VOCÊ SABIA QUE...23 de Março de 3019:
* O Exército deixa Ithilien.
* Aragorn dispensa os covardes.
* Frodo e Samwise livram-se de suas armas e indumentárias.
Cair Andros, pelo que conta a história de Tolkien, era uma ilha estreita em formato de navio, localizada no Anduin, cerca de 30 quilômetros ao norte de Osgiliath?
Na parte Norte, rochas aguçadas dividiam as águas do Anduin numa espuma borbulhante dando à ilha o seu nome. Cair Andros é coberta de árvores na maioria do seu comprimento. Localizada também a Este das terras de Anorien. Era mantida como defesa contra Mordor por Gondor, para prevenir passagens do Grande Rio, apesar de essas defesas terem cedido durante A Guerra do Anel.
Por ser um ponto onde cruscial para uma possível tomada de Gondor, os Gondorianos levavam muito a sério sua localização, tanto que Amon Dîn, a primeira das colinas-farol, foi construída. Originalmente para avisar os cidadãos de Minas Tirith se Cair Andros fosse alguma vez tomada.
Cair Andros foi fortificada durante o tempo de Turim II (2882-2914), a fim de impedir que as forças inimigas atravessassem o rio. As defesas de Cair Andros foram mantidas quando a Guerra do Anel começou.
As defesas Gondorianas caíram a 10 de Março de 3019 (Terceira Era), quando Cair Andros foi invadida por um exército vindo do Portão Negro, onde o Rei Bruxo saiu de Minas Morgul com uma força de 6000 Orcs e Homens; derrotaram os defensores de Cair Andros e usaram a ilha para atacar Anórien, em uma tentativa de impedir que os Cavaleiros de Rohan (Rohirrim) de vir em auxílio de Gondor, apesar disso, depois da Batalha dos Campos de Pelennor, os Rohirrim perseguiram-nos e expulsaram-nos de Anorien.
Depois da Batalha dos Campos de Pelennor, Aragorn com pena dos homens que estavam acovardados para marchar até o Portão Negro, enviou-os a retomar Cair Andros do inimigo e prendê-lo em defesa de Gondor e Rohan.
Tolkien explica o nome da ilha nos apêndices de O Senhor dos Anéis: "... a ilha tinha o formato de um grande navio, com uma proa alta apontando para o norte, contra a qual a espuma branca do Anduin quebrou em rochas pontiagudas.”
Fontes: O Retorno do Rei; Apêndice A de O Senhor dos Anéis; Apêndice B de O Senhor dos Anéis; The Thain’s Book – Islands – Cair Andros.
*************************************
Breve ExplicaçãoEm 25 de Março de 3019:
* O Exército é cercado nas Colinas de Lava.
* Frodo e Samwise chegam às Sammath Naur.
* Gollum agarra o Anel e cai nas Fendas da Perdição.
* Queda de Barad-dûr e desaparecimento de Sauron.
Sammath Naur é a expressão, traduzida do sindarin, que em português significa: Câmaras de Fogo, e trata-se de uma câmara localizada dentro das Montanhas da Perdição (Orodruin) onde Sauron criou o Um. É também nas Câmaras de Fogo que Frodo é finalmente sobrepujado pelo poder do Anel e o reivindica para si. E onde Gollum se aproxima e o ataca de novo, arrancando-lhe com os dentes o dedo em que está o Anel; então, saltando de alegria por ter recuperado seu Precioso, ele cai dentro do Fogo
Fontes: A sociedade do Anel; O retorno do Rei; Silmarillion, Wilipedia e Thain’s Book.
*************************************
Breve ExplicaçãoEm 26 de Março de 3019:
* Frodo e Samwise fazem sua última jornada para os pés da Montanha da Perdição.
* O Exército acampa na Desolação do Morannon.
“...Os Grandes Portões de Mordo olhavam para a Desolação do Morannon, um lúgubre e árido local onde não crescia vegetação alguma. Dois grandes montes estavam de frente para o Portão Negro além de charcos de lama e líquido oleoso que se se estendiam ante o Morannon, como um fosso. Atrás da Desolação do Morannon estava Dagorlad, a grande Planície de Batalha...”
Fontes: Fórum Valinor, Tópido do usuário Erundur: “O Portão de Mordor e Carchost e Narchost”
*************************************
Em 27 de Março de 3019:
* Bard III e Thorin II, Elmo de Pedra, expulsam o inimigo de Valle.
*************************************
Em 28 de Março de 3019:
* Celeborn atravessa o Anduin; começa a destruição de Dol Guldur.
Última edição: