• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vc acredita 100% na sua religião?

Lady Alme

Usuário
Qdo eu pergunto se vc acredita 100% na sua religião, quero dizer se, além da sua religião, vc acredita em algo mais ou em outra religião, que contradiz a sua.

Eu sou católica, mas não acredito que não haja espíritos e na reencarnação, muito pelo contrário.

Acredito no espiritismo e em algumas coisas q não sei se são de alguma religão.
Acredito que qdo morremos, vamos para o céu(ou não), mas acabamos reencarnando.
Q na reencarnação só mudamos de corpo, não de espírito.


(depois eu continuo*)
 
Eu era adventista, daí comecei a questionar muitas coisas que me deixavam sem resposta, então comecei a estudar diversas religiões (apenas os ensinamentos, em algums me aprofundava mais). Depois virei espírita (para quem não sabe os adventistas são completamente contra o espiritismo), questionei muita coisa chegando ao ponto do mais absoluto ateísmo e ceticismo. Mas depois que a própria teoria ateísta mostrou buracos eu mesmo tirei minhas próprias conclusões sobre tudo baseado em experiências próprias ou por lógica. Então formei a teoria que tenho hoje que chamo de minha religiosidade. Ela às vezes muda, mas nada de muito drástico. E hoje desisti de tentar provar que minha teoria é a verdadeira pois é baseada em experiências pessoais. Quando me perguntam eu nunca digo tudo o que penso e às vezes até minto sobre como e no que penso e acredito.
 
Eu sou uma católica, porque minha vó me ensinou várias coisas legais desde criancinha:) mas questiono muita coisa na religião católica, então minha situação hoje é a seguinte:

1. Vou à missa em alguns domingos e gosto
2. Vou ao Centro Espírita na terça partipar de um programa de valorização pessoal e alguns domingos ajudar nas obras de assistência e acredito plenamente na existência de espíritos e na reencarnação e na forma mais leve como a morte é vista pelos espíritas (isso me ajudou muito a me conformar com a morte da minha vó)
3. Leio muito e gosto bastante da filosofia budista e queria ir a um templo qq dia desses

Acho que as 3 me completam, pode parecer demais, mas sinceramente não me sentia bem só com uma. Quando me perguntam qual a minha religião digo "católica" porque é a religião da minha criação, gosto de ser católica, mas ela só não me basta.
 
Algo que postei no tópico "Quem está certo ?":

Rousoku disse:
Bem, eu penso da seguinte forma: se vc só comer de uma fruta, se alimentará de alguns nutrientes. Mas se comer de todas as frutas que encontrar, nutrir-se-á de todos os nutrientes. Há frutas venenosas. Se as excluírmos de nosso cardápio, comeremos de todos os nutrientes, e seremos completamente saudáveis. Mais do que aqueles que só comem banana, por exemplo. As religiões são frutas. São fontes. Se bebermos de todas as fontes, teremos todos os minerais. Se estudarmos todas as religiões, e ouvirmos todos os sábios, então teremos todos os tipos de conhecimento. E assim, seremos mais sábios do que aqueles que, por exemplo, só comem banana. :wink:

Complementando:

No caso, religião implica também em acreditar numa deidade. Todos nós seguimos, na verdade, uma religião que formamos no nosso coração. Ninguém acredita numa religião do jeito que a ouve. Sempre está sujeita à nossa interpretação pessoal, e portanto existem religiões tantas quantas são as pessoas que em Deus acreditam.

Alguns ateus e céticos seguem também uma religião. A fanática religião do descrer. :?
 
Uma coisinha só, sobre religião e igreja:
Nós só usamos a palavra Religião para definir O Cristianismo!!! Os católicos e os evangélicos seguem a mesma relgião, o que muda é a igreja! É comum confundir isso mas esse que é o certo!!! Por exemplo, vc (lady of midle heart) disse que é católica. Sua religião é o Cristianismo, e sua igreja é a Católica. Entendeu?

Soh um toque... :wink:
 
Rix disse:
Nós só usamos a palavra Religião para definir O Cristianismo!!!
Pke isso? :o?:

Eu não tenho religião definida. Minha mãe é Testemunha de Jeová. Eu ia qdo pequena, mas aos 15 anos me afastei. Agora tou voltando, não sei ainda se vou voltar com tudo.
Acredito em 100% do que dizem lá, mas algumas coisas eu não acho legal. Por exemplo, lá as mulheres não podem assumir certos cargos que os homens podem. E o que me decepcionou legal foi um senhor que fez um discurso e, ao contrário da maioria dos discursos que já vi de lá, falou que mais parecia um daqueles crentes fanáticos, até disse que SdA tinha magia negra e demonismo, cara eu quase chorei. Daí eu falei pra minha mãe que isso afasta as pessoas que não conhecem, que se eu fosse nova lá e tivesse ido poucas vezes ia pensar que todos eram assim, e ia embora de lá e não voltava mais. Ela disse que tbm não gosta de pessoas que falam assim.
Well, ando meio sem religião definida.
 
Rousoku disse:
Algo que postei no tópico "Quem está certo ?":

Rousoku disse:
Bem, eu penso da seguinte forma: se vc só comer de uma fruta, se alimentará de alguns nutrientes. Mas se comer de todas as frutas que encontrar, nutrir-se-á de todos os nutrientes. Há frutas venenosas. Se as excluírmos de nosso cardápio, comeremos de todos os nutrientes, e seremos completamente saudáveis. Mais do que aqueles que só comem banana, por exemplo. As religiões são frutas. São fontes. Se bebermos de todas as fontes, teremos todos os minerais. Se estudarmos todas as religiões, e ouvirmos todos os sábios, então teremos todos os tipos de conhecimento. E assim, seremos mais sábios do que aqueles que, por exemplo, só comem banana.

Complementando:

No caso, religião implica também em acreditar numa deidade. Todos nós seguimos, na verdade, uma religião que formamos no nosso coração. Ninguém acredita numa religião do jeito que a ouve. Sempre está sujeita à nossa interpretação pessoal, e portanto existem religiões tantas quantas são as pessoas que em Deus acreditam.

Alguns ateus e céticos seguem também uma religião. A fanática religião do descrer.

Gostei de sua explicação. Só complementando, assim como as religiões são frutas, o organismo não vive só de frutas. Existe legumes, carne e muitos outros alimentos que podem complementar a alimentação. Podemos sobreviver só comendo frutas? Podemos, mas prefiro ter uma alimentação mais balanceada. Uma vez li sobre um filósofo que explicou algo mais ou menos assim (não lembro o nome dele :? ):

O ser humano é composto por várias partes. O corpo, a mente, o coração e a alma, aonde o corpo representa o físico, a matéria; a mente representa a razão, a lógica; o coração, os sentimentos; e a alma a parte mais divina do ser. Cada parte necessita ser exercitada e alimentada ou atrofia. O ser humano bem equilibrado dá a mesma ênfase a todas as suas partes.

Me lembro que achei muito interessante a teoria dele e adoto alguma de suas idéias (ou tento adotar... :| :lol: )
 
Nós só usamos a palavra Religião para definir O Cristianismo!!!

Pela primeira vez entendi o que vc quis dizer com isso. Ou pelo menos o que a pessoa que te disse isso quis dizer.

A palavra "religião" não deve ser usada para definir "vertentes". Ex: catolicismo, protestantismo, etc, são vertentes de uma única religião: cristianismo.

Assim como a Wicca é uma vertente da religião chamada Paganismo.

Mas do jeito que vc falou, parece que só o Cristianismo é digno de levar a palavra "religião", à parte de outras religiões como o budismo, paganismo, etc. - o que é um erro grotesco.
 
Paganismo não é uma religião...é o nome dado à todas as religiões que surgiram antes de Cristo, ou seja, não acreditavam nele....
O mundo é dividido em pagãos e cristãos...depois é que surgem vertentes, religiões...
 
Olha pra ser sincera eu ainda não fiz minha escolha religiosa..... não consegui ainda me fixar em nada..... mas até 3 anos atrás eu era católica.... do tipo CATÓLICA APOSTÓLICA RELAXADA.... eu desacreditei na INSTITUIÇÃO IGREJA CATÓLICA..... mas não em Deus..... porém acho que não há porque se prender na idéia de que só pelas mãos dele as coisas acontecem..... nossa mente e espírito também tem poder.... cabe a nós descobrir o quanto e como desperta-lo.... Já ouviram a frase.... O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VC E NÃO EM PRÉDIOS DE MADEIRA E PEDRA...... e não esqueçam que a igreja católica é hj uma das instituições mais ricas do mundo..... fica aí um lance a se pensar partindo do pré suposto dos ensinamentos de Cristo...... É UMA GRANDE :lily: CONTRADIÇÃO...... :evil: :twisted: :x
 
Como assim, acredita 100% na sua religiao? Na boa, vou dizer algo que talvez possa ferir alguem, mas nao venham pra cima de mim, vou dizer o que eu acho, depois de conversas com a minha irmã.
Eu não entendo como as pessoas podem dizer que seguem uma religiao, ou que acreditam em tal coisa, se nao seguem exatamente o que é prescrito. Se você diz ser católico, mas não quer se casar de jeito nenhum mesmo que ame alguem, ou não vai a missas, você não é catolico. Se você diz ser evangélico, mas usa cabelo rosa, tem santinho pindurado no pescoço, você não é evangélico. Se você diz ser vegan, mas usa sapato feito com pele de animal, você não é vegan. Se você diz ter anorexia, mas volta e meia ta comendo alguma coisa porque bateu "aquela fome", você não tem anorexia.

Dei exemplos até fora de religiao, porque talvez vocês entendam o que eu quero dizer. O fato é que as pessoas custumam dizer 'Sou tal coisa, mas acredito em tal coisa que a minha religiao nao permite', desculpa cara, mas entao você não é. Porque cada religiao tem seus principios a serem seguidos, se você os contradiz, você não os ta seguindo (obvio), entao você não é. Pode ser outra qualquer coisa, menos isso.

Por isso que eu digo que nenhuma religiao é perfeita, ao ponto de ter seguidores totais delas, nao tem como, regras nao sao 100% cumpridas.
 
Litzhel disse:
Como assim, acredita 100% na sua religiao? Na boa, vou dizer algo que talvez possa ferir alguem, mas nao venham pra cima de mim, vou dizer o que eu acho, depois de conversas com a minha irmã.
Eu não entendo como as pessoas podem dizer que seguem uma religiao, ou que acreditam em tal coisa, se nao seguem exatamente o que é prescrito. Se você diz ser católico, mas não quer se casar de jeito nenhum mesmo que ame alguem, ou não vai a missas, você não é catolico. Se você diz ser evangélico, mas usa cabelo rosa, tem santinho pindurado no pescoço, você não é evangélico. Se você diz ser vegan, mas usa sapato feito com pele de animal, você não é vegan. Se você diz ter anorexia, mas volta e meia ta comendo alguma coisa porque bateu "aquela fome", você não tem anorexia.

Dei exemplos até fora de religiao, porque talvez vocês entendam o que eu quero dizer. O fato é que as pessoas custumam dizer 'Sou tal coisa, mas acredito em tal coisa que a minha religiao nao permite', desculpa cara, mas entao você não é. Porque cada religiao tem seus principios a serem seguidos, se você os contradiz, você não os ta seguindo (obvio), entao você não é. Pode ser outra qualquer coisa, menos isso.

Por isso que eu digo que nenhuma religiao é perfeita, ao ponto de ter seguidores totais delas, nao tem como, regras nao sao 100% cumpridas.

Dizer que acredita ou que é alguma coisa é só uma forma de dizer. Há muitas coisas que se formos analisar desse modo nós não deveríamos dizer, mas dizemos para simplificar, para facilitar.

Eu concordo com seu pensamento, ele está correto, mas se eu disser " sou tal coisa, mas acredito nisso nisso e naquilo" quer dizer que boa parte do que acredita vem daquela religião menos certas coisas, é mais fácil. Por exemplo se alguém disser que é católica mas acredita em espíritos, quer dizer que a maior parte do que acredita vem da igreja católica, menos quanto à existência de espíritos. O que é diferente do que alguém que se diz espírita, pois há outros conceitos que diferem os espíritas além da credibilidade nos espíritos. Imagine se cada um falasse tudo o que acredita, todos os tópicos e etc etc ficaria muito comprido...

Não sei se consegui passar minha idéia, talvez ficou meio confuso, qualquer coisa me perguntem.
 
O grande problema de se acreditar 100% em qualquer religião (isso sem sequer considerar a possibilidade de crer em algo mais do que a sua religião), é que isso implica em aceitar SEM DISCUSSÃO os dogmas impostos por aquela religião, ou seja, sem raciocinar, sem questionar, aceitar como verdade absoluta uma coisa que foi bolada, estabelecida por seres humanos , mesmo que "pretensamente" a mando de Deus, e portanto passível de falha como seus criadores.
 
Católica de batismo.
Acredito em Deus, acredito no Espiritismo e tenho a "minha" religião.
Pego um pouco aqui, um pouco ali, e formo o meu conceito. Não o que alguém manda obedecer ou acreditar por que "Deus me deu poder"...
Todas as religiões têm muitas coisas erradas, mas respeito cada uma.
E por isso sigo o que acredito. :wink:
 
Megara disse:
Católica de batismo.
Acredito em Deus, acredito no Espiritismo e tenho a "minha" religião.
Pego um pouco aqui, um pouco ali, e formo o meu conceito. Não o que alguém manda obedecer ou acreditar por que "Deus me deu poder"...
Todas as religiões têm muitas coisas erradas, mas respeito cada uma.
E por isso sigo o que acredito. :wink:


É o que eu fazia antes, agora não sei mais se faço tanto isso, só sei que adoro saber sobre religiões, porque apartir do momento que você ve elas com uma visao fora deste "nucleo", você pode ver que nenhuma é perfeita, mas que mesmo assim todas tem uma verdade por tras das mesmas. É isso que eu acho que deveria ser feito.

Mas, se identificar, e procurar pertencer a algo tambem nao acho nada condenavel, apenas nao faço isso na religiao. Aquele post que eu escrevi antes é o que eu penso mesmo, mas não que eu vá condenar alguem porque ela diz ser catolica e nao vai na missa e etc e tal. Cada um sabe o que faz, pelo menos eu espero.

E não da pra acreditar 100% em nada, nada é 100%
 
É por isso que todas as pessoas realmente sábias que eu conheço são ecléticas, e estou estudando para um dia ser como elas :wink:
 
:lily: Eu fui batizada na igreja católica, mas foi somente isso. Toda a minha familia é católica.
Mas c/o passar do tempo fui me interessando em ver as outras religiões e filosofias, estudei todas, fui assistir cultos de várias (de budismo, até judaísmo passando por rel. afro, etc..) e fui encontrando a minha religião pessoal. Eu vi que todas as religiões têm pontos semelhantes, e algumas coisas nada a ver e outras tudo a ver. A palavra religião significa "religare", ou seja, religar o ser humano c/a divindade. Mas, têm muitas pessoas, inclusive os sacerdotes desta ou daquela religião que interpreta os ensinamentos à maneira de seu próprio ego/pontodevista.
Por isso ser portavoz de um ensinamento religioso é algo de muita responsabilidade. Como dizem os antigos sábios, o veículo que transmite têm q. estar puro, p/não distorcer. As religiões mais antigas são a hindu/a judaica/depois vêm JC p/reformular alguns pontos do judaísmo e trazer novos pensamentos p/as pessoas (convem dizer que JC não fundou nenhuma religião/inclusive ele gostava de dizer q. o "templo, a casa de Deus está dentro de nós). Talvez o seguidor mais fiel de sua filosofia tenha sido São Francisco de Assis, q. achava nada ver a idéia de transformar a filosofia de Cristo em instituição.
A minha religião eu encontrei dentro de mim, através das exp.pessoais q. vi e vivi até agora.
 
Minha família tem duas correntes: a católica (por parte de mãe) e a evangélica (batistas - por parte de pai) Eu fui batizada católica, fiz primeira comunhão, ia na missa e tal. Essa religião nunca me fez feliz. Em momento algum ela me tocou, me emocionou e me fez sentir que Deus estava lá. Com a falíla do meu pai, jáfui a muitos cultos pra celebrar aniversários e datas e especias, e essa religião também não despertou meu interesse.

Quanto mais descubro sobre religioes crsitãs, mas acho que elas estão todas bastante distorcidas pelos anos, e tá tudo errado. Creio que Crito deve ter existido, e com certeza deve ter sido um cara e tanto, mas tenho umas dúvidas sobre se ele era mesmo "o messias", apesar de achar que ele, assim como muitos outros, tnha uma missão divina...

Em oposição, quanto mais aprendo sobre religiões espirititas, sobre seitas do "estilo wicca", com bases celtas e tal, mas acho que esse deve ser o caminho, pelo menos pra mim.

Concluindo: Não creio muito mais do que 25% na minha religião, e estou a procura de uma que eu possa crer, pelo menos 80%, pois no mundo de hj, racional e cientifico, acho impossível crer 100% em qq religião.
 
sou catolico, mas nao acredito 100% na minha religiao....
eu acredito em reencarnação, por exemplo, uma coisa q a igreja catolica nao aceita.!!!
digamos q eu sou mais espirita, do que catolico :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo