• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vermelho Amargo (Bartolomeu Campos de Queirós)

Palazo

Mafioso Literário
Vermelho Amargo é um daqueles livros em que a prosa e a poesia se misturam de maneira tão íntima que é impossível separá-las. Por um lado presenciamos um texto escrito em prosa, de caráter biográfico sobre a infância do escritor. Do outro encontramos um texto magnífico, com um jogo de palavras muito bem traçado e um passeio entre o real a fantasia que dão o tom poético a obra de Bartolomeu.

A história é um passeio poético pela infância do escritor. O vazio deixado pela mãe, o alcoolismo do pai e a indiferença da madrasta dão o tom do texto. Os irmãos eram vistos pelo narrador com olhos fantasiosos: “Minha irmã maior gostava de agulhas. Meu primeiro irmão mastigava vidro”.

Os olhos do menino passeiam entre o real e a fantasia de tal forma que confundem o leitor que procura separá-los. Ambas fazem parte do mesmo jogo de palavras, da mesma poesia e da mesma fantasia que brinca de trocar de lugar com a realidade, explícito nas palavras do narrador: “Meu real é mais absurdo que minha fantasia”.

Continue Lendo...
 
Desenterrando o tópico para perguntar:

1) Alguém leu?
2) O que achou?

Tô que nem a coraliejones, resistindo a tirar 50 mangos do bolso pra comprar um livro que provavelmente vai me ocupar durante uma tarde (são só 70 e poucas páginas). Precisando de um incentivo (ou desincentivo). :dente:

1678713725458.png
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo