• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vampiros vão retornar a época das trevas? (Neil Gaiman fala sobre Vampiros)

Palazo

Mafioso Literário
Neil Gailman deu uma entrevista recentemente em que fala sobre vampiros. Ele relata a origem do mito do vampiro, traçando todo um panorama sobre a mutação dos "chupadores de sangue", desde o clássico "Drácula", passando pelo "Entrevista com o vampiro" de Anne Rice até os atuais romances de "vampiros simpáticos".

Nas considerações finais ele pondera...

EW: Há mais alguma coisa que você gostaria de complementar?

NG: Vampiros vem em ondas. E nós estamos terminando uma fase agora, por que como estão em todo o lugar, provávelmente seja hora de voltarmos à obscuridade para outros 20 ou 25 anos."

ENTREVISTA COMPLETA


Será que é o fim da fase dos vampiros simpáticos para retornar a época das trevas?
 
Tem os vampiros do Bento, eles não são nada românticos e é o livro do André Vianco que mais gosto. Comprei uma revista hoje: Vampirismo, muito legal, conta várias lendas de inúmeros povos sobre o ser que hoje é o vampiro. Muito legal, já li quase toda a revista. Quem se interessa pelo assunto, e infelizmente, como eu, ainda não comprou a enciclopédia dos vampiros é muito interessante.
 
Rafaela disse:
Tem os vampiros do Bento, eles não são nada românticos e é o livro do André Vianco que mais gosto. Comprei uma revista hoje: Vampirismo, muito legal, conta várias lendas de inúmeros povos sobre o ser que hoje é o vampiro. Muito legal, já li quase toda a revista. Quem se interessa pelo assunto, e infelizmente, como eu, ainda não comprou a enciclopédia dos vampiros é muito interessante.

Rafaela, isso é muito bacana... será que vc nao pode compartilhar conosco esses assuntos, creio que seja de interesse de muitos por aqui...
 
Cara, Gaiman é o cara.
Ele falou a mesma coisa que eu disse uns meses atrás.
Tá mais do que na hora de os vampiros deixarem de ser adolescentes.
 
Que entrevistinha, hem? Preciso parar de ler coisa do Gaiman fora Sandman, tem acabado com a minha imagem sobre ele. Comparação bizarra essa com a AIDS.
 
pESCALDO, vc tem quantos anos? não achei Bizarra a comparação não, nos anos 80 quando a AIDS apareceu de verdade, foi algo desastroso, inacreditável e atingiu toda a sociedade em cheio, imagine como seria tratar de vampiros sobre essa temática.... Putz, isso me deu uma idéia massa.
 
Eu acho que o Cabal tem razão. E olha que as pessoas até que estão levando numa boa. Se fosse eu, pinduraria um monte de alho em volta da minha casa, cruz de madeira, teria muitos objetos de prata, jogaria um monte de grãos por todo o quintal e tudo o mais que eu encontrasse em livros. E não sairia a noite sobre nenhuma hipotese!
 
Putz, aqui no trampo não abre quase nenhum link que seja ligado a ENTERTAINMENT....q bo*ta.
É uma entrevista muito grande? Dá para postar aqui? por favor? XD

Alguém falou sobre a enciclopédia dos vampiros, eu comprei recentemente. Dei uma folheada e percebi que MUITA coisa MESMO que tem na enciclopédia é sobre/tirado de/inspirado em/encontrado em Bram Stoker´s Drakula.
 
Legal mesmo é o Bento Carneiro. :lendo:

(e eu concordo com a joy)
 
Elektra disse:
Putz, aqui no trampo não abre quase nenhum link que seja ligado a ENTERTAINMENT....q bo*ta.
É uma entrevista muito grande? Dá para postar aqui? por favor? XD

Alguém falou sobre a enciclopédia dos vampiros, eu comprei recentemente. Dei uma folheada e percebi que MUITA coisa MESMO que tem na enciclopédia é sobre/tirado de/inspirado em/encontrado em Bram Stoker´s Drakula.

Elektra... segue a reportagem...

Diante de tanta expressividade que vem tendo atualmente as criaturas da noite (vide Crepúsculo e True Blood) , o portal Entertainament Weekly buscou um dos maiores mestres de contos fantásticos, Neil Gaiman, para esclarecer algumas questões sobre o foco das histórias de vampiro que ilustram as páginas dos best-sellers infanto-juvenis. Gaiman traça uma linha do tempo com as obras mais expressivas de cada estilo e traça paralelos com a realidade atual, projetando o futuro das histórias sobre a mitogia dos chupadores de sangue.

"EW: Como os vampiros passaram de monstros à anti-heróis? Por exemplo, na cultura pop atual, temos visto que os vampiros tem passado de agentes do terror para incompreendidos sociais marginalizados.

NG: Eu acho que isso tem haver, sobretudo, com o que osNeil gaiman123 vampiros representam. Drácula é um grande romance de sedução sexual, cheio de elementos de sedução, estupro e sexo. Então podemos concluir facilmente que os vampiros eram criaturas essencialmente más, onde é possível martelar uma estaca através deles e pôr-los para descansar. Depois desta, penso que a próxima grande obra de expressão cultural provavelmente seja Salem's Lot de Stephen King. 'Steve' quis basicamente recriar Drácula, só que em uma pequena cidade do Maine (ao invés da Transilvânia). Aqui ainda temos o vampiro como forma de representação do outro (Drácula). Então Anne Ricce escreveu Entrevista com o Vampiro, e como adolescente pensei que o livro fora efusivamente emocional.

Mas acho que o que mudou tudo posteriormente, e redefiniu a temática abordada em contos vampíricos, sobre a vida e a morte, foi a chegada da AIDS. Tudo era fundamentado desta forma e de repente, no início dos anos 80, temos algo relacionado com troca sanguínea que mata e está intimamente relacionado, por sua vez, com sexo. E o vampirismo saiu do armário para especificamente tornar-se uma metáfora para o ato de amor que mata. E então, em uma espécie de contínua transmutação, nós tínhamos Os Garotos Perdidos (Lost Boys). Por fim, finalmente temos Sesame Street, onde acho que possa ter sido o responsável pela criação do vampiro simpático.

EW: Você pode falar um pouco sobre a emoção e o medo do poder?

NG: Não acho que vampirismo, pelo menos no meu ponto de vista, seja sempre sobre poder. Porque é sempre sobre um povo exilado à margem (da sociedade). Vampiros, penso eu, deveriam ser excluídos. Sexualmente excluso. Eles precisam ser carismáticos. Eles precisam ser elegantes. Eles precisam ser atraentes, de alguma forma. Mas eles não podem estar comprando belos ternos e chamando atenção. Se estiverem, o livro é sobre outra coisa.

EW: Há mais alguma coisa que você gostaria de complementar?

NG: Vampiros vem em ondas. E nós estamos terminando uma fase agora, por que como estão em todo o lugar, provávelmente seja hora de voltarmos à obscuridade para outros 20 ou 25 anos."

Fonte: Ambrosia.com.br
 
Vou sim.... nossa...acho que vou ter que comprar um caderno novo...

e ler o livro (ainda bem que tem no GOogle books)
 
Lelolelélêlegal disse:
Neil Gaiman de bobo não tem nada. Antes de falar qualquer coisa ele faz muuuuuita pesquisa. Quando Bram Stoker escreveu Drácula, a Europa estava sendo varrida por um surto de sífilis (doença venérea que contamina o sangue e deixava, em muitos casos, o portador com a pele cheia de lacerações – parecendo um morto-vivo). Hoje, a sífilis pode ser curada com um tratamento simples, mas naquela época, não. Era uma doença fatal.
A culpa pelo surto, como sempre, caiu nos estrangeiros e outras minorias, que sujavam a cidade “contaminando e corrompendo” as mulheres inglesas. Por isso Stoker colocou Lucy como uma mulher que, após ser possuída pelo estrangeiro (Drácula) e ter sido infectada, levantando da tumba e sequestra uma criança para se alimentar dela, pois perdera aquilo que poderia se considerar mais sagrado numa mulher, o instinto maternal. Ao se entregar ao estrangeiro ela se maculou, se tornou o mal e por isso deveria ser destruída.
Então, vejamos: estrangeiros, trazendo doenças sanguíneas, corrompendo a sociedade, seduzindo mulheres, trazendo novos hábitos sexuais, provocando o xenofobismo... Hmmm, tudo isso parece o vampirismo nas suas origens. Portanto, Gaiman está certo, os vampiros deverão sofrer uma re-contextualização voltando às origens de criaturas que vêm para corromper e destruir a sociedade (o que tem tudo a ver com uma grande praga).

Onde você estava que não postou isso no tópico sobre o livro do Drácula?
 
O mal é que essa relação do vampirismo com as doenças de sangue não explica o aparecimento da mesma cultura em outras regiões que não sofreram tanto com esse tipo de coisas, como no Egito antigo e no Japão feudal.
A lenda dos vampiros e sua força é anterior a qualquer doença e acredito que se baseia no fato de que de todos os mitos e lendas, o vampiro é quem está mais próximo do ser humano, ele de fato não é uma besta, nem uma criação.
 
Lelolelélêlegal disse:
Mas esses povos não contavam histórias de "vampiros" em si, apenas variações. Depois que o livro de Stoker, e os filmes derivados dele fizeram sucesso, varios outros povos começaram a afirmar também possuir vampiros em sua cultura.
Se você pesquisar vai descobrir que todos esses povos, em determinadas fases, passaram por grande surtos e pragas (lembra das pragas do Egito?) e que a sangria sempre foi, em quase todas as culturas, uma boa forma de se combater a febre muito alta. E, mitologicamente falando, se algo muito ruim estava acontecendo (como pragas e grandes tragédias) era porque os deuses estavam insatisfeitos ou os inimigos desses deuses estavam atacando a comunidade. Daí, dá-lhe sacrifício humano e banhos de sangue para aplacar a ira dos deuses.

Será que conseguimos montar uma cronologia do surgimento dos vampiros até os dias modernos?

Lelolelélêlegal disse:
Sabia que até os nossos índios já acreditavam em uma criatura demoníaca que bebia sangue humano? (o problema é que eu esqueci o nome da criatura) ¬¬
:tchauzim:

Prometo nao dizer que é o Chupa-Cabra, hehehehe...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo