• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vem aí o primeiro computador quântico

DW

Usuário
Segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007 - 10h51

SÃO PAULO - A empresa canadense D-Wave diz que vai inaugurar amanhã o primeiro computador quântico do mundo.

A D-Wave diz que desenvolveu uma máquina híbrida chamada Orion que inclui um processador quântico de 16 qubits (os "bits" quânticos) mas que também processa bits convencionais. Essa arquitetura híbrida permitiria a comunicação entre o processador quântico e os circuitos digitais comuns.

A computação quântica vem sendo descrita na teoria há muitos anos. Mas, até agora, ninguém apresentou uma máquina quântica capaz de executar tarefas práticas. Os cientistas que realizam pesquisas nessa área dizem que ainda vai demorar muitos anos até isso se tornar possível, o que torna surpreendente o anúncio da D-Wave. Máquinas assim poderão ser empregadas para cálculo numérico extremo. Algumas das aplicações seriam simulações, quebra de algoritmos criptográficos e seqüenciamento genético.

O anúncio da D-Wave vem sendo recebido com ceticismo pelos cientistas. Dave Bacon, pesquisador da Universidade de Washington, aponta, em seu blog, uma série de pontos duvidosos na tecnologia descrita pela D-Wave. Ainda assim, ele considera positiva a decisão da empresa de demonstrar publicamente sua máquina.

No lado da D-Wave, a óbvia razão para realizar a demonstração é captar dinheiro de investidores, algo que a empresa já vem fazendo com sucesso há algum tempo. Geordie Rose, CEO da D-Wave, promete filmar o evento e publicar o vídeo no site da empresa. Ele também diz que o plano é fabricar computadores de 1 000 qubits já em 2008.

Se Rose cumprir a promessa, o impacto em alguns segmentos da informática poderá ser dramático. Algoritmos criptográficos hoje considerados seguros, por exemplo, poderão ser quebrados por força bruta usando uma máquina de 1000 qubits. Assim, toda a segurança dos computadores e da internet terá de ser repensada.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022007/12022007-3.shl

Que diferente isso. Ja tinha ouvido falar.
Eles são tão avançados assim?
Vou pesquisar mais sobre o assunto quando tiver tempo.
 
Problema de uma máquina dessas é a instabilidade.
Até onde eu sei, só funcionaria em situações MUITO específicas. Qualquer perturbação mínima já seria suficiente para que o estado quantico se desfaça.

Talvez até se consiga fazer isso para computadores de laboratório e coisas do tipo já que pode haver um controle bem maior.
Mas dai a fazer um PC já é bem mais complicado.
 
Eu acho que ainda estamos distantes de um computador quântico usável. Acho que o desafio maior é, como o Kamus falou, achar uma forma de estabilizar o funcionamento de uma máquina assim. Ou alguém já se imaginou usar um computador a menos de 5 kelvin?
 
ou essa noticia eh velha ou eu andei sonhando com o futuro, a IBM ja tem um computador quantico a PELOMENOS 5 anos seus primeiros resultados foramq em processos matematicos simples a arquitetura eh inferior a utilizada hoje em dia... ja em complexos ele ganha.... e para falar a verdade ja existem computadores BIOLOGICOS a uns 5 anos tb... eu li nomesmo lugar..... ou sonhei sei la... :P
 
Então eu sonhie também... =p
Teoricamente, computadores quânticos podem ser implementados e o mais desenvolvido atualmente trabalha com poucos qubits de informação...
"MIT foram construído os primeiros computadores quânticos baseados em montagem térmica. O computador é , na verdade, uma única molécula pequena, que armazena qubits na rotação (spin) de seus protons e nêutrons. Trilhões e trilhões destas moléculas podem flutuar em um copo da água. O copo está colocado em um equipamento de ressonância magnética nuclear, similar à imagem por ressonância magnética das máquinas usadas nos hospitais. Este conjunto do room-temperature (' ' thermal ' ') das moléculas (' ' ensemble ' ') tem quantidades maciças de redundância, que permite que mantenha coerência muito melhor do que muitos outros sistemas propostos."

hum.. isso foi em 1900 e bolinha....
 
Será mesmo?
Ontem mesmo eu li uma matéria [recente] falando que ainda tavam na luta pra cnseguir um pc quantico eficiente, pq realmente da trabalho pra 'estabilizar', como o drizzet disse...
Mas se essa D-WAVE estiver falando a verdade já é um avanço e tanto!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo