• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Valinor entrevista Reinaldo Imrahil J. Lopes

Equipe Valinor - Vamos começar pelas apresentações. Quem é você é qual sua profissão?

Imrahil - Meu nome é Reinaldo José Lopes, tenho 25 anos, sou jornalista formado pela ECA-USP, trabalho como repórter e pauteiro de ciência na Folha de S.Paulo e colaboro regularmente com a Superinteressante também. Sou natural de São Carlos-SP (caipira com orgulho!).

EV - Como conheceu Tolkien?

Imrahil - Essa história é complicada. Tudo começou em 1993, lendo um xerox todo detonado de GURPS Fantasy, o primeiro RPG que eu conheci na vida. Havia duas menções intrigantes sobre Tolkien, uma na introdução, onde se dizia que ele havia criado um mundo todo, com línguas, geografia, metalurgia, genealogias etc. E havia a segunda menção: "Merry e Pippin, no final de O Senhor dos Anéis, seriam personagens de 150 pontos" (lembro de ter achado que Merry era nome de mulher). Pois bem, fiquei muito interessado em ler o livro, mas na época era inachável. Ainda não existia a versão da Martins Fontes, e livro importado era artigo de preço milionário pra mim na época. O contato pra valer só veio em 1998, quando eu entrei na USP e comecei a bater papo com um veterano da faculdade, que jogava RPG. Perguntei se ele tinha lido O Senhor dos Anéis e ele disse que sim, inclusive que tinha o livro em inglês, mas estava emprestado. "Mas eu tenho aqui O Silmarillion em inglês, também é do Tolkien, você não quer?” Eu topei. Lembro que precisei de um tempo pra criar coragem, mas quando finalmente comecei a ler, fiquei de queixo caído. Até hoje é o livro de que mais gosto.