• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vereadores de Campinas aprovam 'moção' contra Enem e Simone de Beauvoir

O problema do triângulo amoroso é quando ele acontece com menores de idade, natural que não diga, o link que passei é de um blog pró-Beauvoir. A citação já é asquerosa por si só, mas se precisarem de mais, Carole Seymour publicou algumas cartas entre ela e Satre (Lembrando do famoso caso de Nathalie Sorokine) onde além de tudo ela aliciava e levava meninas pra ele. E novamente, não é uma suposição, ela apresentou esse comportamento em toda sua trajetória, é normal que haja comoção contra algo tão repugnante como é esta mulher, já quanto a ideologia de gênero, esta pode até ser debatida , mas com cunho menos religioso.
 
Mas Sorokine tinha 17 anos então, assim como Bianca Lamblin.

E como o @matheus apc falou, isso não está exposto como algo constante de sua obra filosófica, mas como um posicionamento político e pessoal dela. Desvincular a obra do autor? Simples: a autora era uma babaca, e a obra é ótima. Aja de forma iconoclasta contra quaisquer ídolos e mártires, mas os argumentos e as obras têm uma sustentação pr'além do caráter do indivíduo - uma vez na mão alheia, são autônomas, o que aumenta ainda mais a responsabilidade de saber como se expressar claramente.
 
O problema do triângulo amoroso é quando ele acontece com menores de idade, natural que não diga, o link que passei é de um blog pró-Beauvoir. A citação já é asquerosa por si só, mas se precisarem de mais, Carole Seymour publicou algumas cartas entre ela e Satre (Lembrando do famoso caso de Nathalie Sorokine) onde além de tudo ela aliciava e levava meninas pra ele. E novamente, não é uma suposição, ela apresentou esse comportamento em toda sua trajetória, é normal que haja comoção contra algo tão repugnante como é esta mulher, já quanto a ideologia de gênero, esta pode até ser debatida , mas com cunho menos religioso.

Então, afinal, qual é o problema da citação no ENEM?
 
O problema do triângulo amoroso é quando ele acontece com menores de idade
na frança da época da beauvior fazer sexo com garotos ou garotas de no mínimo 15 anos é legal.Esse é o problema de julgar a obra e o caráter de alguém de outro país e tempo com conceitos morais de hoje (no brasil de hoje, pois se não me engano sexo com 17 ainda é permitido na frança).Nesse caso TODOS os franceses do passado foram pedófilos-imorais-canalhas.
Carole Seymour publicou algumas cartas entre ela e Satre (Lembrando do famoso caso de Nathalie Sorokine) onde além de tudo ela aliciava e levava meninas pra ele.
isso me parece mais história de bixo-papão que realidade, mas estou curioso,alguém pode me indicar de que livro isso vêm? ou link com as cartas?
e,de novo, na frança da época da beauvoir meninas de 17 já tinham "liberdade sexual" a palavra "aliciar" não cabe nessa situação (creio eu).
nossos valores nos dizem que essas atitudes HOJE são imorais,mas a beauvoir é "má-comunista-devoradora-de-criancinhas" por faze-la numa época em que era moralmente aceito? ela foi proibida de lecionar por conflito de interesses e por que ela abusou uma garota,lesbianismo era imoral,sexo com pessoas de 17 não.
e como tudo isso faz a obra dela ser ruim ou inválida?
 
A questão é justamente essa. Não dá pra usar os pesos de hoje no passado. Como apontou o Matheus apc, tanta gente tinha falha de caráter (pelos nossos olhos). Pela lei brasileira 14 anos é a idade do consentimento, portanto mesmo sendo menor de idade um adolescente pode consentir sexualmente a fazer sexo com um adulto. Simone de Beauvoir, junto de outros intelectuais franceses, o marido dela, Deleuze, Barthes, Foucault, assinaram um "abaixo assinado" (o tipo de documento não era esse, mas o nome me foge, uma petição talvez seja um nome melhor) onde justificavam uma redução pra idade de consentimento na França (na década de 70, outro tempo). Pelo que me consta ela nunca fez sexo com menores, portanto não era pedófila, só achava que menores podiam consentir. E pedófila nesse caso nem se aplica. pedofilia é o sexo com crianças, hebefilia seria o caso já que se trata de adolescentes. O Glitnir deve saber qual a diferença entre as faixas etárias.

Glitnir, você é cristão? Mesmo que não seja faça um exercício comigo: Maria, a mãe de Jesus é até hoje chamada de Virgem Maria. Por que você acha que uma mulher na Palestina no primeiro século era virgem? Por que escolheu esperar ou porque era nova demais pra ter se casado e portanto ter perdido a virgindade?

Não se deve usar nossos olhos pra julgar o passado, se pode, mas não se deve. Muitos islamofóbicos atacam o profeta Maomé (e o islamismo) por ter se casado com uma menor de idade. Isso era exceção no século VII no Oriente Médio? Isso era comum? Portanto, nada demais naquela época alguém ter feito isso.

Não conheço você nem sua família, mas quase posso apostar que sua vó era menor de idade quando se casou com seu avô, sua bisavó então é quase certo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo