• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Velha Discussão: Gollum em Moria

Barlach

Verde. E arqueiro
Uma das dúvidas que mais atormentam a mente dos fãs de Tolkien (depois das asas do Balrog, Tom bombadill...) é como Gollum conseguiu seguir a comitiva em Moria e depois da saída da caverna.

Essa questão se divide em três perguntas: Como ele conseguiu entrar e ir até o outro lado (o fato dele ter entrado pelo portão leste é o único consenso) sem ser avistado e morto pelos orcs? Como ele sabia que a comitiva estava lá (a passagem pela cidade dos anões só foi decidida na última hora e não seria possivel que Sauron tivesse "sugerido" que ele passase por lá quando o libertou)? E como ele saiu depois de todo mundo se a ponte estava destruída (ainda que ouvesse caminhos secretos como disseram em outro tópico, ele não teria como saber)?

Façam suas teorias!
 
1 - Acho que ele entrou pelo portão leste. Como não foi visto? Simples! Gollum sabia muito bem se esconder... Ele viveu muito tempo em cacernas, e não era só por mérito do Um Anel que ele se manteve oculto...

2 - Acredito que foi uma c.agada. Ele estava vagando a esmo à procura do Anel, por acaso entrou em Moria e acabou encontrando o que queria.

3 - Ele deve ter saído antes. Percebendo que o objeitvo d Comitiva era sair pelo portão leste, ele pode ter se adiantado e saído antes...
 
Olá,
não sei se é uma teoria válida, mas... vamos a ela!

Ele pode ter facilmente entrado depois de Gandalf ter aberto o portal e enquanto aquele monstrengo (não me pergunte seu nome... se ele o tiver) do lago ainda não havia o fechado (se não me engano, era noite e eles estavam felizes demais de terem conseguido entrar em Moria para reparar algo). Depois, foi fácil segui-los (mesmo que Gandalf houvesse notado sua presença) e se esconder nas sombras daquela caverna sem luz.
Durante a batalha no túmulo do rei dos anões, os Orcs não notariam um ser negro rastejando nas sombras enquanto enfrentavam aqueles bravo 9 heróis.
Já na ponte, concordo que ele deve ter adivinhado que sairiam da caverna e acabou sendo mais rápido na fuga do que os outros.
Claro que não há evidências nem nada, mas... quem sabe, não?
 
Minha opinião é praticamente idêntica à do Knolex, então eu ratifico assinando em baixo. É a solução mais simples. :)
 
Knolex disse:
2 - Acredito que foi uma c.agada. Ele estava vagando a esmo à procura do Anel, por acaso entrou em Moria e acabou encontrando o que queria.

É verdade, eu achava que havia algum registro no livro de que Gollum estava seguindo a Comitiva desde Valfenda, mas parece uma hipótese meio furada, pois, na minha opinião, Gollum não iria resisistir à passagem por Caradhras, então acredito que realmente tenha sido uma grande coincidência, ou então Gollum, que podia perfeitamenta passar despercebido no escuro, resolveu atravessar Moria para chegar antes deles nas Emyn Muil ou até mesmo no Portâmo Ne4gro, para poder, assim, recuperar o Anel.

Mas acredito que essa minha hipotese esteja mais furada que a primeira...
:? :?
 
Repito o que o Galahan disse, o knolex falou as três opções mais provavéis. Só não gosto da idéia dele ter achado a comitiva assim, por engano e do nada :roll:
 
Eu acho q:

-Ele entrou em Moria pelo portão Leste (perto de Lórien), assim q fugiu da Floresta das Trevas, e ficou lá pensando em como recuperar o Um Anel. Qdo a comitiva passou por Moria, ele os seguiu em silêncio e escondido.

-Os orcs não o perceberam do mesmo jeito q não percebiam no livro "O Hobbit".

-Ele saiu do mesmo jeito q os orcs.
 
Gollum em Moria

Ele só pode ter entrado junto com a Comitiva pelo portão Leste. E ele também não passou completamente despercebido por todo mundo. Frodo e Gandalf o notaram. Gollum também poderia já estar procurando pela Comitiva por algum tempo e de algum jeito sabia que eles estariam mais ou menos naquela região, então não foi tanta sorte. E em Lórien? Ele ficou esperando eles do outro lado? Acho que nem um pouquinho por dentro ele poderia ter passado sem os elfos o terem notado.
 
A Comitiva entrou pelo portão de Durin, no lado OESTE.

Navalha de Occam?? A explicação mais simples tende a ser a verdadeira?? :-))))

Pra mim o Gollum entrou e saiu por entradas totalmente diferentes dessas. Como tinham muitos níveis em Moria, deveriam ter muitas outras entradas, para ventilação, para passagem de luz (afinal o raio de luz da câmara do túmulo de Balin entrou por algum lugar), para entrada e/ou saída de água, etc, etc, etc... difícil de acreditar que uma montanha só tenha uma única entrada e uma única saída, mesmo naturais...
 
Nao creio que tenha sido coincidencia a o 'encontro' de Gollun com a sociedade do anel em Moria. Pra mim ele sempre esteve no encalso da Sociedade. Ele pode até mesmo ter entrado um pouco depois que a Sociedade, por outro lugar(como sugeriu o Elrond Meio-Elfo) e como nao eh bobo logo deduziu que eles estavam de passagem por ali(ninguem que nao seja um orc quer ficar junto a um bando deles e ter ainda um Balrog de gorjeta), entao tratou logo de achar um meio de sair das Minas antes mesmo que a Sociedade, afim de facilitar a sua perceguição(deve ter ficado um pouco apreensivo quanto a possibidade deles nao voltarem, portanto nao deve ter saido muito antes deles, mas acredito que foi antes sim).
 
ai gente,mas não entendo....pq ele tentaria sair antes da sociedade?para continuar seguindo-os?o objetivo dele era o anel, ele queria ficar próximo do anel....acho q qualquer oportunidade era esperada ansiosamente por ele....e se eles não escapassem lá dentro, o que poderia muuuito bem ter acontecido?ele teria que estar perto para pegar o precioso caso eles morressem,ou tal, neh?achei isso dele sair antes meio furada...mas quem sabe?
como ele entrou, eu concordo com o kadu e o elrond-meio elfo...outras entradas,abertas,talvez, depois da queda dos anões...
 
Acho que entrou pelo portão Leste, sim. Após o "encontro" com a mão de Sauron, Gollum deve ter procurado uma forma de atravessar as montanhas para chegar à região do Condado. Tentou por moria e por acaso encontrou os "ladrões" do preciosso lá. Passou a seguí-los e provavelmente os orcs o viram lá sim. Afinal de contas, após a saída de Moria e entrada em Loth, a comitiva foi perseguida por um bando de orcs, que de alguma forma passaram pela ponte destruída. Gollum talvez tenha passado junto e entrado em Loth junto com os orcs. Daí aquele momento aterrorizante do Gollum farejando a árvore em que estavam Sam e Frodo...

Outra: Gollum tinha um destino.... prá-escolhido por Ilúvatar...
 
yávië disse:
ai gente,mas não entendo....pq ele tentaria sair antes da sociedade?para continuar seguindo-os?o objetivo dele era o anel, ele queria ficar próximo do anel....acho q qualquer oportunidade era esperada ansiosamente por ele....e se eles não escapassem lá dentro, o que poderia muuuito bem ter acontecido?ele teria que estar perto para pegar o precioso caso eles morressem,ou tal, neh?achei isso dele sair antes meio furada...mas quem sabe?

Ele nao iria tentar pegar o anel com a sociedade toda protegendo-o, era preciso esperar a oportunidade certa. Acredito que nao ele nao teve muita opção quanto a querer sair o mais rapido possivel de Moria...seja devido ao medo da presença do Balrog ou ao perigo de ser visto por algum orc. Como eu disse, acho que ele saiu pouco tempo antes da sociedade afim de garantir ao máximo que eles realmente sairiam. Mas é claro que é apenas uma hipótese.
 
eu sei q ele não iria tentar pegar o anel com toda a comitiva junto,mas como ele saberia que a oportunidade não surgiria em Moria?Afinal, ele não tinha lido o livro... :wink: , ainda mais pq ele devia saber que lah não era nenhum caminho de flores e que a comitiva poderia sucumbir....logo, as oportunidades poderiam surgir a qualquer momento...por isso não acho q ele anteciparia tanto sua estratégia...mas, pode ser neh....

eu tb achei isso bombadil....eu acho q os orcs devem sim ter percebido ele, mas talvez não fosse interessante persegui-lo ou sei lah pq não deram bola para ele....e assim foram juntos para Loth...
ta, e o q vc quiz dizer exatamente com a parte de destino pré-escolhido por Ilúvatar....o q nesse ponto se encaixa?naum pesquei....

valeu....
 
yávië disse:
eu sei q ele não iria tentar pegar o anel com toda a comitiva junto,mas como ele saberia que a oportunidade não surgiria em Moria?Afinal, ele não tinha lido o livro... :wink: , ainda mais pq ele devia saber que lah não era nenhum caminho de flores e que a comitiva poderia sucumbir....

Ele poderia saber do que ocorreu em Moria(a historia de Balin e tudo mais), mas mesmo se nao soubesse nao devia ser dificil perceber, uma vez dentro de Moria, que ali vivia um batalhao de orcs e que esses ocrs nao gostariam de ver os membros da sociedade ali.
 
Se não me emgano, quando Frodo nota Gollum, Gandalf diz que já os estava seguindo há 3 (eu acho) dias. E a perseguição começou dentro de Moria.

Uma pergunta. Gollum foi para Moria logo depois de escapar dos elfos da floresta das trevas certo?
 
Gil-Galad disse:
Se não me emgano, quando Frodo nota Gollum, Gandalf diz que já os estava seguindo há 3 (eu acho) dias. E a perseguição começou dentro de Moria.

Uma pergunta. Gollum foi para Moria logo depois de escapar dos elfos da floresta das trevas certo?

Certo. Por isso eu acho a minha teoria provavel.
 
Prime Nazgûl disse:
-Ele saiu do mesmo jeito q os orcs.

E por onde os orcs saíram?

Ou havia outras saídas, o que é bem provável, ou consegiram atravessar o abismo sabe-se lá como. Talvez com uma outra ponte improvisada.
 
Gollum

Pensando bem, acho que Gollum realmente nao tinha motivo para deixar a Moria antes da Comitiva. Pra mim ele se separou deles quando o Balrog apareceu e saiu por outra saida depois de um tempo.

Elrond Meio-Elfo disse:
A Comitiva entrou pelo portão de Durin, no lado OESTE.
E eu ainda pensei na rosa dos ventos pra saber de que lado era o Portao e ainda errei. :?
 
E depois?

Eu não sei o que aconteceu em Moria, mas depois disso, Gollum com certeza não entrou em Lothlórien, como ele sabia o dia e por onde a Comitiva sairia. Ele teria que ficar esperando lá fora de Lothlórien durante o tempo que a Comitiva estava lá e esperar que eles passassem para aí segui-los, esse também é um bom mistério (do meu ponto de vista).

Falem!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo