• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Velocidade da Luz

Se não me engano, a velocidade da luz é de 3 trilhões de km por hora. Estava pensando, se uma nave pudesse alcançar essa velocidade, mas lembrei de uma frase do Einstein(se é assim que escreve):

"Nada que é possuido de massa pode alcançar a velocidade da luz".

Vcs concordam com isso?
 
Sim, pois qualquer objeto provido de massa que chegasse à velocidade da luz, se tornaria energia. E sem contar que quanto mais você acelera um corpo, mas difícil se torna acelerá-lo, pois ele adquire cada vez mais massa.
 
É de aproximadamente 300.000 km/s.

E, bem, independente da gente concordar ou não ( ;) ), nossas observações indicam q os corpos com massa não atingem a velocidade da luz pq a energia necessária para aumentar a velocidade vai para infinito. (e a massa do corpo tb vai para infinito)

Mas, como mostra a teoria da velocidade de dobra (tópico viagens espaciais), isso teoricamente não impede viagens de longa distância a altas velocidades.
 
Gandalf disse:
Sim, pois qualquer objeto provido de massa que chegasse à velocidade da luz, se tornaria energia. E sem contar que quanto mais você acelera um corpo, mas difícil se torna acelerá-lo, pois ele adquire cada vez mais massa.
:eek:

Não é bem assim!
Tipo, o conseito massa e energia é estranho!
Na verdade as duas coisas são uma só!
É algo assim, na verdade, nucna entendi direito! :mrgreen:

Tipo, vc não pode acelerar um corpo na velocidade fa luz pq simplesmente vc precisaria de energia infinita pra isso! É mais ou menos como o gandalf disse, mas nao é q quanto mais vc acelera um corpo mais massa ele adiquire, é q pra acelerar esse corpo, vc precisa dar energia a ele, mas energia e massa sao a mesma coisa, entao na verdade, ao vc da energia, vc ta dando mais massa tb, o q requer mais energia, e o objeto fica cada vez mais rapido!

Eu nao sei se é fisicamente possivel colocar um eletron, q é uma particulazinah de nada a essa velocidade! mas ja ouvi uma vez q coma tecnologia q agente conhece de aceleradores de aprticular atomicas, serai necessario um do tamanho da nossa galaxia para acelerar apenas 1 eletron a essa velocidade, sendo q nos nao teriamos energia suficiente para faze-lo! 8O
Ninguem disse q seria facil! :mrgreen:
 
bom, vamos por parte:
essa viagem não é "impossível". o problema é que "corpos" quando alcançam essa velocidade perdem a propriedade de "corpo". ou seja, se vc for acelerado até alcançar a velocidade da luz, vc deixa de ser vc. entendeu?
essa lance de matéria e energia ser a mesmo coisa não é bem assim. é o seguinte: um elétron, por exemplo, tem sua movimentação descrita por uma frente de onda, e só o que se movimenta como frente de onda são ondas (deeeeeerrrrrrr). porém o elétron interage com outras partículas como sendo partícula, coisa que não acontece com ondas. então o elétron é uma entidade física que se comporta como onda e como partícula, mas nem é os dois nem nenhum dos dois.
"criar" ondas na velocidade da luz é possível desde a muito tempo atrás, ou vcs acham que luz, ondas de rádio e tv, celular, microondas são o que? o problema é acelerar todos as partículas do seu corpo sem que ele deixe de ser corpo, e depois desacelerá-lo como corpo de novo.
 
E tipo, o fotum é uma particula certo?
E ela viaja na velocidade da luz!
Ja ouvi uma definição de fotons comos e els fossem pacotes de energia!
Ele tb tem a dualidade onda particular!
E o fotun tb tem massa, ja q ele interage gravitacionalmente!

Eu tenho um professor lá da facudlade q diz q onda e particular são a mesma coisa sim já q uma se trasforma na outra!

Isso tudo é muito complicado! Eu ainda nao entendo direito!
Nunca li sobre, entao o q falo é baseado nas coisas q já ouvi falarem e tal, oq pode estar errado, ou certo!
A unica coisa q sei é q nessa questão, ninguem tem certesa de nada!
 
fóton é a energia quantizada. imagina uma onda viajando... fótons é como se fossem pequenos pacotezinhos nessa onda onde tá energia concentrada.
não tenho certeza agora, mas acho que o fóton não tem massa. esse lance de interação é muito mais complexo que simplismente falar que "dois corpos se atraem".
não tem esse lance de se "transformar". algumas entidades físicas apresentam caracteríticas tanto de onda como partícula.
 
Eu sei, a particula nao se transforma em onda, nem a onda em particula, é uma dualidade!

Assim como a materia e energia, nao da pra dizer q elas se trasformam uma na outra, por isso q falo q as duas sao a mesma coisa, q nao sao tb! :mrgreen:

Se interage gravitacionalmente então tem massa!
eu sei q é mais complicado do q dois corpos se atraem!
Ainda nem se sabe se os gravitons realmente existem!

E mesmo com essa historia de pacotezinho de energia é dificil entender como é a luz! nao é tao simples assim!
 
Vixe! Isso tá realmente complicado.

Vejamos... o foton não tem massa de repouso, m0. Mas, como ele não pode existir em repouso... err... essa informação da massa de repouso deve servir pra outra coisa.
Foton interage gravitacionalmente pela relatividade especial, não a clássica de Newton, de M1, M2, G. Rola Geometria do espaço-tempo. Não sei o formato da equação.
 
hehehe, isso ta realmente complciado de mais!
Eu volto aqui daqui a alguns periodos da faculdade, quanto tiver estudado isso! :mrgreen:

gloin disse:
matéria e energia é a mesma coisa que particula e onda. se trata da mesma releção.
Entao uma tb nao se trasforma na outra, elas saoa s duas coisas ao mesmo tempo, como eu falei la em cima!
 
o foton eh um pacote de energia q se movimenta ondulatoriamete... particula e onda sao coisas diferentes... exitem meios de se estudar uma partucula como onda ou como particula independentemente..... (cara ja me pediram para demonstrar isso aki e eu vou lhes dizer q sao necessarios desenhos e alguns conhecimentos q eu nao me lembro) um corpo nao pode acelerar até a velocidade da luz pq como falou alguem vai dar infinito em massa.... (eu tenhu uma forma de dar uma volta nessa parte da teoria qualquer dia eu posto aki.... se der certo...) eh tb preciso lembrar q um corpo viajando a velocidade da luz sofreria as dilataçoes inerentes a isso ...

gloin escreveu:
matéria e energia é a mesma coisa que particula e onda. se trata da mesma releção.
exatamente pq a unica forma de termo materia sem enegia e termos um corpo em zero absoluto mas como eu postei em outro lugar se isso ocorrer o copo tb deixzaria de existir....


abraços Dwarf
 
ele não deixa de existir, ele apenas deixa de vibrar, o que é bem diferente. vc não consegue mais ve-lo a olho nu, mas todas as partículas ainda existem e apenas perdeu-se a identidade de corpo.
essa explicação de que a energia necessária ir para o infinito é uma explicação errada da física clássica. já foi obtido resultados experimentais de que isso não é verdade para partículas (este experimento foi uns dos que iniciaram o estudo da física quântica)
e o fóton não é um pacote de energia. isso é uma modelagem para estudos, que melhor representa a dualidade partícula-onda
pela física clássica partículas são totalmente diferentes de ondas. se é uma coisa, é impossível ser outra.
a física quântica é capaz de explicar todos os acontecimentos da física clássica, porém o contrário não é verdade.
 
Eu recomendo "O Universo numa Casca de Noz" do Stephen Hawking....

a gente continua sem entender nada, mas passa a falar muito mais bonito depois de lê-lo... :mrgreen:

Na verdade não poderíamos levar nada a velocidade da luz porq a pressão sobre o corpo tende ao infinito e ela seria desintegrada. Podemos sim levar energia a velocidade da luz.... eu só não sei como... :osigh:
 
Deriel disse:
Fisica Quântica não se ocupa da Força Gravitacional.
Se ocupa sim!
Alias, é uam das coisas q mais tem ocupado os Fisicos quanticos!
Descobrir os Gravitons, a particula q supostamente seria responsavel pela interação gravitacional!
E tb tem a famosa teoria q visa unificar as 4 forças conhecidas: As interações fortes, fracas, eletromagneticas e gravitacionais!
E a força gravitacional é o grande problema para q essa união aconteça pois em niveis quanticos, pouco se sabe sobre ela!
 
a fisica quantica nao se aplica em macro estruturas pois para faze-lo teriam q ser levadas MUITAS coisas em conta e nao seria pratico.

gloin vc esta enganado, como eu falei em outro tupico muito explicadinhu, um proton nao eh uma bolinha como vc o vê, ele eh uma nuvm de particulas q ficam se criando e destruindo para uma particula se criar e se destruir vc tem q ter energia energia eh movimento no zero absoluto nao existe movimentoe entao tb nao existem a criaçao e destruiçao dessas particulas portanto o proton deixa de existir e entao as forças gravitacionais fracas e fortes deixam de existir e entao o atomo se parte ..... entendeu???

abraços Dwarf

pps.: vai com calma meu rapaz aki nem todos sao leigos ..... o digo faz astronomia, o engethor fez engenharia..... vai com calma e embase oq vc fala.....
 
Saiu nos jornais a pouco tempo uma matéria sobre um grupo de cientistas que diziam ter conseguido acelerar um feixe de laser a uma velocidade acima da velocidade da luz.

Alguém tem mais detalhes sobre isso?
 
eles conseguiram sim o feixa foi cahamado de feixe x pelo formato q ele ficou ele foi feito em um tubo de micro ondas..... eu nao sei explicar como isso foi conseguido..... sei apenas q os eletrons do mercurio (se eu nao me engano) viajam ao rdor do seu nucleo tb mais rapido q a luz.

abraços Dwarf
 
Logan Macloud disse:
eles conseguiram sim o feixa foi cahamado de feixe x pelo formato q ele ficou ele foi feito em um tubo de micro ondas..... eu nao sei explicar como isso foi conseguido..... sei apenas q os eletrons do mercurio (se eu nao me engano) viajam ao rdor do seu nucleo tb mais rapido q a luz.

abraços Dwarf

Portanto, antes de mais alguém sair dando opiniões ou "achos", que tal um Googlezinho (no mínimo) hein pessoal? :cheers:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo