• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Valinor Entrevista - Enerdhil

TT1

Dilbert
Continuando a série de entrevistas com personalidades da Comunidade Tolkieniana, desta vez entrevistamos o pioneiro "Enerdhil", dando a sua visão sobre a literatura de Tolkien, da qual é leitor desde a década de 70.

Divirtam-se !

Valinor entrevista Enerdhil
 
Muito boa a entrevista. É interessante ver pessoas ditas "mais velhas", que estudam Tolkien e suas obras, colocando as suas opiniões.

Concordo com ele quando fala dos filmes, que desempenharam o seu papel.

Interessante ver essa entrevista e fazer algumas comparações com a do Ancalagon (quem não leu, LEIA!!!), por terem algumas posições divergentes.

Parabéns pela escolha do entrevistado, e pelas perguntas muito bem elaboradas.

:clap: :amem: :clap:
 
Parabéns à turma de Colaboradores pela ótima entrevista. :clap:
Espero mais surpresas boas como essa em breve. :wink:
 
Essa entrevista foi muito boa mesmo. Talvez a melhor que li nesta seção. As opiniôes de pessoas mais experientes na obra são excelentes para mostrar que sempre há algo mais na obra do Tolkien. Sempre existe uma importância maior na obra do Tolkien que escapa às leituras emocionadas. Muito boa mesmo.
A partir de agora, antes de dormir na aula de um proffesor, especularei se é possível que ele goste tanto de uma obtra que eu particularmente admiro cada dia mais.
 
Excelente entrevista :clap: :clap: :clap:
Acho importante vermos as experiências de pessoas que já lêem Tolkien a muitos anos , pois elas já tem uma visão mais profunda e analitica da obra. E achei muita interessante também a colocação dele sobre os filmes. Concordo em numero , gênero e grau.
 
Ele acha a música do segundo filme melhor, e bate com a minha opinião :grinlove:


E tem edições de luxo dos livros :babar:

Ficou ótima a entrevista!! :D
 
Tb achei muito boa

Com um entrevistado assim é fácil fazer a entrevista, cada perguntinha simples ele transforma numa resposta maravilhosa :clap:
 
Nossa é muito legal ver um pai e filho q gostam se Senhor dos anéis, pois fica bem mais facil na hora de trocar idéias em casa, tbm na hora de comprar artefatos pertencentes ao livro, na hora de ir a um encontro de tocas, e eu posso dizer isso pois o meu pai ñ gosto de SDA e ñ me dá essa força na hora de comprar livros, artefatos e muito menos viajar para participar de um encontro de tocas :osigh: :(
 
Na verdade, grandes autores de fantasia também usaram as bases desse ensaio. Mesmo J. K. Rowling em sua série Harry Potter explora isso. É mais fácil 'acreditar' numa história de mágicos se nela esse povo procura ocultar-se do povo comum, para não atrair atenção.
Achei isso o máximo! Tem muito fã de Tolkien q despreza J.K.Rowling e acha q ela não acrescenta nada... (o q é preconceituoso e errado)

O Aragorn que eu imaginava quando lia o livro não tem nada a ver com o representado no filme.
O meu tb era diferente! No livro ele era feio e velho, porém mais sábio, já o do filme :grinlove: a aparência me impressionou...

E sobre a Arwen "bordadeira" concordo com a visão dele.
Enfim, ótima entrevista! Legal conhecer a opinião de uma pessoa assim. :mrgreen:
 
muito boa a entrevista :wink:

Merthol Caladhir disse:
A partir de agora, antes de dormir na aula de um proffesor, especularei se é possível que ele goste tanto de uma obtra que eu particularmente admiro cada dia mais.

:lol: :lol: :lol: :lol:
 
É o tipo de entrevista que você tem de mostrar para os outros e falar em alto e bom som: ( Viu? Viu? :mrgreen: Eu não estou sozinho... e não são apenas nerds que apreciam esta história da maneira como eu ! )

Parabéns! Ótima entrevista!
 
Finalmente consegui arranjar um tempo pra ler a entrevista. Está muito boa. O Enerdhil teve muita sorte em conseguir ler as obras do Tolkien numa época em que ela era quase nada divulgada.
E aliás... agora o irmão dele tá devendo o livro II pra ele. :mrgreen:
 
Muito boa a entrevista (só tive tempo para lê-la agora). Alguns comentários:

Enerdhil disse:
Tolkien era um escritor meticuloso com o que queria exprimir, porém desorganizado no escrever. Ele não fazia fichas para os personagens ou elaborava a linha da história a ser desenvolvida.

Bem, Tolkien às vezes elaborava a linha de suas histórias, ao menos (um exemplo é a Tale of Earendel no HoME 2) mas normalmente ele era mesmo desorganizado na hora de escrever. E isso é bom que se diga, pois existe um mito de que Tolkien era extremamente organizado e metódico com seus escritos.

Enerdhil disse:
Acho que será pouco provável. Talvez os volumes I e II (The Book of Lost Tales) tenham alguma competitividade comercial, mas penso que o mercado não tem dimensão para o investimento. A menos que o PJ resolva filmar "The Fall of Gondolin" ou, no caso do "Return of the Shadow", uma versão 'retrô' do "A Sociedade do Anel"

The Fall of Gondolin merecia ser filmada sozinha, pois é uma bela história e no original um dos melhores textos do Tolkien (sem dúvida é a melhor das Lost Tales). Os volumes 1 e 2 do Lost Tales foram publicados por exemplo em francês, então imagino que se alguma coisa saísse dos HoMEs em Português, esses dois volumes acabariam sendo os primeiros a serem traduzidos. Mas há volumes mais interessantes do que eles na série (o 10 e o 11, por exemplo).

Enerdhil disse:
um best seller vendia 3-5 mil cópias

Confrangedor. :(

Enerdhil disse:
falam muito nos fãs de Tolkien (e de outros, como os de Star Trek e Star Wars) em usar fantasias baseadas nas obras e etc... e daí? quantas pessoas se fantasiam de seu jogador de futebol (vôlei, basquete, ciclismo...) predileto quando vão ao estádio? (sem contar o Carnaval !)

Certo. Mas quase que só vemos fãs de Tolkien fantasiados em público em encontros em local aberto (eg no Ibirapuera em SP) ou quando isto é pedido pela organização de um evento tolkieniano, não é? Não é algo que acontece espontaneamente. Penso que isso é positivo, pois mostra a discrição da comunidade.

Enerdhil disse:
, claro que não. Já encontrei nas listas de discussões pessoas muito bem informadas sobre o SdA e outras obras de Tolkien e que foram para ali atraídas pelo filme do PJ.

Como o Enerdhil mesmo já havia colocado antes, o filme ajudou a divulgar o livro. Eu cheguei a Tolkien por acaso via Internet. Se não houvesse um interesse em se fazer páginas e fóruns e em se falar sobre Tolkien despertado pelos filmes, quantos de nós estaríamos aqui?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo