É, verdade... Não deve ter nenhum filme filmado cronologicamente, né? Ou se tem é... Sei lá, uns poucos, rarissímo encontrar. Se bem que o meu senso e o senso comum também diria para filmar tudo na ordem do roteiro, porque seria dois palitos para alguém como eu fazer uma bagunça na hora de juntar os caquinhos da história... Eu hein, esses diretores e suas manias hollywoodianas...
Não é mania, é praticidade, economia e necessidade.
Imagine um filme simples, rodado em apenas 3 cenários que precisam ser montados no estudio.
O mais prático e econômico é montar o cenário 1 e filmar todas as cenas que se passam ali. Depois desmonta tudo e filma todas as cenas do cenário 2. E depois no 3.
Bem mais simples do que filmar no cenário 1 a primeira cena. Desmanchar o cenário e gravar a segunda no cenário 2. Desmanchar e voltar a gravar a terceira cena no cenário 1, que teria de ser montado denovo e assim por diante.
E se as cenas são feitas em locações, imagine transportar todo o equipamento, equipe e elenco para a locação. Melhor gravar lá todas as cenas, não?
Depois é só cortar e reajuntar na edição. Os trabalhos e gastos com edição são bem menores do que os trabalhos e gastos com estudios e locações e deslocamentos.
Bem, eu esperava ver o cenário montado ou até com partes inacabadas, mas a maioria já pronta, não as colunas encostadas lá em um canto.
Muito provavelmente, o cenário seja apenas aquilo que você viu nas fotos, não mais que isso. O restanto é fundo verde.
Como nas gravações de Osgiliath, em SdA: apenas as estruturas em primeiro plano eram reais. O restante era virtual feito com fundo verde.
Infelizmente não achei nenhuma foto. Mas se você tem os DVDs, só procurar entre os making-ofs e você irá achar. E cuidado pra não se decepcionar ao ver como as cenas foram gravadas.
Eu me decepcionei...