1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Helluin

Helluin Usuário

Olá pessoal,
    Alguém aqui saberia me dizer como é o vazio? (aquele em que Morgoth foi lançado)
    Seria algo como o espaço sideral: Frio e vácuo? ou o espaço sideral É o vazio?

2. Pandatur

Pandatur Usuário

Helluin, pelo que sei, a concepção do vazio é bem complicada, pois ao longo dos anos o Professor foi alterando suas idéias sobre Eä, Arda, Vazio...
    No Silma parece que há textos mais recentes e mais antigos, de épocas em que Tolkien tinha o mundo de formas diferentes em sua mente. É meio confuso mesmo.
    A Swanhild é uma ótima pessoa para falar sobre este assunto. Uma pena ela estar meio sumida por aqui. Mas vou procurar algo a respeito e posto aqui depois. Afinal, eu também me confundo com toda essa bagunça...

3. Helluin

Helluin Usuário

Certo. Obrigada! :)

4. Swanhild

Swanhild Usuário

O espaço sideral está dentro da Eä, a qual no Tolkien é considerada como sendo limitada. O Vazio está fora da Eä.

5. Bellcross

Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

Eä no caso seria a nossa "dimensão" ??
    O vasio, pela minha concepção, é um lugar onde não exista nada... não digo vacuo... mas exatamente nada !!
    Agora... como eu faço pra explicar o "nada" ???

6. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Eä é o que existe,não sei se "dimensão" define bem. Eä é tudo o que existe, e tudo o que existe é o universo inteiro.

Para além do que existe, Nada existe. (brilhante!) Eru criou a existência onde não havia nada; e onde nada foi criado, permanece vazio. É o que se chama de Vazio.

7. Bri Guardian

Bri Guardian Usuário

Agora uma pergunta dificil!: :twisted:
    se Eru criou Eä do nada oq ue criou Eru ja q soh "existia" o nada?

8. Lothiriel

Lothiriel Usuário

Aí já é demais....

Tolkien criou Eru. 8-)

9. Proview

Proview Go

Eru sempre existiu.
    Ninguém nem nada criou Eru pq ele sempre esteve "lá"

10. Bellcross

Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

É a mesma coisa que perguntar como Deus surgiu.

Eu tava vendo uma matéria na Discovery em que os cientistas afirmavam que o universo tem fim e tbm tem formato de globo. Será que tolkien quis dizer +- isso ao retratar eä.

11. Masei®

Masei® Usuário

Tolkien é Gênio, vai demorar pra descobrirmos o que ele quis dizer com tudo isso hehe...

Mas acredito que é o que disseram, Eru sempre existiu e sempre foi... Eru é tudo e também é o Nada hehe... Entendem? uhAHUha

12. Helluin

Helluin Usuário

Então é mais interessante do que eu havia pensado!
    Quer dizer que até o vácuo é alguma coisa!
    Sendo assim, então, é muito difícil imaginar o vazio porque se o espaço sideral vácuo já é alguma coisa, então o que é o nada?
    Mais uma pergunta para os filósofos e cientistas responderem...

13. Bri Guardian

Bri Guardian Usuário

eu axo q o nada nao existe, embora seja dificil d imaginar.
    A mente humana ainda nao consegue imaginar como uma coisa pode ser infinita.
    Eu axo que eh dificil d aceitar, mas tanto tempo quanto espaço sao infinitos. :P

14. Loky

Loky Usuário

o nada é apenas o nada, um "lugar" em que nada existe, nem mesmo o vácuo.... tente se imaginar num "universo" branco. nada além de você. dá meio que um senitmento de solidão né? isso é o nada.

15. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Não pode ser branco. Branco é a soma de todas as cores, e se há cor então há luz, logo, energia. Então o vazio teria alguma coisa, e não seria vazio. A cor que mais parece com o vazio é o negro, porque não é bem uma cor, mas sim a ausência de qualquer cor.

16. Mas se Melkor ta no vazio, o vazio deixa de ser vazio ja q o Melkor ta lah, ou seja a uma coisa no vazio,o Melkor.Ou seja ñ eh vazio o vazio.

Compliquei? :twisted:

17. Elentari R*

Elentari R* Usuário

Complicou. :evil:
    :mrgreen:

Mas eu acho que o Vazio não pode ser um lugar... É apenas Vazio, é Nada.

E (me corrijam!) os Ainur não "estavam"no Vazio, antes de Ëa existir?

18. Bri Guardian

Bri Guardian Usuário

melkor podia estar no vazio, ali nao seria vazio pois ele estala.
    mas o fazio existe mas nao existe. eh meio complicado mas olha so:
    so do vazio ter uma existencia ele deixa de ser vazio.
    (nosa q coisa complicada ja to me confundindo todo)

19. Estë

Estë the Gentle

Se não me engano Eru criou os Ainur após a criação de Eä :think:

20. Thais Tûk

Thais Tûk (avulsa)

O Vazio poderia ser, então, uma morte sem consciência de morte?

Compartilhar