1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Veja quais são as 10 piores coisas para dizer a alguém doente

Tópico em 'Planeta Bizarro? Estranhices? Bizonhices?' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 19 Abr 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Quando você descobre que alguém próximo está doente, a situação costuma ser constrangedora: O que dizer a ela? Palavras de otimismo, conclusões óbvias ou frases de consolo?

    Por mais que você esteja realmente preocupado ou querendo fazê-la se sentir melhor, a chance de você dizer algo que soe falso, ridículo ou irritante é grande.

    Após enfrentar um câncer e ouvir todo tipo de frase, a repórter do "The Guardian", Debora Orr, publicou no jornal britânico uma lista com dez coisas que não devem ser ditas a alguém doente.

    Segundo ela, é ótimo que as pessoas se preocupem, mas às vezes isso se torna excessivo.
    A repórter disse ainda que o melhor era quando recebia e-mails de apoio e a pessoa acrescentava: "Não precisa responder".

    1. "Eu sinto muito por você"

    escreveu. Ela pede então para não dizer isso com o olhar e nem mesmo com as mãos, ao dar um tapinha nas costas, por exemplo. Para ela, é melhor dizer:
    2. "Se alguém consegue enfrentar isso, esse alguém é você"

    Orr diz que não é reconfortante saber que você vai entrar em uma batalha com sua doença.
    3. "Você parece ótima"

    diz ela, que contou saber como estava inchada por conta dos remédios e odiava ouvir "mentiras ridículas". Segundo Orr, é melhor esperar que o doente lhe pergunte sobre sua aparência para falar algo a respeito.

    4. "Você parece péssima"

    contou. Orr disse que não teria ligado tanto para a amiga tê-la chamado de gorda, se ela não tivesse levado vários bolos e lanchinhos.

    5. "Deixe-me informado sobre os resultados"

    Por preocupação, as pessoas acabam sendo invasivas e pedem para saber de resultados que podem pedir por mais quimioterapia, por exemplo.
    6. "Eu faço o que puder para ajudar"

    Segundo Orr, toda ajuda é bem-vinda, mas é melhor quando ela é mais direcionada, como você oferecer para buscar as crianças na escola ou fazer supermercado. Aos doentes que ouvirem a frase "eu faço o que puder para ajudar", Orr sugere não ter vergonha e pedir o que quiser sem dó.

    7. "Imagina, suas preocupações são infundadas"

    A repórter diz que é especialmente ouvir isso quando as preocupações tem fundamentos. Orr contou que uma amiga tentou dizer que seria improvável que seu cabelo cairia durante a quimioterapia.
    8. Como é a sensação da quimioterapia [por exemplo]?"

    escreve Orr, que pede para as pessoas esperarem a deixa do doente. Nessas horas, sugere, o melhor durante as visitas é fazer com que a mente do paciente saia do assunto "doença".

    9. "Eu realmente tenho que te ver"

    desabafou. Segundo ela, é realmente irritante quando as pessoas tentam marcar horários na agenda e como era muito melhor quando elas ligavam na hora, perguntando se podiam passar lá.

    10. "Estou terrivelmente chateado com a sua condição"

    Orr disse que quando contou estar com câncer de mama a uma amiga, ela começou a chorar sem parar.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

Compartilhar