• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vegetarianismo

Bem... se for essa preocupação, então saiba que cultivar vegetais causa menos degradação do que cultivar manadas de bois que consomem um monte de vegetais e áreas florestais destruídas e enfim. O cultivo de vegetais é menos agressivo e tal.

Não, não é assim tão simples de comparar. Não dá para ignorar toda água que é poluída no processo de produção agrícola, a contaminação e o desgaste do solo, entre outros diversos fatores. Nenhuma das duas atividades é isenta de culpa, e a comparação quantitativa entre o nível de degradação que as duas causam não pode ser mensurado com exatidão.



Bom, mas e no caso particular do Brasil? Será que é o mesmo caso?

Pois caso medidas fossem tomadas ao menos num nível regional, já seria um bom passo.

Sim, ajuda. Mas não ajuda tanto quanto parece. Estamos vivendo um momento de alta geral no preço dos alimentos. E esse aumento sempre é acompanhado por outro fato, diretamente a ele ligado: o crescimento da má distribuição alimentar. É como eu disse: para quem tem dinheiro, não vai fazer muita (ou as vezes nenhuma) diferença, o alimento continuará a ser consumido. Mas para as camadas pobres da população, o acesso ao alimento irá ficar cada vez mais difícil. E aí o governo precisará agir com intensidade cada vez maior, se quiser continuar com seus planos de auxílios alimentares. Isso aumenta os gastos do governo, que precisará arrecadar mais, e aumentará impostos/contribuições/etc. Nada simples.
 
Não é instinto, é cultural.
Se fosse instinto vc teria nascido grande, com garras ou presas exuberantes.

Vc é carnívora pq aprendeu com seus pais, que aprenderam com o deles e por aí vai!
Não. Procurar roupa quando se está com frio é instinto; escolher uma blusa que combine com a calça é cultura. Comer quando se tem fome é instinto; temperar a salada é cultura. Comer coisas naturais como planta e carne é instinto; comer coisas industrializadas como pão com margarina é cultura.

E não é necessidade.
Acredito que não precise copiar as dezenas de posts que argumentaram nessa linha.
O quê? Carne é uma excelente fonte de proteína, e proteína é muitíssimo necessária ao organismo!

Se é "natural", por que você compra carne "fresquinha" no mercado? Pega a sua lança e vai caçar com suas próprias mãos!
Em primeiro lugar, porque, onde eu moro, só poderia caçar cachorro e passarinho.
Em segundo lugar, porque é aqui que entra a questão da cultura do Duilinho: pra que eu vou me dar o trabalho de caçar se tem o Extra aqui do lado, facilitando a minha vida? O que os pais dos meus pais ensinaram pra eles e eles pra mim é como cozinhar, fritar, temperar carne. E isso é cultura.

Ah sim, e só pq temos uma boca cheia de dentes devemos comer carne?
Não, mas é uma prova de que a Natureza te deu a oportunidade de comer carne.

E se vc mesmo concorda que a degradação do meio-ambiente é um problema complexo, causado pela junção de vários fatores, deixar de comer carne já é um ponto para destruir menos né?!
Não sei, não... O carnivorismo (procurei no Google, existe), não só pela parte dos humanos, mas também dos outros animais carnívoros e onívoros, existe há muito tempo, e não lembro de ter ouvido falar de uma extinção causada por isso. Quais animais costumamos comer? Vaca, porco, galinha, que mais? Sei lá, mas nunca ouvi falar que um deles estivesse em extinção ou que a falta deles estivesse causando um desequilíbrio, até porque são animais de criação.

Só não entendi porque as pessoas tentam mostrar que sua opnião seja melhor...
É, acho que está tendo muita briga em vez de exposição de opinião.
 
Com todo o respeito aos vegetarianos, a alimentação de cada um não diz respeito a mais ninguém.

Mas só peço que evitem o tipo de argumentação de que se é vegetariano por se preocupar mais com a natureza, e por ter mais amor aos seres vivos - no caso os animais que, coitadinhos, sofrem e morrem para satisfazer um desejo humano - do que os demais.

Porque isso é mentira.

Fora isso, sou completamente carnívoro e como tantos cadáveres quanto qualquer um aqui que nao se alimente de luz ou terra.
 
Com todo o respeito aos vegetarianos, a alimentação de cada um não diz respeito a mais ninguém.

Mas só peço que evitem o tipo de argumentação de que se é vegetariano por se preocupar mais com a natureza, e por ter mais amor aos seres vivos - no caso os animais que, coitadinhos, sofrem e morrem para satisfazer um desejo humano - do que os demais.

Porque isso é mentira.

Fora isso, sou completamente carnívoro e como tantos cadáveres quanto qualquer um aqui que nao se alimente de luz ou terra.


Vamos lá... se vc acha que cada um cuida da sua alimentação e não deve interferir na do outro, não precisava ter falado nada além disso (que já teria sido muito de acordo com sua lógica)

E outra, o tópico era para vegetarianos conversarem a respeito.

Vc leu o primeiuro tópico?
 
Que legal que continuamos respeitando o que os outros comem ou deixam de comer. :)




E outra, o tópico era para vegetarianos conversarem a respeito.
Bem, então, colegas vegetarianos: evitem soja todos os dias. Faz mal mesmo. Eu comecei a ter umas tonturas após três semanas tomando leite de soja todos os dias. Então reduzi pra duas vezes por semana. Sugestão de uma colega médica, que também é vegetariana.
 
Para mim não muda tanta coisa: se você chama o papinho X de besteira, você faz o mesmo com as decisões que foram tomadas sobre os argumentos desse "papinho", ou os valores que esse "papinho" tenta justificar. Se você não quer "diminuir os valores dos outros", você poderia simplesmente contentar-se em discordar. (o mesmo com um vegetariano radical que chama seu prato de cemitério)

Bom, eu já expliquei e reexpliquei que tu está entendendo errado o que eu quis dizer. Não vou explicar NOVAMENTE.

Apesar da sua ironia, em momento nenhum essa fora minha opinião.

Eu não fui irônico.

O cara pode ser vegetariano e nazista e ele não será "maior consciência moral que os não-vegetarianos". Mas no que refere-se a sua alimentação, ele tem (segundo essa visão) essa vantagem. Mas leva desvantagem em outras coisas, então o saldo é negativo.

Qual vantagem?

E em que questão exatamente você que chegar com essa "alegada crueldade"? Para mim tal questão é totalmente aplicável ao meu parágrafo que você citou: comer carne implica em apoiar a colocação do animal sobre aquele tipo de condição e tratamento, e comer vegetais não implica o apoio na escravização de crianças.

Também já expliquei isso mais de uma vez. Não vou explicar novamente.

Sim. Mas a evolução fisiológica é lenta a nossos olhos, temos tais dentes porque a milhares de anos atrás isso fora necessário para nossa evolução. Não significa que ainda é necessário, ou que devemos seguir completamente nossos instintos. Não é porque é instintivo que é correto, caso contrário não haveria leis e etc.

Comer carne é necessário sim. Existem proteínas nela que só se consegue replicar artificialmente. E, convenhamos, uma alimentação artificial não é exatamente a mais saudável, né?
 
Bom, eu já expliquei e reexpliquei que tu está entendendo errado o que eu quis dizer. Não vou explicar NOVAMENTE.

Explicações que, para mim, continuam incoerentes. Mas se for para repetir o que for dito, é melhor mesmo que não se repita.

Eu não fui irônico.

Não foi irônico? Quando você diz que "em momento algum" nos meus posts eu fui elitista, querendo dizer que eu fora, você é irônico. A menos que você estava realmente dizendo isso, querendo então qualificar meu post, o que não faz sentido no contexto.

Qual vantagem?

Não vêm ao caso, agora. O que eu quis dizer no post é que, independente de haver vantagem no vegetarianismo, eu não acho vegetarianos mais evoluídos, como você dissera, e dei um exemplo.

Também já expliquei isso mais de uma vez. Não vou explicar novamente.

Você falou, eu mostrei o que acredito ser uma contradição, e você simplesmente falara que "não era essa questão que queria chegar", e sim uma outra questão Y qualquer, como se isso realmente explicasse alguma coisa.

Comer carne é necessário sim. Existem proteínas nela que só se consegue replicar artificialmente. E, convenhamos, uma alimentação artificial não é exatamente a mais saudável, né?

Que proteínas?

Então todo vegetariano tem alimentação artificial ou não é saudável?
 
Comer carne é necessário sim. Existem proteínas nela que só se consegue replicar artificialmente. E, convenhamos, uma alimentação artificial não é exatamente a mais saudável, né?
Comer carne pode ser o que você quiser, exceto necessidade. A única proteína exclusivamente de origem animal é a B12 - que os antigos povos vegetarianos acabavam consumindo por causa a intromissão do protozoário pertinente que produz tal proteína.

Mas hoje, não comemos mais alimentos em condição de semi-putrefação; portanto, tempos modernos exigem uma solução igualmente moderna: B12 artificial.

Mas isso é mais pra quem é vegano, creio. Não tenho certeza se ovo-lactos a encontros em queijo e ovo, já de se averiguar.


Dizer que a carne é a melhor fonte de proteínas em geral não é argumento; não precisamos da melhor fonte, e sim da que é suficiente. Se os que comem carne desejam somente a melhor fonte, que comam só fígado então!
 
Mas isso é mais pra quem é vegano, creio. Não tenho certeza se ovo-lactos a encontros em queijo e ovo, já de se averiguar.



A proteína do ovo e considerada a proteína mais completa de todas, a ponto de ser chamada de proteína padrão em nutrição. Isso tem uma certa lógica, pois é óbvio que o ovo deve conter todos os nutrientes necessários a formação de uma nova vida, já que serão animais que não terão como ser alimentados durante a sua formação até o nascimento. É por isso que eu respeito os ovo-lacto-vegetarianos (é assim que escreve?), pois sabem fazer uma escolha alimentar adequada.
 
O quê? Carne é uma excelente fonte de proteína, e proteína é muitíssimo necessária ao organismo!
Hmmm deixa ver, vc sabe pq come proteína?
Vou te contar uma coisa, a proteína só serve em organismos vivos ;)
E a proteína que seu corpo precisa, ele mesmo sintetiza.

Vou contar outra, a proteína é uma partícula grande demais para ser absorvida pelo organismo.

Para ser digerida, seu aparelho digestório separa as substâncias que formam as proteínas que vc ingeriu, essas sim importantes: Aminoácidos.

E aminoácidos a gente encontra em vegetais, ovos, leite e derivados.

Não, mas é uma prova de que a Natureza te deu a oportunidade de comer carne.
Hmmmm a natureza tbm deu cérebro e consciência para procurarmos formas alternativas de saciar nossas necessidades, até as mais básicas... Né?!

Logo, temos o direito de escolher o que comemos e com a capacidade de provar que nenhuma deterioração é percebida...

Não sei, não... O carnivorismo (procurei no Google, existe), não só pela parte dos humanos, mas também dos outros animais carnívoros e onívoros, existe há muito tempo, e não lembro de ter ouvido falar de uma extinção causada por isso. Quais animais costumamos comer? Vaca, porco, galinha, que mais? Sei lá, mas nunca ouvi falar que um deles estivesse em extinção ou que a falta deles estivesse causando um desequilíbrio, até porque são animais de criação.

Se o consumo de alimentos fosse feito no volume que é e dependesse do ciclo da natureza para suprir, não teria comida pra muito mais gente... :think:

Mas não acontece, né?!

É, acho que está tendo muita briga em vez de exposição de opinião.

Concordamos em alguma coisa, afinal rs

--

A propósito, detesto leite de soja hahaha
Mas carne de soja eu adoro... vai entender :think:

Poderíamos elaborar alguma coisa entre receitas e listas de estabelecimentos que incentivam essas práticas né?!
 
Última edição:
Mas isso é mais pra quem é vegano, creio. Não tenho certeza se ovo-lactos a encontros em queijo e ovo, já de se averiguar.

A necessidade da Vitamina B-12 é pequena. A dose diária recomendada é de 2 microgramas (mcg), e os estudiosos acreditam que 1 mcg/dia pode ser suficiente [1]. A deficiência é rara, já que nossos organismos normalmente armazenam suprimentos de B-12 para vários anos, conservando-a e reabsorvendo-a dos nossos resíduos.

(...) As fontes de B-12 incluem cereais enriquecidos, leite de soja enriquecido, suplementos e levedura nutritiva enriquecida.

Os lacto-ovo-vegetarianos que ingerem uma variedade de alimentos não têm problema em atender todas as necessidades vitamínicas, incluindo a B-12. Os lacto-vegetarianos também têm pouca dificuldade em obter B-12 em suas dietas. Entretanto, os vegans podem sofrer de deficiência de B-12 se não fizerem o esforço consciente de incluir uma fonte confiável de B-12 em suas dietas.

http://www.ivu.org/portuguese/trans/tvs-b12.html

O que está de acordo com várias páginas achadas no Google.
 
Se leite de soja enriquecido possui B12, então os vegans deviam procurar o leite de soja da Batavo, inclusive é enrquecido com cálcio, acho mais saboroso que leite comum.



A propósito, detesto leite de soja hahaha
Mas carne de soja eu adoro... vai entender :think:

Poderíamos elaborar alguma coisa entre receitas e listas de estabelecimentos que incentivam essas práticas né?!
Bem, há esses links aí...:

http://www.centrovegetariano.org/

http://coisinhasveganas.blogspot.com/

http://cantinhovegetariano.blogspot.com/



...que tem muitas receitas e tal. Tenho mais links aqui, mas acho que com esses três já se pode brincar satisfatoriamente.


Contudo, aqui em casa não seguimos receitas específicas; improvisamos tudo, e fica muito bom. Temperar bem é a chave.
 
Contudo, aqui em casa não seguimos receitas específicas; improvisamos tudo, e fica muito bom. Temperar bem é a chave.

Também acho que o tempero é de grande importância...meu preferido é orégano...acho que às vezes até exagero :mrgreen:

Humm..também improviso bastante na cozinha, acho que faz parte, afinal, na falta de um ou dois ingredientes de uma receita o melhor mesmo é resolver com o que se tem..
 
Concordo com o tempero...
Carne de soja mesmo, tem um sabor meio sem graça, mas se bem temperada, fica absurdamente excepcional!

Vcs costumam comer em casa ou na rua?
Como passo pouco tempo em casa, freqüento alguns restaurantes vegetarianos muito bons aqui perto do trabalho.

Aliás, aqui em SP já tá muito bem difundida essa idéia, já há diversos restaurantes em muitos lugares da cidade.

Esses dias no meu bairro, que ainda parece meio desconectado do mundo, eu vi uma lanchonetezinha com salsicha e hamburgueres de soja, achei um avanço incrível.
 
Hmmm deixa ver, vc sabe pq come proteína?
Vou te contar uma coisa, a proteína só serve em organismos vivos ;)
E a proteína que seu corpo precisa, ele mesmo sintetiza.

Vou contar outra, a proteína é uma partícula grande demais para ser absorvida pelo organismo.

Para ser digerida, seu aparelho digestório separa as substâncias que formam as proteínas que vc ingeriu, essas sim importantes: Aminoácidos.

E aminoácidos a gente encontra em vegetais, ovos, leite e derivados.
Ok, o Dr. Copacabana Runners responde essa: click here


Hmmmm a natureza tbm deu cérebro e consciência para procurarmos formas alternativas de saciar nossas necessidades, até as mais básicas... Né?!

Logo, temos o direito de escolher o que comemos e com a capacidade de provar que nenhuma deterioração é percebida...
Como eu disse, os dentes são uma prova de que podemos comer carne. O cérebro tem tantas funções que é difícil assegurar de que uma delas é o que você disse.
Além disso, ninguém vive só de formas alternativas!

Se o consumo de alimentos fosse feito no volume que é e dependesse do ciclo da natureza para suprir, não teria comida pra muito mais gente... :think:

Mas não acontece, né?!
Tem um monte de gente que passa fome. Há várias causas, claro, mas a falta de suprimento é uma delas.

A propósito, detesto leite de soja hahaha
Mas carne de soja eu adoro... vai entender :think:

Poderíamos elaborar alguma coisa entre receitas e listas de estabelecimentos que incentivam essas práticas né?!
Mupy! \o/
 
Geralmente faço minhas refeições em casa...perto da faculdade não tem muitas alternativas para vegetarianos...mas eu também não ajudo :mrgreen: Sou muito chata para comer fora...

Mas perto de onde moro tem um cachorro quente muito bom com as opções lactovegetariana e vegan, além das tradicionais, é claro. Pena que só é aberto à noite...
 
Concordo com o tempero...
Carne de soja mesmo, tem um sabor meio sem graça, mas se bem temperada, fica absurdamente excepcional!
Se você não for vegano, compra o hamburguer de soja da Sadia - que é ótema, temperadinha e tal. Só que tem ovo na composição. Mas o gosto é muito melhor que o hamburguer da Perdigão, 100% vegan, mas meio sem graça.

Vcs costumam comer em casa ou na rua?
Em casa, porque sempre fui fresco pra comer na rua. Contudo, me viro bem. Self service é sempre um alívio, principalmente quando têm saladas e batata frita. Nos fast foods, poucos se salvam, mas o Sub Way por exemplo tem dois sanduíches muito bons, o Vegetariano e o Tomate Seco com Mussarela de Búfula.

Esses dias no meu bairro, que ainda parece meio desconectado do mundo, eu vi uma lanchonetezinha com salsicha e hamburgueres de soja, achei um avanço incrível.
:joy::joy::joy:


Geralmente faço minhas refeições em casa...perto da faculdade não tem muitas alternativas para vegetarianos...mas eu também não ajudo :mrgreen: Sou muito chata para comer fora...

Mas perto de onde moro tem um cachorro quente muito bom com as opções lactovegetariana e vegan, além das tradicionais, é claro. Pena que só é aberto à noite...
Há muitos muitos restaurantes veganos por aqui. A comida é excelente, gosto ótimo e tudo mais; porém, são caros e com horário restrito.
 
Se você não for vegano, compra o hamburguer de soja da Sadia - que é ótema, temperadinha e tal. Só que tem ovo na composição. Mas o gosto é muito melhor que o hamburguer da Perdigão, 100% vegan, mas meio sem graça.

Em casa, porque sempre fui fresco pra comer na rua. Contudo, me viro bem. Self service é sempre um alívio, principalmente quando têm saladas e batata frita. Nos fast foods, poucos se salvam, mas o Sub Way por exemplo tem dois sanduíches muito bons, o Vegetariano e o Tomate Seco com Mussarela de Búfula.

:joy::joy::joy:


Há muitos muitos restaurantes veganos por aqui. A comida é excelente, gosto ótimo e tudo mais; porém, são caros e com horário restrito.

Eu como mais de uma vez por semana o hamburguer da Sadia, não sou vegano não... Ainda sou dependente de derivados do leite.

Principalmente se for nos chocolates hehehe
Se bem que a Nestlé lançou uma marca boa de produtos de soja, a linha Sollys (acho que é isso)...

Gosto do Subway, mas num sei...

E Mupy eu num consigo nem pensar em tomar hehehe :blah:

--

Como vc disse Ka Bral, os self-services sempre salvam a pátria.
Mas aqui onde trabalho, por ser uma região um pouco diferenciada do resto da cidade (Higienópolis, perto da Paulista) sempre tenho boas alternativas, e de vez em quando eu vou a restaurantes especializados, para garantir a saúde hehehe

Estou abaixo do nível dessa conversa, mas a esses vegetarianos que não comem carne por "pena" dos animaizinhos que são mortos no processo (se é que aqui tem algum), vejam essa página:

http://carnivorismo.no.sapo.pt/o_que_e.htm

É realmente uma horrível realidade. heheheh

Achei o site de uma excessa falta de criatividade, tentando reciclar muitas das justificativas dos vegetarianos, só que em favor do consumo de carne... Mas se quiser encarar pelo lado cômico, pode até render umas risadas ;)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo