• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Varda, Melkor, Yvanna e a cadeia alimentar.

Olwë

Usuário
Das reflexões expostas em um outro tópico (Os elfos eram vegetarianos?), acabei formulando uma teoria (muito descuidada com rigores e que certamente pode merecer críticas em seus fundamentos...) que gostaria de expor ao debate:

Originalmente, Arda era iluminada por grandes lamparinas (Iluin e Ormal) criadas Aulë, preenchidas por Varda e consagradas por Manwë, pois os fogos estavam dominados ou enterrados sob as colinas primitivas. Elas foram destruídas por Melkor e tudo o que florescia e vicejava sob a luz delas pereceu. Então Yavanna criou as Árvores (Telperion e Laurelin), e depois da destruição delas (novamente por Melkor, com a ajuda de Ungoliant) somente nas silmarilli, no Sol (fruto de Laurelin) e na Lua (flor de Telperion) a luz podia ser vista em Arda (além de nas estrelas, e na essência de alguns seres, especialmente nos Valar, e, dentre eles, principalmente em Varda).

O Sol passou a ser a principal fonte de luz de Arda, mas como ele foi criado por Yvanna, somente as suas criaturas (e aqui incluo os Ents) podiam alimentar-se diretamente dele (fazendo fotossíntese). As demais criaturas (inclusive os filhos de Ilúvatar) eram obrigadas a inserir-se numa cadeia alimentar, cuja base eram os vegetais (os únicos seres vivos que podiam alimentar-se simplesmente sendo banhados pelo fruto de Laurelin).

Surgem, então, duas indagações:

Todas as criaturas de Arda, como foram originalmente concebidas, deveriam alimentar-se diretamente de luz?

Se as lamparinas não tivessem sido destruídas e Arda fosse tudo o que foi planejada para ser, os filhos de Ilúvatar precisariam comer plantas ou animais (que se inseriam numa cadeia alimentar cuja base eram as plantas) para viver?
 
Eu creio q sim ja que eles despertaram na TM como foi determinado e não em Aman......
Então, acho q eles independente d se ter destruido as lamparinas ou não eles se alimentariam de vegetais e carne.......
 
Mas é um erro achar que os vegetais se alimentam de luz. Eles se alimentam na verdade e principalmente de todos nós que morremos e voltamos para o sistema no ciclo do carbono e nitrogênio, etc. e etc. As plantas e vegetais também fazem parte do CICLO da vida... é por isso que se chama CICLO concorda? Então as árvores e plantas tb "comem" matéria prima originária de seres vivos.
 
Realmente os vegetais não podem viver apenas de luz.
Eles vivem de luz e água (carregada de compostos orgânicos). É da água que os vegetais (e os ents também) obtém carbono, nitrogênio, etc. É só pensar nos ents como gigantescas plantas hidropônicas ( :lol: )...
O que eu estava pensando é se o ciclo da vida (que é o tipo da coisa que às vezes parece triste e às vezes bonita) estava na concepção original de mundo, como os Valar o imaginaram (perfeito e simétrico), ou se é uma coisa (boa) gerada pela interferência de Melkor.
Conforme explica Ilúvatar a Ulmo no Anunlindalë, a geada, o floco de neve e a núvem são coisas belas que não tinham sido imaginadas originalmente por Ulmo, e só surgiram depois que Melkor tentou corromper a água, através de frio e calor...
Imagino se o ciclo da vida (com as suas tristezas e belezas) não seria um resultado (bom) de uma (má) intenção de Melkor...
Até porque o ciclo da vida está intimamente ligado ao ciclo da água. E o ciclo da água (com evaporação, chuva, essas coisas...) não tinha sido imaginado por Ulmo originalmente...

Obs: O ciclo do carbono, nitrogênio, etc. é inexplicável cientificamente sem recorrer a uma teoria evolutiva. A ciência moderna explica a existência dos grandes seres pluricelulares a partir da evolução de seres microscópicos primordiais, que, de alguma maneira conseguiram gerar compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos. Essa idéia está ligada a uma teoria evolutiva, e esse tipo de coisa não é admitida na mitologia tolkieniana. Para Tolkien, os seres surgiram como são. Os elfos e humanos não vieram dos macacos, nem dos coacervados.
 
Admito que pode até existir um fator aprisionando totalmente a realidade da Terra-Média à magia e ao misticismo, o que levaria a uma quase total inexistência da ciência como a conhecemos hoje, entretanto, até os conceitos mais abstratos e transcedentais definidos por Tolkien para o surgimento dos homens, dos animais, das plantas e do mundo real e não mágico em si (excluindo elfos, anões, ents, águias, dragões e qualquer outro ser notoriamente mágico criado pelos deuses) se encaixam sobre um certo ponto de vista no nosso conhecimento científico de hoje.

Tolkein nunca disse quando exatamente e como os homens surgiram. Pelo menos até onde eu sei.... Nós não sabemos se eles nasceram diretamente da terra como os elfos, da pedra como os anões ou do barro como Adão... :-PPP Não se sabe nem mesmo se eles vieram de outros seres.... como um macaco por exemplo. Por que não??? Tolkien deixou alguma proibição estabelecida contra a evolução? Os hobbits não são evolução???

Eu pessoalmente acho que tem muito espaço para o conhecimento científico contemporâneo na filosofia da Terra-Média.
 
Uma coisinha, os ents não se alimentam diretamente do sol, eles utilizam a luz do sol como combustivel para realizar a fotosintesse, que produz glicose, que é a comida do vegetal, e oxigênio. Portanto, talvez a luz de Laurelin fosse demasiadamente importante para as plantas de Yavanna, lembrando que Laurelin também foi uma criação dela. E muitas das plantas e criaturas acordaram com a luz de Laurelin. Portanto, será que uma das intenções de Yavanna ao colocat o fruto de Laurelin na nave não era para não deixar as plantas da terra-média morrerem?
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Tolkein nunca disse quando exatamente e como os homens surgiram. Pelo menos até onde eu sei.... Nós não sabemos se eles nasceram diretamente da terra como os elfos, da pedra como os anões ou do barro como Adão... :-PPP Não se sabe nem mesmo se eles vieram de outros seres.... como um macaco por exemplo. Por que não??? Tolkien deixou alguma proibição estabelecida contra a evolução? Os hobbits não são evolução???

É mesmo. Durante as eras das Lâmpadas/Estrelas (ou seja as q vieram antes e durante o periodos dos elfos), os homens podem ter evoluido d animais, assim como os proprios animais e as bestas do Melkor podem ter evoluido.
 
No capítulo XII do Silmarillion, entitulado Dos Homens, Tolkien explica que os homens despertaram ao primeiro raiar do Sol, na terra de Hildórien, nas regiões orientais da Terra-média. Veja bem Elrond Meio-elfo: despertaram.

Os homens, como os elfos, não foram feitos de barro, nem vieram dos macacos. Tolkien disse que os primeiros elfos e (muito tempo depois) os primeiros homens, acordaram, simplesmente, e começaram a vagar pela Terra-média.

Essa explicação para a origem das espécies é alinhada com o posicionamento da Igreja Católica (que ainda hoje não admite a tese da evolução!). Tolkien era um católico devoto e o Silmarillion é um conjunto de teses mitológicas compatível com a doutrina católica.
 
E, Nemesis... é mais ou menos isso o que eu penso, sim.
Na minha opinião, o fato de Melkor ter destruído as lamparinas de Varda tirou Arda, para sempre, dos planos originalmente traçados. Assim, o amor de Yvanna pelas plantas encontrou um caminho diferente para viabilizar a vida na TM. Mas a interferência de Melkor teve (é aqui que eu viajei pra valer!) a virtude de criar o ciclo da vida. Sem a inteferência dele, as lamparinas funcionariam até hoje, e a vida na TM manteria um equilíbrio perfeito, sem cadeia alimentar, pois todas as criaturas poderiam viver em harmonia com o meio, como hoje apenas as plantas podem dar uma idéia vaga de como poderia ser.
O que estou insinuando é que, sem Melkor, tudo seria perfeito, estático, parado: chato.
 
Perfeito, é irrefutável que Tolkien disse que elfos e homens "acordaram", mas ainda assim isso pode ser uma metáfora. No caso dos elfos nós sabemos que não porque eles literalmente acordaram... após um período de gestação de baixo da terra. Isso foi escrito por ele. Mas no que se refere aos homens ele nunca descreve um nascimento semelhante a este. Ele diz que os homens "acordaram", o que pode estar se referindo ao nascimento da espécie. A "aurora dos homens", o seu "despertar" pode simplesmente representar aquele momento específico embora desconhecido que um macaco razoavelmente evoluído ultrapassou aquela linha que separa eles de nós. Ele "acordou" pra vida.... :-) :-) :-)

Não precisa nem ser a muito tempo atrás já que a raça humana, humana mesmo, Homo Sapiens tem apenas algumas centenas de milhares de anos. Não chegamos nem a ter um milhão de anos de cérebro perfeitamente evoluído. E nós sabemos que as três primeiras eras anteriores à criação do Sol (os anos das árvores) foram incalculavelmente longas. Há mais do que tempo suficiente para uma boa de uma evolução de espécies, e esse "incalculavelmente longa" pode muito bem ser 4.5 bilhões de anos. Por que não???? :-) :-) :-)

Agora, quando ele diz que os homens surgiram na terra de Hildórien no extremo leste isso pode ser mais do ponto de vista dos elfos.
Como se sabe os humanos apareceram na África e muito tempo atrás, depois migraram para a Europa. Sendo a Terra-Média a Europa primitiva, pra mim as duas histórias se encaixam muito bem.

Mas claramente tem um Q de incerteza e imprecisão quanto à origem dos homens que o Tolkien sabiamente e propositalmente fez.
 
Olwë disse:
E, Nemesis... é mais ou menos isso o que eu penso, sim.
Na minha opinião, o fato de Melkor ter destruído as lamparinas de Varda tirou Arda, para sempre, dos planos originalmente traçados. Assim, o amor de Yvanna pelas plantas encontrou um caminho diferente para viabilizar a vida na TM. Mas a interferência de Melkor teve (é aqui que eu viajei pra valer!) a virtude de criar o ciclo da vida. Sem a inteferência dele, as lamparinas funcionariam até hoje, e a vida na TM manteria um equilíbrio perfeito, sem cadeia alimentar, pois todas as criaturas poderiam viver em harmonia com o meio, como hoje apenas as plantas podem dar uma idéia vaga de como poderia ser.
O que estou insinuando é que, sem Melkor, tudo seria perfeito, estático, parado: chato.
Sabe o que eu acho?
Que tudo o que Melkor fez estava nos planos de Eru. Ele sabia disso, e fez a dissõnancia de melkor acontecer. Por isso ele sorriu na primeira vez, pois ele sabia que aquilo ia acontecer. Porém, durante o terceiro tema, a dissonância passou do que ele queria, e ele parou a música.
É isso o que eu acho.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo