• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vegetarianismo

Se são doidas, eu não sei.. mas que eu tenho uma bela desculpa pra continuar recusando Tofu, ahh eu tenho! :dente:

Adoro soja, como carne de soja com gosto até (tem gente que acha ruim/nojento, mas pra mim, é indiferente), e como qualquer outro derivado de soja... normalmente.

Mas tofu.. ah, é ruim demais!!!!

Ah, não sou vegan, e nem pretendo ser. Acho que já como pouca carne e meu cardápio tá ótimo assim.
 
Conheço gente que é vegan desde que nasceu, e não apresenta nenhum sinal de demência... :think:


Dã... a piadinha óbvia, "se são vegans são dementes", dã...

dã... você que fez a piadinha dã...
a idéia era só informar... dã...
dã pra você, tá comendo tofu demais hein? dãa








:mrgreen:
 
É mais questão de saber fazer. Tofu preparado por quem entende do assunto, é delicioso.
 
FERREIRA, Lucas Guimarães, BURINI, Roberto Carlos e MAIA, Adriano Fortes. Rev. Nutr., jul./ago. 2006, vol.19, no.4, p.469-477. ISSN 1415-5273.

As evidências atuais apontam benefícios da dieta vegetariana para a saúde humana. Contudo, a partir da adoção de práticas vegetarianas mais restritivas, confirmam-se os riscos à saúde. As dietas vegetarianas são caracterizadas pelo elevado consumo de carboidratos, fibras, magnésio, potássio, folato e antioxidantes, podendo apresentar deficiências em aminoácidos e ácidos graxos essenciais, cálcio, zinco, ferro e cobalamina. Pesquisas experimentais em humanos indicam que vegetarianos e não-vegetarianos apresentam capacidade aeróbica semelhante. Em relação ao desempenho em atividades de força e potência muscular, as pesquisas são escassas, mas as existentes não apontam diferenças significativas. Situações de risco cardiovascular têm sido confirmadas, devido ao provável quadro de hiperhomocisteinemia, em decorrência da baixa ingestão de cobalamina. As dietas vegetarianas são isentas de creatina, o que resulta em estoques musculares mais baixos nessa população. Possivelmente ocorrem alterações hormonais e metabólicas em resposta às dietas vegetarianas, como baixos níveis de testosterona e androstenediona.


Quem ja leu sobre Vegetarianismo ja leu sobre sua resposta no humor e diminuição da agresividade a q eu culpo a diminuição de testosterona. Os estoques musculares baixos sao a causa da diminuição de atividade caracteristica.


os dentes sao a prova de nossa evoluçao como onivoros e o fato de ainda existirem FUNCIONAIS sao uma prova de sua necessidade diferente do apendice por exemplo.


nenhuma dieta q obriga vc a comer o dia inteiro para suprir a deficiencia de proteina ou q obriga vc a tomar complementos pode ser realista.

Os indices de metais pesados continos nos alimentos vegetais eh muito superior a das carnas ..... uma dieta basica de vegetais pode ser ate perigosa pelos niveis de metais pesados e pelos niveis de agrotoxicos .
 
Em um estudo no qual os participantes (homens) ingeriram 30g de creatina por dia, durante 6 dias, o indivíduo que apresentou o maior aumento de peso corporal (2,5kg), foi um vegetariano. Parece que a captação de creatina pelo músculo é maior em vegetarianos, o que parece ser lógico, pois os vegetarianos apresentam uma reserva de creatina baixa a nível muscular. (fonte)

Em humanos, tipicamente metade da creatina armazenada é originada de alimento (principalmente da carne e peixe). Entretanto, a síntese endógena de creatina no fígado é suficiente para as atividades normais do dia-a-dia. Em função disso, apesar dos vegetais não conterem creatina, os vegetarianos não sofrem de deficiência de creatina. (fonte)


Para mim, particularmente, esse tipo de discussão não leva a lugar nenhum, pois há diversos livros que apoiam o vegetarianismo, e outros diversos livros que são contra, e como eu não entendo nada disso, eu ficaria reduzido a copiar trechos de outros lugares. Porém, eu conheço diversos vegetarianos que não comem o dia inteiro e nem tomam complementos, por tanto isso é puro achismo seu. Para mim a saúde, em média, dos membros da comunidade vegetariana já é evidência experimental suficiente para mim, assim como seus membros ativos e ilustres da sociedade.

Agora, se você for caçar pelo em ovo (Muito metal pesado [grupo que inclui mercúrio e chumbo] em dieta vegetariana? Gostaria de saber mais sobre isso) você acha em qualquer tipo de dieta.


(Kabral, o Logan falou que você tem baixo nível de testosterona. Vai deixar? Eu descia a voadora)
 
(Kabral, o Logan falou que você tem baixo nível de testosterona. Vai deixar? Eu descia a voadora)


Olha o Haran incentivando a violência :lol:. Mas pelo que eu entendi o kabral toma leite e come ovos, o que significa que o colesterol dele é suprido de forma normal e portanto a taxa de testosterona deve ser adequada.
 
poxa cabei de escrever uma pagina inteira e quando fui carregar perdi tudo.


nao se trata de achismo nao, depois q ouvi elatos de amigos meus sobre a dimiuiçao de agressividade q eles sofreram quando se tornaram vegetarianos resolvi pesquisar sobre.


Parece que a captação de creatina pelo músculo é maior em vegetarianos, o que parece ser lógico, pois os vegetarianos apresentam uma reserva de creatina baixa a nível muscular bem isso so prova oq eu disse q sem complexo vitaminico a dieta fica deficitaria. suficiente para as atividades normais do dia-a-dia, isso significa q se vc tiver q correr atras de um onibus, ou ficar em pé um pouco mais q de costume vc esta com problemas... e q uma criança nao deveria ser exposta a esse tipo de dieta.

quanto aos metais pesados, isso vem de um medico conhecido meu, ele faz aqueles testem com cabelos para ver nutrientes homonios etc, e fala q as meninas chegam todas verdinhas la se achando o maximo e quando ele vai ver estao cheias de chumbo, mercurio etc. isso se deve principalmente ao fato de q ao cortar a carne vc multiplica em muito a proporçao de vegetais q ingere para conseguir suprir as necessidades facilmente conseguidas com a carne, isso faz com q se ingira muito mias material contaminado com agrotoxicos e etc. Vc pode dizer q o animal contaminado possui niveis muito maiores no entanto os modelos de criaçap para abate redusem as probabilidades de uma contaminaçao enormemente... a nao ser q vc coma peixa e carne do tiete e da baia de guanabara.

Eu nao discuto a pessoa vegetariana e sim seus motivos para tal.

O motivo de kabrinha eh o unico valido em minha opiniao.

nao comer pq nao gosta de ingerir nenhuma criatura viva eh balela pois esses vegetarianos nao consomem apenas leite, Vegetais e sementes sao vivas. alem do q uma dieta basica em laticinios tb nao é saldavel, mamiferos adultos nao digerem muito bem lactose e humanos principalmente os ocidentais tem alguma forma de intolerancia a leite presente em 70% dos casos (se nao me engano].


é mais saudavel. nao nao é nosso corpo nao evoluiu para o vegetarianismo (nao digerimos nem clorofila nem celulose). alem disso os nossos dentes sao irrefutaveis.


o kabrinha sabe q depois q ele pasou a ser vegetariano e passou a andar com o pessoal da letras ele deixou de dizer nerds magrelos e chamar todo mundo pra mao... quer um fato mais evidente q esse?
 
(Kabral, o Logan falou que você tem baixo nível de testosterona. Vai deixar? Eu descia a voadora)
:rofl::rofl::rofl:

Por mais que eu emagreça, o Anão (Logan) será sempre sempre mais magrelinho que eu. :mrpurple:


E, de acordo com pesquisas, apenas 1% da população vegetariana é impotente. :uhu:


nao se trata de achismo nao, depois q ouvi elatos de amigos meus sobre a dimiuiçao de agressividade q eles sofreram quando se tornaram vegetarianos resolvi pesquisar sobre.

(...)

o kabrinha sabe q depois q ele pasou a ser vegetariano e passou a andar com o pessoal da letras ele deixou de dizer nerds magrelos e chamar todo mundo pra mao... quer um fato mais evidente q esse?
:rofl:

Em algum momento, você se cansa de se deixar consumir pelo estresse. Deixar de comer carne também me ajuda nesse processo. :meditando:


Ainda assim, acho que deve-se respeitar que não come carne por motivos de origem ideológica - da mesma forma que reprovo veemente vegetarianos que chamam de "assassinos" quem opta por comer carne.
 
nao se trata de achismo nao, depois q ouvi elatos de amigos meus...
Parece que a....
quanto aos metais pesados, isso vem de um medico conhecido meu....
E, de acordo com pesquisas

Vamos longe com essas fontes confiáveis! :uhu:

nao comer pq nao gosta de ingerir nenhuma criatura viva eh balela pois esses vegetarianos nao consomem apenas leite, Vegetais e sementes sao vivas.

Essa questão já está mais do que esclarecida. Nenhum vegetariano o é para não matar seres vivos, e sim para não matar seres que julga conscientes de si e passíveis de sofrimento e de vontade de viver. Mesmo aquele que fala "não como coisa viva" trata-se de apenas um abuso de linguagem (ou ignorância quanto ao conceito científico), já que o que ele está se referindo ali como vida não é o que a biologia refere-se (referência que inclui até mesmo bacterias).
 
Vamos longe com essas fontes confiáveis! :uhu:



Essa questão já está mais do que esclarecida. Nenhum vegetariano o é para não matar seres vivos, e sim para não matar seres que julga conscientes de si e passíveis de sofrimento e de vontade de viver. Mesmo aquele que fala "não como coisa viva" trata-se de apenas um abuso de linguagem (ou ignorância quanto ao conceito científico), já que o que ele está se referindo ali como vida não é o que a biologia refere-se (referência que inclui até mesmo bacterias).


Tenho orgulho desse meu Saitor! :obiggraz:


Olha só gente, já havia comentado com PAM sobre receitas, e vou começar a postar aqui algumas das que adoro. Eu sei que daria outro tópico, mas não vejo necessidade pela descrição deste.

Se mais alguém estiver afim de trocar receitas... let's go!



FRITADINHA DE BATATA-DOCE COM MOLHO DE RAIZ-FORTE

Ingredientes:


600g de batatas-doces
1 cebola pequena
1 pedaço de raiz-forte fresca de cerca de 5cm
2 maçãs verdes
1 copo de iogurte natural
1 copo de creme de leite fresco
50g de farinha de trigo
2 ovos
20g de manteiga
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de café de açúcar mascavo
1 colher de café de vinagre de vinho branco
noz-moscada
sal
pimenta-do-reino preta


Preparo:

Lave as maçãs verdes e divida-as ao meio, eliminando o talo central. Corte uma delas em fatias finas e reserve-as para a decoração. Descasque a segunda e corte-a em pedaços. Descasque a raiz-forte e bata-a no liqüidificador, juntamente com os pedaços de maçã, até obter um purê homogêneo.

Transfira o composto para uma tigela e acrescente o suco de limão, o vinagre e o açúcar mascavo. Misture com cuidado e tempere com sal e pimenta. Acrescente por fim o creme de leite e o iogurte, mexa com cuidado e leve o molho à geladeira para repousar até o momento de servir.

Descasque as batatas-doces e rale-as em pedaços pequenos. Mergulhe-os por 5 minutos em água fervente com sal, escorra, coloque-os num pano e esprema com delicadeza, pondo-os em seguida numa vasilha grande.

Bata os ovos com sal e pimenta e aromatize com uma pitada de noz-moscada. Despeje o composto sobre as batatas e incorpore a farinha, peneirada, e a cebola, descascada e picada fininho. Misture tudo.

Derreta a manteiga numa frigideira e despeje pequenas quantidades do composto de batatas, bem distanciadas umas das outras. Aperte com uma espátula para obter pequenas fritadas, dourando-as por 2 minutos de cada lado.

À medida que ficarem prontas, distribua as fritadas em pratos e complete cada porção com um potinho de molho de raiz-forte, decorando com as fatias de maçã verde.


Tempo de preparo: Aproximadamente 45 minutos
Tempo de cozimento: Aproximadamente 25 minutos.


* Receita retirada do livro 21 da série "A Grande Cozinha", das Coleções Abril *

;)
 
tou ficando velho....

Vamos longe com essas fontes confiáveis! :uhu:
bem meu caro se vc tivesse lido meu post anterior teria visto logo na PRIMEIRA linha "FERREIRA, Lucas Guimarães, BURINI, Roberto Carlos e MAIA, Adriano Fortes. Rev. Nutr., jul./ago. 2006, vol.19, no.4, p.469-477. ISSN 1415-5273."

alem disso se vc editar assim minhas msgs fica muito facil para falar oq quizer quer ver :vc "esqueceu" uma parte MUITO importante no seu primeiro quote deixa eu botar ela aqui pra vc
EU disse:
resolvi pesquisar sobre

alem disso eu acredito na logica e eu a estava usando quando disse
EU disse:
quanto aos metais pesados, isso vem de um medico conhecido meu, ele faz aqueles testem com cabelos para ver nutrientes homonios etc, e fala q as meninas chegam todas verdinhas la se achando o maximo e quando ele vai ver estao cheias de chumbo, mercurio etc. isso se deve principalmente ao fato de q ao cortar a carne vc multiplica em muito a proporçao de vegetais q ingere para conseguir suprir as necessidades facilmente conseguidas com a carne, isso faz com q se ingira muito mias material contaminado com agrotoxicos e etc. Vc pode dizer q o animal contaminado possui niveis muito maiores no entanto os modelos de criaçap para abate redusem as probabilidades de uma contaminaçao enormemente... a nao ser q vc coma peixa e carne do tiete e da baia de guanabara.

totalmente embasado na lógica..... em suma oq eu disse FAZ sentido... se vc encontrar uma pesquisa qq q refute oq falei por favor ponha o link q eu serei o primeiro a ler.





Essa questão já está mais do que esclarecida. Nenhum vegetariano o é para não matar seres vivos, e sim para não matar seres que julga conscientes de si e passíveis de sofrimento e de vontade de viver. Mesmo aquele que fala "não como coisa viva" trata-se de apenas um abuso de linguagem (ou ignorância quanto ao conceito científico), já que o que ele está se referindo ali como vida não é o que a biologia refere-se (referência que inclui até mesmo bacterias).

acho muito interessante vc questionar minhas fontes quando vc tira centenas de milhares de pessoas por vc mesmo, VC SIM, eu suponho,é ou seria vegetariano pepelos motivos acima, mas creia-me nem todo mundo o é.

ps.: desculpe a rispdes da resposta... mas estou muito cançado para a amenizar, muito embora tenha achado suas questoes interessantes.
 
Nenhum vegetariano o é para não matar seres vivos, e sim para não matar seres que julga conscientes de si e passíveis de sofrimento e de vontade de viver.
Quando eu fui vegetariana foi porque, comendo planta, eu não tinha que me preocupar com gordura, ossinho, pele, nervo ou qualquer coisa desagradável que a gente encontra comendo carne. Até hoje não sou chegada a carne por causa disso.
 
Tenho que te dar parabéns...pois é totalmente correta sua atitude, eu mesmo já tentei parar de comer carne...mas não consegui mais que 3 meses.
Os animais estão aqui bem antes de nós...não podemos chegar dominá-los e come-los.
Mas uma pessoa que se preocupa tanto com a natureza, como você, deve ser totalmente contrária a qualquer coisa ligada a destruição da mesma.
Conheci um rapaz que também não comia carne, mais andava com jaquetas de couro o_O, olhe a contradição...isso é ridículo...então na minha opinião às pessoas que se dizem preocupadas e que gostam da natureza, tem de ser inteiramente defensor da mesma e totalmente contra à qualquer um dos abusos que o homem comete sobre ela.
 
bem meu caro se vc tivesse lido meu post anterior teria visto logo na PRIMEIRA linha "FERREIRA, Lucas Guimarães, BURINI, Roberto Carlos e MAIA, Adriano Fortes. Rev. Nutr., jul./ago. 2006, vol.19, no.4, p.469-477. ISSN 1415-5273."

Quem disse que não li? Eu li todo o seu post, incluso esse trecho, e ainda assim considerei que tais fontes deixam a desejar. Afinal, você acha que um único livro é bibliografia suficiente para qualquer coisa que seja? Que cabe assim, a quem duvida que seja verdadeiro, achar livros que falem o contrário? Duvido que haja em livros um contra-argumento para cada qualquer coisa que dizem por aí.

Você não supõe que, se alguém quisesse realmente convencer alguém de alguma coisa aqui, poderia achar centenas de livros de cunho vegetariano que (por incrível que pareça) traga idéias que defendam o vegetarianismo? Ou nem isso, bastando apenas tratar-se de livros de médicos e nutricionistas que simpatizem com o vegetarianismo?


alem disso se vc editar assim minhas msgs fica muito facil para falar oq quizer quer ver :vc "esqueceu" uma parte MUITO importante no seu primeiro quote deixa eu botar ela aqui pra vc

Eu não esqueci, simplesmente me abstive de responder, pois, como disse e justifiquei, não estava disposto a discutir nutricionismo, assunto que pouco compreendo (e, como escolha pessoal, evito de tomar posições firmes em assuntos que pouco compreendo).

E não houve nenhuma espécie de manipulação na minha edição - ela mostrava as fontes de suas informações, não é necessário eu postar todas as informações que provém delas. O livro pouco valoriza esse conjunto de fontes.

totalmente embasado na lógica..... em suma oq eu disse FAZ sentido... se vc encontrar uma pesquisa qq q refute oq falei por favor ponha o link q eu serei o primeiro a ler.

Embasado na lógica?

Para ser completamente embasado na lógica você precisaria deixar claro que porcentagem da população vegetariana sofre desse mal (isto é, alta concentração de metais pesados). Casos particulares de problemas causados por vegetais pode haver vários, assim como pode haver com outros tipos de alimentos. Precisaria definir o que é "aumentar muito a proporção de vegetais que ingere", já que, a princípio, nenhum vegetariano come uma quantia não saudável de alimentos vegetais (quilos e quilos de alimento), a ponto de aumentar excessivamente sua alimentação fazendo com que quantias insignificantes de detritos tóxicos tornam-se significantes. Precisaria definir o quão grande é o aumento de metais pesados no organismo, pois um bom alimento não deve ser tóxico mesmo se ingerido em uma quantidade maior que a usual.

Alias, uma dúvida, o mercúrio não é acumulativo? Pois se as minas se entupiram de mercúrio num tempo razoavelmente curto (afinal, pelo que você deu a entender, elas mudaram a alimentação para "arrasarem", e não sempre foram vegetarianas e tal), nós, depois de comermos por 40 anos vegetais em escala média/pequena, também estaríamos entupidos de mercúrio.

Agora, para ser lógico mesmo, você poderia falar o que acontece com o fato de não vemos por aí tantos vegetarianos entupidos de substâncias tóxicas (censura de vegetarianos no poder?!), ou como esse resultado muda caso o sujeito se alimentar de ovos ou leite, o que considerável parte dos que se denominam vegetarianos fazem.

E alias, duvido muito que alguém pesquisará algo para contrapor isso aí, cabe a você, se desejar, fazer uma pesquisa séria e melhor elaborada.

acho muito interessante vc questionar minhas fontes quando vc tira centenas de milhares de pessoas por vc mesmo, VC SIM, eu suponho,é ou seria vegetariano pepelos motivos acima, mas creia-me nem todo mundo o é.

Primeiramente (fazendo um link com o post da Tek), eu posso ter me expressado dubiamente, mas em momento nenhum eu quis dizer que TODOS vegetarianos são vegetarianos pelo motivo que citei. O que eu quis dizer que TODOS vegetarianos que se enquadram no trecho que você escreveu, trecho este que eu fizera uma citação (isto é, o trecho dos vegetarianos que "não comem vida") são vegetarianos pelo motivo que eu citei.

Não há necessidade nenhuma de eu conhecer qualquer pessoa nessas condições para concluir isso. Pois, se ela diz que não come vida, e no entanto come, só há duas opções:

1) Ela é uma fanfarrona, pois fala uma coisa e faz outra.

2) O que ela entende por vida não é o que a ciência entende por vida. Motivos:
- ignorância do conceito científico
- conhecimento do conceito científico, mas utilização da palavra num conceito ou aplicação não-científica pessoal e/ou específica /// abuso de linguagem

Em nenhum dos casos a posição dela de ser vegetariana é prejudicada por causa disso.


VC SIM, eu suponho,é ou seria vegetariano pepelos motivos acima, mas creia-me nem todo mundo o é.

O que eu "sou ou seria" não tem nada haver com que eu estou falando, nem tampouco é relevante.

ps.: desculpe a rispdes da resposta... mas estou muito cançado para a amenizar
Sugiro que, quando achar que fora ríspido, vá dormir e reescreva o post no outro dia.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo