• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vcs cuidam bem dos livros ou os maltratam?

Isso depende se o livro for meu e se eu gostar do livro cuido dele como se fosse a jóia mais rara do mundo, mas se ele for uma porcaria ai eu deixo ele la no canto do armario e vou uma vez a cada seis meses verificar se ainda esta inteiro.
Mas se o livro for de outra pessoa ai:yep: eu cuido com muito cuidado (pode ser ruim ou horrível) afinal o livro não é meu.
Agora pra emprestar livro eu ate empresto mas se tiver qualquer defeito no livro quando ele voltar coitada da pessoa que me devolver eu viro uma fera (ate mesmo com os livros ruins.)
 
Meus livros são bem cuidadinhos, sem orelhas de burro, sem sujeira, sem riscos, sem rasgos...só tem uma coisa que me incomoda nos livros que ainda vem com páginas papel branco e não em papel chamois (meio amarelado), as páginas brancas começam a ficar manchadas de amarelo. Triste isso, alguém sabe de algum produto, mandinga ou simpatia?
 
arabel, passa soda cáustica que melhora.
Ah, eu cuido mais ou menos dos meus livros.Ora sim, ora não, mas, de qualquer forma, sempre tenho cuidado; mas não dá pra evitar quando ele acidentalmente cái da minha mão.Não tenho muito cuidado com eles, pois me importo mais com o conteúdo, e não se a capa está um pouco virada ou amarelada.
 
Antigamente nao tinha tanto cuidado com livros, mas eu aprendi. Cuido direito dos livros, tanto os meus quanto os que pego na biblioteca ou emprestados. Os da biblioteca dá até vontade de fazer uma geral certas vezes e até dá uma ideia de "ah, se ninguem cuida e ele está desse jeito, não vou colocar num plastico quando for botar dentro da bolsa...", mas já virou costume. Depois que o meu SdA da Sociedade ganhou de presente uma marca de quimado por cigarro (que não dá para ver de fora, só na parte de dentro da capa) descolei umas capinhas bacanas transparentes...
 
Meu quarto parece uma Biblioteca...eu normalmente cuido deles todo fim de semana...é o unico tempo em que fico em casa...minha estante de livros sempre está limpa, tenho alguns que estão bem velhos e surrados mais em boa forma, rsrsrs, tenho muito ciumes deles...
 
Cuido deles como se fosse minha vida,quanto mais eu gosto dahistória, mais cuidado eu tenho com eles.
Eu guardo cada um no seu saquinho individual, colocados na estante por ordem de altura. Lugar sequinho e arejado p/ não correr nenhum risco!!
Mas as vezes exagero, ganhei a coleção completa do Harry Potter do meu noivo e não tive coragem p/ emprestar p/ ele o 6 e o 7, que ele ainda não leu >.<' E olha que ele merece!! Mas assim que ele devolver o Crepusculo eu vejo se posso confiar ^^
 
Cuido muito bem, não empresto livros a ninguém (nem cds e dvds), e compro assim que vejo algo que gosto... não parei para contar, mas devo ter uns 300 (fora os didáticos)...
 
Última edição:
Mas as vezes exagero, ganhei a coleção completa do Harry Potter do meu noivo e não tive coragem p/ emprestar p/ ele o 6 e o 7, que ele ainda não leu >.<' E olha que ele merece!! Mas assim que ele devolver o Crepusculo eu vejo se posso confiar ^^
:rofl:

Eu também não gosto de emprestar... mas isso já é exagero! :lol:

Minha namorada e eu sempre trocamos alguns livros (emprestados, claro). Ela não cuida muito bem dos dela, mas como sabe do ciume que tenho com os meus, sempre os devolve intátactos!!!
 
Eu procuro cuidar bem. Mas empresto para as pessoas que eu sei que cuidam bem. Até por que gosto que mais gente leia um livro que eu tenha achado bom.
 
Eu empresto até pra quem não cuida muito bem. O meu "As Duas Torres", por exemplo, é perceptivelmente mais escuro e sujo que os outros dois. Foi o único que eu emprestei...

Eu cuido bem dos meus, tiro o pó de vez em quando (duas vezes por ano pelo menos), cuido das traças antes que elas cuidem dos livros e lavo as mãos antes de ler. Mas não tenho essa paranóia, carrego alguns pra todo canto até gastarem em amarrotados e orelhas, capas descascadas, lombada suja de dedo, largo em cima da mesa de comer...enfim. Livro é pra ser usado, lido, relido, olhado, manuseado, etc.

E acho maior charme livro com cara de usado. Dá a impressão que o livro é bom, mesmo que não seja. Não á toa, sou freguês assíduo de sebos e bibliotecas, lugares onde há maior proporção de livros com essas características.
 
Eu tambem gosto de livros com aspecto velho, adoro sebos, mas cheios de orelhas, com marca de molho de macarrão no meio do livro, rabiscados (como os da biblioteca), não dá!
Os meus tem essa aparencia, velhos, afinal, são muito velhos mesmo, e muito gastos, mas as capas não estão se separando...
 
Eu tento cuidar ao máximo dos meus livros (as vezes, quando são extremamente novos, eu protejo a capa com tecido pra não machucar :lol:) e isso inclui pensar duas vezes antes de emprestá-los...
Mas eu sempre acabo emprestando.
E se voltar todo fumado eu exijo explicações! haha

Ainda bem que todos os meus livros de Tolkien são usados, exceto o Hobbit :cool:
 
Tenho o maior carinho e ciúme pelos meus livros.

Aprendi a não emprestá-los a ninguém (a não ser raríssimas excessões, de pessoas da qual tenho muita, mas muuuita confiança), pois todas as vezes que emprestei algum, eles foram (depois de um bom tempo) devolvidos com alguma anormalidade.

São os "meus preciosos", principalmente as Obras do Professor, são guardados igual documentos históricos milenares do Vaticano.

Tenho minha biblioteca pessoal e guardo todos de uma forma que os preserva dos desgastes do Tempo.
Alguns livros que tenho há mais de 10 anos estão com uma aparência de como se eu os tivesse comprado há 2.
 
Tento cuidar dos meu livros muito bem. Quase todos tem uma capa (aquela de plástico); só tive desprazer de comprar um livro no sebo - A Sopa dos Ricos (de Santos Fernado) - que veio despencando, pois é MUITO antigo.

De resto (até os do sebo), estão todos muito bons:capa, páginas.....é só eu, ou mais alguém aqui não abre o livro inteiro, tipo, 180°???
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

O meu único cuidado é não rabiscar nem emprestar para quem não confio (aka todo mundo). Antigamente eu era mais neurótica, não deixava acumular pó, cuidava da capa se começasse a rasgar e coisas do tipo, mas agora o numero de livros aumentou e o tempo diminuiu e talz :lily:

Isso, eu tambem tenho medo de emprestar meus livros pra quem eu não confio. Porque afinal, eu cuido tão bem deles.
Antes eu tambem era meio neurótico. Eu não abria os livros direito com medo de descolar, não apoiava ele em nenhuma superficie que pudesse "arranhar" a capa, e deixava eles trancados com medo de alguem pega-los sem minha permissão. Mas hoje eu tô mais tranquilo... Mas eu ainda lavo bem as mãos antes de ler.:yep::D
 
Cuido. Sou um tanto quanto maluca nesse quesito.

Compro o livro, encapo com papel de embrulho de presente (mas não pode ser daqueles luminosos, pq soltam a tinta e mancham o livro). Quando vou ler, tenho que lavar as mãos primeiro bem lavadas. Quando termino de ler um livro, coloco ele dentro de um saquinho plástico sem furos e embrulho, colocando durex para selar. Já me disseram que isso estraga o livro, mas até hoje estão intactos e não vi problema...

Podem me chamar de louca, obsessiva, com TOC, não me importo. :P
 
Eu amo os meus livros, mas cuido deles de maneira diferente, dependendo se são de sebo ou novos.

Os novos eu silplesmente conservo, lendo com cuidado e não guardando de qualquer jeito.

Os mais antigos, eu dou uma arrumada. Mas não para que fiquem novos, somente para que não se estraguem.
Dependendo do caso, reencaderno, reencapo, e tento recuperar páginas rasgadas na medida do possível.

Mas, independentemente do livro ser novo ou velho, eu gosto de substituir a capa por uma capa dura de couro. Sim, isso é caro, por isso só faço com alguns livros cujo conteúdo combine com o estilo antigo da capa.

Em alguns casos, se a brochura é ruim, isso impede de se abrir o livro sem estragar. Daí eu coloco-o na lista de reencadernação.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo