1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Verão tardio (Luiz Ruffato)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Möller, 30 Jun 2019.

1. Möller

Möller Recém-chegado

Vi que
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
    Vou seguir, portanto com a discussão sobre o autor.​

Recentemente, tive o prazer de ler Verão tardio.

Eu já li muita coisa com a qual me identifiquei nessa vida, mas nada nesse nível. As representações da classes sociais que o autor propõe são certeiras.

Para quem cresceu em cidade pequena, cidade de interior, é fácil enxergar a própria infância, a própria adolescência, as próprias relações familiares, as relações de trabalho do entorno. E, infelizmente, o rumo que as relações sociais tomaram.

Eu nunca havia lido nada do Ruffato, tô positivamente surpreso. Agora quero devorar tudo do cara!

Duas leituras úteis à discussão:

• Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Béla van Tesma

Béla van Tesma Paladino de Asmodeus

Fiquei curioso agora, depois de ler este seu tópico e esse primeiro link que você postou.
    Já aproveito para destacar dois pedacinhos:

Esto último parágrafo é só um bônus porque me lembrou de um filme muito bom chamado
    . :lol:

Ademais, por acaso vi esse livro aí também mencionado
    , enquanto eu passeava pela Bula.
    Outro autor de quem só tenho ouvido elogios é o Alberto Mussa. Também preciso visitá-lo um dia em breve.

• Ótimo Ótimo x 1
  3. Möller

Möller Recém-chegado

Eu nunca assisti! Vou colocar na minha lista.

Falando em filmes, descobri que dois romances do Ruffato já foram adaptados pro cinema:
    e
    . Também não os assisti, mas pretendo fazer isso em breve.
    Verão Tardio é o único da lista que li. Vou dar uma olhada nos outros.
    Também nunca ouvi falar do Alberto Mussa.

E tem gente que supeita da qualidade da literatura contemporânea, especialmente a brasileira. tsc tsc.

• Gostei! Gostei! x 1
  4. Béla van Tesma

Béla van Tesma Paladino de Asmodeus

Quando pesquisei pelo nome do Mussa aqui no fórum, deparei-me com estas palavras do Edney Silvestre:

• Ótimo Ótimo x 2
  5. Möller

Möller Recém-chegado

Vou te dizer que já li dois do Hatoum:
    e
    . Os dois são excelentes. Sobre o segundo, que apresenta uma narrativa ambientada no regime militar brasileiro, tô trabalhando em artigo que correlaciona os eventos da ficção com os registrados pela historiografia.

• Mandar Coração Mandar Coração x 1

Compartilhar