1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Vampiros de Tolkien - cadê?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elfo de Lothlórien, 2 Abr 2006.

  1. Elfo de Lothlórien

    Elfo de Lothlórien Seek and find what lingers deep inside

    Tava navegando na Net e vi algumas informações sobre vampiros nas obras de Tolkien. Eu só li SDA até agora e não vi nenhuma menção (não q eu me lembre) sobre eles em SDA. O q aconteceu a eles? Se alguém souber a resposta por favor postem aki.:cerva:
     
  2. Proview

    Proview Go

    Não existiam vampiros propriamente dito em tolkien.
    A única menção foi de uma serva de Sauron, no silmarillion (não lembro o nome dela).
     
  3. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Isso, Thuringwethil, a mulher morcego na verdade né.
     
  4. lomendil

    lomendil Usuário

    ela eh mais conhecida e se me lembro a unica mencionada.
     
  5. N'liärien

    N'liärien Banned

    Tb tenho a impressão de ter lido sobre uma única vampira, nO Silma, cujo nome ñ recordo, agora. Mas ñ saberia dizer se ela era um tipo clássico de vampiro ou alguma variação... Penso - puxando pela memória - que era uma variação bem mais bizarra, sem nada do "charme" e do "glamour" de Drácula e de suas esposas.
     
  6. Daniel Beren

    Daniel Beren Filho de Barahir

    Se eu não me engano os vampiros do mundo criado pelo Mestre são mais parecidos com morcegos, do mesmo jeito que os lobisomens são mais parecidos com lobos.
    No mesmo capitulo que a Thuringwethil é mencionada (The Silmarillion, Of Beren and Lúthien, pag. 225) um pouco antes é dito que Sauron assumiu a forma de grande vampiro para escapar as garras de Huan o Cão (The Silmarillion, Of Beren and Lúthien pag. 221).
     
  7. Elfo de Lothlórien

    Elfo de Lothlórien Seek and find what lingers deep inside

    Agora eu entendi. Vlew mesmo, pessoal!
     
  8. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Se eu não estiver enganado, os wargs seriam alguma espécie remanescente dos antigos lobisomens do mundo antigo lá pelas bandas da primeira era do sol, quando Melkor governava em Angband. Os vampiros eu não me lembro se ainda existiam na Terra média por volta da terceira era do sol.

    Se existiram vampiros acho que somente em Dol Guldur, no castelo da feitiçaria do Necromante.

    Alguém mais informado pode confirmar isso?
     
  9. Finwë

    Finwë Alto Oficial de Erebor

    Sim, especula-se que os Wargs sejam descendentes de criaturas como Carcharoth e Draugluin.
     
  10. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    A não ser que eu esteja muito enganado, as únicas menções de vampiros na obra tolkieniana são Thuringwetil (que aliás, não lembro se é chamada de vampira) e Sauron, que assumiu uma forma de vampiro.

    A bom deixar claro que os vampiros e lobisomens da mitologia de Tolkien são beeeeem diferentes dos encontrados em outras literaturas e/ou no folclore. Esses são termos meio imprecisos, e acho que não foram definidos com clareza em nenhuma obra do Professor. Lobisomens são os grandes lobos da raça de Draugluin e Carcharoth. Não lembro se esse termo é também aplicado às raças menores, como os wargs. Não são homens que se transformam em lobos! De maneira análoga, imagino que os vampiros sejam homens com algumas características de morcego. Não são monstros que saem por aí chupando os pescoços das pessoas e que não podem sair ao sol (e muito menos brilham quando saem:lol:).
     
  11. Roderick

    Roderick Banned

    Vampiros? Acho que esse tipo de criatura não entra nas obras de tolkien e nem deveria.
     
  12. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Entra, Rodrigo. Não do jeito como estamos acostumados a ver, mas a nomenclatura "vampiro" é usada. É dito que Sauron assumiu a forma de um vampiro.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  13. Inácio Fëanor

    Inácio Fëanor Usuário

    Tolkien usa "Vampiros" para dizer que era um "Grande Morcego".
    Da mesma forma que "lobisomen" era um "Grande Lobo".
     
  14. Roderick

    Roderick Banned

    Essa eu não sabia, nunca tinha lido algo parecido, bem que pelo menos eu me lembre...:D
     
  15. angiuli

    angiuli Mentallion

    Tolkien imaginou muitas coisas para seu Legendarium que não aproveitou tanto ou descartou ao decorrer do tempo: Sauron nas primeiras concepções de Tolkien enfrentava Beren na forma de Tevildo, o Senhor dos Gatos, que era como um gato gigante. Então não é de se espantar que haja vampiros e lobisomens na TM.
     
  16. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Vampiros, como os imaginados por Bram Stoker não irão encontrar. Creio que os vampiros de Tolkien sejam mais parecidos com os descritos na mitologia da Suméria e Mesopotâmia sob a forma de um demônio feminino bem conhecido, [ame=http://pt.wikipedia.org/wiki/Lilith]Lilith[/ame].

     
    • Gostei! Gostei! x 2
  17. Steath

    Steath Usuário

    Se eu não me engano, tem um lobisomem também chamado Glauduin.. Porém não tenho certeza.
     
  18. §Sarah§

    §Sarah§ A Lua que encobre a noite...

    Talvez não devem ser vampiros "convencionais" os citados nas obras de Tolkien, e só me lembro disso no Silma, ao menos nessas partes...:think:
    Embora dessem ser mais morcegos do que vampiros, propriamente dito:lol:
     
  19. Deriel

    Deriel Administrador

    Eu acho que tanto os lobisomens quanto os vampiros eram shapeshifters, seres que mudavam de forma para lobos e morcegos, respectivamente. Acho que não há nada neles do que hoje entendemos como lobisomens e vampiros. Muito menos brilhavam no sol :g:
     
  20. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri


    Ou talvez se abrisse uma nova discussão para tratar do tema: "Qual seria a concepção de vampiro e lobisomen para Tolkien?" ou algo similar :think:
     

Compartilhar