• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vencedores do Nobel pedem que Putin retire acusação de pirataria contra ativistas

Lynoka

Like a lady, ya!
MOSCOU, 17 Out (Reuters) - Onze contemplados com o Prêmo Nobel da Paz pediram nesta quinta-feira ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que arquive as acusações de pirataria contra 30 pessoas detidas em um protesto do Greenpeace no mês passado numa plataforma de petróleo no Ártico.

Entre os ativistas presos está a bióloga brasileira Ana Paula Maciel.

As acusações de pirataria, passíveis de pena de até 15 anos de prisão, parecem ter como objetivo enviar a mensagem de que a Rússia não vai tolerar tentativas de prejudicar seus projetos de exploração do Ártico, região rica em recursos naturais.

As autoridades russas ordenaram que os ativistas permaneçam em detenção pré-julgamento até 24 de novembro e os tribunais do país já negaram fiança para 16 deles. Nos próximos dias devem ser realizadas as audiências para os demais ativistas.

Segundo o Greenpeace, a audiência marcada para esta quinta e que decidiria sobre um pedido de liberdade provisória para Ana Paula foi adiada pela Justiça russa sem que uma nova data fosse definida.

"Nós estamos escrevendo para lhe pedir que faça tudo o que puder para garantir que as acusações excessivas de pirataria… sejam abandonadas e que quaisquer acusações apresentadas sejam consistentes com a lei russa e a lei internacional", disseram os laureados com o Nobel, em carta aberta a Putin.

A carta, que tem entre os signatários o ativista sul-africano antiapartheid Desmond Tutu, descreve o protesto de 18 de setembro, no qual ativistas escalaram a plataforma de petróleo de Prirazlomnaya, como "protesto não-violento, pacífico".

(Reportagem de Gabriela Baczynska)

Fonte: http://noticias.br.msn.com/vencedor...retire-acusação-de-pirataria-contra-ativistas
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo