• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vcs cuidam bem dos livros ou os maltratam?

Sano

Porque né
Bem, eu tenho minha consciência limpa: todos os meu livros são bem cuidados(E eu tenho quase uma biblioteca) qdo eles começam a ter cheiro ruim eu perfumo, qdo começam a remendar(p/livros literalmente + velhos q eu) eu colo e, qdo começam a ter um aspecto ruim, eu boto uma capinha de papel pardo(sem esquecer de colar um adesivo com o nome do livro em questão).
Mas e vcs? o q vcs fazem qdo uma dessas coisas acontecem?:-D
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

Um país se faz com homens e livros. Leio e guardo, meus livros como jóias. Num baú eles estão, livres da poeira e das traças. Espero assim, colecionar muitas obrar para ao meu filho passar, em excelente estado de conservação, como novos. Tenho todos os de Tolkien, e outros de fantasia. Amo fantasia, pois para mim, é a melhor forma de explicar a realidade. Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes.
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

concordo com o que foi dito, e acho que um país se faz mais com livros que com homens (principalmente que com esses empresários corruptos) e aqueles de teorias revolucionárias e de fantasia são os que eu acho mais valiosos de todos, pois "o livro é a janela mais profunda que a alma tem de se expressar para uns com os outros." Mas tb não dezprezo arquivos de texto virtuais :)

Ah sim fui eu quem escreveu a frase entre aspas :-)
 
Última edição:
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

Cara eu cuido bem dos meus livros... tive dois probleminhas só.

Um foi com o meu Harry Potter e o Calíce de Fogo, que veio com defeito de fábrica, a cola dele estava segurando e saiu... mas nada que uma cola branquinha não resolvesse... desde então nunca mais li ele, digitalizei ele e quando me dá vontade eu leio no pc.

O outro caso é o mais triste, foi com SDA SA, tinha comprado-o em uma viagem a Gôiania, e na viagem de volta eu tinha pedido para minha mãe guardar pra mim... ela coloca o "bicho" em uma sacola com aqueles produtos de limpeza de PC na carroceria da caminhonete... tá até onde a estrada era asfalto, creio eu que não aconteceu nada... mas quando chegou na estrada de chão, que dava aquelas bacadas e tudo.

Quando eu fui pegar ele que estava com a capa toda rasgada e disfigurada eu quase chorei, meus olhos enxeram de lágrimas e eu disse, "mãe, eu pedi pra senhora guardar e não jogar o bicho.

Sorte que não rasgou nem afetou as páginas, deu pra mim ler.

Mais os outros são muito bem conservado, faço um check-up neles todos os meses.
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

Ah! Moleque! Uma excelente frase!

Se a metade dos moleques, fossem como tu, Sano, esse Brasil seria uma Suíça. Graças aos meus cuidados, nenhum livro meu, sofrera nenhuma doença. Porém, alguns vieram com pequenos defeitos de fabrica, e isso eu fico:disgusti:
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

Eu amo meus livros, cuide deles muitissimo bem. Tenho mais de 1500 reais em livros, e se eles estragarem fica dificil de comprar outro. O primeiro livro da minha coleção foi "Harry Potter e a Pedra Filosofal" que eu comprei em julho de 2002, quase 4 anos atrás, e ele está como novo, assim como todos os outros livros que eu tenho. Me orgulho muito de ter uma coleção assim, o único livro que veio com defeito de fábrica foi "Harry Potter e a Câmara Secreta", quando eu abro ele meio que se dobra no meio, a cola foi passada errada eu acho. Mas é um defeito dificil de notar de qualquer maneira.
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

Bom tópico.

Eu também tento cuidar ao máximo da minha coleção de livros. Alguns que já estão muito velhos tem um lugar especial (feito um asilo de livros) para não sofrerem alterações principalmente com o conteúdo. Mas infelizmente, ontem, um da Ágatha Cristhie soltou a capa (o livro é de 1929) "Poirot Investigates".

Mas no geral, todos estão bem. :D
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

Nunca descuidei dos meus livros, embora o cuidado que dou a eles, da forma como dou atualmente, é mais recente. Já valorizava os meus livros, é claro, mas depois de comprar o "Cartas" passei a cuidar ainda mais dos meus livros, até na hora de lê-los eu agora estou manuseando com mais cuidado.

Queria ter noções básicas de recuperação de livros, porque compro muito em sebo e muitas vezes os livros vêm razoavelmente descuidados. Mas, fazer o que? Adoro, por exemplo, uma coleção que só vende em sebo, porque não foi reeditada. Então quando compro fico com o livro do jeito que veio - e queria cuidar deles. Mas uma amiga minha sabe bem fazer essas coisas e aí vou pedir pra ela me ensinar.. pq tem coisas que muitas pessoas fazem,mas não deveriam... então não quero eu fazer isso com meus livros..
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

Ceinwyn, quando vc aprender, que tal nos dar as dicas?
Duvido que alguém aqui queira, sem querer, fazer algo de ruim com seus livros....

Tipo... não sei se alguém aprova... mas desde o começo deste ano eu tenho lido meus livros com um lápis na mão... e todas as palavras que eu desconheço eu grifo e anoto do lado o significado....
Pode até ser que estrague.. mas eu gosto de como ele fica com cara de lido...
pq simplesmente ter um livro na estante não é prova que vc o leu....
Sei lá... Álém disso, eu amplio meu vocabulário.. pq eu jamais ia atrás do dicionário antes...

Mas isso não muda o meu amor pelos meus livros... quero ler "O Hobbit" pros meus filhos!!!!
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

Eu prefiro não anotar nos livros. Pq vc não compra post-it transparente? É meio carinho, mas pelo menos não rabisca os pobres dos livros.

E pode deixar que quando a minha amiga me ensinar eu posto aqui ^^.
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

Eu até que cuido dos meus livros, mas por perfume dai é demais. Talvez até prejudique eles. Mas ultimamente tenho maltratado meus livros, já que me mudei de cidade e a base de minha biblioteca ficou em casa. E aqui, os que eu já comprei eu vou empilhando, e já esta quase chegando ao teto. E quando eu vou para casa, se vou reler algum antigo, geralmente ele está empoeirado. Eu creio sempre que, acima de tudo, de cuidar do livro, está o fato de ler ele. Quer dizer, de nada adianta voce ter 1000 livros em sua biblioteca maravilhosa, e nao ler nenhum. Que conhecimento voce adquire ai? Nada. Por isso que, o importante é ler, ter o hábito, nem que seja emprestado o livro, se a pessoa nao tiver condições, mas o que realmente vale é a leitura.
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

nem tinha pensado em post-it....
VALEU!
*corre para papelaria e compra*
nem tem que ser transparente.. nossa! gostei da idéia!!
valeu!
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

pelego disse:
o importante é ler, ter o hábito, nem que seja emprestado o livro, se a pessoa nao tiver condições, mas o que realmente vale é a leitura.

Concordo, e sou um leitor tão "viciado que já li um livro de 702 pgs. em 2 dias e um de 400 e poucas pgs. em pouco mais que 5 horas.8-O Verdade pessoal!

Os livros são Harrry potter e a Ordem da Fênix e Harry potter e o enigma do príncipe(são os que eu mais li(umas 40 vezes cada um, sem exagerar)).
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

Sano disse:
Concordo, e sou um leitor tão "viciado que já li um livro de 702 pgs. em 2 dias e um de 400 e poucas pgs. em pouco mais que 5 horas.8-O Verdade pessoal!

Os livros são Harrry potter e a Ordem da Fênix e Harry potter e o enigma do príncipe(são os que eu mais li(umas 40 vezes cada um, sem exagerar)).

Meu Deus!!! Vc sabe as falas de cor, né?
Eu adoro HP mas não chega a tanto!!
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

sim, sei algumas falas.
me pergunte sobre qualquer cena dos livros q eu responderei sobre elas, mas a meu modo...
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

Gente, na minha concepção, livro aproveitado é livro feio. Odeio chegar na casa de algumas pessoas e ver os livros imaculados em cima de uma estante, a moral de um livro é ser consultado, abusado.
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

Aldamar disse:
Gente, na minha concepção, livro aproveitado é livro feio. Odeio chegar na casa de algumas pessoas e ver os livros imaculados em cima de uma estante, a moral de um livro é ser consultado, abusado.

Eu li todos os livros que eu tenho vários vezes, consulto eles uma vez ao dia pelo menos, adoro ficar mexendo neles e pegando uma pagina no meu do livro e lendo alguns trechos. Mas não é por isso que eles estão em mal estado. Eu posso consultá-los o dia todo sem causar danos a eles. Para aproveita-lo eu não preciso ficar jogando eles por ai, nem deixar eles do meu lado enquanto almoço (imagina se cai um copo de aguá em cima!!! :fire: ), nem ao menos coloca-los com toda a minha força entre os outros livros. Enfim, uma pessoa ter os livros gastos não significa que ela consulte muito seus livros e sim que ela não da valor a eles como uma coisa material e somente como uma fonte de pesquisa, não se importando em que estado está essa fonte de pesquisa. Eu tenho um primo que tem cerca de 5 livros, todos ele ganhou de presente, e todos estão com serios danos, ou com a capa caindo, ou se algumas paginas etc. Ele nunca leu nenhum desses cinco livros, não dá valor algum a eles e por isso eles estão nesse estado. Então se você chegar na casa dele você vai dizer que ele é um grande leitor?
Não dá para concluir esse tipo de coisa olhando o estado que o livro se encontra.
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

Poxa... eu vou admitir aqui!!! Eu sou a maior chata com os meus livros!!! hahahaha Não vou dizer que eles estão em estado imaculado, mas eu tenho uma série de regras pra uso!!! Ninguém pega nos meus livros com a mão suja, nada de ficar dobrando o livro ao contrário.. putz.. isso acaba com eles!! E as minha edições especiais (de colecionador, capa de couro, e afins) só quem pega sou eu!!! hahahahah Tenho as edições normais pra ficar mechendo e consultando!! :)
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

Não "maltrato" meus livros, mas a maioria tá em uma situação bem ruim. Muitos colegas pedem emprestado, e fico sem jeito de falar não, então empresto. Aí eles vão passando de mão em mão, o título vai ficando gasto, as páginas começam a descolar... E depois, quando percebo, o livro já tá bem feinho. Isso só não acontece com minha trilogia de SDA, que não empresto pra ninguém e nem deixo que tirem da prateleira pra ver. Não pego neles lavar as mãos, e sempre passo um pano na capa e dou uma olhada nas págianas.
 
Re: Vcs cuidam bem dos livros ou maltratam eles?

O meu único cuidado é não rabiscar nem emprestar para quem não confio (aka todo mundo). Antigamente eu era mais neurótica, não deixava acumular pó, cuidava da capa se começasse a rasgar e coisas do tipo, mas agora o numero de livros aumentou e o tempo diminuiu e talz :lily:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo