• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vanyar, Teleri e Noldor

Bem, eu estava tendo uma discussão com um amigo, e me veio uma idéia a cabeça.
As tres familias que despertaram em Cuivennen possuem muita semelhança com os 3 maiores Valar em poder.
Os Vanyar, são belos e sabios e adoram a poesia, igualmente a Manwë.
Os Teleri, adoram o mar, igual a Ulmo.
E os Noldor, são rebeldes e mestres na forja igual a Aulë.

Afinal, existe realmente alguma explicação ou é mera coincidencia?
 
A explicação pode ser que durante a música da qual se originou a criação esses 3 tiveram uma presença mais marcante, faz um pouco de sentido.
Nunca tinha pensado nisso.

ps: post de número 300!!!!!!!!
 
nao creio que seja assim nao meus caros...

Nenhum Ainur, seja Valar ou Maiar, teve participação na criação dos Atani ou Quendi, Erú trabalhou nisso sozinho, e por isso eles sao seus filhos... e por isso os Ainur os amaram qdo os viram na visao de Erú, pois eram seus "irmãos" e ao mesmo tempo muito diferentes..

Quanto aos Vanyar, eles sao belos e sabios sim... mas assim tambem sao as outras famílias, na verdade Noldor significas "elfos profundos" , introspectivos ... e isso se refere a sabedoria deles. E Manwë nao era o único sábio dos Valar, Mandos e Ulmo tb o eram...

Os teleri amavam as águas sim.. tlz porque ela sempre tenhar lhes trazido boas notícias e bons conselhos... pois as águas eram os mensageiros de Ulmo, mesmo após a Demanda das Silmarils ter começado e os Valar terem se afastado da TM...

Os Noldor, nao sao os elfos revoltados... como eu já disse seu nome significa Elfos Sábios... e se assemelham muito com Aulë tlz porque tenham sido seus discípulos em Valinor MAS acho que é o contrário, acho que se tornaram seus discípulos porque tinham algo em comum com ele (Aulë).. a vontade de aprenderem e a habilidade da criaçao de coisas belas através dos artifícios da forja...

Mas concordo que existem semelhanças entre a s 3 princiapais Casas dos Quendi e esses 3 Valar, embora eu veja um pouco menos do que vc aponta, mas na minha opinião isso se dá pelo fato de que os Quendi tem seus destinos presos a Arda... sua existência está intimamente relacionada com Arda... e Manwë, Ulmo e Aulë foram àqueles dentre os Valar que mais tiveram participação na criação de Arda, criando o ar, as águas e a terra e seus metais.
 
Não esqueçam dos sindar, dos nandor, dos silvan... Há muitas ramificações nas casas dos eldar, e na prática, lá pro princípio dos tempos, as diferenças entre eles deviam ser muito tênues. Só devem ter se tornado mais distintos por variações culturais intrínsecas dos comandantes de cada uma dessas casas ante seus comandados, assim como experiências específicas dos calaquendi e moriquendi.

ps1: Não me refiro a características físicas, pois essas são de fato congênitas.
ps2: Como Oakenshield disse, não há qualquer participação dos valar na criação dos filhos de Eru. Eles foram criados a parte e sua existência era um mistério mesmo para eles, cujos vislumbres dos eldar e edain se limitavam a quando, no princípio dos tempos Eru deu a eles um vislumbre de Arda criada. Não esqueçam do contentamento e surpresa dos valar quando se depararam com os eldar da primeira vez. Era uma surpresa não só dos edain, mas também dos poderes de Arda.
 
Na minha opnião foi somente o desenvolvimento deles.

Os Vanyar se se afeiçoaram mais ao Mawne, logo eles tem um gosto maior por música e poesia.

Aule se afeiçoou mais aos Noldor, devido ao desejo desses de posuir mais conhecimento, como diz o nome deles, e também por aprsentarem rápido aprendizado, logo eles acabaram ficando muito relacionados a Aule, assumindo assim muitas das caracteristicas dele.

Já os Teleri é um caso diferente, Ulmo feiz muito por todos os Elfos, não abandonou os Noldor no exílio, mas pros Teleri ele fez muito, pois os Teleri de início não queriam ir para Valinor, por causa do sumiço do Elwe, e Ulmo depois os levou para Valinor, mas de novo a pedido deles Ulmo esperou mais um pouco, deposi disso o único jeito deles chegarem a Valinor seria através dos barcos, o qual a sua forjatura foi ensinado por um dos servos de Ulmo (esqueci o nome do cara agora :mrgreen: ), logo os Teleri acabaram se afeiçando muito a água, devido a Ulmo que foi tão paciente com eles, como também a eles serem capazes de fazer barcos, que se tornou o principal ofício deles.

só acho que não consegui me expressar direito nessa ultima parte, mas ta ae minha opnião.
 
Concordo com o Urubu. Os teleri se afeiçoaram mais a Ulmo por amarem a água ( isso pode ser visto que durante a Grande Viagem, os teleri várias vezes quando paravam perto de um rio ou lagoa, já amavam aquelas águas e muitas vezes ou demoravam para sair de lá ou lá ficavam ).
E quem ensinou os teleri a fazer barcos foi Ossë,o senhor das ondas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo