1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Vereadores aprovam obrigatoriedade de 'Pai Nosso' antes de iniciar aulas

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 28 Jun 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    [h=2]Projeto de lei foi aprovado em 1ª discussão em Apucarana, norte do PR.
    Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) reprova o projeto.[/h]

    Os onze vereadores da Câmara Municipal de Apucarana, no norte do Paraná, aprovaram por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de lei que obriga alunos das redes municipais a rezarem a oração do 'Pai Nosso' antes de iniciar as aulas. A sessão foi realizada na segunda-feira (25). A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) reprova o projeto e afirma que a lei quebra os princípios dispostos na Constituição Federal.

    O vereador José Airton de Araújo Deco, autor do projeto, conta que a medida é importante para combater a violência nas escolas.
    explicou, em entrevista o G1.

    relata a diretora da Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente, Celeste Helena de Olliveira.

    Já a Atea reprova o projeto e afirma que a lei viola a liberdade de consciência e crença.
    afirma o presidente Daniel Sottomaior.

    Daniel disse ainda que a lei fere principalmente o artigo 19 da Constituiçao Federal, que determina que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios: estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.

    Sottomaior afirmou também que já acionou os advogados para entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), solicitando uma liminar para que a lei seja cancelada.

    Caso que virou polêmica

    Em abril deste ano, as aulas Colégio Estadual General Carneiro, em Roncador, a 400 km de Curitiba, foram suspensas pela direção após
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Ele foi retirado da sala e denunciou a atitude da professora à Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea).

    Assim que foi contatada, a associação encaminhou um ofício à escola orientando sobre os direitos legais de ateus e agnósticos. A diretora do colégio disse que o problema foi resolvido após uma reunião em que o conselho diretor determinou que não pode mais haver rezas em salas de aula.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Pra alunos pararem de ameaçar professores nada como uma boa surra de relho.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Os vereadores deviam rezar e pedir proteção divina contra a vontade de roubar dinheiro público.

    De qualquer forma, não é rezando que a violência nas escolas vai diminuir. Negócio é baixar a ditadura nas escolas: ou fica quieto e escuta o professor ou leva um pé na bunda e dá a cadeira pra quem não tá estudando.

    E o problema da má educação vem de casa. Como diria minha avó, educação vem do berço. Quando os pais jogam a responsabilidade da educação moral dos filhos pra escola, só podemos esperar um bando de macacos alucinados sem o mínimo de educação.
    Mas hoje em dia é assim mesmo, casal tem filho sem o mínimo planejamento familiar e exige vaga na creche. A criança com poucos meses de vida já é jogada no balaio de crianças, cresce mal sabendo o que uma mãe e pai realmente deviam fazer, e se cria da forma mais "amacacada" possível.
     
    • Ótimo Ótimo x 4
    • Gostei! Gostei! x 4
    • LOL LOL x 1
  3. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    No final vão decidir que a lei é inconstitucional e pronto. Mas o que leva esses vereadores a votarem esse tipo de projeto é que me espanta. Vai ver não há nenhum problema de maior importância na cidade para que eles possam se preocupar com esse tipo de coisa.
     
    • Gostei! Gostei! x 6
  4. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Sou católico, mas isso é um absurdo completo!
     
  5. Pearl

    Pearl Usuário

    A própria violencia que foi o motivo para votação da lei não deve ter nenhuma outra solução a não ser rezar. :pray: Eu até entendo a finalidade de tentar fazer todo mundo rezar o pai nosso, mas para isso eles poderiam sei lá, realizar um programa que levasse os estudantes conhecerem melhor seu papel de cidadão, um programa de educação junto das instituições públicas (policiais, bombeiros, hospitais), junto da comunidade ou até mesmo o conhecimento dos direitos e deveres do cidadão.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  6. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Desaprovo porque o Brasil não é nenhuma Bizâncio. O Estado não é laico? Então, que fique em casa o Pai-nosso. Ou que fizessem algo ecumênico, pelo menos.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  7. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Igual o estudo de religião. O correto seria aulas de teologia, mas pedir isso a um sistema falido é pedir mais que demais.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    .

    Ou se prestigiam todas as religiões, ou não se prestigia nenhuma. É assim que as coisas devem ser em um autêntico estado laico.

    .
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  9. Santos Ryan

    Santos Ryan Usuário

    Um absurdo! Já vi mto cara reclamando de imagens ou orações em lugares públicos (q n são da sua religião, eh claro). Mas os mesmos querem tornar obrigatório o estudo ou até culto (q eh o caso dessa proposta de lei) da sua religião. Um tremendo absurdo. O Estado se diz laico, mas n vejo mto isso n (e a Igreja adora falar mal do Estado falando q eh ateu etc etc...).

    Como diz o Tar Mairon:

     
    • Gostei! Gostei! x 3
  10. Ivo Basay®

    Ivo Basay® Banned

    Lamentável essa obrigatoriedade
     
  11. Lu Meyn

    Lu Meyn Usuário

    Eu quero rezar para o frango misterioso antes das aulas, e ai de quem rir ou desacatar a minha crença de alguma outra forma.

    Seriamente, ó que saco...
     
    • LOL LOL x 3
    • Gostei! Gostei! x 1
  12. Elriowiel Aranel

    Elriowiel Aranel Usuário

    Na minha escola (particular de bairro afastado metido à bairro americano) a diretora, que era católica, vivia tentando nos enfiar religião guela abaixo. Ela criou uma matéria com o nome de Orientação Educacional para disfarçar o que era, na verdade, uma ditadura católica.

    Uma amiga de outra sala que é mórmon vivia tendo arranca rabos com ela... que aliás, era uma hipócrita elitista que incentivava o bullying, mas na frente dos pais se fazia de carola santa!

    Essa minha amiga sempre saía das "aulas de Orientação Educacional".

    Na época eu não tinha a menor noção do que era Estado Laico - afinal, esse tipo de conceito de liberdade ela obviamente não nos passava -, mas se tivesse eu teria denunciado a escola!


    ÓBVIO que é uma lei inconstitucional que vai cair por terra. Todo político eleito, antes de assumir a vaga deveria fazer um CURSINHO sobre a legislação do país!
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  13. abylos

    abylos Usuário Usuário Premium

    Voce estudou na mesma escola que eu? :P

    Enfim, obrigar as crianças a repetir uma reza não atinge nenhum dos objetivos possivelmente ligados a isso, nem os alegados(de conter a violencia e tal) nem o de divulgar uma crença religiosa. Quando pequeno, minha escola obrigava a rezar o pai nosso e ave maria todos os dias. Na epoca eu não era nada(hoje sou cristão protestante por escolha, como essas coisas devem ser decididas), portanto trocava as letras das rezas ou ficava de boca fechada... E essas rezas não impediam os outros alunos de implicarem comigo, entre outros, por serem diferentes do "normal", nem ensinou nenhuma noção de religião nenhuma...
     
    Última edição: 30 Jun 2012
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
    • LOL LOL x 1
  14. Roger

    Roger HEXACAMPEÃO BRASILEIRO!!!!!!!

    Absurdo viu....

    Cada coisa q aparece.
     

Compartilhar