• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vc roubaria para comer ?

:eek:

Pense no caso : Vc está na rua vagando com fome, então vê a oportunidade de comer pois há uma banca com frutas e irá matar sua fome. Mas vc poderá ser preso e acabar com sua vida e dignidade o que faria ?

Essa é assim quando um ser humano está com fome, ele não mede esforços para nada...

Só digo isso !!!!!!!!!!
 
:D Se eu tivesse desempregado, sem nada e sem casa ou familia, jogada no mundo e s/nenhuma alternativa eu iria por etapas: primeiro tentaria oferecer -me p/fazer qualquer trabalho (honesto) em troca de um prato de comida. segundo, poderia partir p/pedir esmolas e o que eu ganhasse comprava qualquer coisa... terceiro antes de pensar em roubar eu pediria... :D
 
É uma pergunta capciosa e besta.

Você está perguntando a nós, que estamos usando internet aqui agora. Ou seja, temos discernimento. E convenhamos, existem dezenas de possibilidades antes de precisar roubar, basta abrir mão do orgulho, de querer ganhar 3 mil por mês pra porder comer.

Rouber nunca é desculpa plausível.
 
:? Na verdade roubar comida não é considerado crime, se a pessoa que roubou estiver morrendo de fome. Então se eu estivesse morrendo de fome iria roubar para comer sim.
 
Bem ... Acho que a questão aqui não é sobre alguem que almeja três mil reais por mês, mas para uma pessoa que vive esfarrapada na rua sem casa e comida. Nesse caso o roubo não apenas se justifica moralmente, mas legalmente também, como a Anigel disse.

Eu tenho algumas concepções sobre perspectivas na vida, sentido da vida e crime. Ao mesmo tempo que o crime se justifica muitas vezes, as leis que existem para puni-los são adequadas para manter a ordem social. Não que eu siga o modelo de pensamento marxista, mas muitas vezes o conceito de luta de classes se aplica, fora do contexto generalizante proposto por Marx. Prefiro pensar como Dostoiévski em Crime e Castigo.
 
Concordo com o que o Deriel disse. No meu caso a probabilidade de precisar roubar para comer é ínfima, zero.

Agora, lógico que há casos justificáveis espalhados pela nossa sociedade.
 
Anigel disse:
:? Na verdade roubar comida não é considerado crime, se a pessoa que roubou estiver morrendo de fome. Então se eu estivesse morrendo de fome iria roubar para comer sim.

Eu iria pedir. Com 20 centavos vc compra um pão.

Existe uma série de entidades beneficentes que fornecem alimentação - simples, mas nutritiva - de forma gratuita aos necessitados, mas precisa o interessado querer se informar e procurar ajuda. Nas rodoviárias sempre tem.

Mas sempre parece mais fácil roubar - um ato que se pequeno possui grandes chances de nunca ser sabido por ninguém - do que pedir ajuda - o que exige enterrar o orgulho pessoal bem lá embaixo.

Sinceramente, roubo nunca é defensável, muito menos moralmente.
 
Bem ... dentro das circunstancias descritas, não pagar pela comida consumida não é crime (roubo é uma palavra pejorativa demais, no caso de pequenos furtos de alimento).

O problema, é que um pão, uma refeição pobre não me parece suficiente para alguém levar uma vida digna. Não consigo imaginar um mendigo de centavos em centavos conseguir ter uma moradia, um trabalho, uma educação, etc. Longe de mim querer ser utópico, eu apenas tento entender as motivações que levam pessoas das classes mais miseraveis a cometerem esses tipos de crime.
 
Jorge disse:
O problema, é que um pão, uma refeição pobre não me parece suficiente para alguém levar uma vida digna. Não consigo imaginar um mendigo de centavos em centavos conseguir ter uma moradia, um trabalho, uma educação, etc. Longe de mim querer ser utópico, eu apenas tento entender as motivações que levam pessoas das classes mais miseraveis a cometerem esses tipos de crime.

Desinformação e vergonha.
 
Como assim desinformação e vergonha? Não são todas as pessoas que nascem sob um teto, ou tem oportunidade de ter um trabalho que pague um salário mínimo. Não justifico o crime, ate porque (ate certo ponto) apoio o sistema legal, mas eu procuro entender as motivações de um criminoso nos moldes que descrevi. A verdade é que existe um sistema que privilegia alguns, e a ascenção social é bem limitada, mesmo nos dias atuais.

Editado: Continuando, acho que é mais do que desinformação e vergonha, é desespero ao desejar certo conforto material (muitas vezes nada sofisticado) que não pode ser obtido vendendo bala no sinal, ou trabalhando cortando cana.

Eu levei a questão para além do ponto da alimentação, mas seres humanos depois de alimentados tem uma série de outras preocupações naturais aos seres humanos.
 
Calma lá, gente! :wink:

No caso do Brasil é desinformação, seja ela forçada por poderes constituídos ou por acomodação das pessoas porque cansaram de tentar se informar no passado. Ou acomodação porque tem preguiça de ir procurar mesmo.

Não creio que seja vergonha. O número crescente de pedintes dá mostra disso quando estou no trem, no ônibus, no metrô, no meu telefone. (e devo mencionar que me pedem tanto que se eu contribuir com todo mundo que me telefona, eu precisaria de auxílio de uma dessas entidades para sobreviver. Começo a ter raiva)

Jorge, não estamos nas regiões de conflito da Africa, onde a fome é generalizada e não há como o povo informar-se onde conseguir comida e remédios (guerra tem disso: um dia a Cruz Vermelha está num lugar, no outro não).

Seja por um motivo ou outro, a desinformação é o principal motivo porque as pessoas não procuram ajuda apropriada (pedir esmola não é pedir ajuda apropriada)

Como a pessoa perde a honra/vergonha ao pedir esmola, o próximo passo é roubar (já que nesse meio tempo, a criança cresceu e não aprendeu outra coisa além de pedir)

Que é o que vem acontecendo aqui no campus da USP. Os antigos coitadinhos dos menininhos cresceram e já não despertam mais comiseração dos abastados professores. Só que continuamos a dar esmolas para os que parecem coitadinhos, atraindo mais meninos para cá... Não é de se estranhar que tenham aumentado os casos de violência dentro do campus.

Por isso que vi com muita pirraça o programa Fome Zero. Para mim, é uma nova forma de transferir uma responsabilidade do governo e sociedade, para APENAS a sociedade (novamente). Fiquei mais tranquila qundo vi que o Fome Zero está "limpando" antigos focos de corrupção e não se tornando mais um. Mas isso apenas porque a IMPRENSA vai lá e denuncia... ou seja, não é porque o Fome Zero tem uma estrutura que limpa o sistema, mas porque os jornais e revistas vão junto e com isso acaba chamando atenção para os representantes políticos do local. Ou seja: é só o modismo passar, os jornais perderem interesse que toda a pouca vergonha volta a se instalar?

Uma coisa é a sociedade se conscientizar que é responsabilidade dela também de acabar com essa distorção social. Outra coisa é o governo lavar as mãos e passar isso apenas para a sociedade. Senão vamos só ser governados por ONGs no final...
 
Deriel disse:
Anigel disse:
:? Na verdade roubar comida não é considerado crime, se a pessoa que roubou estiver morrendo de fome. Então se eu estivesse morrendo de fome iria roubar para comer sim.

Eu iria pedir. Com 20 centavos vc compra um pão.

Existe uma série de entidades beneficentes que fornecem alimentação - simples, mas nutritiva - de forma gratuita aos necessitados, mas precisa o interessado querer se informar e procurar ajuda. Nas rodoviárias sempre tem.

Mas sempre parece mais fácil roubar - um ato que se pequeno possui grandes chances de nunca ser sabido por ninguém - do que pedir ajuda - o que exige enterrar o orgulho pessoal bem lá embaixo.

Sinceramente, roubo nunca é defensável, muito menos moralmente.

Acho que me expressei mal, não sou a favor do roubo, nem acho justificável moralmente. Só citei o fato que se a pessoa estiver morrendo de fome e roubar comida isso não é considerado crime.

Se eu chegasse ao ponto de quase morrer de fome, é porque já teria esgotado todas as alternativas, incluindo aí pedir dinheiro, então eu roubaria sim.

Posso até estar enganada, mas acho que aqui no Rio de Janeiro é impossível encontrar alguém nesse estado de "quase morrer de fome". Isso implicaria da pessoa não ter comido absolutamente nada por pelo menos 50 dias...
 
Bem ... como eu disse, eu levei a questão para além da fome. Tratei de (extrema) pobreza e crime.
 
O mais impressionante de tudo é que o Brasil naum têm nenhum motivo p/haver gente c/fome.
Existem países, como o Chile e os Eua, em que toda a farinha de que é feito o pão, é enriquecida. Em qualquer padaria de um desses dois países vc. pode comprar um pão vitaminado c/far. de soja e milho, por centavos. Tb. nesses dois países o leite naum como o vendido aqui que mais parece uma água c/cal, é leite vitaminado parece um creme e de preço popular acessível aos pobres. Vc. come um pão c/um copo de leite e fica bom tempo se sentindo alimentado...
Me pergunto pq. :o?: o Brasil naum faz o mesmo? Fome zero e outros paliativos do genero naum vão resolver de vez. A fome no Brasil é injustificável , feita de má-vontade ou burrice dos gov. O Brasil não é uma Etiópia onde a fome é problema q. advém de 7 anos de seca!
 
Pedir esmolas, mas nem sempre funciona. Não é tão fácil assim pedir esmola e é descer ao último nível do orgulho, não sei se seria capaz.... Em um caso extremo, onde nem pedir funcionaria, eu não deixaria de roubar nem fazer coisa pior para viver. Não é questão de viver dignamente, é questão de viver, e se fosse esse o caso roubaria sim nem que fosse uma maça...
Mas não acho que seja tão necessário hoje em dia (pelo menos em São Paulo), sempre há alguém pra te ajudar, uma instituição, uma pessoa pra dar esmola, uma mulher distribuindo maças com uma cestinha (segunda na saída da escola tinha uma, hehehe, propaganda do Horti Fruit que vai abrir por aqui)...
Mas não sei se minha opinião é muito concreta, pois moro em uma área de residenciais afastada da cidade de São Paulo, só vou lá três dias por semana e ando em uma pequena parte da cidade, não sei como é a coisa na prática.
 
Não.

Existem meios de se conseguir alimentação pra enganar o estômago de jeito melhor.

Se não houvessem esses meios ou de alguma forma se tornassem inacessíveis pra mim?

É, provavelmente. Mas esse caso é bem improvável, mesmo nas piores das hipóteses.

E posso imaginar umas hipóteses bem escabrosas...
 
E' muito facil julgar assim. Eu nao gosto de ser roubado, entao nao roubaria.

Passar fome nao vai acontecer de maneira tao brusca. Dificilmente alguem perde tudo que tem a ponta de passar fome e precisar roubar para isso. Entao imaginemos alguem que cresceu no meio da miseria.

Que viu a familia apanhando, a policia invadindo favela, a prefeitura demolindo barraco, o vizinho morrendo, o parente se envolvendo com droga e os amigos sendo presos.

Imagina o mundo de privacoes e humilhacao que essa pessoa ja' nao passou. Se coloque no lugar dela. Nao minta dizendo que voce nunca olhou torto para algum mendigo ou moleque de rua. Agora se coloque do outro lado do olhar.

Pedir? Se humilhar mais do que ja' foi na vida toda? Falar de moral quando o pais nunca deu o minimo de dignidade e' a mesma coisa que falar pra quando alguem tomar um tapa na face oferecer a outra. Hipocrisia pura.

Eu ja' fui roubado 9 vezes. Dessas 9, metade eu tenho certeza que foi porque a pessoa precisava comer. Mesmo sendo contra roubo de trabalhador (nao condeno quem tem a ousadia de roubar carro forte, por exemplo), nao fiquei puto nessas 4 ou 5 vezes.

Fico puto sim com moleque que nao precisa roubar e leva mochila de moleque que ta indo pro trabalho, dentro de um onibus, as cinco da manha. Roubo para comer nao e' condenavel.
 
Eu ja' fui roubado 9 vezes. Dessas 9, metade eu tenho certeza que foi porque a pessoa precisava comer. Mesmo sendo contra roubo de trabalhador (nao condeno quem tem a ousadia de roubar carro forte, por exemplo), nao fiquei puto nessas 4 ou 5 vezes.
é o q eu falo: "esperto é o ladrão de banco, um assalto e pronto....futuro garantido" :mrgreen:
odeio ladrão de ônibus ou trombadinhas... :x
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo