• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Várias dúvidas insignificantes (?) sobre os elfos...

Eu discordo que o combate à distância seja opção primária dos elfos; isso parece algo condicionado por jogos de RPG do que pelo próprio livro; indício de elfos sempre lutando com espadas e armas de engajamento corpo a corpo é absurdamente superior; vez ou outra a gente vê algo sobre flechas. Os elfos obviamente tinham grande habilidade no arco e flechas, mas nem por isso eles usavam mais essas armas do que um exército usaria normalmente.
 
Laurelín Míriel escreveu:

Mas toda essa habilidade naum faz com que os elfos sejam mais FORTES que os humanos. Em combate corpo-a-corpo, um elfo e um humano saudáveis têm - de acordo com a semelhança entre raças - chances relativamente iguais de vitória!



Silmarillion, pág. 125:
Citação:

Imortais eram os elfos, e sua sabedoria crescia de uma Era para a outra, sem que nenhuma enfermidade ou pestilência lhes trouxessem a morte. Seus eram na verdade da matéria da Terra e podiam ser destruídos; e naquela época eram mais parecidos com os corpos dos homens, pois não haviam sido habitados tanto tempo pelo fogo de seu espírito, que os consome por dentro com o passar das eras. Já os homens eram mais frágeis, mais fáceis de serem mortos por alma ou acidente, e mais difíceis de curar; eram sujeitos a doenças e muitas enfermidades; e envelheciam e morriam.



Em combate corpo-a-corpo, um elfo teria mais chances de sair vitorioso. Mas, não é só da força e da resistência que se ganha um combate. Por isso, claro, haveria chance também do homem ganhar. Mas não chances iguais.
_________________

Claro.... pesoas imortas têm larga vantagem perante aqueles que podem morrer por causa de uma simples doença!!!!
Mas EM COMBATE um ELFO SAUDÁVEL e um HOMEM SAUDÁVEL têm a mesma chance de vitória.... os elfos sâo imortais, mas Tolkien mesmo disse que eles podem morrer!!!!!!!! :mrgreen:
 
Além de os homens serem mais frágeis por poderem morrer por enfermidades, na citação do Silma, é dito que eles também eram mais fáceis de serem mortos por acidente, além de serem mais difíceis de curar. Por isso, um elfo teria mais chances de ganhar um combate, se esse fosse medido por força e resistência. Isso na época que os homens acordaram, quando os elfos ainda eram jovens.
 
O terceiro ciclo é como a terceira idade dos humanos: idoso. Os elfos tem a 1º idade que é criança, a segunda idade é a mais prolongada: adulta, e a terceira idade é depois de muito, mas muito tempo quando um elfo vira velho, mas isso demora muito tempo mesmo, eu pelo menos não vi quase nenhuma história de elfos velhos, apenas Cidran, né?

mas ai eh que estah a contradiçao... existe a possibilidade de existirem elfos mais velhos q Ciran, e nem por isso eles tem barba... Alem do que em nenhum momento eh especificado quanto tempo se leva para chegar ao terceiro ciclo....

Nesse ponto concordo com o Feaurin,
É muito complicado tentar explicar a barba do Círdan pelo Legendarium per si; acho que nem vale a pena, ao final das contas.
:mrgreen:
 
lordpas disse:
mas ai eh que estah a contradiçao... existe a possibilidade de existirem elfos mais velhos q Ciran, e nem por isso eles tem barba... Alem do que em nenhum momento eh especificado quanto tempo se leva para chegar ao terceiro ciclo....

Também existe a possibilidade de existirem elfos mais velhos que Círdan, esses com barba, mas que não entram na estória... Isso é tudo muito especulativo... Também acredito que não valha a pena tentar chegar a uma resposta. :roll:
 
Essa questão da barba do Círdan dá muito pano pra manga... Tem gente que acha q isso foi um "erro" do Tolkien e tem gente que acha que foi de propósito... O que acontece é que no "leis e costumes dos eldar" tem mais detalhes sobre isso. (e mesmo assim, não leva a uma conclusão definitiva :roll: )
 
alguem pode tirar uma duvida pra mim...
seguindo a lógica de q tudo tem seu lado bom e seu lado mal.... qual é o defeito dos elfos
e noq eles ñ são superiores aos humanos???
 
Os elfos não tinham um defeito em comum, assim como os humanos também não tinham. Cada indivíduo têm suas próprias características: alguns eram orgulhosos, outros cruéis, alguns preguiçosos, etc.
 
alguns eram orgulhosos

sempre me perguntei sobre o orgulho ser algum defeito de alguns elfos, como Thingol, Eol etc... nunca cheguei a uma conclusao sobre a isso... apenas umas ideias soltas... Eh um caso a se pensar.... Se o orgulho, que alias se faz presente em muitos personagens de Tolkien, eh uma virtude ou um defeito, ou se pode ser os dois, existindo entao uma dualidade...
 
Charlie Brown disse:
Os elfos não tinham um defeito em comum, assim como os humanos também não tinham. Cada indivíduo têm suas próprias características: alguns eram orgulhosos, outros cruéis, alguns preguiçosos, etc.

Pode-se dizer que tinham sim, acredito. Os elfos não suportavam as constantes mudanças do mundo, no que Aman cai como uma luva, já que tudo ali era imutável.

Talvez possamos chamar não a vida mortal dos humanos como um defeito, mas sim seu pequeno tempo de existência - os humanos viviam muito pouco, principalmente tendo o fato que se relacionavam com seres muito mais vividos, como anões e elfos.

De resto, realmente, não acho que hajam defeitos comuns a qualquer uma das duas raças.
 
Talvez possamos chamar não a vida mortal dos humanos como um defeito,

A mortalidade eh um dom, nao um defeito...

Os elfos não suportavam as constantes mudanças do mundo

isso eh mais uma questao de gosto, de "cultura" "costume", nao um defeito propriamente dito...
 
lordpas disse:
Talvez possamos chamar não a vida mortal dos humanos como um defeito,

A mortalidade eh um dom, nao um defeito...

Eu não disse que a mortalidade era um defeito. Falei que a curta vida humana era um defeito.

Os elfos não suportavam as constantes mudanças do mundo

isso eh mais uma questao de gosto, de "cultura" "costume", nao um defeito propriamente dito...

Não importa se é cultural ou se é um costume. O mundo é assim. Ele não é imutável. Você não acha um defeito um grupo não se adaptar ao seu local? Eu vejo isso como um defeito, sim.
 
Fearuin disse:
O texto do The Lost Road é antigo e incongruente em muitos sentidos com as visões mais tardias da obra; o trabalho mais maduro em relação ao Legendarium só começou depois que o SdA foi escrito; o Lost Road é bem anterior a isso; é bastante possível que tenha sido ou um erro, ou porque alguns aspectos da obra ainda não estavam bem definidos. Ser imberbe era característica dos eldar; sendo característica dos eldar, é de se esperar que se manifeste neles, oras.

Fea, se não me engano, a citação é do Vinyar Tengwar e é tardia, o que complica as coisas.
 
lordpas escreveu:
Citação:

Talvez possamos chamar não a vida mortal dos humanos como um defeito,



A mortalidade eh um dom, nao um defeito...


Eu não disse que a mortalidade era um defeito. Falei que a curta vida humana era um defeito.

Mesmo assim, isso nao eh um defeito.... quem instigou que isso era ruim foi Melkor, A vida eh uma passagem pelo mundo para os humanos, eh da natureza deles, tanto a vida mais curta como a mortalidade eu entendo como um dom...

nao sei se deu para entender o que eu quiz dizer...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo