• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vegetarianismo

...da mesma forma que temos de agüentar críticas gratuitas de quem come carne. Todo mundo enche o saco de alguma forma.

Pelo menos de minha parte... eu jamais critiquei vegetarianos. No entanto, defendo ferozmente o meu direito de comer o que quiser sem ter que aguentar sermões e pregações ideológicas. Ou pior: entrar uma pessoa dentro da minha casa e recusar um prato no almoço com o típico
" obrigado, mas não como cadáveres". Cúmulo de desrespeito. São essas e outras que acabam por minar nossa tolerância, até mesmo com os vegetas legítimos ( e olha que o legítimos aqui se refere àqueles que cuidam de si e não enchem o saco dos outros). É o de sempre: os inocentes pagam pelos culpados, tônica mestra da vida! :mrgreen:

...mas o tópico já está se direcionando para vegetarianos trocarem experiências e tal. Ninguém mais está atacando quem come carne; a recíproca, no entanto, nem sempre se mostra verdadeira.

Nops. Estava de fato, até que um de vcs começa a provocar de novo... a ponto de me fazer postar! Ou vc acha que eu postaria num tópico desses por mera distração? Tá me desconhecendo, Ka? :roll:


Ou... e vocês, que comem carne, namorariam alguém que não come? =]

Namoraria numa boa. Mas não me casaria com ele, exceto se ele se dispusesse a cozinhar o próprio almoço. Porque eu jamais me daria ao trabalho de ficar inventando pratos mirabolantes e saborosos sem minha matéria predileta e sangrenta ... :bruxa:
Por outro lado, eu sequer namoriaria um figura que não bebesse. E nem por isso condeno os abstêmios. O fato é que a vida ao lado dele seria tãããããão chata... :drunk:

PS1: Ka, não entendi a aposta... que aposta? Vc publicou alguma coisa e não me contou? :ahhh:

PS2: O que esse tópico está fazendo no Ciência afinal?
 
PS2: O que esse tópico está fazendo no Ciência afinal?

Bom...pus o tópico aqui porque acredito que o "cardápio" de cada um liga-se diretamente a sua saúde, então já que o tema é vegetarianismo (uma possível escolha)...mas tem alguma sugestão de um local melhor para ele?


Não vejo problema em namorar alguém que não seja vegetariano...como em qualquer relação conjugal cada um teria que respeitar as escolhas do outro, nada muito complicado...
 
Bom...pus o tópico aqui porque acredito que o "cardápio" de cada um liga-se diretamente a sua saúde, então já que o tema é vegetarianismo (uma possível escolha)...mas tem alguma sugestão de um local melhor para ele?

Não, isso é coisa dos moderadores, embora eu acredite, particularmente, que o Comunidades seria mais adequado. É que a princípio o termo "saúde" aqui me parece mais algo ligado à medicina, genética, tecnologia da saúde, por assim dizer...
 
Eu já acho que o tópico está no lugar certo, se a alimentação não for ligada à saude não sei mais o que possa ser...
 
Eu acredito que alguem deixar de comer carne por que tem nojo. ou pelo fato do sofrimento dos animais, é até aceitavel e parece algo nobre. Mas o fato de não comer a carne por que uma vida animal foi tirada (mesmo se for indolor), eu acho meio extremo, e vegans, eu acho totalmente extremo e longe da minha compreensão.

E usar esse argumento da vida pra justificar, eu não entendo também, ja que qualquer praga que tiver em alguma plantação, tem de ser eliminada pra preservar os vegetais que vcs comem. Essa vida também não conta? Tipo ratos?

Pra mim animais serem mortos e comidos é algo natural, por isso eu não tenho nenhum receio.
 
olá; eu já fui vegana...muitos anos mesmo...hoje infelizmente devido a profissão (nutrição) sou obrigada a lidar com produtos de origem animal (inclusive com animais humanos sem coração) acho que toda escolha é válida quando consciente...dizer que se gosta de carne, vá lá!! Más sinto muito por aqueles que dizem que não há outra opção... é realmente falta de informação...comam o que for melhor para seus corpos e principalmente aquilo que combina com seu coração....mantenham a saúde e preferencialmente, sejam contra a desumanidade contra os animais e contra outros seres humanos (o que ocorre por omissão ou por preconceito).
 
Na minha opinião, se conseguimos comer o que comemos, é porque nós somos estruturados para termos um dieta diversificada, incluindo produtos de origem animal, e, à exceção do sal, todos os outros alimentos envolvem tirar alguma vida, animal, vegetal, fungi... o que for. Nos abatemos mais com os animais porque estamos mais próximos deles, é uma questão de referencial.

Claro, não vejo nada contra os que não querem consumir carne ou outros produtos de origem animal, por quaisquer motivos. Mas eu, pessoalmente, não acho que haja nada demais em comer carne.

O importante é ter uma boa dieta, qualquer que seja sua opção (não, eu não a tenho também).
 
bem... como podem imaginar, não li todos os posts deste tópico! li a primeira página e parte da segunda!...

e por isso queria lembrar (se já não foi lembrado) que enquanto eu como todos os dias, fartamente, felizmente, carne, peixe, legumes, frutos etc!... em países em desenvolvimento e fracamente preparados para sobreviver, milhares de pessoas morrem de fome por dia e a carne é a principal fonte de alimento dessas pessoas...

Eu sei que eu posso, na minha sociedade, escolher entre comer carne ou não... no entanto, acho que é a lei natural da vida, uns matam para comer os outros! a Natureza é assim! existem ciclos da vida, a planta nasce, a planta serve de alimento para o animal herbívoro, o animal serve para alimento a outro animal, e por aí adiante...

não condeno de forma alguma!!! as pessoas que são vegetarianas ou que seguem qualquer outro regime alimentar, agora, que os argumentos que usam nem sempre são grande coisa é verdade!...

o sofrimento animal no abatimento, por exemplo, é regulado, mas para se cumprir, cada um deve exercer o seu direito cívico e obrigar o estado e todos à sua volta a respeitar as regras...

a destruição de uma vida! as plantas, como já foi dito são seres vivos e ninguém se preocupa com eles! (aí aqueles que comem apenas frutos talvez possam falar disso!)
E muitos vegetarianos comem (não consigo perceber porquê!) ovos, por exemplo, que são um derivado animal e ainda por cima, um ser vivo potencial! e ainda por cima! (atenção! estou a constatar um facto e não a acusar ninguém!) existem pessoas que simplesmente não comem carne mas n comem peixe!!! os peixes são seres vivos! e sofrem!


bem...
tenho de ir!
;D
 
Não deves por acaso saber o que são animais OMNIVOROS

Os humanos são omnivoros, portanto comem tanto CARNE, como LEGUMES e VERDURAS

Portanto, toda a tua bonita teoria foi por agua a baixo: faz parte do ciclo natural das coisas, os animais Omnivoros comerem tanto carne como verduras

Concerteza, o pessoal do forum tem perfeita noção de que somos omnivoros, ao contrario de ti, que te metes a falar de ordem natural das coisas sem sequer te lembrares desse facto

Para alem disso, os ovos não constituem parte integrante dos alimentos que os vegetarianos ingerem, isso é certo e sabido!

E aqueles que se proclamam vegetarianos e que se alimentam tambem de ovos, não são vegetarianos.... "puros", se é assim que lhes devo chamar

Ora, é tão inaceitável que uma pessoa não goste de vegetais e não os coma, como uma pessoa não conseguir comer carne e apenas comer verduras e legumes.
 
Última edição:
Assisti duas palestras no último mês sobre o óbvio que não havia me tocado.

Prezados, de ambas as partes: aproveitem enquanto podemos ter escolha do que comer. Pois logo não haverá escolha. :twisted:


*******

Materials for susteinable development: the key role of nanostructure
Prof. Enrico Traversa da Università degli Studi di Roma "Tor Vergata"

Basicamente falou sobre a necessidade de fontes alternativas de energia. E por um motivo simples: sem energia não temos como ter comida barata.

Dois exemplos de civilização que cresceu exponencialmente com energia abundante em um momento e depois quando acabou, foram drásticamente reduzidas da população. (ou simplesmente morreram)

Para ter uma idéia quantitativa, Greenland (energia: grama) e Ilha da Páscoa (energia: palmeiras) apresentam o mesmo comportamento temporal considerando-se as etapas ignorância - abundância - término da energia:

densidade populacional inicial: dezenas (20, 50)
com energia : milhares (10.000, 50.000 pessoas)
quando acaba energia, volta para o estágio anterior (20, 30)

Em termos de população do planeta:
população sem energia 300 milhões,
com energia fácil 6 bilhões,
acabando com a energia, voltamos ao patamar de 400 milhões

Para as populações de Greenland e Ilha da Páscoa (o que diabos eles estavam pensando quando cortaram a última árvore e não foi para fazer canoa?) duvido que tenham morrido: devem ter migrado. A questão terrível que nossa geração de cientistas enfrenta é: não haverá lugar para migrar, portanto a conclusão natural é que 5 bilhões irão morrer.

Encontrei os gráficos que Dr. Traversa usou em um artigo um pouco "chamativo demais", mas deve agradar ao público em geral:

http://www.mnforsustain.org/energy punctuation marks morrison.htm

*******

Criação do CBTE (Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol)
Prof. Marco Aurélio P. Lima - UNICAMP

Da cana de açucar - que é a mais eficiente energia solar dentre todas para gerar alcool - ainda assim não estamos aproveitando tudo: 1/3 da cana vira alcool (caldo), outros 2/3 vira fumaça sem uso (queimadas da palha e do bagaço). O desafio: método barato de tranformar moléculas tipo celulose da cana em etanol.


********

A combinação dos dois trabalhos, me fez pensar que o problema não é "este tipo de alimento faz mais mal para o meio ambiente" tão somente. A sociedade moderna e nossa própria saúde dependem de um fator simples: a comida chega até nós com um preço acessível.

Tire o petróleo da jogada e automaticamente não teremos comida em nossa mesa. Claro que a cana de açúcar tira áreas agriculturáveis, mas é ainda pior um mundo sem combustível para fazer chegar comida à mesa das pessoas. Ainda estamos com uma vantagem: a cana é mais eficiente que o milho ou a batata, ou seja, a porcentagem do comestível que vai virar alcool é bem menor que os americanos.
 
Não deves por acaso saber o que são animais OMNIVOROS

Os humanos são omnivoros, portanto comem tanto CARNE, como LEGUMES e VERDURAS

Portanto, toda a tua bonita teoria foi por agua a baixo: faz parte do ciclo natural das coisas, os animais Omnivoros comerem tanto carne como verduras

Concerteza, o pessoal do forum tem perfeita noção de que somos omnivoros, ao contrario de ti, que te metes a falar de ordem natural das coisas sem sequer te lembrares desse facto

Não percebi!... lol

Nómin disse:
Para alem disso, os ovos não constituem parte integrante dos alimentos que os vegetarianos ingerem, isso é certo e sabido!

E aqueles que se proclamam vegetarianos e que se alimentam tambem de ovos, não são vegetarianos.... "puros", se é assim que lhes devo chamar

8-)
foi isso que eu quis dizer! estava a dizer que mts "vegetarianos" nem vegetarianos são! (mais uma vez, sem querer acusar ninguém daqui do fórum, apenas constatando que conheço pessoas assim! que se afirma vegetarianos e depois fazem isso!)...

Nómin disse:
Ora, é tão inaceitável que uma pessoa não goste de vegetais e não os coma, como uma pessoa não conseguir comer carne e apenas comer verduras e legumes.

sim, concordo contigo! por isso é que não tenho nada contra vegetarianos! simplesmente não concordo com alguns argumentos...

;D
 
Última edição:
Não percebi!... lol

Metes-te-te a falar da ordem natural das coisas

Eu informei, que, segundo a ordem natural das coisas, pelo facto de sermos OMNIVOROS, tanto podemos optar por carne ou peixe, em resposta a este excerto:

Eu sei que eu posso, na minha sociedade, escolher entre comer carne ou não... no entanto, acho que é a lei natural da vida, uns matam para comer os outros! a Natureza é assim! existem ciclos da vida, a planta nasce, a planta serve de alimento para o animal herbívoro, o animal serve para alimento a outro animal, e por aí adiante...
 
pronto... nós somos omnívoros, eu sei, mas posso escolher entre comer e não comer carne... até podia escolher n comer! lol

e quanto à "lei natural da vida"... eu disse aquilo em relação a caçar ou matar animais para comer... é a lei do mais forte, um caça o outro animal para comer... como o exemplo já dado dos leões que caçam outros animais para comer, enquanto nós fizermos o mesmo, não acho anormal nem errado!... por exemplo, a caça desportiva, já não sou de acordo, pk é simplesmente pelo prazer de matar!...

ao dizeres que somo omnívoros só confirmaste o que eu disse, que podemos escolher o que comer, porque somos capazes de comer "de tudo"...
 
pronto... nós somos omnívoros, eu sei, mas posso escolher entre comer e não comer carne... até podia escolher n comer! lol

e quanto à "lei natural da vida"... eu disse aquilo em relação a caçar ou matar animais para comer... é a lei do mais forte, um caça o outro animal para comer... como o exemplo já dado dos leões que caçam outros animais para comer, enquanto nós fizermos o mesmo, não acho anormal nem errado!... por exemplo, a caça desportiva, já não sou de acordo, pk é simplesmente pelo prazer de matar!...

ao dizeres que somo omnívoros só confirmaste o que eu disse, que podemos escolher o que comer, porque somos capazes de comer "de tudo"...

Quando a somos responsáveis pela extinção de inumeras raças devido á caça intensiva que lhe fizeram, quando poluimos o planeta que partilhamos com mais uns milhares de animais, penso que deixar de os matar é o minimo que devemos fazer.

Apesar de tudo, isto é só garganta, eu sou carnivoro, odeio vegetais
 
Última edição:
Quando a nossa raça é responsável pela extinção de inumeras raças devido á vaça intensiva que lhe fizeram, quando a nossa raça polui o planeta que aprtilha com mais uns milhares de animais e plantas, penso que deixar de os matar é o minimo que devemos fazer.

Apesar de tudo, isto é ´só garganta, eu sou carnivoro, odeio vegetais

lol... eu sou mesmo omnívoro, como de tudo...
se realmente fizemos o que estás a dizer, deixariamos de comer? porque se deixassemos de matar os animais também deveriamos deixar de matar as plantas, porque elas são tanto seres vivos como os animais, a diferença é que os animais têm cerebro e sentem dor, enquanto que as plantas não têm cérebro e acredita-se que n sentem dor...
portanto, se os animais forem mortos com dignidade e sem dor, não vejo o porque de o deixarmos de fazer...

se for sempre, claro, com cuidado!...
 
lol... eu sou mesmo omnívoro, como de tudo...
se realmente fizemos o que estás a dizer, deixariamos de comer? porque se deixassemos de matar os animais também deveriamos deixar de matar as plantas, porque elas são tanto seres vivos como os animais, a diferença é que os animais têm cerebro e sentem dor, enquanto que as plantas não têm cérebro e acredita-se que n sentem dor...
portanto, se os animais forem mortos com dignidade e sem dor, não vejo o porque de o deixarmos de fazer...

se for sempre, claro, com cuidado!...

Porque as plantas como a Soja, alface, couve e cenoura, são cultivadas por nós, e por isso não se extinguem. Ao contrário das Árvores de grandes florestas que são necessárias para renovar o ar.

Quanto á dor dos animais, por amor de deus. Já viste matar alguma galinha? Se já viste, sabes que a galinha é-lhe cortada a gargante a ela fica ali, viva, com o epscoço todo cortado durante nãos sei quanto tempo. Já para não falar, daquelas pessoas que aproveitam o sangue que expremem da garganta dela durante 20 minutos (depois disso ela continua viva, mandam.na para um canto onde ela fica ainda a contorcer-se). E isto eu sei, pois já fiz a matança de várias galinhas, e normalmente calha-me o agradavel serviço de mexer o sangue, pois ele tem que ser mexido enquanto é expremido para o vinagre, e muitas vezes salpica-me sangue para a cara quando lhe é cortada a garganta. Isso tanto no Monte do meu avô como nos grandes aviários. Grande dignidade. Um porco é-lhe igualmente espetada uma faca no pescoço.

E as lebres e coelhos? O pai do meu vizinho atropelou uma lebre, não a matou pois ia razoavelmente devagar, apenas lhe deve ter lesionado na perna. Trouxe-a para casa, e sabes como a matou? Esfolou-a. E foi assim que ela morreu, quando lhe arrancou a pele. Assisti a isto.
 
Última edição:
hum... eu sei que existem mts casos desses, e não acho que estejam certos... no entanto, um veado também sofre quando o leão o mata e no entanto, nós não dizemos que o leão não devia fazer aquilo!...

e os animais também são tratados por nós e são "cultivados", nem sempre em boas condições é verdade...

eu gosto mt de arroz à cabidela, com o sangue da galinha, e se para eu o comer, uma galinha vai ter de morrer e mesmo sofrer um pouco, aguento bem!... só porque ela sofre não vou passar a comer comida que n sofra... todos os animais fazem isso... faz parte! se nós não fossemos o "topo" da cadeia alimentar, com certeza que sofreriamos quando nos matassem para sermos comidos... são as Leis da Natureza...
 
hum... eu sei que existem mts casos desses, e não acho que estejam certos... no entanto, um veado também sofre quando o leão o mata e no entanto, nós não dizemos que o leão não devia fazer aquilo!...

e os animais também são tratados por nós e são "cultivados", nem sempre em boas condições é verdade...

eu gosto mt de arroz à cabidela, com o sangue da galinha, e se para eu o comer, uma galinha vai ter de morrer e mesmo sofrer um pouco, aguento bem!... só porque ela sofre não vou passar a comer comida que n sofra... todos os animais fazem isso... faz parte! se nós não fossemos o "topo" da cadeia alimentar, com certeza que sofreriamos quando nos matassem para sermos comidos... são as Leis da Natureza...

Desvantagens do Homem ser um animal racional.

A Racionalidade do ser humano, trouxe muitos sentimentos desconhecidos pelos animais, e entre eles está a sensibilidade.

Há pessoas mais sensiveis que eu e tu e que não conseguem comer o Arroz de Cabidela ( é "de" não "á") por pensar que um animal, sofreu, e muito, para eles se deliciarem.

Depois há o facto de que, apesar de o leão torcer o pescoço dos antílopes para os matar, e ás vezes esse processo é longo, ele não o expreme durante meia hora para a sua leoa fazer um arrozinho de cabidela -.-

Por fim, o homem é o unico animal que sente prazer em matar. Isso condena-o, e por mais que justifiquemos a matança dos animais com a necessidade de comer, que realmente é um argumento válido, existe o factor de que muitos de nós, muitos mesmo, sente prazer em ver animais morrer.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo