• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vcs cuidam bem dos livros ou os maltratam?

Os cuidados que tenho com os meus livros são básicos: não manusear com as mãos sujas, não dobrar as folhas, guardar em um local limpo, etc. Só coloco capa nos livros da faculdade, pois são obras nas quais mexo a todo instante.

Além disso, houve um tempo em que eu não emprestava livro nenhum para ninguém. Hoje, estou mais flexível. Empresto para aquelas pessoas que sei que vão cuidar e que vão me devolver. As exceções são aqueles livros que considero especiais para mim (por exemplo, "O Senhor dos Anéis"). Esses só eu leio! hehehe
 
Cuido bem dos meus livros ... todos em plástico bolha e tal...
não gosto de emprestar, não como enquanto leio ... coisas basicas.
 
Gosto muito de livros e proucuro manter eles conservados ao ponto de que quando pego emprestado algum livro meio desgastado, proucuro plastificar sua capa, colar caso esteja soltando.
Meus livros estão bem conservados, são poucos e se torna mias facil.
 
Que bando de neuróticos fofinhos e chatos :obiggraz:

Bom... preparem-se para o apedrejamento! :mrgreen: (o meu no caso..)

To com esses dois e não abro!


Gente, na minha concepção, livro aproveitado é livro feio. Odeio chegar na casa de algumas pessoas e ver os livros imaculados em cima de uma estante, a moral de um livro é ser consultado, abusado.

Os meus livros "maltratados" são a prova do meu carinho por eles :lol:


:lol:

Aiai.. olha, eu não vou dizer que depois não dá uma dorzinha na consciência de ver o estado do livro, mas sei lá, não é algo que me incomode não e dependendo do caso acho até legal justamente de ver o qto eu usei, o qto o suguei e aproveitei!

Na real só tenho um caso que acho realmente mto triste que é minha edição do SDA q hj nem dá para ler pq soltou as pagns :cry: - mas levem em consideração que a edição já era super velha :P Mas sim, eu o maltratei...

Mas normalmente não tenho dó, ainda mais com livro novo... gosto de ler o livro, de carregá-lo comigo e de viver aquela época da minha vida com ele, pra cima e pra baixo... Dobro totalmente.. nossa, acho um saco ter que ler livro a 45 graus ou o q o valha :blah: Neste ponto sou bem pouco materialista...

Mas acho que vcs fazem bem em conservar para a posteridade.. eu só não nasci com isso mesmo... acho que gosto de marcar as coisas que vivencio.. msm q as vezes seja para 'pior'.. :P Mas eh q como eu disse, não acho q seja ruim...

Se eu contar para vcs que eu lia tomando banho vcs vão me banir do fórum neh? :mrgreen: huhuhu
 
Eu cuido dos meus livros como tesouros, e todos, não so o meu SdA, que é o maior de todos os tesouros(olha o fanatismo). Faço até uns trabalhos de restauração quando da tempo!!!!
Acho, sinceramente que livros são forma de sabedoria em capsulas!!!E tanta gente que não da valor a eles!
 
Eu guardo tudo dentro de uma caixa.=D
Nunca pensei em encapar? Mas,alguns tô achando que vou fazer isso :think:

Não gosto de emprestar, emprestei uns livros pra minha amiga e ela ainda não devolveu, tenho que pedir de volta :yep:
Aliás, não gosto de emprestar muito, só para AMIGOS QUERIDOS :grinlove:
como tenho poucos, eles não me incomodam ^^

Isso lembrou que tenho que limpar meu quarto :osigh:
preguiçosa huahuahuahuahua...
 
Bem um cuidado excessivo que eu tenho com meus livros é não comer perto deles, principalmente depois que eu derramei coca no meu dicionário de inglês na 5ª série, se for livro emprestado então... vixi eu cuido mais dele do que de mim:lol:
 
Ah, eu acho que cuido bem.. Mesmo quando eram livros da biblioteca eu cuidava. Geralmente fazia uma capa de papel pra não sujar e as regrinhas básicas também: não comer enquanto leio, não folear com as mãos sujas.. etc..
Eu até que não ligo pra emprestar livros, pra quem eu conheço claro e se eu tiver lido primeiro. Livros novos são muito brancos ainda.. XD
 
Bem um cuidado excessivo que eu tenho com meus livros é não comer perto deles, principalmente depois que eu derramei coca no meu dicionário de inglês na 5ª série, se for livro emprestado então... vixi eu cuido mais dele do que de mim:lol:

ah eu tb tenho o maior cuidado quando me emprestam, acho que um ato de educação, ele te fez o favor de emprestar o livro é o mínimo que eu posso fazer...

Ah..com meus livros, sempre escrevo o meu nome e data que comprei ele, assim, vejo as épocas e os tipos de livros que eu estava lendo..às vezes, gosto de fazer anotações nele, não sei..é gostoso, registrar o q penso na hora que li tal coisa.
 
Eu me esforço pra cuidar dos meus livros,só tenho de resistir ao impulso de comer quando leio e é só.
 
Eu cuido pra caramba dos meus livros, quando empresto (o que é raro), já dito as regras: não dobrar, usar sempre marcador de páginas, essas coisas todas... Esses dias roubaram minha camêra fotográfica, o primeiro lugar que fui verificar pra ver se não tinham levado outras coisas foi onde guardo meus livros... Deus me livre alguém levar meus livros que amo, cuido, prezo tanto...
 
Sempre tomo cuidado com meus livros obviamente. Ler com as mãos limpinhas, não esgaçar o coitado, não dar pro cachorro comer e por aí vai...

Cuido mais ainda dos livros que não são meus. também gostaria que fizessem isso com os meus, então...

Mas eu gosto de emprestar meus livros. Mais pessoas vão ler os livros que eu gosto, vou espalhar cultura e etc. Contanto que eles voltem para mim nem me importo muito que eles não venham em tão perfeito estado assim. Isso mostra o valor de um livro. Livro bom é livro usado.

Se eu contar para vcs que eu lia tomando banho vcs vão me banir do fórum neh? :mrgreen: huhuhu

Tipo, tu lia livros de plástico. 8-O

Eu cuido pra caramba dos meus livros, quando empresto (o que é raro), já dito as regras: não dobrar, usar sempre marcador de páginas, essas coisas todas...

Nada de fazer aquelas orelhinhas pra marcar a página então, né?
 
eu não tenho livro próprio, por isso mesmo tomo mai cuidado por que não são meus os livros que leio, uso sempre marcador de página, não dobro om livro ao meio, lavo as mãos, não como com o livro perto de mim, coisas desse tipo, tudo q um leitor deve seguir para q o livro dure muito tempo em bom estado..bjs
 
EU tenho só dois livros próprios (por enquanto), mas tenho o mesmo cuidado com eles e com os emprestados.Não dobro folha, tento não sujar, etc..
 
Eu cuido muito bem como eu só tenho um que eu gosto mui to fica fácil.O mangá que eu tenho do Star Wars mesmo, eu coloquei um plastico que gruda daqueles de fruta de super mercado e guardepara não empoeirar cada um se vira como pode.
 
Cuidar bem?!?!!? se eu tivesse um cofre hermeticamente lacrado, colocaria todos lá bonitinhos dentro do seus plastiquinhos e organizados! Mas tinha um conhecido meu que usava luvas cirúrgicas para ler seus Preciosos livros!
 
hahahah...Ai daquele que pelo menos olhar torto para os meus livros!!
haushuahsuah

Também já pensei em usar Luvas também...Pelo menos para ler A Grande Obra!
hahah



Abraços.
 
Em casa temos muiiiitos livros, um tanto que nao tem como manter em caixinhas ou tirar o pó toda semana... acho que no máximo uma ou duas vezes por ano tiramos todos os livros das estantes e limpamos o pó, passamos lustra-móveis, conferimos a ordem nas preteleiras... Tipo: autores, tamanhos, temas.... assuntos...
e é muito difícil saber se algum está faltando, a não ser que seja algum em especial :p

Como são "muitos filhos", não tenho nenhuma neura com livros não. Dentro de casa qualquer um lê, qualquer um pega.. As regras são:
- Nunca, jamias, NEVÁ! rabiscarás qualquer página ou capa. No máximo um nome e data...
- Sempre, depois de lido, guardar na estante e não embaixo da cama, gavetas, armários particulares, afins.. parece fácil.. mas quase ninguém cumpre
- É muito difícil emprestarmos livros pra fora... justamente por causa da falta de controle :think:

Ah... e de casa, eu sou a mais chata com os cuidados do nosso acervo :s

Pra mim, só se riscam livros paradidáticos. Grifar frases ou palavras, acho um absurdo, porque atrapalha a leitura do próximo.. e livros foram feitos para serem lidos e passar conhecimento adiante!
Esse negócio de rabiscar me dá nos nervos!:briga:
Usem um caderninho ao lado da leitura.. anotem as frases, as palavras novas.. wtv... como se fosse uma coletânea de novidades :) Além de muito mais prático de ser consultado (é só anotar livro, data, página, etc...)

Eu não sou ranzinza não :D
 
Última edição:
Tenho vários livros e tenho MUITO cuidado com eles.
Sempre lavo as mãos e as enxugo com cuidado antes de pegar neles. Não rabisco (nem pra colocar meu nome). Guardo em uma estante e limpo frequentemente (e quem limpa sou EU). Não empresto pra quase ninguém ( e tem uns que não empresto nem pro meu irmão ler :lol:). Não encapo, só aqueles que uso muito e que não tem nada em alto-relevo na capa.
Enfim, nunca tive nenhum livro rasgado nem dobrado, amassado..:joy: Sempre tomo cuidado e ai de quem pegar nos meus filhotes sem pedir permissão.
Ah, se alguém for me presentear com um livro e queira fazer dedicatória, favor escrever bem pequenininho no cantinho da folha. :mrgreen:
 
Os meus livros são berm cuidados, de certa forma. O problema é que alguns não resistiram ao tempo com suas capas frágeis. O meu "O Vampiro Lestat" não tem capa, só sei que ele está na coleção, porque vem logo depois de "Entrevista com Vampiro".

Porém tenho mais frescura ainda com meus livros mais 'bonitos'. De capas caprichadas e tudo mais, eles parecem novos!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo