• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vem aí a mãe de todas as listas do cinema

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
A pontualidade britânica não falhará, para a alegria de fãs de cinema espalhados pelo mundo:a revista inglesa "Sight & Sound", publicada pelo venerando British Film Institute (BFI), já colocou na rua a sua sétima pesquisa internacional para chegar aos principais filmes da história (feita sempre a cada 10 anos).

A data de divulgação, no entanto, ainda é incerta. Em 2002, quando a enquete foi realizada pela última vez, a pesquisa saiu na edição de setembro da "Sight & Sound", que começou a circular em agosto, com quatro Top Ten (melhores filmes e cineastas segundo dois júris -- um de críticos, escritores e pesquisadores, e o outro de diretores) e todos os 253 votos. Para despertar a salivação da rapaziada, o BFI e a "Sight & Sound" começaram o "esquenta" para a eleição. Nas salas do BFI instaladas às margens do rio Tâmisa, em Londres, sessões especiais reprisam potenciais candidatos a entrar na lista. Na versão impressa e no site da revista, artigos lembram filmes que poderiam chegar ao Top Ten.

Na edição de março, por exemplo, um ensaio assinado por B. Kite especula sobre a possível inclusão de "Cidade dos Sonhos" (2001), de David Lynch, que foi objeto de uma retrospectiva encerrada em fevereiro no BFI. No mês anterior, Graham Fuller defendeu a candidatura de "L'Atalante" (1934), de Jean Vigo, que esteve nas listas de 1962 e 1992.

O primeiro Top Ten, feito em 1952, trouxe "Ladrões de Bicicleta" (1948), de Vittorio De Sica, em primeiro lugar, seguido por uma dobradinha de Charles Chaplin, "Em Busca do Ouro" (1925) e "Luzes da Cidade" (1931), empatada no segundo posto. "Cidadão Kane", então uma criança, com apenas 11 anos de idade, nem mesmo aparecia entre os dez melhores.

O clássico de Orson Welles tomou a dianteira na eleição de 1962, e lá permaneceu nas de 1972, 1982, 1992 e 2002. Seus colegas de pódio, no entanto, têm variado. "A Regra do Jogo" (1939), de Jean Renoir, é o de melhor desempenho. Foi 10º em 1952, 3º em 1962, e vice-campeão em 1972 e 1982.

Na pesquisa de 1992, a primeira em que a votação foi desmembrada, o filme de Renoir manteve o 2º lugar entre os críticos, mas não apareceu entre os 10 preferidos dos diretores. Em 2002, chegou em 3º entre os críticos e em 9º entre os diretores.

"O Encouraçado Potemkin" (25), de Sergei Eisenstein, é outro que pontua desde o início. Foi 4º em 1952, 6º em 1962, 3º em 1972, 6º em 1982 e 1992 (entre os críticos). A maior ameaça recente ao reinado de "Kane", no entanto, foi "Um Corpo que Cai" (58), de Alfred Hitchcock, que ficou apenas cinco votos atrás (46 a 41) entre os críticos em 2002.

Os diretores deram ao filme de Welles uma vantagem maior, 42 a 28, sobre o segundo colocado, "O Poderoso Chefão" partes I (1972) e II (1974), de Francis Coppola.

Confira as quatro listas de 2002 e comece a fazer seus palpites para a de 2012:

OS MELHORES FILMES SEGUNDO OS CRÍTICOS

1. "Cidadão Kane" (1941), de Orson Welles

2. "Um Corpo que Cai" (1958), de Alfred Hitchcock

3. "A Regra do Jogo" (1939), de Jean Renoir

4. "O Poderoso Chefão", partes I (1972) e II (1974), de Francis Coppola

5. "Contos de Tóquio" (1953) , de Yasujiro Ozu

6. "2001, uma Odisseia no Espaço" (1968), de Stanley Kubrick

7. "O Encouraçado Potemkin" (1925), de Sergei Eisenstein, e "Aurora" (1927), de Friedrick Wilhelm Murnau

9. "Oito e Meio" (1963), de Federico Fellini

10. "Cantando na Chuva" (1951), de Gene Kelly e Stanley Donen

OS MELHORES FILMES SEGUNDO OS DIRETORES

1. "Cidadão Kane" (1941), de Orson Welles

2. "O Poderoso Chefão", partes I (1972) e II (1974), de Francis Coppola

3. "Oito e Meio" (1963), de Federico Fellini

4. "Lawrence da Arábia" (1962), de David Lean

5. "Dr. Fantástico" (1963), de Stanley Kubrick

6. "Ladrões de Bicicleta" (1948), de Vittorio De Sica, "Touro Indomável" (1980), de Martin Scorsese, e "Um Corpo que Cai" (1958), de Alfred Hitchcock

9. "Rashomon" (1950) e "Os Sete Samurais" (1954), ambos de Akira Kurosawa, e "A Regra do Jogo" (1939), de Jean Renoir

OS MELHORES CINEASTAS SEGUNDO OS CRÍTICOS

1. Orson Welles e Alfred Hitchcock

3. Jean-Luc Godard

4. Jean Renoir

5. Stanley Kubrick

6. Akira Kurosawa

7. Federico Fellini

8. John Ford

9. Sergei Eisenstein

10. Francis Coppola e Yasujiro Ozu

OS MELHORES CINEASTAS SEGUNDO OS DIRETORES

1. Orson Welles

2. Federico Fellini

3. Akira Kurosawa

4. Francis Coppola

5. Alfred Hitchcock

6. Stanley Kubrick

7. Billy Wilder

8. Ingmar Bergman

9. Martin Scorsese, David Lean e Jean Renoir

Fonte
 
Eu tenho no meu excel todas essas listas. :dente:
Junto com da AFI foi a primeira lista que eu tentei fechar.
Vi todos até agora.
Gostaria que viesse alguma novidade mesmo, mas sendo apenas Top10 é dificil aparecer algo muito diferente.


Além dessas listas tradicionais ela também já lançou em 2002 uma lista dos melhores filmes "dos ultimos 25 anos" (pois viu que quase toda a lista top10 era bem antiga).
E mais recentemente também lançou uma lista com os melhores filmes da década 2000. Essa lista sim apareceram VÁRIOS filmes que eu nunca sequer tinha ouvido falar, e ainda faltam a maioria pra assistir.
 
Última edição:
Está chegando o mês que se espera que seja divulgado.

Até o Roger Ebert caiu numa noticia fake de vazamento da lista:

Fonte




Seria uma lista com mudanças muito profundas e seria realmente bem estranho.

Eu não acredito que vá variar muito. Ou que vá surgir algo que eu terei que ir correndo assistir.
Mas eu sempre acho divertido essas listas.
 
Saiu a lista.

1. Vertigo (Hitchcock, 1958)
2. Citizen Kane (Welles, 1941)
3. Tokyo Story (Ozu, 1953)
4. La Règle du jeu (Renoir, 1939)
5. Sunrise: a Song for Two Humans (Murnau, 1927)
6. 2001: A Space Odyssey (Kubrick, 1968)
7. The Searchers (Ford, 1956)
8. Man with a Movie Camera (Dziga Vertov, 1929)
9. The Passion of Joan of Arc (Dreyer, 1927)
10. 8 ½ (Fellini, 1963)


11. Battleship Potemkin (Sergei Eisenstein, 1925)
12. L’Atalante (Jean Vigo, 1934)
13. Breathless (Jean-Luc Godard, 1960)
14. Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1979)
15. Late Spring (Ozu Yasujiro, 1949)
16. Au hasard Balthazar (Robert Bresson, 1966)
17. Seven Samurai (Kurosawa Akira, 1954)
17. Persona (Ingmar Bergman, 1966)
19. Mirror (Andrei Tarkovsky, 1974)
19. Singin’ in the Rain (Stanley Donen & Gene Kelly, 1951)
21. L’avventura (Michelangelo Antonioni, 1960)
21. Le Mépris (Jean-Luc Godard, 1963)
21. The Godfather (Francis Ford Coppola, 1972)
24. Ordet (Carl Dreyer, 1955)
24. In the Mood for Love (Wong Kar-Wai, 2000)
26. Rashomon (Kurosawa Akira, 1950)
26. Andrei Rublev (Andrei Tarkovsky, 1966)
28. Mulholland Dr. (David Lynch, 2001)
29. Stalker (Andrei Tarkovsky, 1979)
29. Shoah (Claude Lanzmann, 1985)
31. The Godfather Part II (Francis Ford Coppola, 1974)
31. Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)
33. Bicycle Thieves (Vittoria De Sica, 1948)
34. The General (Buster Keaton & Clyde Bruckman, 1926)
35. Metropolis (Fritz Lang, 1927)
35. Psycho (Alfred Hitchcock, 1960)
35. Jeanne Dielman, 23 quai du Commerce 1080 Bruxelles (Chantal Akerman, 1975)
35. Sátántangó (Béla Tarr, 1994)
39. The 400 Blows (François Truffaut, 1959)
39. La dolce vita (Federico Fellini, 1960)
41. Journey to Italy (Roberto Rossellini, 1954)
42. Pather Panchali (Satyajit Ray, 1955)
42. Some Like It Hot (Billy Wilder, 1959)
42. Gertrud (Carl Dreyer, 1964)
42. Pierrot le fou (Jean-Luc Godard, 1965)
42. Play Time (Jacques Tati, 1967)
42. Close-Up (Abbas Kiarostami, 1990)
48. The Battle of Algiers (Gillo Pontecorvo, 1966)
48. Histoire(s) du cinéma (Jean-Luc Godard, 1998)
50. City Lights (Charlie Chaplin, 1931)
50. Ugetsu monogatari (Mizoguchi Kenji, 1953)
50. La Jetée (Chris Marker, 1962)

OS MELHORES FILMES SEGUNDO OS DIRETORES

01.Tokyo Story (Ozu, 1953)
02. 2001: A Space Odyssey (Kubrick, 1968)
02. Citizen Kane (Welles, 1941)
04. 8 ½ (Fellini, 1963)
05. Taxi Driver (Scorsese, 1980)
06. Apocalypse Now (Coppola, 1979)
07. The Godfather (Coppola, 1972)
07. Vertigo (Hitchcock, 1958)
09. Mirror (Tarkovsky, 1974)
10. Bicycle Thieves (De Sica, 1948)
 
Última edição:
Citizen Kane perdendo a liderança que tinha desde 62.
Singing in the rain sai e cai 9 posições. Me surpreendeu Poderoso Chefão despencando total de quarto para vigésimo primeiro.
Muito provavelmente porque dessa vez Poderoso Chefão I e II devem ter tido votos divididos, enquanto que em 2002 eles apareciam juntos.

Não gostei tanto da entrada de "Man with a Movie Camera". Mas adorei a volta do Martirio de Joana Darc.
Grande destaque pro filme do Ozu que voltou para a melhor colocação que já teve, em terceiro. E assumiu a liderança depois de não figurar em nenhuma das listas anteriores dos diretores.



Depois de todo burburinho de que poderiam aparecer filmes mais recentes, na realidade a lista ficou até mais velha ainda. Saindo o filme mais recente da lista de 2002 (que era Poderoso Chefão II de 74) pra entrar filmes dos anos 20.
Idem pros de diretores que saiu Touro Indomavel de 80 pra entrar um filme mais antigo do Scorcese (ali tá errado, não? Taxi Driver é de 76).
Só In the Mood of Love apareceu ali em 24°.



Bom.
Agora são mais 10 anos remoendo essa lista.
Acho que tem alguns ali nos 50 que eu não vi ainda.
 
A Sight & Sound divulgou também algumas das listas de diretores (a relação completa com as 358 listas de diretores só em 22 de agosto):

Woody Allen
"Bicycle Thieves" (1948, dir. Vittorio De Sica)
"The Seventh Seal" (1957, dir. Ingmar Bergman)
"Citizen Kane" (1941, dir. Orson Welles)
"Amarcord" (1973, dir. Federico Fellini)
"8 1/2" (1963, dir. Federico Fellini)
"The 400 Blows" (1959, dir. Francois Truffaut)
"Rashomon" (1950, dir. Akira Kurosawa)
"La Grande Illusion" (1937, dir. Jean Renoir)
"The Discreet Charm Of The Bourgeoisie" (1972, dir. Luis Bunuel)
"Paths Of Glory" (1957, dir. Stanley Kubrick)


Francis Ford Coppola
"Ashes And Diamonds" (1958, dir. Andrzej Wajda)
"The Best Years Of Our Lives" (1946, dir William Wyler)
"I Vitteloni" (1953, dir. Federico Fellini)
"The Bad Sleep Well (1960, dir. Akira Kurosawa)
"Yojimbo" (1961, dir. Akira Kurosawa)
"Singin' In The Rain (1952, dir. Stanley Donen & Gene Kelly)
"The King Of Comedy" (1983, dir Martin Scorsese)
"Raging Bull" (1980, dir. Martin Scorsese)
"The Apartment" (1960s, dir. Billy Wilder)
"Sunrise" (1927, dir. F.W. Murnau)


Michael Mann
"Apocalypse Now" (1979, dir. Francis Ford Coppola)
"Battleship Potemkin" (1925, dir. Sergei Eisenstein)
"Citizen Kane" (1941, dir. Orson Welles)
"Avatar" (2009, dir. James Cameron)
"Dr. Strangelove" (1964, dir. Stanley Kubrick)
"Biutiful" (2010, dir. Alejandro Gonzalez Inarritu)
"My Darling Clementine" (1946, dir. John Ford)
"The Passion Of Joan Of Arc" (1928, dir. Carl Theodor Dreyer)
"Raging Bull" (1980, dir. Martin Scorsese)
"The Wild Bunch" (1969, dir. Sam Peckinpah)


Martin Scorsese
"8 1/2" (1963, dir. Federico Fellini)
"2001: A Space Odyssey" (1968, dir. Stanley Kubrick)
"Ashes And Diamonds" (1958, dir. Andrzej Wajda)
"Citizen Kane" (1941, dir. Orson Welles)
"The Leopard" (1963, dir. Luchino Visconti)
"Paisan" (1946, dir. Roberto Rossellini)
"The Red Shoes" (1948, dir. Michael Powell & Emeric Pressburger)
"The River" (1951, dir. Jean Renoir)
"Salvatore Giuliano" (1962, dir. Francesco Rosi)
"The Searchers" (1956, dir. John Ford)
"Ugetsu Monogatari" (1953, dir. Kenji Mizoguchi)
"Vertigo" (1958, dir. Alfred Hitchcock)


Quentin Tarantino
"The Good, The Bad & The Ugly" (1966, dir. Sergio Leone)
"Apocalypse Now" (1979, dir. Francis Ford Coppola)
"The Bad News Bears" (1976, dir. Michael Ritchie)
"Carrie" (1976, dir. Brian DePalma)
"Dazed And Confused" (1993, dir. Richard Linklater)
"The Great Escape" (1963, dir. John Sturges)
"His Girl Friday" (1940, dir. Howard Hawks)
"Jaws" (1975, dir. Steven Spielberg)
"Pretty Maids All In A Row (1971, dir. Roger Vadim)
"Rolling Thunder" (1977, dir. John Flynn)
"Sorcerer" (1977, dir. William Friedkin)
"Taxi Driver" (1976, dir. Martin Scorsese)

The Playlist


Para comparação, eis as listas de 2002 de Michael Mann e Quentin Tarantino (Allen, Coppola e Scorsese não votaram em 2002):

Michael Mann
  1. Apocalypse Now (Coppola)
  2. Battleship Potemkin (Eisenstein)
  3. Citizen Kane (Welles)
  4. Dr. Strangelove (Kubrick)
  5. Faust (Murnau)
  6. Last Year at Marienbad (Resnais)
  7. My Darling Clementine (Ford)
  8. The Passion of Joan of Arc (Dreyer)
  9. Raging Bull (Scorsese)
  10. The Wild Bunch (Peckinpah)
Quentin Tarantino
  1. The Good, the Bad and the Ugly (Leone)
  2. Rio Bravo (Hawks)
  3. Taxi Driver (Scorsese)
  4. His Girl Friday (Hawks)
  5. Rolling Thunder (Flynn)
  6. They All Laughed (Bogdanovich)
  7. The Great Escape (J. Sturges)
  8. Carrie (De Palma)
  9. Coffy (Hill)
  10. Dazed and Confused (Linklater)
  11. Five Fingers of Death (Chang)
  12. Hi Diddle Diddle (Stone)
 
Directors’ Top 100 Films


1 | Tokyo Story (Ozu Yasujirô, 1953)
=2 | 2001: A Space Odyssey (Stanley Kubrick, 1968)
=2 | Citizen Kane (Orson Welles, 1941)
4 | 8½ (Federico Fellini, 1963)
5 | Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)
6 | Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1979)
=7 | Vertigo (Alfred Hitchcock, 1958)
=7 | Godfather: Part I, The (Francis Ford Coppola, 1972)
9 | Mirror (Andrei Tarkovsky, 1974)
10 | Bicycle Thieves, The (Vittorio de Sica, 1948)
11 | Breathless (Jean-Luc Godard, 1960)
12 | Raging Bull (Martin Scorsese, 1980)
=13 | Persona (Ingmar Bergman, 1966)
=13 | 400 Blows, The (François Truffaut, 1959)
=13 | Andrei Rublev (Andrei Tarkovsky, 1966)
16 | Fanny and Alexander (Ingmar Bergman, 1984)
17 | Seven Samurai (Akira Kurosawa, 1954)
18 | Rashomon (Akira Kurosawa, 1950)
=19 | Barry Lyndon (Stanley Kubrick, 1975)
=19 | Ordet (Carl Theodor Dreyer, 1955)
21 | Au Hasard Balthazar (Robert Bresson, 1966)
=22 | Modern Times (Charles Chaplin, 1936)
=22 | Atalante, L' (Jean Vigo, 1934)
=22 | Sunrise (F. W. Murnau, 1927)
=22 | Règle du jeu, La (Jean Renoir, 1939)
=26 | Touch of Evil (Orson Welles, 1958)
=26 | Night of the Hunter, The (Charles Laughton, 1955)
=26 | Battle of Algiers, The (Gillo Pontecorvo, 1966)
=26 | strada, La (Federico Fellini, 1954)
=30 | Stalker (Andrei Tarkovsky, 1979)
=30 | City Lights (Charles Chaplin, 1931)
=30 | Avventura, L' (Michelangelo Antonioni, 1960)
=30 | Amarcord (Federico Fellini, 1972)
=30 | Gospel According to St Matthew, The (Pier Paolo Pasolini, 1964)
=30 | Godfather: Part II, The (Francis Ford Coppola, 1974)
=30 | Come And See (Elem Klimov, 1985)
=37 | Close-Up (Abbas Kiarostami, 1989)
=37 | Some Like It Hot (Billy Wilder, 1959)
=37 | dolce vita, La (Federico Fellini, 1960)
=37 | Passion of Joan of Arc (Carl Theodor Dreyer, 1927)
=37 | Playtime (Jacques Tati, 1967)
=37 | Man Escaped, A (Robert Bresson, 1956)
=37 | Viridiana (Luis Buñuel, 1961)
=44 | Once Upon a Time in the West (Sergio Leone, 1968)
=44 | mépris, Le (Jean-Luc Godard, 1963)
=44 | Apartment, The (Billy Wilder, 1960)
=44 | Hour of the Wolf (Ingmar Bergman, 1968)
=48 | One Flew Over the Cuckoo's Nest (Milos Forman, 1975)
=48 | Searchers, The (John Ford, 1956)
=48 | Psycho (Alfred Hitchcock, 1960)
=48 | Man with a Movie Camera (Dziga Vertov, 1929)
=48 | Shoah (Claude Lanzmann, 1985)
=48 | Lawrence of Arabia (David Lean, 1962)
=48 | eclisse, L' (Michelangelo Antonioni, 1962)
=48 | Pickpocket (Robert Bresson, 1959)
=48 | Pather Panchali (Satyajit Ray, 1955)
=48 | Rear Window (Alfred Hitchcock, 1954)
=48 | Goodfellas (Martin Scorsese, 1990)
=59 | Blow Up (Michelangelo Antonioni, 1966)
=59 | Conformist, The (Bernardo Bertolucci, 1970)
=59 | Aguirre, Wrath of God (Werner Herzog, 1972)
=59 | Gertrud (Carl Theodor Dreyer, 1964)
=59 | Woman Under the Influence, A (John Cassavetes, 1974)
=59 | Good, the Bad and the Ugly, The (Sergio Leone, 1966)
=59 | Blue Velvet (David Lynch, 1986)
=59 | grande illusion, La (Jean Renoir, 1937)
=67 | Badlands (Terrence Malick, 1973)
=67 | Blade Runner (Ridley Scott, 1982)
=67 | Sunset Blvd. (Billy Wilder, 1950)
=67 | Ugetsu Monogatari (Mizoguchi Kenji, 1953)
=67 | Singin' in the Rain (Stanley Donen/Gene Kelly, 1951)
=67 | In The Mood For Love (Wong Kar Wai, 2000)
=67 | Journey to Italy (Roberto Rossellini, 1954)
=67 | Vivre Sa Vie (Jean-Luc Godard, 1962)
=75 | Seventh Seal, The (Ingmar Bergman, 1957)
=75 | Hidden (Michael Haneke, 2004)
=75 | Battleship Potemkin (Sergei M Eisenstein, 1925)
=75 | M (Fritz Lang, 1931)
=75 | There Will Be Blood (Paul Thomas Anderson, 2007)
=75 | Shining, The (Stanley Kubrick, 1980)
=75 | General, The (Buster Keaton, 1926)
=75 | Mulholland Dr (David Lynch, 2003)
=75 | Clockwork Orange, A (Stanley Kubrick, 1971)
=75 | Fear Eats the Soul (Rainer Werner Fassbinder, 1974)
=75 | Kes (Ken Loach, 1969)
=75 | Husbands (John Cassavetes, 1970)
=75 | Wild Bunch, The (Sam Peckinpah, 1969)
=75 | Salo, or The 120 Days of Sodom (Pier Paolo Pasolini, 1975)
=75 | Jaws (Steven Spielberg, 1975)
=75 | Los Olvidados (Luis Buñuel, 1950)
=91 | Pierrot le Fou (Jean-Luc Godard, 1965)
=91 | chien andalou, Un (Luis Buñuel, 1928)
=91 | Chinatown (Roman Polanski, 1974)
=91 | Maman et la putain, La (Jean Eustache, 1973)
=91 | Beau Travail (Claire Denis, 1998)
=91 | Opening Night (John Cassavetes, 1977)
=91 | Gold Rush, The (Charles Chaplin, 1925)
=91 | Zero de Conduite (Jean Vigo, 1933)
=91 | Deer Hunter, The (Michael Cimino, 1977)
=91 | argent, L' (Robert Bresson, 1983)

Liberaram também todas as 358 listas de diretores. Eis algumas dessas listas:


Amos Gitai

argent, L' (Robert Bresson, 1983)
Germany Year Zero (Roberto Rossellini, 1948)
mépris, Le (Jean-Luc Godard, 1963)
Misfits, The (John Huston, 1961)
Music Room, The (Satyajit Ray, 1958)
One from the Heart (Francis Ford Coppola, 1982)
Quiet Man, The (John Ford, 1952)
Salo, or The 120 Days of Sodom (Pier Paolo Pasolini, 1975)
Shock Corridor (Samuel Fuller, 1963)
Wild Child, The (François Truffaut, 1969)


Apichatpong Weerasethakul

Brighter Summer Day, A (Edward Yang, 1991)
Conversation, The (Francis Ford Coppola, 1974)
Captive, La (Chantal Akerman, 1983)
Empire (Andy Warhol, 1964)
Full Metal Jacket (Stanley Kubrick, 1987)
General, The (Buster Keaton, 1926)
Goodbye, Dragon Inn (Tsai Ming Liang, 2003)
Rain (Joris Ivens, 1929)
Sátántangó (Béla Tarr, 1994)
Valentin de las Sierras (Bruce Baillie, 1967)


Atom Egoyan

2001: A Space Odyssey (Stanley Kubrick, 1968)
8½ (Federico Fellini, 1963)
Bicycle Thieves, The (Vittorio de Sica, 1948)
Breathless (Jean-Luc Godard, 1960)
Godfather: Part I, The (Francis Ford Coppola, 1972)
Metropolis (Fritz Lang, 1927)
Passion of Joan of Arc (Carl Theodor Dreyer, 1927)
Persona (Ingmar Bergman, 1966)
Pulp Fiction (Quentin Tarantino, 1994)
Vertigo (Alfred Hitchcock, 1958)


Béla Tarr

Aleksandr Nevski (Sergei M Eisenstein, 1938)
Au Hasard Balthazar (Robert Bresson, 1966)
Berlin Alexanderplatz (Rainer Werner Fassbinder, 1980)
Frenzy (Alfred Hitchcock, 1972)
M (Fritz Lang, 1931)
Man with a Movie Camera (Dziga Vertov, 1929)
Passion of Joan of Arc (Carl Theodor Dreyer, 1927)
Round-Up, The (Miklos Jancso, 1966)
Tokyo Story (Ozu Yasujirô, 1953)
Vivre Sa Vie (Jean-Luc Godard, 1962)


Bong Joon-ho

City of Sadness, A (Hsiao-hsien Hou, 1989)
Cure (Kurosawa Kiyoshi, 1998)
Fargo (Joel & Ethan Coen, 1995)
Housemaid, The (Kim Ki-young, 1960)
Psycho (Alfred Hitchcock, 1960)
Raging Bull (Martin Scorsese, 1980)
Touch of Evil (Orson Welles, 1958)
Vengeance is Mine (Imamura Shohei, 1979)
Wages of Fear, The (Henri-Georges Clouzot, 1953)
Zodiac (David Fincher, 2007)


Carlos Reygadas

Andrei Rublev (Andrei Tarkovsky, 1966)
Distant Voices, Still Lives (Terence Davies, 1988)
Executioner, The (Luis García Berlanga, 1963)
Gummo (Harmony Korine, 1997)
Los Olvidados (Luis Buñuel, 1950)
Man Escaped, A (Robert Bresson, 1956)
Mother and Son (Aleksandr Sokurov, 1997)
Persona (Ingmar Bergman, 1966)
Sansho Dayu (Mizoguchi Kenji, 1954)
Werckmeister Harmonies, The (Béla Tarr, 2000)


Fernando Meirelles

Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1979)
Arabian Nights (Pier Paolo Pasolini 1974)
Enter the Void (Gaspar Noe, 2010)
Goodfellas (Martin Scorsese, 1990)
Iracema (Jorge Bodanzky/Orlando Senna, 1976)
Ran (Akira Kurosawa, 1985)
Thin Red Line, The (Terrence Malick, 1998)
Tree of Life, The (Terrence Malick, 2010)
Barren Lives (Nelson Pereira dos Santos, 1963)
Zabriskie Point (Michelangelo Antonioni, 1970)


Gaspar Noé

2001: A Space Odyssey (Stanley Kubrick, 1968)
Amour (Michael Haneke, 2012)
Angst (Gerald Kargl, 1983)
chien andalou, Un (Luis Buñuel, 1928)
Eraserhead (David Lynch, 1976)
I am Cuba (Mikhail Kalatozov, 1964)
King Kong (Merian C. Cooper/Ernest B. Schoedsack, 1933)
Salo, or The 120 Days of Sodom (Pier Paolo Pasolini, 1975)
Scorpio Rising (Kenneth Anger, 1964)
Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)


Guillermo del Toro

8½ (Federico Fellini, 1963)
Belle et la Bete, La (Jean Cocteau, 1946)
Frankenstein (James Whale, 1931)
Freaks (Tod Browning, 1932)
Goodfellas (Martin Scorsese, 1990)
Greed (Erich von Stroheim, 1925)
Los Olvidados (Luis Buñuel, 1950)
Modern Times (Charles Chaplin, 1936)
Nosferatu (F. W. Murnau, 1922)
Shadow of A Doubt (Alfred Hitchcock, 1943)


Jean-Pierre & Luc Dardenne

Accattone (Pier Paolo Pasolini, 1961)
Big Heat, The (Fritz Lang, 1953)
Dodeskaden (Akira Kurosawa, 1970)
Germany Year Zero (Roberto Rossellini, 1948)
Loulou (Maurice Pialat, 1980)
Modern Times (Charles Chaplin, 1936)
Searchers, The (John Ford, 1956)
Shoah (Claude Lanzmann, 1985)
Street of Shame (Mizoguchi Kenji, 1956)
Sunrise (F. W. Murnau, 1927)


Juan Campanella

All That Jazz (Bob Fosse, 1979)
Amarcord (Federico Fellini, 1972)
Big Deal on Madonna Street (Mario Monicelli, 1958)
Casablanca (Michael Curtiz, 1942)
In The Name of the Pope King (Luigi Magni, 1977)
It's a Wonderful Life (Frank Capra, 1947)
Love in the Afternoon (Billy Wilder, 1957)
Shop Around the Corner, The (Ernst Lubitsch, 1940)
Singin' in the Rain (Stanley Donen/Gene Kelly, 1951)
We all Loved Each Other So Much (Ettore Scola, 1974)


Mike Leigh

American Madness (Frank Capra, 1932)
Barry Lyndon (Stanley Kubrick, 1975)
Emigrants, The (Jan Troell, 1970)
How a Mosquito Operates (Winsor McCay, 1912)
I am Cuba (Mikhail Kalatozov, 1964)
Jules et Jim (François Truffaut, 1962)
Radio Days (Woody Allen, 1987)
Songs from the Second Floor (Roy Andersson, 2000)
Tokyo Story (Ozu Yasujirô, 1953)
Tree of Wooden Clogs, The (Ermano Olmi, 1978)


Miranda July

After Life (Koreeda Hirokazu, 1998)
Blind (Frederick Wiseman, 1987)
Cheese (Mika Rottenberg, 2008)
Fish Tank (Andrea Arnold, 2009)
Punch-Drunk Love (Paul Thomas Anderson, 2002)
Red Balloon, The (Albert Lamorisse, 1956)
Room with a View, A (James Ivory, 1985)
Smooth Talk (Joyce Chopra, 1985)
Somewhere In Time (Jeannot Szwarc, 1980)
Vertigo (Alfred Hitchcock, 1958)


Tsai Ming-Liang

400 Blows, The (François Truffaut, 1959)
eclisse, L' (Michelangelo Antonioni, 1962)
Fear Eats the Soul (Rainer Werner Fassbinder, 1974)
Goodbye, Dragon Inn (Tsai Ming Liang, 2003)
Mouchette (Robert Bresson, 1966)
Night of the Hunter, The (Charles Laughton, 1955)
Only Son, The (Ozu Yasujirô, 1936)
Passion of Joan of Arc (Carl Theodor Dreyer, 1927)
Spring in a Small Town (Fei Mu, 1948)
Sunrise (F. W. Murnau, 1927)
 

Tsai Ming-Liang

400 Blows, The (François Truffaut, 1959)
eclisse, L' (Michelangelo Antonioni, 1962)
Fear Eats the Soul (Rainer Werner Fassbinder, 1974)
Goodbye, Dragon Inn (Tsai Ming Liang, 2003)
Mouchette (Robert Bresson, 1966)
Night of the Hunter, The (Charles Laughton, 1955)
Only Son, The (Ozu Yasujirô, 1936)
Passion of Joan of Arc (Carl Theodor Dreyer, 1927)
Spring in a Small Town (Fei Mu, 1948)
Sunrise (F. W. Murnau, 1927)

:rofl:
 
Pior que ele não foi o único:


Les Blank

400 Blows, The (François Truffaut, 1959)
Bicycle Thieves, The (Vittorio de Sica, 1948)
Burden of Dreams (Les Blank, 1982)
Citizen Kane (Orson Welles, 1941)
Gone with the Wind (Victor Fleming, 1939)
Miracle in Milan (Vittorio de Sica, 1951)
Nanook of the North (Robert J. Flaherty, 1922)
Paris At Midnight (E. Mason Hopper, 1926)
Seventh Seal, The (Ingmar Bergman, 1957)
Viridiana (Luis Buñuel, 1961)

Eis uma outra lista interessante:


Pierre Leon

Bride of Glomdal, The (Carl Theodor Dreyer, 1925)
Day of Wrath (Carl Theodor Dreyer, 1943)
Die Gezeichneten (Carl Theodor Dreyer, 1921)
Gertrud (Carl Theodor Dreyer, 1964)
Michael (Carl Theodor Dreyer, 1924)
Ordet (Carl Theodor Dreyer, 1955)
Parson's Widow, The (Carl Theodor Dreyer, 1920)
They Caught the Ferry (Carl Theodor Dreyer, 1948)
Two People (Carl Theodor Dreyer, 1945)
Vampyr (Carl Theodor Dreyer, 1932)

10 filmes do Carl Theodor Dreyer e esse diretor não incluiu A Paixão de Joana d'Arc. :lol:
 

#1. Jeanne Dielman
#2. Vertigo
#3. Citizen Kane
#4. Tokyo Story
#5. In the Mood for Love
#6. 2001
#7. Beau Travail
#8. Mulholland Drive
#9. Man With a Movie Camera
#10. Singin in the Rain

atualização da lista em 2022
 
Última edição:
#9. Man With a Movie Camera
Curiosamente só esse que vi inteiro. :rofl:

Mas p****, bicho, não tem nenhum da América Latina?! Cadê O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, Cidade de Deus, Memórias do Subdesenvolvimento, A Batalha do Chile...

Eu não entendi a inclusão de Neste Mundo e no Outro na lista. Se for pelo uso de technicolor, já tem Os Sapatinhos Vermelhos.
 
Última edição:
só não vi Tokyo Story ainda :timido:

Jeanne Dielman foi inclusive o último desses dez que eu assisti – gostei bastante, acho até mais justo figurar em primeiro do que Cidadão Kane ou até Vertigo hehe
 
Última edição:
Na minha humilde opinião de palpiteiro... nem fodendo que Cidadão Kane é o melhor filme de todos os tempos. :lol:
Tampouco acho que seja, mas é um filme essencial pra quem quer entender cinematografia e montagem dentro de uma narrativa comum linear, embora haja algumas coisas ali que já vinham sendo feitas antes por diretores como Eisenstein e Ford. Ainda assim, oferece um belo resumo.

Dito isso, se a pessoa só quer estudar cinematografia e montagem, eu diria pra ver Um Homem com uma Câmera, que é basicamente uma compilação disso num estilo próximo do documentário.

Agora, lá vai minha opinião controversa: se é para falarmos de 100 melhores filmes e como eles impactaram o cinema, vai ser preciso falar de O Nascimento de uma Nação, p*** obra racista e também a que estabeleceu o estilo narrativo cinematográfico ocidental.

Também seria preciso incluir O Grande Roubo do Trem, por fugir do plano aberto e estabelecer a importância da montagem, A Fada do Repolho, por ser supostamente o primeiro filme narrativo, e Viagem à Lua, por expor a potência da manipulação visual.

PS: cadê os filmes chineses e caribenhos?! Cadê os race films?! Cadê Abel Gancé com Napoleão? Cadê Toy Story, Princesa Mononoke ou Planeta do Tesouro? As Aventuras do Príncipe Achmed? Odeio os nazistas, mas Olympia e Triunfo da Vontade são importantes pro cinema. O que esse pessoal assiste pra dizerem que são especialistas?!
 
Última edição:
Essas listas são que nem muitos "rankings-caviar" que tem por aí pra livros e músicas. Sempre vai haver alguns que nem de longe mereceriam ser considerados top, mas... foda-se :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo