvio a que foi destinada...a ela é concedida a liberdade mais pura de expressão...em meus textos, uma palavra são mil".

c) Eleita como acompanhante nos passeios dos dois protagonistas, a Égua Pocotó rompe a solidão até então predominante no panorama urbano estabelecido. Mais do que um triângulo amoroso convencional, o autor atribui aos personagens um status que transcende a natureza metafísica convencional. Emerge então o caráter feminino, no auge de sua auto-afirmação como contraponto ao pansexualismo. Descreva o papel da Égua Pocotó como elemento de instabilidade no equilíbrio social do início do século XXI.

RESPOSTA: A égua pocotó é um reflexo indireto e oblíquo da mulher do início do século XXI. O autor demarca fortemente no poema a atração da égua por condução. Fica tambem evidente a formação de núcleos surubáticos tão fortemente em voga no início do século, em particular, o ménage a trois. A observação notória do autor em relação às transformações sexuais da época, iluminados sob a ótica transgênica da biogenética, justificam o surgimento de criaturas mutantes no início do século, cujo maior expoente fora a saudosa Lacraia. Assim, o conceito de família generaliza-se e sofre uma globalização onde cada membro da familia é a ponta de um triângulo orgasmático.

d) O texto de Mc Serginho, precursor do movimento literário-cultural
denominado pocotoismo, propõe uma nova métrica e abordagem ao texto poético. Alguns críticos da época chegaram a compará-lo à "pedra no caminho" de Drummond, um poeta de menor importância no século XX, injustiça revertida mais tarde com a identificação da sua efetiva quebra de paradigma literário. Compare o estilo da obra de Mc Serginho com os autores clássicos do século XX e justifique a relevância de sua obra."

RESPOSTA: MC Serginho rompe com o estereótipo romântico das éguas byronianas do século XX. As éguas não mais são frigidas ou mal-amadas: elas ressurgem como criaturas fogosas e providas de uma sexualidade capaz de arrastar toda a sorte de equinos para atender a seus anseios. No pocotoismo, Serginho abre mão da quantidade e enfatiza a qualidade: "Meus textos são compactos e, por conseguinte, ecologicamente corretos. Não poderia eu enfatizar a beleza animalesca de uma égua em detrimento da vida de milhares de árvores." Serginho concentra em poucas palavras todas suas idéias e sua obra adquire uma densidade avassaladora, qualidade esta que lhe valeu o titulo de "Buraco Negro das Letras". No mais, o pocotoismo é uma paródia sarcástica ao dadaismo, já que o autor não vê separação alguma entre o lúdico e o ato de escrever. Em uma de suas mais polêmicas e ambivalentes frases (conhecido atualmente pelo paradoxo das cabeças), ele faz-se notar este seu orgasmo literário: "A tinta no papel é tal qual o semen que brota da minha cabeça".

Nightwish disse:
Uglúk o Uruk-Hai disse:

O Post dele está incompleto tb! :roll:

Olha o que eu recebi!

GABARITO DE UMA PROVA DE LITERATURA DE 2046:

"O JUMENTO E O CAVALINHO ELES NUNCA ANDAM SÓ QUANDO SAI PRA PASSEAR LEVAM A ÉGUA POCOTÓ"
(Eguinha Pocotó, Mc Serginho, 2003)

a) A forma adotada pelo autor do texto leva o leitor a uma reflexão crítica acerca de alguns elementos do estilo literário da época, ao mesmo tempo em que insere temáticas dotadas de valor universal. Assinale a passagem em que o autor expressa com maior intensidade este dualismo. Identifique a figura de linguagem adotada.

RESPOSTA: O trecho que expressa o dualismo em questão é : "O Jumento e o Cavalinho". Nele fica clara a intenção do autor em bestificar as duas nações que tiveram seu apogeu bélico após o atentado terrorista de Setembro/2002. Assim, o jumento e o cavalinho representariam respectivamente os EUA e o Iraque, enquanto a égua pocotó representaria todos os outros países que são obrigados a acompanhar uma das duas nações em ação. Com este intuito, o autor globaliza sua obra e faz uma crítica à guerra non-sense. Quanto a figura de linguagem, ele faz uso da ironia. Note como ele banaliza a guerra entre os povos utilizando o verbo "passear", criticando duramente a ação precipitada das nações beligerantes.

b) Ao idelizar em um mesmo patamar, personagens que até o momento só haviam
sido tratados com a devida separação de classes, coloca o autor o "jumento e
o cavalinho" como uma paródia da realidade social do país na época. O
brilhantismo desta visão crítica é destacado por expressões que para um
leitor menos atento podem parecer erros gramaticais, mas que na verdade geraram uma nova aplicabilidade da língua portuguesa. Identifique estes trechos e as inovações gramaticais por eles introduzidos.

RESPOSTA: O trecho é "QUANDO SAI PRA PASSEAR LEVAM A ÉGUA POCOTÓ". O pseudo-erro gramatical dá-se pela mutabilidade concedida pelo autor às, até entao sésseis, figuras sintáticas da frase. Assim, não necessariamente o sujeito concorda com o verbo e acaba por expressando, em nuance, a vontade da égua pocotó que é a de não acompanhar os outros animais. Desta forma, MC Serginho cria um comprometimento entre palavra e sentimento: "A palavra pulsa, tem alma e tem algo a dizer para o leitor além do óbvio a que foi destinada...a ela é concedida a liberdade mais pura de expressão...em meus textos, uma palavra são mil".

c) Eleita como acompanhante nos passeios dos dois protagonistas, a Égua Pocotó rompe a solidão até então predominante no panorama urbano estabelecido. Mais do que um triângulo amoroso convencional, o autor atribui aos personagens um status que transcende a natureza metafísica convencional. Emerge então o caráter feminino, no auge de sua auto-afirmação como contraponto ao pansexualismo. Descreva o papel da Égua Pocotó como elemento de instabilidade no equilíbrio social do início do século XXI.

RESPOSTA: A égua pocotó é um reflexo indireto e oblíquo da mulher do início do século XXI. O autor demarca fortemente no poema a atração da égua por condução. Fica tambem evidente a formação de núcleos surubáticos tão fortemente em voga no início do século, em particular, o ménage a trois. A observação notória do autor em relação às transformações sexuais da época, iluminados sob a ótica transgênica da biogenética, justificam o surgimento de criaturas mutantes no início do século, cujo maior expoente fora a saudosa Lacraia. Assim, o conceito de família generaliza-se e sofre uma globalização onde cada membro da familia é a ponta de um triângulo orgasmático.

d) O texto de Mc Serginho, precursor do movimento literário-cultural
denominado pocotoismo, propõe uma nova métrica e abordagem ao texto poético. Alguns críticos da época chegaram a compará-lo à "pedra no caminho" de Drummond, um poeta de menor importância no século XX, injustiça revertida mais tarde com a identificação da sua efetiva quebra de paradigma literário. Compare o estilo da obra de Mc Serginho com os autores clássicos do século XX e justifique a relevância de sua obra."

RESPOSTA: MC Serginho rompe com o estereótipo romântico das éguas byronianas do século XX. As éguas não mais são frigidas ou mal-amadas: elas ressurgem como criaturas fogosas e providas de uma sexualidade capaz de arrastar toda a sorte de equinos para atender a seus anseios. No pocotoismo, Serginho abre mão da quantidade e enfatiza a qualidade: "Meus textos são compactos e, por conseguinte, ecologicamente corretos. Não poderia eu enfatizar a beleza animalesca de uma égua em detrimento da vida de milhares de árvores." Serginho concentra em poucas palavras todas suas idéias e sua obra adquire uma densidade avassaladora, qualidade esta que lhe valeu o titulo de "Buraco Negro das Letras". No mais, o pocotoismo é uma paródia sarcástica ao dadaismo, já que o autor não vê separação alguma entre o lúdico e o ato de escrever. Em uma de suas mais polêmicas e ambivalentes frases (conhecido atualmente pelo paradoxo das cabeças), ele faz-se notar este seu orgasmo literário: "A tinta no papel é tal qual o semen que brota da minha cabeça".

:eh:

Isso é pra vc ver o q a interpretação de um texto pode fazer... é só vc procurar q acaba achando chifre em cabeça de cavalo... :tsc:
por isso q eu não gosto de intepretação liberal de um texto...

Anyway isso foi mto hilario!!! :lol: :lol: :lol:

Ogden disse:
tolkien_onering disse:

pelo contrário...

Digo tirar 0 de se recusar responder a uma questão dessas... pelo menos eu não responderia...

mais algumas questões para o vestibular de 2046:
SIMULADO DA PROVA PARA PM DO RIO

MATEMÁTICA

Responda: 200 gramas de cocaína equivalem a:
a) Uma cervejinha.
b) Uma cervejinha e um Omega 0 km.
c) Uma caixa de cervejinhas, um Omega 0 km e uma cobertura em Ipanema.
d) Uma tremenda rebordosa no dia seguinte.

2) Questão discursiva: Um delegado de Polícia ganha quinze salários mínimos
por mês e tem dois carros importados, quatro apartamentos na Zona Sul, uma
fazenda em Mato Grosso, um avião a jato e uma conta na Suíça. Calcule
quantas horas extras ele teve que fazer para conseguir esse patrimônio todo.

PORTUGUÊS

1) Na oração: "O X-9 me dedurou no tribunal", o sujeito é:
a) Um filho da puta e tem mais é que morrer.
b) Oculto, mas eu vou atrás dele, pois esse filho da puta tem mais é que
morrer.
c) Indeterminado, mas eu vou passar fogo nuns trastes de quem eu estou
suspeitando, pois esses filhos da puta tem mais é que morrer.
d) Inexistente, pois eu já matei o filho da puta que tinha mais é que
morrer.

FÍSICA

1) A terceira lei de Newton é:
a) Dois presuntos não podem ocupar o mesmo lugar na vala.
b) Dois cadáveres não podem ocupar a mesma gaveta no IML.
c) A toda ação dos traficantes corresponde uma corrupção no sentido
contrário.
e) Olho por olho, dente por dente.

2) Questão discursiva:
Um camburão da Rota parte de São Paulo a 200 Km/h
em direção a Vigário Geral. Ao mesmo tempo, uma caminhonete do Cidade Alerta
sai do Rio de Janeiro a 340 Km/h. Sabendo-se que o coeficiente de atrito
entre bandidos e policiais é nulo, calcule a merda que vai dar.

QUÍMICA

1) Um policial bêbado passou chumbo (Pb) no povo (PT) que já esta
cansado de levar ferro (Fe) no cobre (Cu). Qual o resultado desta mistura de
elementos?
a) Um editorial no New York Times.
b) Uma música do Caetano Veloso.
c) O policial já se encontra preso numa cadeia carbônica.
d) Apenas rotina.

2) Um arquivo da Delegacia de Entorpecentes queima a 1.200 graus Celsius. A
este fenômeno dá-se o nome de:
a) Queima de arquivo.
b) Carbonização de provas comprometedoras.
c) Não sei, nesse dia eu estava de folga.
d) Não sei, mas vamos abrir um rigoroso inquérito para não descobrir a
resposta.

3) Um mau elemento químico foi visto fazendo uma chacina. Qual é este
elemento?
a) PM (Propineno de Meganhol).
b) Corruptanato de Propinol.
c) Ácido Roubonucléico.
d) Chacina?! Tiro?! Que tiro?! Não escutei tiro nenhum não Senhor!

BOA PROVA !

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back