• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vaticano encobriu pedófilo que abusou de 200 menores surdos, diz jornal

Não vou dizer que tudo na Igraja é por causa de dinheiro (só uns 99,9 %). Mas, siceramente, o que pensar de uma Igreja onde o superior máximo anda coberto de ouro? E eles colocavam mais medo na alma das pessoas do que moral! As pessoas da Idade Média eram mais ensinadas a temer o diabo do que a amar a Deus... se isso for moral, o sol é azul.
Moral e medo... qual a diferença? Explica?
 
Gostaria muito que você apresentasse argumentos, exemplos, fatos ou whatever que embasasse sua afirmação.



Não entendi onde isso se encaixa. :think:

Por favor gente, antes de virem aqui postar algo crucificando ou absolvendo a Igreja Católica leiam, se informem e tragam argumentos que enriqueçam a discussão. Ninguém mais engole esse papo de que "A Igreja é santa" ou que "A Igreja só pensa em dinheiro".


Para conhecer argumentos, exemplos e fatos de que a Igreja reforçou as divisões sociais para se manter suprema, rica, é só frequentar a escola (desculpe-me por não tê-los posto, mas deduzi que todos conheciam o passado da Igreja, e que sabiam entepretar uma ironia). A Igreja vendeu lotes do céu!!! Eles provavelmente estavam simples, sincera e ingenuamente preocupados com o lugar onde seus fiés iam ficar quando morressem, né? (Isso sem comentar a venda de pedaços do sudário de Cristo, de ossos do jumento - era jumento? - onde Cristo montou, os espinhos da coroa deste.)
venda_indulgencias.JPG


"Assim que a moeda soar, a alma vai ao céu."
Essa charge mostra que, com toda a certeza, a Igreja nunca se importou muito com o dinheiro.

"(...) Não se admitiam divergências contra esse monopólio (Igreja) da crença. Os rebeldes e dissidentes, considerados hereges, ou se calavam ou eram simplesmente eliminados. Muitos foram queimados vivos nas fogueiras que o Tribunal do Santo Ofício, ou Inquisição, acendeu por todo o Continente." (Divalte Garcia Figueira)
Podemos ver como a Igreja não se preocupava com o surgimento de outras religiões, que causariam a perda de fiéis e, consequentemente, do dízimo nosso de cada dia. Tão "desprendidos"...

E agora posso mostrar como a Igreja era caridosa, a favor dos pobres: "A casa de Deus, que se crê una, está assim dividida em três (como na pirâmide social)." "Todos nós precisamos dos servos para viver" bispo Adalbéron de Leon --> os líderes da Igreja mostravam ser a favor da pirâmide social (nossa!!! Como eles se preocupavam com o povão!), afirmavam que era necessário que existisse gente para servi-los.

Quando eu falei sobre o Papa, era só um exemplo de como a Igreja é desprendida das coisas materiais. E acho que quando ninguém mais engole um papo, é quando sabemos tudo sobre tal assunto e não precisamos mais de informação alguma... não é o que está acontecendo.

Se você quiser mais algumas provas de como a Igreja é correta: assista "Àgora", leia "Dicionário temático do Ocidente medieval" de Jacques Le Goff... depois eu mando uma lista, esqueci onde deixei os outros títulos.

Moral:http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=moral

Medo: http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=medo

Medo: Receio. Se você não sabe a diferença entre estes, acho difícil ter uma ideia correta de religião. Essa diferença é muito parecida com a de RESPEITO e MEDO.
 
Última edição:
Acho certo o seu exemplo Taíse,sobre o papa, Jesus nos disse para semos humildaes como ele foi, Jesus ñ tinmha não tinha riquezas materias, mas sim viveu para ajudar outros e salvar a todos dando sua vida, acho que o papa e todo o Vaticano devia se irformar mais sobre seu Deus, pois de nada vale ter riquezas na terra elas não entrarão no céu.
 
Se você quiser mais algumas provas de como a Igreja é correta: assista "Àgora", leia "Dicionário temático do Ocidente medieval" de Jacques Le Goff... depois eu mando uma lista, esqueci onde deixei os outros títulos.


Medieval, MEDIEVAL, M E D I E V A L.

Eu continuo perguntando: Quanto tempo a igreja vai ter que continuar respondendo pelos erros do passado? Já não bastam os problemas atuais que ela enfrenta?
 
Medieval, MEDIEVAL, M E D I E V A L.

Eu continuo perguntando: Quanto tempo a igreja vai ter que continuar respondendo pelos erros do passado? Já não bastam os problemas atuais que ela enfrenta?

Acho que deve sim ser mostrado os erros do passado, para mostrar como ela erá cruel, erá praticamente imposivel Deus ter estado ao lado de fiéis que a seguiam, e acho que ainda não está até hoje com tanta barbaridade que vem ocorrendo.
 
Acho que deve sim ser mostrado os erros do passado, para mostrar como ela erá cruel, erá praticamente imposivel Deus ter estado ao lado de fiéis que a seguiam, e acho que ainda não está até hoje com tanta barbaridade que vem ocorrendo.
Eu não falei que os erros devem ser escondidos. Perguntei por quanto tempo a Igreja vai ter que RESPONDER pelos erros cometidos no passado.

Mas enfim, esse tópico já deixou de ser racional a muito tempo.
 
Eu não falei que os erros devem ser escondidos. Perguntei por quanto tempo a Igreja vai ter que RESPONDER pelos erros cometidos no passado.

Mas enfim, esse tópico já deixou de ser racional a muito tempo.


Ha sim, acho que por muito tempo....

E realmente esse tópico não tem nada de racional.
 
Medieval, MEDIEVAL, M E D I E V A L.

Eu continuo perguntando: Quanto tempo a igreja vai ter que continuar respondendo pelos erros do passado? Já não bastam os problemas atuais que ela enfrenta?

Sabe aquilo de:"Por que estudar história"? Pois é: entender o passado para planejar o futuro. A Igreja vai responder por seus erros enquanto continuar errando! O caso do Vaticano encobrir um pedófilo é um erro que nos faz repensar todas as barbaridades cometidas pela Igreja DURANTE TODA A HISTÓRIA. Uma discussão séria, racional, deve levar em conta todos os aspectos do que está sendo discutido, o passado da Igreja é fundamental. O que você propõe? Esquecer tudo o que a Igraja fez, porque achamos que já é tecla batida e voltar para o presente? Bem, o presente também condena a Igreja.

___________________________________________

Não sou contra a MORAL CRISTÃ, até porque faz 15 anos que sou cristã (desde que nasci). Sou contra tudo o que a Igreja FAZ e JÁ FEZ.
 
Eu não falei que os erros devem ser escondidos. Perguntei por quanto tempo a Igreja vai ter que RESPONDER pelos erros cometidos no passado.

Eu acho assim, se a coisa começa errada, ela vai continuar errada. É uma bola de neve.
A própria religião também se baseia em fatos do passado para fazer sua doutrina. Se eliminarmos os erros, eliminamos os ensinamentos também. Judas vai responder até quando pelo erro dele?

Mas enfim, esse tópico já deixou de ser racional a muito tempo.

Tem gente que não sabe brincar... :roll:
 
Judas vai responder até quando pelo erro dele?

Disseste bem. Judas vai responder pelo erro DELE eternamente, apesar de hoje ser o pó do pó. Mas ele poderia ser culpado pelo erro dos que vieram antes dele?





Francamente, vocês são pessoas inteligentes e podem muito mais e melhor do que estão apresentando nesse tópico.
Sabe aquilo de:"Por que estudar história"? Pois é: entender o passado para planejar o futuro. A Igreja vai responder por seus erros enquanto continuar errando! O caso do Vaticano encobrir um pedófilo é um erro que nos faz repensar todas as barbaridades cometidas pela Igreja DURANTE TODA A HISTÓRIA. Uma discussão séria, racional, deve levar em conta todos os aspectos do que está sendo discutido, o passado da Igreja é fundamental. O que você propõe? Esquecer tudo o que a Igraja fez, porque achamos que já é tecla batida e voltar para o presente? Bem, o presente também condena a Igreja.

___________________________________________

Não sou contra a MORAL CRISTÃ, até porque faz 15 anos que sou cristã (desde que nasci). Sou contra tudo o que a Igreja FAZ e JÁ FEZ.
Mais uma vez está havendo uma diferença entre o escrito e o entendido. Ninguém afirmou que o passado negro da igreja deve ser escondido. Mas culpar a Igreja Católica atual pelos erros do passado é como culpar um filho pelos crimes do pai.

E quanto aos padres pedófilos tem que ser excomungados e presos. Mas antes de tudo tem que ser julgados. Quem se revolta com os erros tem que solucionar com acertos. Ou isso ou voltamos a barbárie.
 
Última edição:
Mais uma vez está havendo uma diferença entre o escrito e o entendido. Ninguém afirmou que o passado negro da igreja deve ser escondido. Mas culpar a Igreja Católica atual pelos erros do passado é como culpar um filho pelos crimes do pai.

Não acho que seja como culpar um filho pelos crimes do pai porque os ensinamentos da Igreja ainda são os mesmos, a hierarquia ainda é a mesma e eles ainda se interessam muito pelo dinheiro. É a mesma Igreja, não é?
Pelo que eu entendi, você acha que devemos parar de culpar a Igreja? Como parar de culpar uma Igreja que condena e condenou muita gente?
 
Disseste bem. Judas vai responder pelo erro DELE eternamente, apesar de hoje ser o pó do pó. Mas ele poderia ser culpado pelo erro dos que vieram antes dele?

Minha pergunta era retórica, acho que a sua é também... :lol:
 
Não acho que seja como culpar um filho pelos crimes do pai porque os ensinamentos da Igreja ainda são os mesmos, a hierarquia ainda é a mesma e eles ainda se interessam muito pelo dinheiro. É a mesma Igreja, não é?
Pelo que eu entendi, você acha que devemos parar de culpar a Igreja? Como parar de culpar uma Igreja que condena e condenou muita gente?
Não, não é a mesma Igreja. Ela ainda queima bruxas? Não. Ela ainda participa ativamente do poder secular? Não. Quando ocorreu o último auto-de-fé? A última condenação a morte pelo tribunal do Santo Ofício? Pelo amor de Deus gente, vocês podem muito mais em matéria de argumentação. Tu ainda tem o topete e a cara de pau de dizer que os ensinamentos ainda são os mesmos? Quanto as jóias será que alguém aqui sabe que as jóias do Vaticano são consideradas patrimônio da humanidade pelo seu valor histórico e que esse Papa quando morrer vai ser enterrado sem nenhuma jóia? Sim, ele também vai morrer. Do pó ao pó... E tudo que a Igreja já fez de bom? Pastorais, obras assistenciais, etc, etc. Disso ninguém se lembra na hora de postar aqui. Eu não sou católico há muito tempo, mas sei reconhecer e respeitar o que a Igreja já fez de bom. Isso não vai apagar nunca os erros cometidos no passado. Mas quem nunca tiver pecado que atire a primeira pedra.
 
Última edição:
Quanto as jóias será que alguém aqui sabe que as jóias do Vaticano são consideradas patrimônio da humanidade pelo seu valor histórico e que esse Papa quando morrer vai ser enterrado sem nenhuma jóia?

Aí já é demais né?! E ele não faz mais que a obrigação, afinal não era o filho de Deus um simples carpinteiro? Ai da igreja se saísse gastando essas jóias. :lol:

Sim, ele também vai morrer. Do pó ao pó... E tudo que a Igreja já fez de bom? Pastorais, obras assistenciais, etc, etc. Disso ninguém se lembra na hora de postar aqui.

Claro que as boas ações não passam despercebidas, mas acho que muita gente fica cega diante dessas ações, mas vamos analisar o sistema e não os indivíduos. Pastorais e obras assistencias normalmente vem de doações de fiéis e não fiéis e não necessariamente do dinheiro do Vaticano.

Você já ouvi falar sobre o livro "Os Bilhões do Vaticano", do Avro Manhattan? É uma interessante análise do sistema financeiro do Vaticano. Aqui vai um trechinho em inglês (só tenho o e-book, nunca procurei em livrarias aqui, quem não souber inglês dá uma jogada no google tradutor - vai sair tosquera, mas vale a pena :lol: e quem souber e se interessar sobre o assunto, é um livro muito interessante):

The Vatican has large investments with the Rothschilds of Britain, France and America, with the Hambros Bank, with the Credit Suisse in London and Zurich. In the United States it has large investments with the Morgan Bank, the Chase-Manhattan Bank, the First National Bank of New York, the Bankers Trust Company, and others. The Vatican has billions of shares in the most powerful international corporations such as Gulf Oil, Shell, General Motors, Bethlehem Steel, General Electric, International Business Machines, T.W.A., etc. At a conservative estimate, these amount to more than 500 million dollars in the U.S.A. alone. [...] In a statement published in connection with a bond prospectus, the Boston archdiocese listed its assets at Six Hundred and Thirty-five Million ($635,891,004), which is 9.9 times its liabilities. This leaves a net worth of Five Hundred and Seventy-one million dollars ($571,704,953). It is not difficult to discover the truly astonishing wealth of the church, once we add the riches of the twenty-eight archdioceses and 122 dioceses of the U.S.A., some of which are even wealthier than that of Boston. [...] Some idea of the real estate and other forms of wealth controlled by the Catholic church may be gathered by the remark of a member of the New York Catholic Conference, namely 'that his church probably ranks second only to the United States Government in total annual purchase.' Another statement, made by a nationally syndicated Catholic priest, perhaps is even more telling. 'The Catholic church,' he said, 'must be the biggest corporation in the United States. We have a branch office in every neighborhood. Our assets and real estate holdings must exceed those of Standard Oil, A.T.&T., and U.S. Steel combined. And our roster of dues-paying members must be second only to the tax rolls of the United States Government.' [...] The Catholic church, once all her assets have been put together, is the most formidable stockbroker in the world. The Vatican, independently of each successive pope, has been increasingly orientated towards the U.S. The Wall Street Journal said that the Vatican's financial deals in the U.S. alone were so big that very often it sold or bought gold in lots of a million or more dollars at one time. [...] The Vatican's treasure of solid gold has been estimated by the United Nations World Magazine to amount to several billion dollars. A large bulk of this is stored in gold ingots with the U.S. Federal Reserve Bank, while banks in England and Switzerland hold the rest. But this is just a small portion of the wealth of the Vatican, which in the U.S. alone, is greater than that of the five wealthiest giant corporations of the country. When to that is added all the real estate, property, stocks and shares abroad, then the staggering accumulation of the wealth of the Catholic church becomes so formidable as to defy any rational assessment. [...] The Catholic church is the biggest financial power, wealth accumulator and property owner in existence. She is a greater possessor of material riches than any other single institution, corporation, bank, giant trust, government or state of the whole globe. The pope, as the visible ruler of this immense amassment of wealth, is consequently the richest individual of the twentieth century. No one can realistically assess how much he is worth in terms of billions of dollars. [...]

E gente, vamos deixar a fé de lado aqui, quem for ler esse texto encare o Vaticano como uma organização. Acho que cada um aqui tem sua fé e todo mundo merece respeito. Os descontrolados por favor ignorem meu post...
 
Última edição:
Estou cada vez mais convencida que a igreja é um negócio. Sou católica, mas cada vez mais estou decepcionada com o que vem a acontecer.

Acho uma vergonha com o que estes "senhores" da igreja fizeram com os garotos.

É claro que todos nós temos pecados, mas homens da igreja, homens de Deus a abusar de crianças? É de loucos. Isto sim é de deixar uma pessoa completamente revoltada!
 
Lembrando sempre que a igreja é feita de homens e hones são falíveis.
E devem ser tratatos como qualquer ser falível.
 
Aí já é demais né?! E ele não faz mais que a obrigação, afinal não era o filho de Deus um simples carpinteiro? Ai da igreja se saísse gastando essas jóias. :lol:



Claro que as boas ações não passam despercebidas, mas acho que muita gente fica cega diante dessas ações, mas vamos analisar o sistema e não os indivíduos. Pastorais e obras assistencias normalmente vem de doações de fiéis e não fiéis e não necessariamente do dinheiro do Vaticano.

8-O. Mas tipo assim... Fiéis são a base de formação de qualquer Igreja e é justamente esse dinheiro que ajuda a formar o montante total do dinheiro da Igreja Católica e que aqui tu cita como o dinheiro do Vaticano. Isso para quem tem a capacidade de dissociar os fíeis da Igreja e do Vaticano, já que tudo isso daí forma um todo. Eu não consigo dissociar uma célula do corpo.

Poxa, tem Igrejas constrangendo descaradamente seus fiéis a fazerem doações dizendo que vai ter prosperidade e tal e metidas em esquemas medonhos de corrupção e ninguém fala nada. Eu, pelo menos na época em que frequentava a Igreja Católica, não me lembro de nenhum Padre ir pro altar e dizer que eu só iria pro céu se doasse dinheiro. O máximo que tinha era uma cesta onde a pessoa botava a quantia que quizesse. Se achasse que devia contribuir.
 
8-O. Mas tipo assim... Fiéis são a base de formação de qualquer Igreja e é justamente esse dinheiro que ajuda a formar o montante total do dinheiro da Igreja Católica e que aqui tu cita como o dinheiro do Vaticano. Isso para quem tem a capacidade de dissociar os fíeis da Igreja e do Vaticano, já que tudo isso daí forma um todo. Eu não consigo dissociar uma célula do corpo.

Peloamor não começa frase com tipo assim... :lol::abraco:
o_O Olha pra falar a verdade não entendi o que você quis dizer aqui. Pra mim o Vaticano é uma organização e as igrejas, teoricamente, sustentam essa organização. Eu queria muito que você lesse o livro do Avro :yep::mrpurple:

Poxa, tem Igrejas constrangendo descaradamente seus fiéis a fazerem doações dizendo que vai ter prosperidade e tal e metidas em esquemas medonhos de corrupção e ninguém fala nada. Eu, pelo menos na época em que frequentava a Igreja Católica, não me lembro de nenhum Padre ir pro altar e dizer que eu só iria pro céu se doasse dinheiro. O máximo que tinha era uma cesta onde a pessoa botava a quantia que quizesse. Se achasse que devia contribuir.

Mas o tópico aqui é sobre a católica. Eu até criei outro tópico aqui sobre uma igreja evangélica e arrecadação de dinheiro (pra mim religião e dinheiro não se misturam, não se compra a fé) e mesmo assim tem gente que acha isso certo.

O que acontece é que somos indivíduos com opiniões diferentes. Não adianta um querer "doutrinar" o outro e chamar de burro ou afins por ter uma opinião diferente. O que cada um pode fazer é expor os fatos e opiniões que fazem parte da sua verdade pessoal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo