• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Sete Maravilhas de Arda Valfenda

Décimo

The Swanson Code
Valfenda

attachment.php

Valfenda, também conhecida por Imladris, foi o reino de Elrond, e durante a Terceira Era foi um dos únicos reinos dos Elfos na Terra-Média. Muito da história e arte dos Elfos foi preservada em Imladris, e foi um local de paz e beleza sem limites.

Muitos Elfos viviam em Imladris, incluindo Celebrían (mulher de Elrond); Elladan, Elrohir e Arwen (filhos de Elrond); o Senhor Élfico Glorfindel; Erestor, conselheiro de Elrond; Lindir e muitos outros. Muitos viajantes também iam para Imladris, pois era um refúgio e um local de descanso e arte.

Localização​

Valfenda era um vale profundo na parte este de Eriador, perto das Montanhas Nebulosas. Estava escondido da vista por vários cumes altos. Era acessível através de uma escadas ziguezagueantes que desciam até ao fundo do vale.

O vale era atravessado por rio mais a sul, dentre os dois que formavam o Bruinen. Uma estreita ponte de pedra atravessava o rio, e na margem norte estava a Última Casa Acolhedora, onde morava Elrond. Jardins rodeavam a Casa, que possuía um terraço com vista para o rio.

Imladris no mapa da Terra-Média

História de Imladris​

Elrond fundou Imladris no ano 1697 da Segunda Era, após a destruição de Eregion por Sauron; onde os Anéis do Poder foram forjados. Dois anos depois, em 1699, os exércitos de Sauron invadiram Eriador, e Imladris foi sitiada mas não conquistada. Em 1701, Sauron foi expulso de Eriador.

Neste mesmo ano teve um Conselho em Imladris, e foram convocados Gil-galad, Elrond e Galadriel, entre outros. Foi decidido que Imladris seria a fortaleza dos Elfos no leste de Eriador. Elrond era o carregador do Vilya, um dos Três Anéis dos Elfos, e ele usou o poder do seu Anel para manter a beleza e a segurança de Imladris.

attachment.php

O vale de Imladris

No final da Segunda Era em 3431, os exércitos da Última Aliança no comando de Gil-Galad e Elendil se juntaram em Imladris. Nunca mais nenhum exército daquele tamanho se juntaria na Terra-Média. De Imladris eles marcharam até Mordor e lutaram na Guerra da Última Aliança, que terminou na derrota temporária de Sauron.

Isildur foi morto após a Guerra e o Um Anel que ele havia tomado de Sauron foi perdido; mas a linhagem de Isildur permaneceu em Imladris, onde sua mulher e filho (Valandil) ficaram seguros. Quando o Reino do Norte acabou e a linhagem do Isildur foi sendo continuada pelos Chefes dos Dúnedain; os filhos dos Chefes morariam em Imladris na sua juventude. Elrond também havia em sua possessão os símbolos da Linhagem de Isildur: o Cetro de Annúminas, o Elendilmir, o Anel de Barahir e os fragmentos de Narsil.

Quando Aragorn se tornou o Décimo-Sexto Chefe dos Dúnedain aos dois anos, ele morou em Imladris (seguindo o costume) até os vinte, e se apaixonou por Arwen, a filha de Elrond.

Imladris também foi onde Bilbo Bolseiro, Gandalf o Cinzento e Thorin & Companhia pararam para descansar na famosa viagem até o Reino de Smaug (antigo Erebor), antecedendo a Batalha dos Cinco Exércitos, a Morte de Smaug e a re-construção de Erebor. Bilbo também foi para Imladris no ano 3002 da Terceira Era e lá permaneceu até 3021.

attachment.php

Frodo Bolseiro em Valfenda

Durante a Guerra do Anel, Frodo Bolseiro foi para Imladris quando deixou o Condado com o Um Anel, em Setembro de 3018. Ele foi perseguido pelos Nazgûl, e no Rio Bruinen, Elrond fez as águas do rio subir, e os Nazgûl foram ‘derrotados’.

Em 25 de Outubro o Conselho de Elrond foi convocado em Imladris para determinar o que deveria ser feito com o Anel. Foram convocados várias pessoas que haviam vindo até Imladris com notícias ou procurando conselhos; incluindo Legolas de Mirkwood; Gimli e Glóin da Montanha Solitária e Boromir de Gondor, que havia visto num sonho que os fragmentos de Narsil estavam em Imladris. Frodo se voluntariou para levar o Anel até Mordor e o destruir, e uma Comitiva de oito companheiros foi criada para o acompanhar. Narsil foi re-forjada pelos Elfos e Aragorn o re-nomeou Andúril. A Comitiva saiu de Imladris em 25 de Dezembro.

attachment.php

A Comitiva parte de Valfenda

Após a derrota de Sauron, Elrond decidiu deixar a Terra-Média. Em Setembro de 3021, ele abandonou Imladris acompanhado por Bilbo Bolseiro e foi para o Oeste, saindo dos Portos Cinzentos. Na Quarta Era Elladan e Elrohir permaneceram em Imladris por muito tempo e o avô deles, Celeborn foi morar lá com eles. Não é conhecido quanto tempo eles permaneceram em Imladris, nem o que ocorreu com a própria fortaleza após a ida de Celeborn.

Outras Informações​

Nome

A fortaleza de Elrond tinha vários nomes, consoante o idioma empregue: Imladris em Sindarin; Karningul em Westron e Rivendell (e Valfenda em português).

O nome Rivendell significa deeply cloven valley (vale fendido), da palavra riven que significa “fendido, separado” e dell, significando “vale”. Imladris significa “vale fendido profundo”. O elemento imlad significa “vale estreito com precipícios”.

Em português Valfenda vem das palavras ‘vale’ e ‘fenda’, literalmente vale fendido.

Vídeos

Desenho de Valfenda em Fast-Motion

O Conselho de Elrond

Valfenda no Jogo Lord of The Rings Online

Autores
O 10º membro da Sociedade - Textos e revisão final.
Jedi Solo - Tradução e elaboração da "História de Valfenda".
AlissonTuor - Pesquisa de imagens.

Fontes

Websites:
Thain's Book

Livros:
The Complete Tolkien Companion, J. Tyler
 

Anexos

  • rivendellnasmith.jpg
    rivendellnasmith.jpg
    111,6 KB · Visualizações: 4.905
  • rivendellmovie.jpg
    rivendellmovie.jpg
    72,6 KB · Visualizações: 6.092
  • rivendellpainting.jpg
    rivendellpainting.jpg
    29 KB · Visualizações: 4.238
  • Mapa.jpg
    Mapa.jpg
    178,3 KB · Visualizações: 286
  • frodoriven.jpg
    frodoriven.jpg
    92,6 KB · Visualizações: 4.461
Última edição por um moderador:
attachment.php


attachment.php

A Última Casa Acolhedora



attachment.php

O interior da casa de Elrond

attachment.php

Valfenda por John Howe
 

Anexos

  • 180px-Cour_interieure_Fondcombe.jpg
    180px-Cour_interieure_Fondcombe.jpg
    10,6 KB · Visualizações: 3.123
  • small.jpg
    small.jpg
    6,6 KB · Visualizações: 3.059
  • rivendell3.jpg
    rivendell3.jpg
    189,6 KB · Visualizações: 3.234
  • Imladris.gif
    Imladris.gif
    73 KB · Visualizações: 3.281
  • rivendell2_lrg.jpg
    rivendell2_lrg.jpg
    170,4 KB · Visualizações: 8.316
Última edição:
attachment.php


attachment.php


attachment.php


attachment.php
 

Anexos

  • riven4.jpg
    riven4.jpg
    186,2 KB · Visualizações: 2.912
  • imladris.jpg
    imladris.jpg
    117 KB · Visualizações: 2.849
  • rivendells.jpg
    rivendells.jpg
    82,1 KB · Visualizações: 2.823
  • rivendell2.jpg
    rivendell2.jpg
    175,4 KB · Visualizações: 2.997
Muito boa as fotos! Sem dúvida uma das favoritas! Mas não gosto muito de algumas imagens...retratam Valfenda mais como um Spa do que um refúgio. Ela foi Sitiada, por Angmar, Saurom masi de uma vez..uma casa não aguentaria. Penso que ela seria mais forte..e menos bela...mas...sem dúvida uma maravilha.
 
Valfenda resistiu mais pela sua posição estratégica e pelo seu difícil acesso do que pelas suas fortificações, Neithan. Em nenhum momento encher Valfenda como uma fortaleza ou um castelo, mas como um pequeno vilarejo elfico apenas.

Mas não vejo Valfenda como uma Maravilha de Arda. Ela deve sua beleza muito mais às obras da natureza do que à mão dos eruhin.

attachment.php
O interior da casa de Elrond

Essa foi de matar, né Décimo! :lol:
 
Valfenda resistiu mais pela sua posição estratégica e pelo seu difícil acesso do que pelas suas fortificações, Neithan. Em nenhum momento encher Valfenda como uma fortaleza ou um castelo, mas como um pequeno vilarejo elfico apenas.

Mas não vejo Valfenda como uma Maravilha de Arda. Ela deve sua beleza muito mais às obras da natureza do que à mão dos eruhin.

Bom..mas não vejo ela como uma simples vila, ou algo assim, tinah alguma força sem dúvida.

E, o Cristo também deve muito por sua localização..a estátua em si, não tem nada de amis..e a Torre Eifel (por exmplo, já que ficou de fora) é muito mais bela, mas..como o Cristo tem a Baia de Guanabara como paisagem, se tornou uma maravilha.
 
Bom..mas não vejo ela como uma simples vila, ou algo assim, tinah alguma força sem dúvida.

E, o Cristo também deve muito por sua localização..a estátua em si, não tem nada de amis..e a Torre Eifel (por exmplo, já que ficou de fora) é muito mais bela, mas..como o Cristo tem a Baia de Guanabara como paisagem, se tornou uma maravilha.
Na verdade o Cristo ganhou da Torre por que o Brasil tem mais população votante que a França!
 
Parabéns 10º pelo ótimo trabalho!!

O texto informativo somado com as belíssimas imagens ficaram ótimas!!! Essas imagens são demais...
 
Nossa Décimo, parabéns com as imagens, vários eu nunca vi na vida; e olha que tive uma fase de arte Tolkien. Valfenda é de longe uma das melhores escolhas, IMO; além de ser um local aconchegante e mágico, é uma fortaleza que resistiu a vários ataques, e é onde reside a história dos Elfos na Terra-Média. Se isso não é uma maravilha, não sei o que é.
 
Parabéns, 10º [e Jedi, se estiver nisso] pelo desenvolvimento do texto. Ficou muito bom. Valfenda é belíssima. Não sei se merece ganhar, pois ainda há mais, mas que é párea para outras candidatas, isso é.
 
Bem, realemnte devo parabenizar a equipe responsavel, o décimo o jedi e o alissontuor, eu não levo muito em consideração o local, mas a estrutura em si, logo valfenda pelo que está a vir ainda, entre outras grandes estruturas não cabe em minhas 7.
 
Maravilhosa! :grinlove:
Sério, na minha lista Rivendell está com certeza.
No filme eu achei tão bonito e mágico, mas os desenhos retrataram de uma maneira que não sei como explicar; divinamente belos(isso por que sou fã de ilustrações, principalmente as do John Howe).

Parabéns ao 10º, Jedi Solo e Alisson Tuor que fizeram ótimo trabalho. O texto está bem explicativo e claro; e as imagens estão supimpas! :joinha:
 
Tão naturalmente e estrategicamente escondida e protegida e bela Valfenda! Sempre comparei com um pedacinho de Mandos e Lórien na Terra-Média: um lugar pra descanso da alma, sem preocupações ou dores. Claro que devemos isso ao grande anel Vilya, mas mesmo assim! :grinlove:
 
Última edição:
O lugar que eu mais uqeria visitar na T-M.
Imagine andar lá por entre elfos, com essa paisagem....

ai ai
 
Valfenda sempre foi meu lugar favorito na TM, e essas fotos conseguiram realmente capturar o que foi escrito por Tolkien, e o que eu imaginei(pelo menos a maioria)...
 
Valfenda é uma das minhas indicações com certeza!

O texto e as imagens das maravilhas apresentadas até agora estão tão belos que cada vez que o 10º posta algo novo aqui, as dúvidas aumentam sobre qual maravilha incluir na minha lista.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo