• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vênus e as Plêiades (Abril de 2020)

dermeister

Ent cara-de-pau
Para quem estava acompanhando o céu, este mês temos uma conjunção de Vênus e o aglomerado das Plêiades. Esses eventos são anuais mas o deste ano foi melhor que os outros pela proximidade extra que só acontece a cada oito anos.

Mais informações em https://earthsky.org/tonight/venus-pleiades-couple-up-on-april-2-3-and-4 (de onde também tirei esse mapinha):

venus-and-pleiades-espenak-e1585700388716.jpg



Abaixo a modesta foto que tirei do quintal de casa às 19h10 de hoje. O dia perfeito foi ontem, quando Vênus estava dentro do círculo delas, mas eu tive um baita azar e não consegui fotografar, então era isso ou esperar oito anos.

IMG_5883_ed1_legendas.jpg

Foto tirada com uma Canon 700D, lente de 70-300mm f/5.6, ISO 1600 e 1s de exposição. Como só tenho um tripé baratinho e meio instável e tem um monte de poluição luminosa aqui, esse foi meu limite. Também tem uns cabos de alta-tensão cruzando a cena então cada vez que um carro passava por perto e o iluminava com os faróis, eu perdia a foto.


Quem mais andou observando hoje?
 
Eu percebi que o planeta estava próximo de touro, mas não me liguei nessa aproximação com as plêiades. Vou observar melhor amanhã.
 
Em minas eu moro num lugar bem privilegiado e estando na zona rual céu bem limpo, pra observações astronômicas, mas infelizmente meu telescópio tá no outro endereço. Em meio a tantas prioridades mais urgentes acabei deixando de lado.
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo