• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

*Velho Salgueiro Homem I*

A "Vida" dos ents e huorns é bem diferente da vida das árvores comuns. Os ents são, sim, criações de Yavanna, mas seriam apenas árvores comuns se Ilúvatar não lhes tivesse dado fëar, é a mesma história dos anões de Aulë.

Quanto aos huorns, não sei dizer ao certo, mas acho que alguns são ents que se tornaram arvorescos, ou árvores que se tornaram entescas. Ainda assim, não acho que o Velho Salgueiro-homem tenha sido um ent algum dia. Mas eu acho que sua origem está de alguma forma ligada à existência de Tom na Floresta Velha. E eu li em algum lugar que os elfos perambulavam pela floresta, e despertavam as árvores (não ents, as árvores) para conversar com elas.
 
Mas aqui é que tá... não é ent e nem huorn! É... árvore apenas rs Por isso cheguei nessas conclusões não muito conclusivas.
E pelo q entendi elas estavam "vivas" antes dos elfos, e não tinham voz capazes de falar e responder... interagir em conversa.
 
De acordo com Tom Bombadil, há muito tempo atrás no começo dos tempos na Terra-média, muito antes do Despertar dos Elfos, as árvores eram os únicos habitantes das vastas áreas do mundo. Pelo fato de os Elfos terem despertado no extremo Oriente, houve ainda um tempo considerável antes de quaisquer outros seres se espalharem pelas vastas matas virgens do oeste da Terra-média. Um punhado de árvores sobreviveram desde essa ápoca até os dias atuais, que se enfureceram pela invasão dos Elfos e Homens e seu domínio sobre a terra; árvores que amargamente se lembram de um tempo muito distante quando elas eram como Senhores das vastas regiões do mundo. Tom Bombadil relata que dentre as árvores corrompidas da Velha Floresta, "nenhuma era mais perigosa do que o Grande Salgueiro; seu coração havia apodrecido, porém sua força era ainda jovem; e ele era esperto, e um mestre dos ventos, e sua canção e pensamento corriam pelas florestas em ambos os lados do rio; seu espírito cinza sedento sugava poder da terra e se espalhava como raízes pelo chão, e invisíveis galhos-dedos no ar, até ter sob seu domínio quase todas as árvores da Floresta até as Colinas Tumulares."

Essa descrição e seu contexto torna claro que o Grande Salgueiro era originalmente uma árvore, a pesar de sua evidente sentiência e poderes maliciosos.

Essa explicação me pareceu mais convincente, a pesar de haver espiritos por aqui e acolá, é a que mais "me agradou".

Laninha, do que eu lembro da fala de Barbárvore, ele não diz que foram os elfos quem os despertaram, mas que os ensinaram a fala. Os ents estão no mundo há mais tempo, e, se já foram árvores, lhes foi dado vida por Yavanna.

Como foi corrigido pelo Capitão Nemo, foi dada alma, pois vida ja tinham, mas sua alma não fora sido dada por Yavanna, pois o unico que poderia era Eru.
 
Mas aqui é que tá... não é ent e nem huorn! É... árvore apenas rs Por isso cheguei nessas conclusões não muito conclusivas.
E pelo q entendi elas estavam "vivas" antes dos elfos, e não tinham voz capazes de falar e responder... interagir em conversa.

E o que é um huorn se não uma árvore com vontade própria? E o Velho Salgueiro-homem não tinha voz própria, ao menos não igual às vozes que os ents têm.

Para mim parece óbvio que o bicho é um huorn.
 
Prefiro acreditar na idéia de espírito mal. pois o encantamento feito sob os hobbts foi algo sobrenatural e não lembro de saber que os Huorns tenham poderes mágicos, os Ents tambem não, eles tinham mais era força bruta mesmo. Mas tanta coisa pode ser.
 
Pra mim tbém até ver os demais posts do começo do tópico.... mas agora to mais pra não q pra sim!
 
Pronto chega de é um huorn, naum é um ent, naum é árvore apenas.
Era uma Hamadríade, apenas, ela era parte da árvore, e era mágica, por isso o Sam teve sono, provavelmente fazia aqueles que se aproximavam sentirem sono como uma forma de defesa.
 
hummmmm.....:think:
Poxa agora entrei em crise existêncial 8-O
...
Não sei mais quem ou o que sou...
ehhehe
Mas não sou ninfa p%$@# nenhuma!
hehehe
Ou hamadríade era outra coisa para Tolkien?

Além disso, sono para auto-defesa? então por que engolir? matar ou fazer comida dos dorminhocos?
 
Sinceramente, entramos mais uma vez no que é mágica para Tolkien. Para os elfos, isso com certeza não era mágica. Assim como Tom, um serzinho mágico (nas opiniões de um hobbit) não parecia também estranhar esses feitos, como se fossem coisas normais. Ademais, o que é mágico ou não é uma questão de ponto de vista.

E huorn, por definição, é uma árvore muito ativa: huorns conseguem sair do lugar, sussurrar, derrubar seus galhos em cima de invasores ou usar as raízes para fazê-los tropeçar. E todas as árvores na Floresta Velha faziam exatamente isto. Mas não se diz, também, que os huorns não pudessem fazer coisas mais sobrenaturais como fazer alguém dormir. E engolir qualquer coisa pelo caminho me parece bem coisa de huorn: quando eles se postaram ao redor do Abismo de Helm, engoliram todos os orcs, de modo que naquela floresta temporária não se encontrou nenhum corpo de orc ou terrapardense.
 
Pode ser entao algum huorn que foi parar pro lado de lá sem por acidente, ja que nao ha nenhum relato sobre outra criatura arvoresca alem de ents huorn e aquelas arvores da floresta velha. Os ents tinham olhos, falavam e etc, as arvores da floresta velha só se moviam, e os huorns sao mais malignos e traiçoeiros, o que tem muito a ver com o Salgueiro-Homem. Mas nao acho que ele queria devorar os Hobbits, talvez fosse para deixa-los morrer dentro do tronco dele, nao acho que era um arvore carnivora, el pode ter achado que os pequenos poderiam ser perigosos, querer derrubar alguma arvore ou outra coisa.
 
Para mim cada árvore tem um caráter, os ents descrevem as arvores que cuidam como pessoas, e Barbarvore fala que o coração do velho salgueiro apodreceu, e por isso se tornou ruim, quanto aos poderes eles podem simplesmente terem surgido, assim como algumas arvores se tornam entescas sem que os elfos interfiram um salgueiro mal de coração podre pode exercer um efeito entorpecente em um hobbit como uma Sarracenia flava em uma mosca.
 
Será que a Presença e os cuidados de Tom na Região não seriam responsáveis pelo despertar de tais poderes no Salgueiro?
Acredito que nosso espécime de Hamadríade, Salgueiro-Homem, Huorn ou Ent Arvoresco, seja nada mais nada menos do que um espírito apossado de uma árvore, que a concedeu poderes, e que os reprimia diante de Tom Bombadill. É provável que algum ser feérico na Terra Média tenha esse poder, e também é provavél que os Huorns tenham surgido com o auxílio destes seres, pois a própria Yavanna não os menciona e Manwë permitiu a ela a criação apenas dos Pastores de Árvores, parto daí então para a crença de que alguns espíritos baixos, surgidos da própria terra e do ressentimento de Yavanna, seriam os espíritos que habitaram os Huorns, assim como Aulë criou os anões sem a permissão de Manwë e de Illúvatar.
 
Será que a Presença e os cuidados de Tom na Região não seriam responsáveis pelo despertar de tais poderes no Salgueiro?
Acredito que nosso espécime de Hamadríade, Salgueiro-Homem, Huorn ou Ent Arvoresco, seja nada mais nada menos do que um espírito apossado de uma árvore, que a concedeu poderes, e que os reprimia diante de Tom Bombadill. É provável que algum ser feérico na Terra Média tenha esse poder, e também é provavél que os Huorns tenham surgido com o auxílio destes seres, pois a própria Yavanna não os menciona e Manwë permitiu a ela a criação apenas dos Pastores de Árvores, parto daí então para a crença de que alguns espíritos baixos, surgidos da própria terra e do ressentimento de Yavanna, seriam os espíritos que habitaram os Huorns, assim como Aulë criou os anões sem a permissão de Manwë e de Illúvatar.


Concordo com você Jinrai. Eu tive que reler este capitulo a respeito do Salgueiro umas duas ou três vezes. Por que eu sempre em perdia e tinha que reencontrar o caminho.
Eu sempre vi o Velho Salgueiro como um espírito da floresta, a exemplo de dríades e outros. Os espíritos da floresta de acordo com a concepção que formei deles em minha mente tinham como função proteger a floresta e evitar que seres ruins fizessem mal a flora... Eu imagino que ao longo das eras que se sucederam, o espírito que hoje habita o Velho Salgueiro tenha se cansado das reviravoltas que ocorreram em arda; que ele tenha se cansado da crescente maldade que estava sempre surgindo. Diante de tudo este espirito se tornou de certa forma rancoroso e tenha decidido proteger a floresta, assumindo assim o Velho Salgueiro; só que talvez durante este tempo ele tenha se tornado obscuro e rancoroso demais a ponto de se tornar um ser maligno que não consegue discernir amigos de inimigos. Atacando todo e qualquer viajante que chegasse na floresta.

:bamf: Eu adoro a minha imaginação *.*

Mas depois de ler tantas coisas eu já nem sei mais se minah teoria se torna válida =D

Mas acho que a existência de Tom em nada influenciou os poderes do Velho Salgueiro...mas isso também é uma suposição minha. Por que tudo que envolve ou tem o Tom envolvido é smepre um grande mistério.
 
Eu pensava que a arvore era assim tão má por conta dos Hobbits, que invadiram a floresta e derrubaram mtas arvores.

Mais vi q estou enganado, então a indole da arvore já era ruim?
 
Acho que não a índole da árvore Baggins, mas sim os espíritos ressentidos que habitavam em torno delas.
As árvores não nasceram más, pois todas tem a benção de Yavanna, porém, os espíritos que se apossam delas, com certeza tem seus próprios ressentimentos, e assim, ficam rancorosos ao se apossar das árvores.
 
Acho que não a índole da árvore Baggins, mas sim os espíritos ressentidos que habitavam em torno delas.
As árvores não nasceram más, pois todas tem a benção de Yavanna, porém, os espíritos que se apossam delas, com certeza tem seus próprios ressentimentos, e assim, ficam rancorosos ao se apossar das árvores.

Seguindo o seguinte pensamento...

Yavanna é a "deusa" das árvores, assim como o nosso "Deus" é nosso "Deus"...

Sendo assim Deus nos criou simplesmente... e alguns de nos infelizmente passamos para o "lado ruim da força". Assim como os Elfos e humanos de Tolkien.

Partindo deste pensamento podemos dizer entao que Yavanna criou as árvores/ents não interferindo assim em sua indole/personalidade ?

Ou ela criou todos seus seres bons e puros?
 
Não acho que ela os criou Bons e Puros.
Tem uma passagem no SdA que diz que algumas das árvores se corromperam e atuavam como espias para o inimigo.
Acho que as árvores eram puras à sua maneira, e só assumiam lados de acordo com suas necessidades, ou talvez, se corrompessem somente quando a influência fosse realmente forte.
E quanto aos espíritos florestais ressentidos, acho que eles eram desejos ocultos de Yavanna de proteger suas florestas, assim como os anões nasceram do desejo de Aulë de ensinar o que sabia para alguém!
 
Concordo com você Jinrai. Eu tive que reler este capitulo a respeito do Salgueiro umas duas ou três vezes. Por que eu sempre em perdia e tinha que reencontrar o caminho.
Eu sempre vi o Velho Salgueiro como um espírito da floresta, a exemplo de dríades e outros. Os espíritos da floresta de acordo com a concepção que formei deles em minha mente tinham como função proteger a floresta e evitar que seres ruins fizessem mal a flora... Eu imagino que ao longo das eras que se sucederam, o espírito que hoje habita o Velho Salgueiro tenha se cansado das reviravoltas que ocorreram em arda; que ele tenha se cansado da crescente maldade que estava sempre surgindo. Diante de tudo este espirito se tornou de certa forma rancoroso e tenha decidido proteger a floresta, assumindo assim o Velho Salgueiro; só que talvez durante este tempo ele tenha se tornado obscuro e rancoroso demais a ponto de se tornar um ser maligno que não consegue discernir amigos de inimigos. Atacando todo e qualquer viajante que chegasse na floresta.

:bamf: Eu adoro a minha imaginação *.*

Mas depois de ler tantas coisas eu já nem sei mais se minah teoria se torna válida =D

Mas acho que a existência de Tom em nada influenciou os poderes do Velho Salgueiro...mas isso também é uma suposição minha. Por que tudo que envolve ou tem o Tom envolvido é smepre um grande mistério.



Gostei da sua teoria Mrs.Gilmour, vai de encontro com o que eu pensei quando li a Sociedade do anel. Fiquei até sem resposta aqui, seu post tá bem completo :D
 
Gostei da sua teoria Mrs.Gilmour, vai de encontro com o que eu pensei quando li a Sociedade do anel. Fiquei até sem resposta aqui, seu post tá bem completo :D
Com certeza devemos respeito por este ilustre salgueiro,na verdade era um velho e já cansado protetor da sua própria casa; Tenho certeza que a música que tom bombadil cantou para que libertasse frodo,Não a machucou e sim o fêz comprieder que Frodo também era amigo e tinha o mesmo objetivo(A destruição do Senhor do mal e a paz na floresta velha).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo