• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Velas nos Pântanos Mortos: Magia? Magia de quem?

Muito interessante essa questão, principalmente o que Eädsohn colocou.

Eädsohn disse:
Esses corpos, preservados por compostos liberados pelo musgo-do-brejo, como o alcatrão, são encontrados desde 1800, quando os brejais começaram a ser drenados e escavados para dar lugar a pastagens.

Pelo que eu estive observando nas fotos, a preservação dos corpos se assemelha à preservação que ocorria com as múmias encontradas por arqueólogos no Egito, mas não completamente perfeitos, como bonecos, assim como aparentemente ocorreu em O Senhor dos Anéis, depois que Sam viu rostos na água (grifos meus):

As Duas Torres disse:
Quem são eles? O que são eles - perguntou Sam tremendo, voltando-se para Frodo que agora vinha logo atrás.

- Não sei - disse Frodo numa voz que parecia saída de um sonho. - Mas também os vi. Nas poças, quando as velas estão. Jazem em todas as poças, rostos pálidos, nas profundezas das águas escuras. Eu os vi: rostos repugnantes e maus, e rostos nobres e tristes. Muitos rostos altivos e belos, e ervas em seus cabelos prateados. Mas todos nojentos, podres, todos mortos. Há uma luz terrível neles. Frodo cobriu os olhos com as mãos. - Não sei quem são; mas tive a impressão de ter visto ali homens e elfos, e orcs ao lado deles.

Logo depois de Gollum mencionar sobre isso, Sam deixa a dúvida:

As Duas Torres disse:
Mas isso foi há uma ou duas eras - disse Sam. - Os Mortos não podem realmente estar lá. Isso é alguma feitiçaria criada na Terra Escura?

Quem pode saber? Sméagol não sabe - respondeu Gollum. - Você não consegue alcançá-los, não consegue atingi-los. Nós tentamos uma vez, sim, precioso. Eu tentei uma vez; mas não é possível alcançá-los. Apenas figuras para se ver, talvez, não para se tocar.

Entendo, neste trecho, que Tolkien deixou a questão para que os leitores pensassem sobre isso e tirassem algumas conclusões.

Pode até ser que houvesse corpos reais ali no pântano, corpos "deformados" como as fotos que Eädsohn colocou, e invisíveis para eles (Frodo e cia.) por estarem num local fundo. Mas não penso que elfos estariam ali, até pela própria cultura élfica que interpreto nos livros. Duvido que deixariam os corpos de seus amigos e parentes numa espécie de "vala" junto com orcs, principalmente.

É daí que entendo que os rostos podem ser alguma feitiçaria de Sauron, talvez para confundir algum intruso que tente passar por ali (até porque deveria ser difícil vigiar um pântano onde o inimigo poderia submergir para se esconder, e voltar logo em seguida, caso o pântano fosse "normal"), ou para algum outro motivo.

Já sobre os fogos-fátuos, na própria página 237 há uma descrição breve do que Sam vê: "Primeiro viu um com o canto do olho esquerdo, um fogo-fátuo de brilho opaco que desapareceu; mas outros apareceram logo depois: alguns semelhantes a uma fumaça de brilho fraco, outros como chama enevoadas piscando lentamente sobre velas invisíveis".

Sobre isso, quando li esse trecho, hoje, tive a impressão de que, se houvesse um dedo de Sauron sobre os fogos-fátuos, ele devia controlá-los, já que, pelo que se tem notícia, havia algumas manipulações de matérias da natureza, como a própria Orodruin, controlada pelo Maia. Vai ver tem algo relacionado à terra, à montanha, por Sauron ter sido (ou ser) um Maia de Aulë. Viajei neste último parágrafo? :dente:
 
[...] Pelo que eu estive observando nas fotos, a preservação dos corpos se assemelha à preservação que ocorria com as múmias encontradas por arqueólogos no Egito, mas não completamente perfeitos, como bonecos, assim como aparentemente ocorreu em O Senhor dos Anéis, depois que Sam viu rostos na água (grifos meus):

Entendo, neste trecho, que Tolkien deixou a questão para que os leitores pensassem sobre isso e tirassem algumas conclusões.

Pode até ser que houvesse corpos reais ali no pântano, corpos "deformados" como as fotos que Eädsohn colocou, e invisíveis para eles (Frodo e cia.) por estarem num local fundo. Mas não penso que elfos estariam ali, até pela própria cultura élfica que interpreto nos livros. Duvido que deixariam os corpos de seus amigos e parentes numa espécie de "vala" junto com orcs, principalmente.

É daí que entendo que os rostos podem ser alguma feitiçaria de Sauron, talvez para confundir algum intruso que tente passar por ali (até porque deveria ser difícil vigiar um pântano onde o inimigo poderia submergir para se esconder, e voltar logo em seguida, caso o pântano fosse "normal"), ou para algum outro motivo.

Já sobre os fogos-fátuos, na própria página 237 há uma descrição breve do que Sam vê: "Primeiro viu um com o canto do olho esquerdo, um fogo-fátuo de brilho opaco que desapareceu; mas outros apareceram logo depois: alguns semelhantes a uma fumaça de brilho fraco, outros como chama enevoadas piscando lentamente sobre velas invisíveis".

Sobre isso, quando li esse trecho, hoje, tive a impressão de que, se houvesse um dedo de Sauron sobre os fogos-fátuos, ele devia controlá-los, já que, pelo que se tem notícia, havia algumas manipulações de matérias da natureza, como a própria Orodruin, controlada pelo Maia. Vai ver tem algo relacionado à terra, à montanha, por Sauron ter sido (ou ser) um Maia de Aulë. Viajei neste último parágrafo? :dente:


Interessante sua colocação, Tuor! Realmente se parecem com as mumificações egípcias, apesar de os Homens dos Pântanos terem sido mumificados por um processo de preservação natural, enquanto que as múmias do Egito eram preservadas artificialmente. É importante lembrar que a pele escura dos corpos deve-se a produtos que foram utilizados na preservação dos achados após a retirada dos corpos dos pântanos, e que a coloração avermelhada dos cabelos deve-se a substâncias encontradas na vegetação dos brejos, o que não impede que quando vivos eles fossem naturalmente ruivos, dado que eram ou celtas, ou germânicos. Mas o que impressiona mais é o ótimo estado de preservação que alguns dos corpos dos pântanos apresentam, muito mais do que qualquer múmia egípcia. No Homem de Tollund por exemplo (foto em anexo), pode-se observar suas expressões faciais e até a barba, raspada às vésperas da morte, crescendo em seu rosto marcado. Nesse sentido, gosto de imaginar os corpos dos Pântanos Mortos de SdA como os corpos dos pântanos europeus.

Mas voltando a questão específica dos Pântanos Mortos, também acredito que os elfos não deixariam os corpos de seus guerreiros afundados no brejo. Gosto de pensar que não. Na verdade, gosto de imaginar que o que vale para os pântanos da antiguidade, vale para os Pântanos Mortos, ou seja, que muitos dos rostos lá vistos sejam manifestação de espíritos sofridos e atormentados (de homens e elfos), presos alí por alguma magia de Sauron ou mesmo anterior a ele. Mesmo algo como almas que "fugiram da luz" dado o tamanho sofrimento alí contido pela batalha.

Também achei bem plausível sua colocação com relação ao fogo-fátuo. Apesar de naturalmente comuns nos pântanos, acho interessante pensar em Sauron manipulando a seu gosto esse elemento natural, dado o fato de o mesmo ser um Maia de Aulë, como você colocou.

Todavia, o fato é que, nas palavras de Niels Lynnerup, estudioso dos corpos do pântano, "coisas estranhas acontecem no pântano. Sempre haverá alguma ambigüidade. Até gosto da idéia de haver mistérios que nunca desvendaremos" (National Geographic). Isso ele disse sobre os pântanos europeus, mas gosto de pensar que vale para os Pântanos Mortos também!:mrgreen:
 

Anexos

  • Homem de Tollund.jpg
    Homem de Tollund.jpg
    80,2 KB · Visualizações: 33
Última edição:
Eädshon, este fato é de que idade da História da Humanidade? Pq pela cor dos cabelos dessas múmias, parecem todos Neanderthais. Todos ruivinhos... pelo menos a maioria...
Uau... estas fotos são muito legais!
 
Eädshon, este fato é de que idade da História da Humanidade? Pq pela cor dos cabelos dessas múmias, parecem todos Neanderthais. Todos ruivinhos... pelo menos a maioria...
Uau... estas fotos são muito legais!


A foto que postei acima é do Homem de Tollund, Dinamarca, encontrado em 1950. Estima-se, depois dos testes e exames recentes que ajudaram na análise, como tomografia computadorizada, imagens tridimensionais e datação por radiocarbono, que o Homem de Tollund viveu a mais ou menos 2.300 anos atrás, Idade do Ferro. Os Homens de Neanderthal viveram aproximadamente entre 200 e 50 mil anos a. C. A diferença é bem grande.

Os cabelos, na maior parte, foram tingidos de vermelho pelas substâncias existentes nas águas dos brejais e que são expelidas pela vegetação do local. Mas como eu disse, não duvido nada que muitos deles fossem ruivos naturalmente, já que a região em que foram e ainda são encontrados é o Norte da Europa, ou seja, região que habitaram os celtas e os antigos povos germânicos, muitos deles ruivos. Esses corpos quando não são de celtas, como os da Irlanda e Holanda, são de nórdicos-germânicos, como os da Alemanha e Dinamarca.
 
Esse tipo de fogo é uma espécie de luz que sai de cemitérios ou pântanos mesmo.
Isso é muito comum e eu já vi várias vezes em cemitérios.

Os rostos que apareciam acho que era porque o lugar tinha um maldição, devido o lugar ter abrigado uma batalha terrível.
 
As fotos que o Eädsohn postou, com todo respeito aos mortos, são maravilhosas! O estado de preservação deles é assombroso, principalmente da pele de alguns rostos e conservados por tantos milenios em um local pantanoso onde a umidade deteriora tudo.

Também estou de acordo que os elfos jamais deixariam seus mortos serem profanados. As imagens de belos guerreiros que parecem repousar, vistos por Sam e Gollum, são obras de Sauron. Ele era mestre na arte de criar ilusões ainda quando era Lugar-Tenente de Morgoth em Angband e não perdeu este dom. Tanto é que ambos pressentiam a maldade no semblante dos mortos do Pantano.
 
As imagens de belos guerreiros que parecem repousar, vistos por Sam e Gollum, são obras de Sauron. Ele era mestre na arte de criar ilusões ainda quando era Lugar-Tenente de Morgoth em Angband e não perdeu este dom. Tanto é que ambos pressentiam a maldade no semblante dos mortos do Pantano.


Portanto, Sauron criou aquelas imagens independente do momento, ele não sabia que Frodo e Sam estavam por ali.
Qualquer um transeunde poderia ver os feitiços de Sauron nos pântanos não! :mrgreen:
 
Eu n acredito que o próprio pântano tenha se formado por causa da Guerra...Se fosse assim o que dizer das Nirnaeth?
O pântano em si não se formou depois da guerra. Ele já existia. Durante a Batalha de Dagorlad, as forças de Lórien sob o comando de Amdír lançaram um ataque ao Morannon muito cedo. Foram rechaçados, e recuaram até os Pântanos Mortos. Ali eles foram completamente destruídos (Contos Inacabados, Acerca de Galadriel e Celeborn). Mas eu acho que os Pântanos só ganharam sua fama horrenda após os acontecimentos que puseram fim à Segunda Era. Já sobre as Nirnaeth, aconteceu algo comparável. Morgoth empilhou os corpos de seus inimigos em um montículo, e os elfos o chamavam de Haudh-en-Nirnaeth, a Colina das Lágrimas ou o que o valha. Além do mais, os relatos sobre aqueles tempos são consideravelmente incompletos para dizer que algo semelhante não aconteceu ali. Desde as Nirnaeth, poucos elfos e homens estiveram sobre a colina dos mortos (à exceção de Rían, mãe de Tuor, que foi até lá, se deitou sobre a colina e morreu), o que não nos permite dizer se as almas dos mortos teriam ou não ficado ali, assombrando o lugar. Mas o meu palpite é que isso teria acontecido, sim.

Já sobre as questões das luzes, eu não acho que eram 'fogos-fátuos' comuns. Não que esse fenômeno nao seja lógico, racional e compreensível, mas o Professor desgostava de explicações científicas para os fenômenos de sua obra. No mundo real, a combustão espontânea de fosfinas gera luz em locais onde há matéria orgânica em decomposição. Mas a Terra-média é um mundo mágico, onde as explicações científicas fazem menos sentido do que aquelas provenientes da ação de forças sobrenaturais. Portanto, seria mais provável para Tolkien que as luzes nos Pântanos decorreriam da presença de espíritos, e não da combustão de matéria orgânica.
 
O pântano em si não se formou depois da guerra. Ele já existia. Durante a Batalha de Dagorlad, as forças de Lórien sob o comando de Amdír lançaram um ataque ao Morannon muito cedo. Foram rechaçados, e recuaram até os Pântanos Mortos. Ali eles foram completamente destruídos (Contos Inacabados, Acerca de Galadriel e Celeborn). Mas eu acho que os Pântanos só ganharam sua fama horrenda após os acontecimentos que puseram fim à Segunda Era. Já sobre as Nirnaeth, aconteceu algo comparável. Morgoth empilhou os corpos de seus inimigos em um montículo, e os elfos o chamavam de Haudh-en-Nirnaeth, a Colina das Lágrimas ou o que o valha. Além do mais, os relatos sobre aqueles tempos são consideravelmente incompletos para dizer que algo semelhante não aconteceu ali. Desde as Nirnaeth, poucos elfos e homens estiveram sobre a colina dos mortos (à exceção de Rían, mãe de Tuor, que foi até lá, se deitou sobre a colina e morreu), o que não nos permite dizer se as almas dos mortos teriam ou não ficado ali, assombrando o lugar. Mas o meu palpite é que isso teria acontecido, sim.

Sim, os pântanos já existia antes da batalha na região. Somente depois do desastre é que a região mudou o nome para Pântanos Mortos.

Uma observação: os elfos que ali jaziam era da família do Legolas, uma fez que os que lutaram nos pântanos eram os elfos silvestres da Grande Floresta Verde.

Já sobre as questões das luzes, eu não acho que eram 'fogos-fátuos' comuns. Não que esse fenômeno nao seja lógico, racional e compreensível, mas o Professor desgostava de explicações científicas para os fenômenos de sua obra. No mundo real, a combustão espontânea de fosfinas gera luz em locais onde há matéria orgânica em decomposição. Mas a Terra-média é um mundo mágico, onde as explicações científicas fazem menos sentido do que aquelas provenientes da ação de forças sobrenaturais. Portanto, seria mais provável para Tolkien que as luzes nos Pântanos decorreriam da presença de espíritos, e não da combustão de matéria orgânica.

Lá haviam fogos fátuos comum dos pântanos, entretanto, a região ficou completamente amaldiçoada e horrenda devido aos milhares de corpos que ali jaziam nas penumbras das poças.
Esse fator foi uma grande ajuda para Sauron tirar proveito e usar suas habilidades malígnas na área. Aproveitou a situação para dar um ar mais funesto aos pântanos.
 
Uma observação: os elfos que ali jaziam era da família do Legolas, uma fez que os que lutaram nos pântanos eram os elfos silvestres da Grande Floresta Verde.
O meu texto está referenciado. No Contos Inacabados, na história de Galadriel e Celeborn (que menciona a história de Lórien antes da chegada deles lá) diz que Amdír liderou os exércitos de Lórien em auxílio a Gil-galad e Elendil
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo