1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Venezuela - Medidas tomadas por H. Chavéz

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Anne Von Gaya, 5 Jun 2007.

  1. Anne Von Gaya

    Anne Von Gaya Usuário

    "A divisão política na Venezuela é enorme e a decisão de não renovar a licença de um canal de televisão alinhado com a oposição é exatamente o tipo de problema que aumenta a rixa. "

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Vocês devem ter lido, ou ouvido falar a respeito das medidas tomadas por Chavéz na Venezuela. Procurei e nao encontrei um post com esse tema. Acho interessante debatermos um pouco sobre esse acontecimento, e até levarmos esse topico para um pequeno debate politico.

    Qual a opinião de vocês sobre as medidas tomadas por Chavéz?
    Acham que ele está a caminho de se tornar ditador?
    Acham que ele ainda pode ser chamado de socialista?
    Enfim,
    Queria saber o que vocês pensam sobre o assunto...
    Meus pensamentos sobre o assunto chegam até a ser contraditórios.
     
  2. Silenzio

    Silenzio Visitante

    Ele já se tornou Ditador há muito tempo. O que ele está fazendo é apenas tomar as medidas necessárias para que isso se mantenha.
     
  3. Anne Von Gaya

    Anne Von Gaya Usuário

    Diria que ele era um ditador enrustido.
    Agora talvez ele tenha ligado o botão do 'nao ligo pro que pensam', e esteja agindo da forma como ele quer, sem ligar mesmo para que o povo irá pensar.
    O que me entristece, era o fato dele sempre mencionar frases Marxistas, ou até mesmo de Che Guevara e agir de tal maneira.
    Logo ele que chamou W. Bush de demônio, está agindo como um.
     
  4. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Que o canal fede não tenho dúvidas. Agora posa de santinho. Mas o Chavez é um idiota ditador, sem dúvida.

    Mas como em Revolução dos Bichos, não sei quem fede mais "e no final não dava para saber a diferença entre humanos e porcos"
     
  5. Anne Von Gaya

    Anne Von Gaya Usuário

    Não poderia expressar melhor.
     
  6. jean

    jean Shhhzup!

    Chavez parte de princípio em que os meios de comunicação no mínimo sejam chapa-branca. Encara qualquer crítica contra o governo como em desserviço à "Revolução Latino Americana" que só ele e os amiguinhos rançosos de esquerda zapatista enxergam.
    A questão não é se o canal era ou não bonzinho. Chavez usou de prerrogativas políticas - e só políticas - para negar a renovação da concessão da rede televisiva. Isso está realmente correto?

    Difícil ver é o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ao afirmar que "esse é um problema da Venezuela". Como se o próprio Chavez não adorasse
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    Não esperaria nada menos sujo de alguém que mostra tanto desprezo pelas instituições de liberdade civil. Que caça os direitos de expressão mais básicos dos venezuelanos e abertamente apóia medidas terroristas contra os EUA.
     
  7. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Eu sinceramente não acredito mais em imparcialidade da mídia quando o assunto é cassação de veículos. Afinal, existe o medo REAL de que "a moda pegue" e um óbvio corporativismo contra qualquer decisão que prejudique meios e veículos de massa sem uma justificativa muito convincente.

    Se a crítica é pela defesa argumentativa "simplesmente política" do Chavez para justificar a cassação não estou vendo nenhuma justificativa não-política para manter a empresa de pé, também.

    Trata-se de um jogo de interesses: a grande corporação privada contra o governo: clichê. E, pior, "mexeram com a mídia", com a "liberdade de expressão". Liberdade não raramente mal utilizada por uma das maiores responsáveis instruir de forma horrenda as massas que têm acesso a esse meio (Tv aberta), ou seja, quase todos.

    Torço para, em defesa, a emissora esteja apelando para um suposto "bem" que o veículo traga à sociedade, além da defesa comum de manter empregos, enquanto omite os montantes que tem medo de perder com publicidade. Pelo menos os outdoors aqui de São Paulo tentaram a estratégia de comunicadores bonzinhos quando o prefeito começou a arrancá-los de todos os lugares e os empresários do ramo viram seu dinheiro ganho com qualquer tipo de comunicação grosseira descendo pelo ralo. Menos trabalho pro ineficiente CONAR.

    Quando penso em argumentar contra ou a favor da televisão penso em cultura e educação, papel que a televisão involuntariamente tem e desempenha muito mal aqui no Brasil. E lá, como é? Não acho que seja muito diferente. Se eu estiver errado e algum Venezuelano quiser me corrigir, fique à vontade.

    Tentando sinceramente encontrar um lado positivo na situação, não seria a atitude de Chavez um primeiro alarde em muito tempo para uma "limpeza" da informação transmitida á sociedade por meios de massa tão presentes em nossas vidas como a TV? Liberdade que se torna libertinagem faz mal e já não é de hoje que praticamente "auto-regulamentação" das emissoras é muito fraca.

    Não é preciso reforçar que essa emissora era a que mais atacava Chavez e que ele tem um sério interesse em acabar com ela por causa disso, mas se isso (uma decisão tomada na VENEZUELA que tentamos projetar na realidade brasileira) não nos afeta diretamente, porque não pensar em algo menos senso-comum e partir para uma reflexão sobre os meios e veículos de massa? Essa emissora MERECIA mesmo ter sua "concessão" revalidada? Está aí um ponto a ser discutido. Que diabos passava nessa emissora?

    Eu seria o primeio a dar risada se a programação fosse 98% recheada de sensacionalismo e entretenimento barato como a maioria das nossas. Eu digo com uma tranquilidade meio decepcionada: TV aberta no Brasil está bem perto de ser um lixão. E um lixão que dá muito dinheiro. Eu estou nesse meio e tenho uma idéia muito clara da ordem das quantias de dinheiro que giram nessa esfera televisiva camuflada de entretenimento.

    Vale lembra que baseio os meus argumentos na realidade brasileira, supondo uma já levantada semelhança da nossa realidade com a Venezuela. Eu sei muito pouco sobre eles além do fato de terem grandes semelhanças conosco. Longe de mim ser a favor de uma regressão a qualquer tipo de ditadura, também. Agora, entrar em conflito com os grandes veículos de massa pode ajudar a levantar uma poeira que não devia ter baixado: a de preocupação com o que passa e deixa de passa na TV, seja por parte de órgãos criados pelos próprios veículos ou, na "pior das hipóteses" (já que é a naturalmente mais abominada pela população, devido ao histórico negativo mundial negativo de controle de meios de massa), por parte do governo.
     
    Última edição: 5 Jun 2007
  8. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    O Shazan levantou bem um ponto importante: a emissora já havia demonstrado seu tendencionismo anos atrás quando colaborou muito para a derrubada (ilegal) do mesmo Chávez do governo. Isso justificaria esse ato? Eu acho que não, mas ajuda a explicar.

    Quando Chávez foi derrubado estava tudo bem. Agora que ele agiu dentro da lei é um horror, tá bom. Não acho que o caminho político de Chávez seja o correto para um saudável desenvolvimento, mas a hipocrisia dos meios de comunicação é assustadora.

    Na verdade ainda não. Nesse caso ele agiu dentro da lei e do que previa a Constituição do país. Se ele vai se tornar um ditador? Não sei, é possível, mas prefiro aguardar.

    Acho que nenhum venezuelano terá essa coragem. O papel informativo e educativo da TV se resume a algumas emissoras que "pretendem" abranger essa alçada. Mas não conseguem, porque a sobrevivência de tal emissora depende da audiência. No fim, acaba que os meios de comunicação se tornam um negócio, engolfados em interesses financeiros, abandonando seu papel original. O que é uma tremenda pena...
     
  9. Istui Gil-Eredh

    Istui Gil-Eredh Elder Elda

    Espero sinceramente que os Venezuelanos, e Sul-americanos de uma forma geral, não sigam esta atitude. Pois quando o Brasil for o único berço (com os pés quebrados) da democracia, eles se fecharam ao mundo; queira Deus, que o Brasil saiba atuar, ou eles logo arrumarão um bode expiatório para a situação de seu povo.

    Se alguém duvida que seja o gigante vizinho de nome Brasil...
     
  10. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Só para informação, o governo Venezuela instalou uma emissora de tv pública no lugar da RCTV, chamada de TVes. Além dessa, existem mais 2 emissoras de televisão que são públicas e controladas pelo governo, a ViVe e a VTV.

    Chávez usa todas elas como arma de campanha. :uhu:
     
  11. Silenzio

    Silenzio Visitante

    A questão não é simplesmente fechar uma empresa que critique o governo, e sim derrubar um meio de comunicação e impedir qualquer crítica a ele.
    Não importa se a TV era totalmente de direitra e usava argumentos estapafúrdios para criticar o governo, o que importa é que ela necessariamente precisa ter o direito de existir e de se espressar.

    A ausência de liberdade é SEMPRE pior que a liberdade mal utilizada. SEMPRE.

    Shazan, eu achei bem interessante você defender esse ponto de vista. E acho inclusive que você utilizou bons argumentos. Pra ser sincero nem sei se vou conseguir refutá-los, mas vou tentar.

    Eu penso o seguinte (o que aliás, é até senso comum): esse é o primeiro passo para a instauração da ditadura completa. E por melhor e mais justo que seja um governante, é perigoso demais deixá-lo com tanto poder. Nossa sociedade precisa necessariamente de meios para derrubá-lo caso comece a se sinta descontente. O que o Chavez faz é simplesmente se apoiar no populismo e tentar agradar de forma puramente demagógica a maioria para aos poucos instaurarm um governo que fique completamente submetido a ele. Isso já aconteceu tantas vezes, e continuará acontecendo. O fechamento da TV é mais uma manobra para ele ter o controle total sobre o estado. Penso que não faz diferença para o funcionamento da democracia se o canal possui ou não qualidade educacional ou cultural, o que importa é que existe um meio público (no sentido de atingir as massas) no qual o governo pode ser contestado.

    Os ditadores sempre agem dentro da lei. Eles apenas as modificam para poderem legitimar suas atitudes. As leis para pessoas como Chavez não passe de simples burocracia.
     
  12. Anne Von Gaya

    Anne Von Gaya Usuário

    Exato.
    Por isso, por piores que sejam os progamas da Tv aberta venezuelana, ou por mais difamatorias ao governo que sejam. Não importa, Chavez simplesmente passou por cima de um direito universal (quase universal), liberdade de expressão. Ele usa palavras de Marx, faz discurssos populistas, e tudo o mais, como falaram, para conquistar o povo, que na maioria dos casos cai feito um patinho na lábia do ditador em questão.
    Felizmente alguns contestam as ideias, mas será que esses contestadores amanhã estarão vivos?
    Se Chavez continuar dessa forma, daqui a pouco criará centros de concentração para encaminhar seus 'coleguinhas-inimigos' a eles... E aí já viu... A historia como sempre dando circulos e o homem não aprende.
    O poder falar mais alto.
    O que me entristece era saber que Chavéz sempre foi comunista, marxista convicto, 'seguidor' de Guevara, e está quase se tornando um vilão para o povo, talvez até pior que Bush. Bush pelo menos não fexou canais de Tv que nao o apoiavam. (Só para ressaltar, eu abomino o Bush, e tinha uma empatia por Chavéz, ele era comunista, e eu tenho uma simpatia pelo comunismo).
    Por isso no meio dessa historia toda fico dividida em pensar 'ele fez o melhor para ele', ou 'ele fez melhor para o povo dele'.
    a resposta é obvia...
    Ele esqueceu seus ideais, e virou o demonio que tanto reclamava...
    Tsk tsk tsk...
     
  13. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Eu acho q ele é um tirano, mas fez algumas coisas boas a nível social, no seu país... Um presidente enquadrado com os EUA nunca conseguría realizar certas reformas q ele fez. Mas a Anne tem razão, ele se desviou de sua ideologia inicial, por assim dizer...
     
  14. Jango

    Jango Branca! Branca! Branca!

    Acredito que o poder subiu à cabeça dele.
    Mas apareceu nessa conversa um ponto interessante. TVs são consessões. É uma prerrogativa do estado concede-las ou negá-las. Pergunto em que se baseiam para decidir se este ou aquele grupo pode ou não abrir um canal de TV. Com certeza a regulamentação não deve ser baseada em se o grupo é a favor ou contra o governo.

    Chavez se apresentou como uma proposta de avanço social na américa latina, mas a cada dia retrocede mais e mais na história. A era das ditaduras já acabou no século passado. A Venezuela é um país que deveria ser rico devido a suas grandes reservas de petróleo. Porem o que se via era uma elite mamando no governo e o povo passando fome. Hoje Chavez dá uma merreca pra massa e troca as antigas oligarquias por gente nova. Gente do seu time. Muda tudo pra continuar igual.
    O melhor que o Brasil, o presidente e o Congresso Nacional tem a fazer é cuidar dos nossos próprios problemas que com certeza não são pequenos.
     
  15. Istui Gil-Eredh

    Istui Gil-Eredh Elder Elda

    Alguns podem defender ele, pois de fato, apenas fez isso após a lei, ou seja ele apenas seguiu a lei.

    Bem, um certo Hitler somente mandou judeus para os campos de concentração, após a lei ser aprovada. Aqueles que o apóiam poderiam estar em Nürnberg dizendo: "Nós apenas estávamos seguindo a lei".
     
  16. Denethor II

    Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

    Infelizmente existe, em alguns estados democraticos de direito, a dominação social pela liderança carismatica. Nesse ponto, não é a lei quem respalda todos os institutos, mas é o carisma do lider. Ele não vai sair do governo, a oposicao nao vai conseguir fazer barreira, enquanto o povo ainda amar a ele. No final, ter ou nao constituição, leis e barreiras, tanto faz, pois ele a seu bel prazer e concentimento popular poderá revisar todas elas. Uma ditadura blindada a criticas por parte dos outros países, juridicamente falando.
     
  17. Anne Von Gaya

    Anne Von Gaya Usuário

    O pior é abrir o seu jornal enquanto toma café e dá de cara com a seguinte noticia:

    "PT APOIA MEDIDAS TOMADAS POR H. CHAVÉZ NA VENEZUELA."
    - O Globo (7 de Junho de 2007)

    Rolam boatos de que Lula tem planos semelhantes.

     
    Última edição: 7 Jun 2007
  18. Uglúk o Uruk-Hai

    Uglúk o Uruk-Hai ... o maioral.

    A tá...
     
  19. Tapio

    Tapio Usuário

    É, explicada a manchete...:uhum:
     
  20. Anne Von Gaya

    Anne Von Gaya Usuário

    EQUÍVOCO DE MINHA PARTE:
    - O GLOBO 6 DE JUNHO DE 2007.

    Pronto, corrigido.

    Mas então...
    Acham que é 'a mídia atacando novamente'?
    O pior é que essa noticia estava no cantinho da página.

    (sim, eu guardo todos os jornais.)
     

Compartilhar