• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Velocidade da luz pode variar e vácuo não existe, propõem físicos

Conan

Cavaleiro Pendragon
Partículas virtuais

A velocidade da luz é, segundo a teoria da relatividade de Einstein, o limite universal de velocidade, não podendo ser superada por nada.

Agora, porém, duas equipes de cientistas estão afirmando que a velocidade da luz pode não ser fixa.

Segundo eles, partículas efêmeras que surgem do vácuo podem induzir flutuações na velocidade da luz.

Dois artigos publicados no último exemplar do European Physical Journal desafiam a sabedoria convencional sobre a natureza do vácuo.

Em um deles, Marcel Urban e seus colegas da Universidade de Paris-Sud, na França, identificaram um mecanismo de nível quântico para interpretar o vácuo como sendo preenchido com pares de partículas virtuais com valores de energia flutuantes.

Como resultado, as características inerentes do vácuo, tal como a velocidade da luz, podem não ser uma constante, mas apresentar valores que variam.

Enquanto isso, em outro estudo, Gerd Leuchs e Luis L. Sánchez-Soto, do Instituto Max Planck para a Física da Luz, na Alemanha, sugerem que as constantes físicas, tais como a velocidade da luz e a chamada impedância do espaço livre, são indicações do número total de partículas elementares da natureza.


Vácuo não existe

O vácuo é um dos conceitos mais intrigantes da física.

Quando observado no nível quântico, o vácuo a rigor não existe, ou, pelo menos, ele não é vazio.

O que é chamado de vácuo está cheio de partículas virtuais continuamente aparecendo e desaparecendo - como pares de elétrons e pósitrons ou quarks-antiquarks.

Essas partículas efêmeras são partículas reais, conforme já se demonstrou em experimentos que geraram luz a partir delas - o único detalhe é que seus tempos de vida são extremamente curtos.

>>Confirmado: a matéria é resultado de flutuações do vácuo quântico

010130130409-donoghue_ligo.jpg
Será que a velocidade da gravidade pode ser maior que velocidade da luz? [Imagem: K. Thorne/T. Carnahan/Caltech/NASA]


Variação da velocidade da luz

o seu estudo, Urban e seus colegas estabeleceram, pela primeira vez, um mecanismo quântico detalhado que explica a magnetização e a polarização do vácuo - a permeabilidade e a permissividade do vácuo - e da velocidade finita da luz.

O resultado é importante porque sugere a existência de um número limitado de partículas efêmeras por unidade de volume de vácuo.

Como resultado, existe a possibilidade teórica de que a velocidade da luz não seja fixa, como a física convencional considera.

Em vez disso, a velocidade da luz poderia flutuar em um nível independente da energia de cada quantum de luz - ou fóton -, um nível maior do que as flutuações induzidas pela gravidade em nível quântico.

A velocidade da luz seria dependente de variações nas propriedades "vacuométricas" do espaço ou do tempo.

As flutuações do tempo de propagação dos fótons são estimadas como estando na ordem de 50 attossegundos por metro quadrado de vácuo, o que pode ser testado com o auxílio de novos lasers ultrarrápidos.

010130130409-luz-do-vacuo.jpg
Em um experimento que praticamente mostrou que o vácuo não existe, cientistas geraram luz a partir do "nada", algo que também já havia sido demonstrado para a matéria e a antimatéria. [Imagem: Philip Krantz/Chalmers]


Impedância do vácuo

Leuchs e Sanchez-Soto, por outro lado, modelaram pares de partículas virtuais carregadas como dipolos elétricos responsáveis pela polarização do vácuo.

Eles concluíram que uma propriedade específica do vácuo, chamada impedância, que é fundamental para determinar a velocidade da luz, depende somente da soma dos quadrados das cargas elétricas das partículas, mas não das suas massas.

Se a ideia estiver correta, o valor da velocidade da luz, combinada com o valor da impedância do vácuo, dá uma indicação do número total de partículas elementares carregadas existentes na natureza.

E os resultados de experimentos recentes parecem dar suporte a essa hipótese.

>>Super laser poderá criar matéria do nada


Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/

Bibliografia:

The quantum vacuum as the origin of the speed of light
Marcel Urban, François Couchot, Xavier Sarazin, Arache Djannati-Atai
The European Physical Journal D
Vol.: 67 (3)
DOI: 10.1140/epjd/e2013-30578-7

A sum rule for charged elementary particles
Gerd Leuchs
The European Physical Journal D
Vol.: 67 (3)
DOI: 10.1140/epjd/e2013-30577-8

10.1140/epjd/e2013-30577-8
Luis L. Sánchez-Soto
The European Physical Journal D
 
Não li a matéria inteira pois está corrido aqui e já estou de saída. Depois leio com mais calma e verifico os artigos citados. Mas gostaria de fazer dois comentários.

O primeiro é que a Relatividade afirma que a velocidade da luz, no vácuo, é constante e que seu limite máximo é c. Isso significa que, em outros meios, pode sim variar, sempre abaixo de c. Pelo que eu entendi, se essa proposta for válida, isso implicará que a velocidade da luz pode também, dadas certas circunstâncias, variar também no vácuo, sempre abaixo de c. Isso não representará, então, nenhuma oposição à Relatividade, mas tão-somente um adendo. E, claro, a velocidade limite continuará sendo c, velocidade que só é possível de ser alcançada por partículas sem massa, como os fótons e similares. Mas antes de tudo é necessário comprovar a validade da proposta, o que será feito por cientistas do mundo todo, através de mil e um experimentos.

O segundo é que o site Inovação Tecnológica não é uma fonte confiável, sendo famoso por apresentar informações erradas, embora não completamente inverídicas. Todo o cuidado é pouco e checar outras fontes, como o Physics World e o Apolo11, é bem aconselhável.


[]'s!
 
este site Apolo11 não conhecia, fiquei sabendo pelo post do Calion no outro topico, vou passar a acompanhar...

Physics World vou procurar saber, mas pelo nome parece ser tecnico e especifico demais pra minha mente, vai fritar o que resta de cerebro...
 
Visualizei o marvin falando isto, hahahaha

e assim, costumo citar com frequencia o site inovação tecnologica, porque acho um bom editorial, inclusive no resumo aos leigos, e considero bem confiavel inclusive por geralmente citar(e sempre que envolve algum trabalho publicado) a bibliografia...

Mas claro, qualquer editorial esta passivel de erros e enganos!

eu considero o site digno de uma confiança boa. :)
 
Se caiu uma maçã na cabeça de Isaac Newton, na minha acaba de cair uma melancia.
 
A proposta de que o vácuo é permeado por partículas virtuais também não é nova.
Toda a teoria de campos foi proposta justamente para incluí-las nos cálculos de quântica que no início do século passado ainda era tratado apenas utilizando um sistema com número de partículas pré-definidas.

A suposição de que isso geraria correções a serem feitas na velocidade da luz quando atravessando o espaço é interessante.
 
Isso pega num ponto fundamental e desconhecido da natureza de sistemas importantes como os que são citados em teorias como a que fala das branas. Por exemplo, que tipo de excitabilidade ocorre entre duas branas a ponto de modificar mutuamente as propriedades dos campos e gerar um sistema diferente e organizado igual a um universo? Ou ainda, de que forma o vácuo entre as estrelas age como um freio para a luz mas se excita de forma diferente dependendo da fonte? Como medir a velocidade de forma confiável?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo