• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vc contesta ou não a Biblia?

Dou uma questionada sim.

Por vários fatores que já foram citados aqui, e também por tratar as mulheres, as minorias, os estranegiros enfim, quem é diferente daquele padrão imposto por ela, de maneira inferior.

Já estudei a Bíblia, mas isso era quando eu era criança e através de religião, e já que a religião interpreta tudo ao pé da letra e "não-faça-diferente-senão-morre", não posso dizer que conheço-a profundamente.

Alguns livros separados são interessantes, como os da parte histórica (pentateuco), Eclesiastes, Provérbios, NT, mas mesmo nesses têm muita contradição. Por exemplo, em Eclesiastes Salomão fala para que se ame a mulher da mocidade, referindo-se ao amor por uma só mulher. Mas ele teve 1000 esposas!

Então tem que ter critério mesmo.
 
Mais ate onde vcs acreditam no que esta escrito?
existe algo ali que vc tenha um dia parado e falado..não concordo com isso
 
Mesmo apenas tendo formação católica (já que não me considero mais) eu sou a favor da leitura e do questionamento da Bíblia. Como já citaram sobre tratamento a mulheres, preconceitos etc., eu caho que a Bíblia, antes de mais nada, é um livro histórico que, mesmo absurdo em alguns pontos, mostra a cultura de civilizações antigas. Entretanto a Bíblia possui diversas falhas, porque ela não deixa de ser um instrumento de influência e uma doutrina que tenta explicar o mundo de maneira mística e não racional (como estamos acustumados a pensar). Entretanto, como eu já disse, ela não perde seus valores históricos.
 
Mais ate onde vcs acreditam no que esta escrito?
existe algo ali que vc tenha um dia parado e falado..não concordo com isso

Bem... eu acredito em Deus, e sei que ele me deu inteligencia o suficiente para saber definir o certo e o errado. Pra mim a Bíblia é muito edificadora em alguns pontos. Como por exemplo a parte em que Jesus diz que temos que amar o proximo como a nós mesmos !! 8-)

Entretanto, existem certas metaforas, fantasias e imposições que chegam a ser um insulto a minha inteligencia... como é possivel acreditar que toda a raça humana surgiu de um homem e uma mulher que foram seduzidos por uma cobra falante ??? 8O
 
:: Berserk :: disse:
Mais ate onde vcs acreditam no que esta escrito?
existe algo ali que vc tenha um dia parado e falado..não concordo com isso

Bem... eu acredito em Deus, e sei que ele me deu inteligencia o suficiente para saber definir o certo e o errado. Pra mim a Bíblia é muito edificadora em alguns pontos. Como por exemplo a parte em que Jesus diz que temos que amar o proximo como a nós mesmos !! 8-)

Entretanto, existem certas metaforas, fantasias e imposições que chegam a ser um insulto a minha inteligencia... como é possivel acreditar que toda a raça humana surgiu de um homem e uma mulher que foram seduzidos por uma cobra falante ??? 8O

bem é dificil acreditar que foi uma cobra falante que seduziu adão e eva
mais creio que muito na Biblia não passa de mito
acho que as pessoas que escreveram a Bilblia colocaram algumas coisas pra enfeitar mais no fundo existe algo verdadeiro nas escrituras
:o?:
 
Disso não tenha duvida... se vc estudar a historia da criação da Biblia (Novo Testamento) verá que alguns textos foram modificados e outros excluidos, mas basicamente ela é toda original. :wink:

Aki um link legal sobre o Concílio de Nicéia que fala sobre a edição e criação do novo testamento e consequentemente a biblia como a conhecemos hoje !! :wink:
 
Thangorodrim disse:
Mesmo apenas tendo formação católica (já que não me considero mais) eu sou a favor da leitura e do questionamento da Bíblia. Como já citaram sobre tratamento a mulheres, preconceitos etc., eu caho que a Bíblia, antes de mais nada, é um livro histórico que, mesmo absurdo em alguns pontos, mostra a cultura de civilizações antigas. Entretanto a Bíblia possui diversas falhas, porque ela não deixa de ser um instrumento de influência e uma doutrina que tenta explicar o mundo de maneira mística e não racional (como estamos acustumados a pensar). Entretanto, como eu já disse, ela não perde seus valores históricos.

Concordo ;)

Além disso, a Biblia é a mente de um povo. Se a gente for capaz de analisar a visão desse povo friamente, vamos conseguir ver o mundo sob uma perspectiva diferente, por mais "absurdo" que pareça pra nós, já que é necessário ver com os erros do passado, para não cometê-los no presente.

Talvez esteja aí grande parte do seu valor histórico.
 
Desde pequeno eu já contestava certas passagens da Bíblia.
A Arca de Noé por exemplo. Putz, eu nunca acreditei nessa história :blah:
 
Esses tópicos sobre Bíblia e religião costumam ter a maior quantidade de besteiras & babaquices de todo o fórum. Não é possível que esqueçam de raciocinar ao ler a Bíblia, como se já não bastasse não conhecê-la verdadeiramente. É óbvio, claro e evidente que o mundo são surgiu como conta o Gênesis, e ainda assim se encontram pessoas que abandonam a fé porque acreditam no "evolucionismo" e não no "criacionismo". Francamente.

Claro que uma grande responsabilidade é da Igreja, especialmente a Católica, que ensina às vezes coisas absurdas. Mas, como diz o Balbo, é necessário ter bom senso.

P.S.: Antes que algum moderador ou devoto dê chilique, sim, sou católico.
 
Você quer que a religião tenha bom senso?

Fé nunca teve bom senso. Ou você acredita ou não, não importa o quão absurda ela possa ser.
 
Mas é claro que a fé tem de ter bom senso, como no exemplo do Gênesis. Mas não me referi às religiões, mas sim aos leitores, ao menos.
 
Com os leitores é o mesmo.

Você se surpreenderia ao ver o número de pessoas cultas que acreditam em coisas do gênero. Do que importa se o Gênesis tem um sentido descabido? Se a pessoa realmente acredita naquilo, nenhuma ciência ou argumento lógico poderá mudá-la de opinião.

E se ficar provado que Jesus nunca foi aquilo que a Igreja prega? Você realmente acha que as pessoas católicas vão, por esse motivo, num ato de bom senso, parar de admirá-lo? Não.

A fé não tem que ter bom senso, porque não é algo lógico ou racional.
 
Heceldamar disse:
Você se surpreenderia ao ver o número de pessoas cultas que acreditam em coisas do gênero. Do que importa se o Gênesis tem um sentido descabido? Se a pessoa realmente acredita naquilo, nenhuma ciência ou argumento lógico poderá mudá-la de opinião.

Sei que isto é bem comum, e reconheço que a estupidez ou a manipulação são bem difundidos no mundo.

Heceldamar disse:
E se ficar provado que Jesus nunca foi aquilo que a Igreja prega? Você realmente acha que as pessoas católicas vão, por esse motivo, num ato de bom senso, parar de admirá-lo? Não.

A fé não tem que ter bom senso, porque não é algo lógico ou racional.

O que estou dizendo, Heceldamar, é que as pessoas têm de ter bom senso, pelo menos, ao ler a Bíblia, ou vão pensar e dizer bobagens. E se ficasse provado que Jesus nunca foi o que dizem, pelo menos eu, católico, pararia de admirá-lo.
 
Omykron disse:
a ciencia prova a existencia de jesus cristo. não de seus milagres.
E provavelmente nunca provará.
Há 2000 anos atrás não existiam registros médicos.
 
Última edição:
Não provar não significa não ser verdade.
Não ter encontrado evidências ou registros médicos não indicam que os milagres de Cristo foram uma fraude.

ervadorei disse:
Ainda não sei se vcs já discutiram isso
Ora, isso já deu muito pano pra manga ,,, :tsc:

Regente disse:
A Arca de Noé por exemplo. Putz, eu nunca acreditei nessa história
São metáforas, como a maioria dos ensinamentos bíblicos. O próprio Jesus pregava por metáforas e parábolas.
 
Última edição:
Será que tudo é mito ou parábola?

A questão do Dilúvio, por exemplo... A História comparada mostra que existem relatos/mitos em outras civilizações do Oriente Próximo, onde os deuses (principalmente os babilônios e assírios) teriam mandado água para reprimir o povo que gritava muito. Na América, existem relatos parecidos na cultura maia. São civilizações com culturas diferentes, em locais diferentes e até mesmo em diferentes épocas. Seria tudo coincidência?

A diferença grotesca entre eles e o relato bíblico é a motivação para o fato. Além disso, as águas na cultura da época representavam uma divindidade ou poder (Leviatã) que estava em constante luta contra os deuses daquelas civilizações. Ao colocar as águas do caos ao seu serviço, Deus mostrou sua superioridade. Seja mito ou não, há uma bagagem de ensino nos relatos.

Até hoje, todas as tentativas de refutação não foram bem sucedidas. Existem tentativas para refutar a datação, a autoria, a coesão... mas nenhuma prova cabal de contradição foi apresentada. Em geral, desde o século IV (ou até antes) existem pessoas tentando provar isso, sem sucesso.

Independente da forma como se encare os escritos bíblicos, como alegoria, mitos, realidade, ensino ou um misto de todos eles, ninguém deve analisá-la sem contexto. Até hoje acho graça quando alguns tentam provar alguma "doutrina" baseada em um minúsculo trecho que, após uma análise do contexto que estava ao redor da citação, o período histórico, aspectos culturais, etc. provam que não era nada do que a pessoa defendia.
 
A grande verdade, Erulasto, é que não sabemos o que é metáfora e o que não é, não sabemos o q é coincidência ou não, nem o q é fraude ou não (em qualquer documento histórico muito antigo).
O fato é que nem a refutação e nem a confirmação dos relatos será provada. Como vc falou, é besteira analisar a Bíblia sem contexto, mas é o que muita gente boa faz há muitos séculos. E o que essa mesma gente boa não compreende, é que não importa o que é ou não metáfora ou o que é ou não coincidência, mas justamente a bagagem de ensino dos relatos.
 
Não sou muito fã de expor minha opinião sobre religião em público, até porque eu tenho conceitos que muitos discordam, mais eu não consegui resistir à esse tópico... :mrgreen:

Eu não acredito em 50% do que está na biblia. Não acredito mesmo. Eu só não contesto em nada as coisas contadas da vida de Jesus, porque não tem como NÃO acreditar que Jesus não fez as coisas que fez, porque para quem tem fé tudo é possível.
Mais tem umas coisas irreais, tipo Adão e Eva... Como uma pessoa lúcida pode ler uma coisa daquelas e acreditar fielmente no que leu?

Acredito SIM que a biblia é um livro sagrado, que contem muitas mensagens da vontade de Deus, mais existêm certas coisas que não podem cair no conhecimento de pessoas que não estão preparadas para saber. Deus é inteligente em um nível de supremacia tão grande que fez o antigo testamento ser escrito apenas por parábolas. Aqueles que tiverem preparados saberão interpretar o seu conteúdo e tirar dalí uma lição de vida, e os que não estiverem, apenas lerão o que está na superfície dos escritos. Ele não fará nenhum mal, nem estará errado, pois ele entendeu à sua maneira, de acordo com o seu nível de conhecimento.
Porque vocês acham que Jesus foi morto mesmo sendo uma boa pessoa que sempre fez o bem? Porque ele disse coisas muito complexas à pessoas de nível intelectual muito baixo (alto para a época, sim; mais baixo para a supremacia de Jesus), e esses filhos da puta foram lá e mataram ele porque não compreendiam e pior, não quiseram ou tentaram compreender seus ensinamentos...
 
Alucard disse:
Mais tem umas coisas irreais, tipo Adão e Eva... Como uma pessoa lúcida pode ler uma coisa daquelas e acreditar fielmente no que leu?
Metáfora, Alucard.
Quando seu filhinho pergunta como ele nasceu, vc conta que o papai colocou uma sementinha na mamãe, e que o gerou ...
Não é mentira, é apenas uma metáfora. Uma verdade contada de forma "fabulosa", suficiente pra criança daquela idade aprender ...
Ora, o homem do tempo de Moisés não compreenderia sobre evolução, mutações gênicas e nem sobre organismos unicelulares. POrtanto, a ele só foi dito o que precisava saber ...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo