• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vegetarianismo

Olhem, acho que ser vegetariano porque "não é certo matá-los", "não temos o direito", é um motivo bem errado. Cadeira-elétrica pros leões, que só comem carne, então! A Natureza é assim! Cadeia alimentar, lembram? Não há nada de errado em comer animais, eles foram "inventados" pra nos alimentar. Também não podemos nos sentir mal por usar sua pele pra nos esquentar, porque também é invenção da Natureza (vejam bem, os homens das cavernas faziam a mesma coisa, ou seja, é natural).
Já o fato de usar couro ou pele por pura vaidade não é tãão legal (apesar de casaco de pele ser a coisa mais linda *.* ). Ou o amigo do Fagmar que não come carne, mas usa couro... tipo, dã!
 
Faz um tempo que eu venho acompanhando essa discussão. Eu sou um carnívoro convicto, pra mim, em termos de comida, nada supera uma bela picanha mal passada com batatas fritas à provençal. Eu não tenho nada contra os vegetarianos em geral (apesar de pegar no pé do Ka Bral o tempo todo), mas tem uma coisa que me irrita profundamente sobre os vegetarianos por ideal: eu não me meto na vida (ou mesa) de ninguém e não admito que se metam na minha vida (ou mesa). Sabe, esses lances de ficar chamando de "canibal", "teu prato é cemitério", "assassino", etc.

Na verdade isso nem me irrita tanto. O que me irrita mais são os vegetarianos que se acham superiores aos onívoros pelo simples fato de serem vegetarianos. Esse papinho de que é crueldade criar animais, os engordar e os matar para que possamos nos alimentar é pura bullshit. E as crianças escravas no sudeste asiático (ou até mais perto, cansei de ver reportagens sobre trabalho escravo infantil em fazendas do Brasil) que passam os dias colhendo vegetais em troca de um prato de arroz, como fica? É ok se preocupar com a vida dos animais mas ninguém se importa (ou nem sabe) do trajeto que um tomate faz da plantação do agricultor ganancioso até o prato de comida.

Ah, e, apesar de ser um carnívoro convicto, acho que tofú com molho shoyu agri-doce é uma delícia :g:
 
Olhem, acho que ser vegetariano porque "não é certo matá-los", "não temos o direito", é um motivo bem errado. Cadeira-elétrica pros leões, que só comem carne, então! A Natureza é assim! Cadeia alimentar, lembram?

E desde quando o homem selvagem, ou até mesmo um leão, é padrão de comportamento? O homem é um ser totalmente diferente, e sujeito a valores diferentes.

Não há nada de errado em comer animais, eles foram "inventados" pra nos alimentar. Também não podemos nos sentir mal por usar sua pele pra nos esquentar, porque também é invenção da Natureza (vejam bem, os homens das cavernas faziam a mesma coisa, ou seja, é natural).
Já o fato de usar couro ou pele por pura vaidade não é tãão legal (apesar de casaco de pele ser a coisa mais linda *.* ). Ou o amigo do Fagmar que não come carne, mas usa couro... tipo, dã!

Esse fato de vegetarianos usarem roupas de couro, ou remédios que provêm de animais, é algo bastante discutível. Eu acho que, se a pessoa é simpática ao vegetarianismo, quanto mais ela sentir-se viável de não usar tais produtos, é melhor. Assim, se ela não come animais mas usa pele de couro, sua escolha de poupar animais na alimentação não é menos efetiva. Precisa ver o que a pessoa realmente vê como uma necessidade, ou como uma vaidade. No caso de países frios, talvez não haja outra opção. Outras não usam couro, mas fazem uso de remédios. É o caso da pessoa julgar o que é dispensável e o que é necessidade.

Na verdade isso nem me irrita tanto. O que me irrita mais são os vegetarianos que se acham superiores aos onívoros pelo simples fato de serem vegetarianos. Esse papinho de que é crueldade criar animais, os engordar e os matar para que possamos nos alimentar é pura bullshit.

Então peraí, ninguém pode meter-se na sua vida e discutir a validade de sua alimentação. Mas, se um vegetariano vem aqui e mostra seus valores, e o porquê de optar por uma alimentação vegetariana, você pode com toda a liberdade chamar suas escolhas de "besteira"? Se você quer discutir a posição de fulano, deveria sentir-se a vontade de discutir sua própria posição, que provavelmente julga ser próximo ao correto.

E eu não conheço nenhum vegetariano que se acha superior pelo simples fato de serem vegetarianos, mas para mim é totalmente válido ele poder achar que um tipo de comportamento X torna uma pessoa melhor que o Y. Agora, para ela ser de fato superior, teria que somar todos os comportamentos, em todos campos da vida.

E as crianças escravas no sudeste asiático (ou até mais perto, cansei de ver reportagens sobre trabalho escravo infantil em fazendas do Brasil) que passam os dias colhendo vegetais em troca de um prato de arroz, como fica? É ok se preocupar com a vida dos animais mas ninguém se importa (ou nem sabe) do trajeto que um tomate faz da plantação do agricultor ganancioso até o prato de comida.

E o que isso vem ao caso? Irregularidades há em todos os lados, isso não desqualifica a alimentação vegetariana per si. Especialmente nesse caso, que é bastante particular.
 
Um ponto importante que ninguém citou, eu acho, é que a produção vegetal atual é tremendamente dependente de agrotóxicos e defensivos químicos. E pelo amor de Deus, não me peçam para citar fontes, eu convivo com agricultura desde que nasci. Realmente é assim. O tomate por exemplo é uma planta extremamente dependente de tudo quanto é defensivo e como o homem é o consumidor final é muito mais facil ele estar contaminado com produtos químicos de origem de alimentos vegetais do que animais. Para os defensores da tese não comer carne devido ao bem estar animal: a agricultura tradicional, com sua carga pesada de venenos e a modificação da paisagem que causa é responsável pelo desalojamento e morte de vários animais nativos. Todos somos culpados.

Eu continuo dizendo que a única justificativa plausível para o vegetarianismo ou para a alimentação carnívora é o direito que cada pessoa tem de escolher a alimentação que quizer, ou que achar que lhe convém.
 
Então peraí, ninguém pode meter-se na sua vida e discutir a validade de sua alimentação. Mas, se um vegetariano vem aqui e mostra seus valores, e o porquê de optar por uma alimentação vegetariana, você pode com toda a liberdade chamar suas escolhas de "besteira"? Se você quer discutir a posição de fulano, deveria sentir-se a vontade de discutir sua própria posição, que provavelmente julga ser próximo ao correto.

São duas coisas diferentes, meu caro. Uma coisa é discutir mostrando os seus valores. Outra coisa bem diferente é discutir diminuindo os valores dos outros, coisa que eu não fiz. Eu não critiquei a escolha dos vegetarianos, eu critiquei a postura que os vegetarianos por ideal assumem em relação aos que não seguem o mesmo ideal que eles. E eu falei que é besteira argumentar que não come carne por não querer que os animais sofram dentro do contexto (que tu simplesmente tirou) de que existem crianças (tipo, humanas, que nem nós) que sofrem tanto (ou até mais) para colocar vegetais na tua mesa.

E eu não conheço nenhum vegetariano que se acha superior pelo simples fato de serem vegetarianos, mas para mim é totalmente válido ele poder achar que um tipo de comportamento X torna uma pessoa melhor que o Y. Agora, para ela ser de fato superior, teria que somar todos os comportamentos, em todos campos da vida.

Aqui tem um, aqui tem outro, aqui tem outro, aqui tem outro e aqui tem outro.

E o que isso vem ao caso? Irregularidades há em todos os lados, isso não desqualifica a alimentação vegetariana per si. Especialmente nesse caso, que é bastante particular.

Isso vem MUITO ao caso. Um dos principais argumentos que os vegetarianos usam para apedrejar os que optam por uma dieta diferente da deles é a (suposta) crueldade com que os animais são tratados nos abatedouros.
 
São duas coisas diferentes, meu caro. Uma coisa é discutir mostrando os seus valores. Outra coisa bem diferente é discutir diminuindo os valores dos outros, coisa que eu não fiz. Eu não critiquei a escolha dos vegetarianos, eu critiquei a postura que os vegetarianos por ideal assumem em relação aos que não seguem o mesmo ideal que eles.

Ué, chamar de pura besteira ou de papinho o que várias pessoas falam a respeito de seus valores para mim é diminuí-los e encaixa-se perfeitamente na sua crítica.

Aqui tem um, aqui tem outro, aqui tem outro, aqui tem outro e aqui tem outro.

Não compreendi a finalidade disso. Eu me acho superior pelo simples fato de ser vegetariano? Você acha que realmente me conhece ou tem informações o suficiente para chegar a essa conclusão? O que meus posts tem demais? Especialmente os últimos, em que eu falo quase nada.

Acho que quando você começa a julgar minha pessoa, e não minhas falas, a discussão perde sentido.

E eu falei que é besteira argumentar que não come carne por não querer que os animais sofram dentro do contexto (que tu simplesmente tirou) de que existem crianças (tipo, humanas, que nem nós) que sofrem tanto (ou até mais) para colocar vegetais na tua mesa.
(...)
Isso vem MUITO ao caso. Um dos principais argumentos que os vegetarianos usam para apedrejar os que optam por uma dieta diferente da deles é a (suposta) crueldade com que os animais são tratados nos abatedouros.

Apedrejar?! Que exagero.

Enfim, eu ainda insisto na diferença entre os dois casos. Crianças sofrem trabalho escravo não por causa do vegetarianismo, e sim por causa da estrutura do comércio, do capitalismo, enfim, da própria economia da humanidade, onde pessoas usam esse instrumento para lucrarem. O comércio de vegetais foi só um meio onde isso se fazer presente, assim como o comércio de sapatos e tantos outros. Isso não tem nada haver com os vegetais e os sapatos por si, mas sim o mau uso que as pessoas fazem deles. Você (vegetariano ou não), quando ingere vegetais, não apóia o uso de crianças que as fazendas possam fazer (especialmente quando sequer sabe disso), mas apóia a matança de animais para obter carne, pois este é o único jeito de fazê-lo.
 
E desde quando o homem selvagem, ou até mesmo um leão, é padrão de comportamento? O homem é um ser totalmente diferente, e sujeito a valores diferentes.
O que eu estou dizendo é que o carnivorismo (caso essa palavra exista) é uma coisa natural, que a Natureza fez existir para que os seres vivos sobrevivessem. Não é porque o ser humano desenvolveu raciocínio e valores que ele deixou de ser uma criação da Natureza. É instinto e necessidade do organismo.
 
É instinto e necessidade do organismo.

Não é instinto, é cultural.
Se fosse instinto vc teria nascido grande, com garras ou presas exuberantes.

Vc é carnívora pq aprendeu com seus pais, que aprenderam com o deles e por aí vai!

E não é necessidade.
Acredito que não precise copiar as dezenas de posts que argumentaram nessa linha.

--

E que ainda fosse, isso não pode ser incluindo na evolução humana?
Os seres humanos deixaram diversas características que lhes eram naturais para trás.

Há algum tempo o Rei era descendente de Deus.
A igreja era o poder máximo, as mulheres não podiam votar e os negros eram escravos.

Que à sua época eram coisas naturais e imutáveis.
 
Última edição:
O que eu estou dizendo é que o carnivorismo (caso essa palavra exista) é uma coisa natural, que a Natureza fez existir para que os seres vivos sobrevivessem. Não é porque o ser humano desenvolveu raciocínio e valores que ele deixou de ser uma criação da Natureza. É instinto e necessidade do organismo.
Se é "natural", por que você compra carne "fresquinha" no mercado? Pega a sua lança e vai caçar com suas próprias mãos!
 
Ué, chamar de pura besteira ou de papinho o que várias pessoas falam a respeito de seus valores para mim é diminuí-los e encaixa-se perfeitamente na sua crítica.

Ahm, eu falei que o argumento de deixar de comer carne por causa da crueldade contra os animais é besteira, já que crianças são escravizadas para colher vegetais. Em momento algum questionei os valores/decisões de quem resolve comer vegetais.

Não compreendi a finalidade disso. Eu me acho superior pelo simples fato de ser vegetariano? Você acha que realmente me conhece ou tem informações o suficiente para chegar a essa conclusão? O que meus posts tem demais? Especialmente os últimos, em que eu falo quase nada.

Ah sim. Em momento algum nos teus posts tu deu a entender (ou, IMHO, deixou bem claro) que vegetarianos são mais evoluídos e têm maior consciência moral que os não-vegetarianos.... :hanhan:

Enfim, eu ainda insisto na diferença entre os dois casos. Crianças sofrem trabalho escravo não por causa do vegetarianismo, e sim por causa da estrutura do comércio, do capitalismo, enfim, da própria economia da humanidade, onde pessoas usam esse instrumento para lucrarem. O comércio de vegetais foi só um meio onde isso se fazer presente, assim como o comércio de sapatos e tantos outros. Isso não tem nada haver com os vegetais e os sapatos por si, mas sim o mau uso que as pessoas fazem deles. Você (vegetariano ou não), quando ingere vegetais, não apóia o uso de crianças que as fazendas possam fazer (especialmente quando sequer sabe disso), mas apóia a matança de animais para obter carne, pois este é o único jeito de fazê-lo.

Mas não é a questão de matar ou deixar de matar que é o ponto que quero chegar, mas sim na alegada crueldade com que esses animais são tratados, com todos esses argumentos que vocês usam de gado confinado, alimentação para engorde, etc.

Não é instinto, é cultural.
Se fosse instinto vc teria nascido grande, com garras ou presas exuberantes.

Vc é carnívora pq aprendeu com seus pais, que aprenderam com o deles e por aí vai!

E não é necessidade.
Acredito que não precise copiar as dezenas de posts que argumentaram nessa linha.

--

E que ainda fosse, isso não pode ser incluindo na evolução humana?
Os seres humanos deixaram diversas características que lhes eram naturais para trás.

Há algum tempo o Rei era descendente de Deus.
A igreja era o poder máximo, as mulheres não podiam votar e os negros eram escravos.

Que à sua época eram coisas naturais e imutáveis.

Uma coisa é evolução moral, outra é evolução fisiológica. Está no instinto de toda criatura que possui maxilar desenvolvido e dentes (especialmente os caninos e incisivos), comer carne. Eles foram feitos para isso.

Se é "natural", por que você compra carne "fresquinha" no mercado? Pega a sua lança e vai caçar com suas próprias mãos!

Pelo mesmo motivo que muitos vegetarianos vão à feira :think:
 
Para os defensores da tese não comer carne devido ao bem estar animal: a agricultura tradicional, com sua carga pesada de venenos e a modificação da paisagem que causa é responsável pelo desalojamento e morte de vários animais nativos. Todos somos culpados.

Exato. E isso não qualifica o consumo de carne como moralmente mais correto ante o consumo de vegetais, ou vice-versa. Em dias atuais, a produção de qualquer tipo de alimento acaba, no fim das contas, agredindo o meio ambiente. Por que? Por que falta comida no mundo, não somos mais capazes de produzir o necessário para alimentar todas as mais de 6 bilhões de bocas que habitam nosso planeta. Então não é só a produção de carne de animais que chegou a um nível absurdo e cruel, mas também a produção de alimentos vegetais. Ecossistemas inteiros são devastados em nome da produção agrícola.

Além disso, já cansei de ver vegetariano metido a moralista usando sapatinho de couro, jaqueta de couro, etc. Matar animais pra comer não pode, mas para satisfazer um capricho de vestuário pode?
 
Ahm, eu falei que o argumento de deixar de comer carne por causa da crueldade contra os animais é besteira, já que crianças são escravizadas para colher vegetais. Em momento algum questionei os valores/decisões de quem resolve comer vegetais.

Para mim não muda tanta coisa: se você chama o papinho X de besteira, você faz o mesmo com as decisões que foram tomadas sobre os argumentos desse "papinho", ou os valores que esse "papinho" tenta justificar. Se você não quer "diminuir os valores dos outros", você poderia simplesmente contentar-se em discordar. (o mesmo com um vegetariano radical que chama seu prato de cemitério)

Ah sim. Em momento algum nos teus posts tu deu a entender (ou, IMHO, deixou bem claro) que vegetarianos são mais evoluídos e têm maior consciência moral que os não-vegetarianos.... :hanhan:

Apesar da sua ironia, em momento nenhum essa fora minha opinião. O cara pode ser vegetariano e nazista e ele não será "maior consciência moral que os não-vegetarianos". Mas no que refere-se a sua alimentação, ele tem (segundo essa visão) essa vantagem. Mas leva desvantagem em outras coisas, então o saldo é negativo.

Mas não é a questão de matar ou deixar de matar que é o ponto que quero chegar, mas sim na alegada crueldade com que esses animais são tratados, com todos esses argumentos que vocês usam de gado confinado, alimentação para engorde, etc.

E em que questão exatamente você que chegar com essa "alegada crueldade"? Para mim tal questão é totalmente aplicável ao meu parágrafo que você citou: comer carne implica em apoiar a colocação do animal sobre aquele tipo de condição e tratamento, e comer vegetais não implica o apoio na escravização de crianças.

Uma coisa é evolução moral, outra é evolução fisiológica. Está no instinto de toda criatura que possui maxilar desenvolvido e dentes (especialmente os caninos e incisivos), comer carne. Eles foram feitos para isso.

Sim. Mas a evolução fisiológica é lenta a nossos olhos, temos tais dentes porque a milhares de anos atrás isso fora necessário para nossa evolução. Não significa que ainda é necessário, ou que devemos seguir completamente nossos instintos. Não é porque é instintivo que é correto, caso contrário não haveria leis e etc.
 
Exato. E isso não qualifica o consumo de carne como moralmente mais correto ante o consumo de vegetais, ou vice-versa. Em dias atuais, a produção de qualquer tipo de alimento acaba, no fim das contas, agredindo o meio ambiente. Por que? Por que falta comida no mundo, não somos mais capazes de produzir o necessário para alimentar todas as mais de 6 bilhões de bocas que habitam nosso planeta. Então não é só a produção de carne de animais que chegou a um nível absurdo e cruel, mas também a produção de alimentos vegetais. Ecossistemas inteiros são devastados em nome da produção agrícola.

Tem que ver que esse não é o problema de um tipo de alimentação, mas a alimentação por si só. Por isso discordo que alguém que diga que o vegetarianismo é inviável pois incentiva a degradação de ambiente, da disseminação de agrotóxicos, etc. Ora, a alimentação carnívora também incentiva a degradação de ambientes, alguns problemas iguais e outros distintos, o mesmo faz a alimentação onívora (obviamente, afinal é a soma das duas). Se fosse assim não comeríamos. Isso tem que sim ser mudado, mas é uma discussão distinta da discussão que envolve alimentação vegetariana e não-vegetariana.
 
Uma coisa é evolução moral, outra é evolução fisiológica. Está no instinto de toda criatura que possui maxilar desenvolvido e dentes (especialmente os caninos e incisivos), comer carne. Eles foram feitos para isso.

Ah sim, e só pq temos uma boca cheia de dentes devemos comer carne?

Exato. E isso não qualifica o consumo de carne como moralmente mais correto ante o consumo de vegetais, ou vice-versa. Em dias atuais, a produção de qualquer tipo de alimento acaba, no fim das contas, agredindo o meio ambiente. Por que? Por que falta comida no mundo, não somos mais capazes de produzir o necessário para alimentar todas as mais de 6 bilhões de bocas que habitam nosso planeta. Então não é só a produção de carne de animais que chegou a um nível absurdo e cruel, mas também a produção de alimentos vegetais. Ecossistemas inteiros são devastados em nome da produção agrícola.

Há comida no mundo, pro mundo todo.
Ela não é distribuída de forma igualitária pq o mundo em que vivemos é capitalista. Tudo gira em torno do lucro. Há indústria de armazenagem, estocagem e tudo mais para justamente fazer valorizar.

As pessoas não têm acesso à comida e esse é outro problema.

Além disso, já cansei de ver vegetariano metido a moralista usando sapatinho de couro, jaqueta de couro, etc. Matar animais pra comer não pode, mas para satisfazer um capricho de vestuário pode?

:think:

A primeira resposta é que nem todo couro é couro :sacou:
Muita gente já opta pelo "couro sintético".

Podemos dizer tbm que vegetarianismo é só um hábito alimentar para alguns... Nem todo mundo é extremista, concorda?

E se vc mesmo concorda que a degradação do meio-ambiente é um problema complexo, causado pela junção de vários fatores, deixar de comer carne já é um ponto para destruir menos né?!

Só não entendi porque as pessoas tentam mostrar que sua opnião seja melhor...
 
Há comida no mundo, pro mundo todo.
Ela não é distribuída de forma igualitária pq o mundo em que vivemos é capitalista. Tudo gira em torno do lucro. Há indústria de armazenagem, estocagem e tudo mais para justamente fazer valorizar.

Não, não há comida mesmo. A alta dos preços alimentares não é mera especulação criada por estocagem. Sim, a distribuição é mal feita mesmo, inegavelmente. Mas bilhões de pessoas continuam na miséria, sem ter como se alimentar adequadamente. Mesmo com uma redistribuição mais equitativa, teríamos milhões de africanos, indianos, chineses, e assim por diante, morrendo de fome. Na verdade acontece em todo o canto, mas esses são os casos mais críticos. No século 19 Thomas Malthus já escrevia sobre o problema da população crescer mais que a produção de alimentos. Para ele, a primeira crescia como uma P.G., enquanto a segunda como uma P.A. A relação pode não ser bem essa, mas ele não estava totalmente errado, pelo contrário.

Supor um consumo racional para cada indivíduo é utópico. Quem tem dinheiro, vai comprar quanta comida julgar necessário para satisfazer seu desejo, não sua necessidade. Infelizmente, é verdade.


:think:
A primeira resposta é que nem todo couro é couro :sacou:
Muita gente já opta pelo "couro sintético".
Poucas pessoas. Couro sintético não tem a mesma qualidade. Além disso, o consumo de tais bens não se dá de maneira totalmente consciente sobre esse aspecto. Eu mesmo já comprei calçados de couro e só depois me lembrei dessa questão. Preferia não ter comprado.


Podemos dizer tbm que vegetarianismo é só um hábito alimentar para alguns... Nem todo mundo é extremista, concorda?
Claro. O problema é alegar como justificativa para tal hábito a morte causada aos animais, enquanto se usa roupas e calçados de couro.


E se vc mesmo concorda que a degradação do meio-ambiente é um problema complexo, causado pela junção de vários fatores, deixar de comer carne já é um ponto para destruir menos né?!
Concordo. Mas é aquela coisa: Consumimos menos carne, e trocamos por vegetais? Continua a degradação. Fazemos o inverso? Continua a degradação. Estaremos trocando 6 por meia dúzia. Ainda não vi nenhum estudo que faça comparações quantitativas entre os níveis de degradação causados (até por que é algo difícil), mas já li muita coisa mostrando que ambas as opções causam muito estrago.
 
Última edição:
...é bem comum ver o pessoal que come carne meio que se justificando e "deixando claro" que "há exploração de criancinhas de qualquer jeito!", e "somos feitos pra comer carne, não tem jeito!", etc e tal. :)


E parece que se ofendem com a simples visão de alguém que decide não comer mais carne. :)


E citam sempre sempre os veganos extremistas e chatos - que por sinal, também odeio. :)


Não precisam se justificar. Comam carne e pronto. Não precisam provar que estão "certos". :)


Concordo. Mas é aquela coisa: Consumimos menos carne, e trocamos por vegetais? Continua a degradação. Fazemos o inverso? Continua a degradação. Estaremos trocando 6 por meia dúzia. Ainda não vi nenhum estudo que faça comparações quantitativas entre os níveis de degradação causados (até por que é algo difícil), mas já li muita coisa mostrando que ambas as opções causam muito estrago.
Bem... se for essa preocupação, então saiba que cultivar vegetais causa menos degradação do que cultivar manadas de bois que consomem um monte de vegetais e áreas florestais destruídas e enfim. O cultivo de vegetais é menos agressivo e tal.
 
Última edição:
Depois que vi um porco sendo morto, não comi mais.Mas, é até hipocresia da minha parte falar isso, porque como e adoro peixe, pesco e limpo ele na boa. Então, a vida de um porco é mais importante que a de um peixe? Não sei.
Mas, o que me deixe balanceada é o sofrimento que o porco passa ao ser morto que é visivelmente mais doloroso que a morte de um peixe.
Confesso que eu sou muito influenciável, não como outras carnes com pena do animal que sofre tanto na hora da morte. Pode até ser uma visão tola da minha parte, mas sou assim. Também conheci pessoas que pararam ou diminuíram o consumo de carne, após ver como matam brutalmente os animais. Há um documentário que mostra isso, agora não estou lembrando =/
No entanto, falar que uma pessoa vegetariana é melhor, é tolice.
 
Não, não há comida mesmo. A alta dos preços alimentares não é mera especulação criada por estocagem. Sim, a distribuição é mal feita mesmo, inegavelmente. Mas bilhões de pessoas continuam na miséria, sem ter como se alimentar adequadamente. Mesmo com uma redistribuição mais equitativa, teríamos milhões de africanos, indianos, chineses, e assim por diante, morrendo de fome. Na verdade acontece em todo o canto, mas esses são os casos mais críticos. No século 19 Thomas Malthus já escrevia sobre o problema da população crescer mais que a produção de alimentos. Para ele, a primeira crescia como uma P.G., enquanto a segunda como uma P.A. A relação pode não ser bem essa, mas ele não estava totalmente errado, pelo contrário.

Bom, mas e no caso particular do Brasil? Será que é o mesmo caso?

Pois caso medidas fossem tomadas ao menos num nível regional, já seria um bom passo.

Supor um consumo racional para cada indivíduo é utópico. Quem tem dinheiro, vai comprar quanta comida julgar necessário para satisfazer seu desejo, não sua necessidade. Infelizmente, é verdade..

É o mesmo que aquela famosa questão "Ninguém recicla e todo mundo polui. Porque então eu me preocuparia em não poluir e reciclar?"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo