• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Velocidade da Luz

Oba! Finalmente apareceu alguém pra agitar um pouco esse clube! :mrgreen:

Bom, o tópico se desviou um pouco, mais vamos lá...

1º Velocidade da Luz: Concordo que é impossivel alcançar a velocidade da luz, como o "virus" disse:

virus disse:
Até agora é impossível um corpo com massa alcançar a velocidade da luz... mas creio que a do som seja... (dificil, mas nao impossivel)
Agora, uma pérola como a da velocidade do som não é perdoável nem as 4 da manhã, ainda mais pra quem se mostrou tão entendido e ofendido nos posts seguintes... :twisted: (estou sendo sarcástico, caso não tenha percebido :twisted: )


2º Viagens no tempo: Tem outro tópico falando só sobre isso, mas eu acho que como o Engethor disse, viagem tem que ter ida e volta, e convenhamos (é minha opinião) que uma viagem pro futuro é um tanto quanto inútil, acho que só serviria pros historiadores do futuro, que teriam um "fóssil" vivo pra estudo... Mas acho que o certo é discutir isso no outro tópico...
virus disse:
Isso seria um avanço incrivel... imagina só viajar para o futuro :D



Já vi isso em muuuuito lugar... aí vao alguns...

Revista Scientific American No4
Livros: O Universo em uma casca de nós, uma breve história do tempo...
e em qlqr livro ou site q fale sobre o assunto vcs acharam isso...
tá bom agora?

Obs: vc falou certinho Fox... mas o kra nao precisa falar q é uma coisa sem base, sem ter conhecimento sobre o assunto...

O problema é que por mais que tenham pessoas muito sérias escrevendo pra Scientific American, e tantas outras revistas científicas (como a SuperInteressante aqui no Brasil) elas são feitas para o público leigo, e sempre tem que simplificar ao máximo os assuntos... além de ter que satisfazer aos patrocinadores....



The Transcendent One disse:
Eu recomendo "O Universo numa Casca de Noz" do Stephen Hawking....

a gente continua sem entender nada, mas passa a falar muito mais bonito depois de lê-lo...

e completando, concordo com o TT1, tudo o que você já falou pode ser lido na contracapa de muitos livros, ou se você reler os tópicos anteriores vai ver um monte de referências de sites que falam sobre esses assuntos... Agora, quer mostrar que sabe mesmo do que tá falando, então escreva algo útil sobre o assunto, não simplesmente:

Se voce viajar na velocidade da luz, o tempo passaria mais lento pra voce do que para qualquer observador da terra...
Ou seja, viajando um dia na velocidade da luz, voce poderia voltar um seculo depois... novo do mesmo jeito...
Isso é a viagem ao futuro perante a visao cientifica... Agora se voce é um leitor de ficçao que acha q viajar no tempo é ir para o ano 4000, depois ir para a época dos dinossauros e entao voltar para o nosso tempo...
Isso realmente deve parecer uma "especulaçao sem base" pra voce...
Por que isso tá na Superinteressante, e qualquer um que saiba ler e escrever pode ficar repetindo a vontade.... Agora se você vier falar que o conceito de uma viagem ao futuro é possível devido a dilatação do tempo, que pode ser até calculada a partir dos postulados de Einstein e da Transformação de Lorentz, daí sim pode rolar um papo interessante...
Se você ler os tópicos de apresentação do clube, verá que a idéia não é que os usuários fiquem escrevendo seus "achos", e repetindo o que leram em alguma revista, acho que o Deriel mesmo disse que se não há nada pra falar não fale, tem outros clubes exatamente pra isso...


Ah, e recomendo que você leia urgentemente o Tópico "Falácias".... :mrgreen:


Bem, até aqui não avançamos em nada no tópico, não é... :?
 
4 horas da manha eh perdoavel sim auheuhaeuhaeuhaeuhuhaeuhaeuhaeuhaeuhau

1o - Viagens no tempo NAO tem q ter ida e volta (isso é coisa de ficçao, mas se eh sua opiniao...)
2o - Scientif American pode até ser escrita de uma forma mais simplificada... mas eu nao citei soh ela =P
3o - Se qualqr um q leu superinteressante sabe disso q eu falei... pq vc disse q era sem base? vc ainda nao tinha lido a superinteressante eh? :lol:

:lol: (mas se ateh o deriel falou q o universo tem o formato do mrgreen acho q nao teve muito problema :roll: )

e por ultimo... eu nao to repetindo o q li em revista... Eu estou falanodo o que sei... e mesmo se eu estivesse, nao estaria errado... pois muita gente no clube cita coisas de livros, revistas e sites...

---------------------
Fox disse:
Se você não quer que te julguem assim, tambem não o faça com os outros. Ele não demonstrou ter ou não ter certos conhecimentos, por isso, evite de julgar dessa forma.

Ele chamou de especulaçao sem base... eu soh quis ser implicante :P

--------

Mas agora... vamos parar de falar assim... vamos falar soh se for d acordo com o topic... se quiserem falar qlqr coisa eh melhor MP ou icq...
-
 
virus disse:
4 horas da manha eh perdoavel sim auheuhaeuhaeuhaeuhuhaeuhaeuhaeuhaeuhau
Nananinanão!!! Imperdoável... :mrgreen:

Quanto ao resto, como se trata de viagens no tempo, eu vou continuar as discussões lá no tópico certo, ok? Espero que não fique muito deslocado, com uma parte da discussão aqui e outra lá...
 
hummmmmmmm pq vc se vc esta tao embasado falou " até agora" eh impossivel umm corpo com massa ultrapassar a luz? nao entendi??? q bese vc tira para fazer esse tipo de afirmaçao????


abraços Dwarf (bem vindo sr virus.... eh sempre bom falar com novatos...)
 
Logan Macloud disse:
hummmmmmmm pq vc se vc esta tao embasado falou " até agora" eh impossivel umm corpo com massa ultrapassar a luz? nao entendi??? q bese vc tira para fazer esse tipo de afirmaçao????


abraços Dwarf (bem vindo sr virus.... eh sempre bom falar com novatos...)

Obrigado pelas boas vindas :D

Agora do que voce perguntou... segundo a teoria da relatividade geral de einstein é impossivel um corpo com massa ultrapassar a velocidade da luz (e essa é a teoria mais aceita até o momento)
 
filho entao eh IMPOSSIVEL e nao até agora... , ate agora da a impressao q algum dia será possivel e segundo einstem nao eh.......

abraços Dwarf
 
A questão sobre a problemática massa X energia já foi analisada por Einstein, inclusive tendo sido objeto e uma das equações mais conhecidas do mundo: e=mc². Ou seja, a proposição é uma igualdade, e a energia nada mais seria do que massa acelerada a uma velocidade absurdamente elevada.

Acho que os termos da equação não carecem de maiore considerações, mas como o Clube exige embasamentos nos comentários, então vamos lá:

e = energia
m = massa
c = velocidade da luz

Bem, este é meu conceito de leigo. Estou tão enganado assim ou faço algum sentido?

Ah, e segundo o que eu consegui entender (e foi muito pouco) da teoria das supercordas, todas as partículas são as tais cordas vibrando, ou seja, nada mais do que ondas. É por aí mesmo?
 
Meu professor de fisica falou: "essa eh a velocidade da luz (300.000km/s) segundo estudos nenhum corpo pode ultrapassar essa velocidade, chegar nela eh possivel, mas para passar dela seria necessario uma forca tao grande que seria inimaginavel" essa foram mais ou menso as palavras. Ou seja, a maior velocidade que um corpo poderia alcancar seria a velocidade da luz......... :roll:

Bem, eu vou na dele, pois eu nao tenho bases cientificas para provar o contrario :D
 
Por acaso eu li que ele disse que nenhum corpo pode chegar a essa velocidade?
Esse foi o pecado dele :| , discordo disso.

No universo, pode-se dizer que o tempo não passa .....(calma, antes que comecem a me xingar deixa eu explicar)
Imaginem 1 milhão de anos... é muito tempo não é?
Agora imagem vcs largados no espaço indo pra nenhum lugar... e q nessa viagem vc esteja embutido no cronometramento (uhhuuu.. inventei uma palavra nova) desses 1 milhão de anos. No decorrer dessa viagem, vc naum encontrando nenhum obstáculo em sua frente... soma-se os planetas, as estrelas, os sois... tudo isso como uma força gravitacional que resulta na atração e na repulsão desse corpo solto no espaço... isso vai se acumulando, e cada ano que passa vc vai ganhando velocidade...... resumindo... o final da hisotria que vc vai acumular tanta velocidade qeu vc pode chegar a essa velocidade (da luz), ou até mesmo ultrapassala.

Bom... isso q eu acho :D 8-)
 
E você está errado 8-)

Quanto mais aumenta a velocidade, mais aumenta a massa, tanto que numa teórica velocidade da luz a massa seria infinita. Não dá 8-)
 
Deriel disse:
E você está errado 8-)

Quanto mais aumenta a velocidade, mais aumenta a massa, tanto que numa teórica velocidade da luz a massa seria infinita. Não dá 8-)

Na relatividade isto estaria correto, mas e quanto aos próprios fótons? Eles são a luz em si e não possuem massa :o?:

Assunto complicado...
 
Deriel escreveu:
E você está errado

Quanto mais aumenta a velocidade, mais aumenta a massa, tanto que numa teórica velocidade da luz a massa seria infinita. Não dá


Na relatividade isto estaria correto, mas e quanto aos próprios fótons? Eles são a luz em si e não possuem massa

De certa forma eles possuem massa sim... 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O

Nao sei como explicar, mesmo pq, EU nao sei muito. Mas digamos q pra resolver isso vc trata a luz como uma onda. Pra outros casos (como a transferencia de momento da luz para um objeto) vc trata ela como pequenos "pacotes". Dai a dualidade. Eh feio, concordo mas eh assim q temos q trabalhar pra poder avancar e ir "ajustando" td.

No universo, pode-se dizer que o tempo não passa .....(calma, antes que comecem a me xingar deixa eu explicar)
Imaginem 1 milhão de anos... é muito tempo não é?
Agora imagem vcs largados no espaço indo pra nenhum lugar... e q nessa viagem vc esteja embutido no cronometramento (uhhuuu.. inventei uma palavra nova) desses 1 milhão de anos. No decorrer dessa viagem, vc naum encontrando nenhum obstáculo em sua frente... soma-se os planetas, as estrelas, os sois... tudo isso como uma força gravitacional que resulta na atração e na repulsão desse corpo solto no espaço... isso vai se acumulando, e cada ano que passa vc vai ganhando velocidade...... resumindo... o final da hisotria que vc vai acumular tanta velocidade qeu vc pode chegar a essa velocidade (da luz), ou até mesmo ultrapassala.

Bom... isso q eu acho

No Way 8O 8O .
Primeiro: 1 milhao de anos, nao eh nada.. ehhe eh muito pouco.
Segundo: C vc estiver solto no espaco e estiver "sofrendo" aceleracao, fique feliz, pois vc nao esta neste universo :obiggraz: . Nosso universo eh isotropico. Se eu te largar em qualquer lugar dele, tds as forcas em vc deveriam ser nulas (pensando de forma macroscopica). Tente nao pensar localizado, ok? Gravidade eh uma forca muito fraca pra longuisimasdistancias. Se eu te colocar (ah coitado ia morrer de embulia) no meio do caminho da nossa galaxia (via lactea) e a galaxia de Andromeda, as forcas de atracao delas em vc sao muito pequenas, nao so pq vc eh um corpo muito pequeno (massa irrelevante, nao perai, absulutamente completamete irreleventissima perante as massas das galaxias) portanto vc nao seria acelerado, mesmo q levasse uma eternidade. Entendeu?
Ta meio confuso mas se vc nao entender tento mudar um pouco.. eheheehhh
:D :D :D :D :D :D :D
[[[[[[]]]]]]'s
 
Luck, nem precisa isso tudo pra mostrar q essa ideia esta errada!

Se fosse como ele falow, e levando em cotna a idade do universo, teriamos milhoes de corpos passando pra todos os lados viajando em velocidades superiores a da luz! Oq não é verdade!

A não ser q se alegue q não possamos ver eles pq eles sao mais rapidos q a luz! :mrgreen:

Desculpa Squall, vc disse, "Bom... isso q eu acho"
Bom, vc acha errado, é simples! :mrgreen:

Serio cara, se vc tiver com mais duvida pode me procurar no icq ou msnm q eu tento te explicar melhor!
 
Luck® disse:
De certa forma eles possuem massa sim... 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O

Nao sei como explicar, mesmo pq, EU nao sei muito. Mas digamos q pra resolver isso vc trata a luz como uma onda. Pra outros casos (como a transferencia de momento da luz para um objeto) vc trata ela como pequenos "pacotes". Dai a dualidade. Eh feio, concordo mas eh assim q temos q trabalhar pra poder avancar e ir "ajustando" td.

Fótons com massa? De jeito nenhum.
Neutrinos, que são a segunda partícula mais abundante, apresentam massa insignificante, mas fótons tem massa 0.
 
Alguém sabe se existe alguma prova ou algo do tipo que mostra se os fótons tem ou não massa?? Porquê eu sempre ouvi falar que não, mas o Luck disse que sim... Mas até aí, eu não conheço nenhuma prova nem ao meu favor, nem ao dele!

Alguém pode me ajudar?
 
Neutrinos, que são a segunda partícula mais abundante, apresentam massa insignificante, mas fótons tem massa 0.

Se fotons nao tem massa como eles transferem movimento? :roll: :D
Se vc quiser "trabalhar" com a luz de modo a ter quantidade de movimento vc a "ve" como particula com massa. Se quiser "trabalhar" nas equacoes do eletromagnetismo, a "ve" como onda, portanto sem massa.
Agora q a luz tem massa tem.
Prova? Nao, nada tem prova, nem o q foi "descoberto" a mais de um seculo. Nao teriamos como provar, apenas concluimos, inferimos, deduzimos, q ela tem de ter luz por certos comportamentos.
Eh um assunto complicado, q EU nao sei, e mesmo os q estudao muiiiito isso, sentem muiiiita dificuldade de explicar. Portanto eu espero a minha hr para tentar saber mais e estudar sobre tal assunto. Nada me adianta sair indagando por agora, enquanto ainda estou vendo Fis II e Calc II. O q sei apenas li em livros e Artigos, alem de conversas com pesquisadores, palestras etc.. Nada disso me poe em nivel de discucao sem erros sobre delicadissimo, e recentissimo, assunto.
[[[[[[]]]]]]]'s
 
Eu vi em uma notícia que descobriram que a velocidade da gravidade é um pouco maior que a da luz.
Então a luz não é a velocidade limite.
Não dá pra acelerar um corpo com massa alem da velocidade da luz, mas dá pra acelerar energia?
 
Alguém já ouviu falar em partículas sub atomicas chamadas Takions???

Estima-se que tais partículas (se é que realmente existem) aumentam de velocidade na proporção em que perdem energia, quanto mais perdem energia mais rápido...
então...quando não tem mais energia elas alcançam uma velocidade que poderia se dizer infinita...
Interessante, não?
Teoria do Universo Curvo :o?: :o?: :o?: :lily: :lily: :lily:
 
Sapiens disse:
Eu vi em uma notícia que descobriram que a velocidade da gravidade é um pouco maior que a da luz.
Então a luz não é a velocidade limite.
Não dá pra acelerar um corpo com massa alem da velocidade da luz, mas dá pra acelerar energia?

A gravidade não se traduz em velocidade, mas sim em aceleração. A velocidade (acelerada) é conseqüência da atração gravitacional que um corpo exerce sobre outro. No entanto, desconheço a possibilidade física da existência de uma força gravitacional tamanha sobre um corpo ínfimo que possa exercer uma aceleração gravitacional que faça com que o corpo atraído possa chegar ao menos próximo da velocidade da luz.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo