• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Valente (Brave, 2012)

Sua nota para o filme.


  • Total de votantes
    21
:lol:


Eu fiquei nesse dilema na sexta.
Eu tinha tempo antes do filme do Batman e resolvi fazer sessão dupla. Fiquei entre ir assistir o Homem Aranha 3D legendado ou ir assistir Valente 3D dublado.
Como eu tenho minhas pirações com dublagem, eu resolvi ir ver o filme do Aranha.

Sei lá.
Acho que só se o Luciano Huck dublasse o rei, a Xuxa dublasse a rainha, a Maisa dublasse a princesa e o Didi dublasse a bruxa que esse filme dublado conseguiria ser pior que o filme do Aranha.



Mas é um desrespeito não ter uma sessão sequer desse filme legendado.
Nesses casos eles não tem o menor direito de reclamar de quem baixa.
 
:lol:


Eu fiquei nesse dilema na sexta.
Eu tinha tempo antes do filme do Batman e resolvi fazer sessão dupla. Fiquei entre ir assistir o Homem Aranha 3D legendado ou ir assistir Valente 3D dublado.
Como eu tenho minhas pirações com dublagem, eu resolvi ir ver o filme do Aranha.

Sei lá.
Acho que só se o Luciano Huck dublasse o rei, a Xuxa dublasse a rainha, a Maisa dublasse a princesa e o Didi dublasse a bruxa que esse filme dublado conseguiria ser pior que o filme do Aranha.



Mas é um desrespeito não ter uma sessão sequer desse filme legendado.
Nesses casos eles não tem o menor direito de reclamar de quem baixa.

:lol: Nem me fale, o Luciano Huck estragou minha ida ao cinema pra ver Enrolados. Jesus!
 
Achei bem bonitinho, mas sei lá, pelo trailer eu esperava outra coisa, embora tenha achado legal o tema principal em si.
 
Eu não tenho ouvido e lido coisas muito boas do filme.
Dizem que parece uma certa influencia grande da parte Disneyistica clássica fazendo um filme de princesa e tudo mais, diferente do que a Pixar vinha tendo sucessos.
 
Nem me fale. Procurei na internet alguma sessão legendada do filme, mas simplesmente não existe! Não sei como não colocam pelo menos uma sala com o filme legendado. Ninguém merece dublado.

Aliás, ainda não assisti muito por conta disso.
 
Em SP tá passando legendado só no Iguatemi e só 3D, mas pra mim é muito fora de mão, nem compensa.
 
Nossa, mas semana passada o filme estava passando legendado 3D em mais algumas salas, além do Iguatemi (pelo que me lembro, Cidade Jardim, Villa-Lobos, Eldorado, Market Place e Pátio Higienópolis). E a estreia no circuito comercial foi no dia 20, não? Que lástima!

Eu queria assistir Valente legendado, mas como não estrearam cópias 2D legendadas, fui ver dublado mesmo (animação é o único gênero em que acho isso tolerável). Não vi ainda com o som original para comparar, mas acho que a dublagem é razoável. Não é o desastre que foi Enrolados (os nomes famosos só fizeram papéis menores, desta vez), mas também não me pareceu tão boa quanto a de alguns outros filmes da Pixar. A voz da dubladora de Merida, em particular, não me agradou muito.

De qualquer forma, não achei o filme um dos melhores da Pixar, acho que o colocaria junto de Vida de Inseto como um esforço irregular (acima só dos dois Carros). O que mais me incomodou nem foi a suposta influência da Disney. O problema maior não são os clichês ou fórmulas da Disney, mas sim como eles são utilizados dentro da história. A trama me pareceu não só meio banal, mas mal estruturada. As piadas, em geral, não me cativavam. Os personagens não foram explorados como poderiam ter sido.

Falando assim, parece que o filme é ruim, mas não é. Visualmente, é deslumbrante (ainda que isso seja esperado de qualquer produção da Pixar, não é mesmo?). Existem algumas cenas bacanas, algumas ideias interessantes, mas acho que, no final, o todo é menor que a soma das partes.
 
A trama me pareceu não só meio banal, mas mal estruturada. As piadas, em geral, não me cativavam. Os personagens não foram explorados como poderiam ter sido.

Senti muito isso também. Principalmente depois do desaparecimento da bruxa, que lembra muito a Yubaba de Spirited Away. De longe o personagem mais interessante do filme, MEGA mal aproveitado.

Acho que é imperdível pra quem gosta de animação somente pelo curta que passa antes do filme, La Luna. O 3D e a tela XD só valeram por conta desse curta. Se for só pra ver Valente, veja em casa.
 
Concordo com Quickbeam e Kyra. O visual e a trilha sonora são deslumbrantes, mas o roteiro é muito fraquinho. Esperava outra coisa completamente diferente pelo trailer que vi no cinema.
 
Concordo com Quickbeam e Kyra. O visual e a trilha sonora são deslumbrantes, mas o roteiro é muito fraquinho. Esperava outra coisa completamente diferente pelo trailer que vi no cinema.

Pensei o mesmo. =/
No trailer parecia uma história incrível, mas faltou enredo, faltou história. Poderiam ter pensando em diversos outros focos, não que a busca de liberdade e escolha dela não tenham sido boas, mas engendrar um filme/animação inteiro nisso, por exemplo, irmão urso tem todo um repertório elaborado, não fica numa mesma tecla, de maneira batida, há mais aprendizados e etc...

Enfim, gostei da produção e trilha sonora, mas senti falta de algo mais trabalhado.
 
Bom. Assisti sem ser 3D mesmo.
E discordei da maioria, achei que finalmente a Pixar voltou a fazer filmes relevantes como animação. Depois de uma animação apostando no 3D dos balõezinhos, uma animação pegando apenas na nostalgia e uma animação de merda ano passado, ela voltou a ser referência em termos de inovações e avanços em texturização. Outras empresas já estavam deixando a situação da Pixar meio feia nesse sentido.
E não só tecnicamente é bonito, mas a arte gráfica é maravilhosa também. Tecnica pura Carros também tinha e era a única coisa que realmente se salvava, mas a arte das paisagens e personagens jogava quase tudo no lixo. Mas em Valente eu ousaria dizer que é o mais deslumbrante da Pixar, talvez ao lado de Nemo. A evolução de detalhes em expressões dos humanos com relação a Up e Os Incríveis é gigantesca.


De fato o enredo não deixa o longa tirar notão. Muito provavelmente pela correria que a animação ficou em 1h30m, talvez por exigências de não se fazer desenhos longos que crianças vão enjoar. Os personagens ficam muito supérfluos, as resoluções ficam jogadas.

Mas ainda assim, num âmbito geral, eu vi Valente como uma esperança de que a Pixar retome o rumo que perdeu lá de 2008 pra 2009.
E espero que isso seja verdade mesmo, pois o próximo projeto é a continuação de Monstros SA. A Pixar não pode estragar um de seus melhores longas.
 
Última edição:
Bom, na minha humilde opinião o filme e o tema central são bons...A discussão sobre como uma mãe deve lidar com uma filha é importante, porque confessem meninas, vcs que gostam de jogar video game e tem mais amigos homens do que mulheres, ja sofreram algum tipo de preconceito por serem diferentes das outras filhas das colegas da sua mãe (eu sofria muito). O fato é que quando se tem pais com uma geração muiiito diferente, no caso um exemplo seu pai ser Baby Boomer e vc geração y, são idéias e concepções totalmente diferentes. Voltando ao filme, como eu disse o tema e a idéia central para discussão é muito bom, só que eu acho que o filme deslanchou muito incoerente, meio que jogado na cara do telespectador qualquer coisa...
 
Esse é um pouco a crítica que eu tive com Up.
O filme começa muito bem, intimista, em ritmo cadenciado, bem contemplativo (quase tem planos sequencias dela descendo as escadarias). E de repente o ritmo muda completamente, as cenas são jogadas, personagens vão aparecendo, resoluções acontecem sem maiores detalhes.
Ainda acho que Valente se mantém mais fiel a esse tema central da relação mãe-filha do que Up faz, mas ambos se perdem.
 
Brave lembra bastante Atlantis da Disney, ambos são feitos com o máximo de animação que a época permite ( Atlantis foi um dos últimos feitos com o sistema antigo de animação) e mesmo sendo bons filmes, faltam um algo a mais. Bons filmes, mas pra sessão da tarde.
 
Eu gostei do filme porque gosto de animação. fim.
Quando vi o trailer, imaginei um filme totalmente diferente e pra mim, Valente lembrou MUITO Irmão Urso.
Mas valeu a pena pelo curta La Luna que passou antes dele <3
Dei 7
 
Realmente eu esperava muito mais desse filme, mais também gostei por não ser um cliche de romance, é dificil hoje ter desenhos mostrando o amor familiar assim.

Ta bom não tão dificil mais eu gostei =]
 
Gente, eu me sinto mal quando todo mundo diz que eu, como feminista, devo amar Valente e coisa e tal. O início do filme é brilhante. A Merida é-nos apresentada como uma mulher independente, que não quer ser uma princesinha, que quer poder fazer as suas próprias escolhas, etc. A partir do momento em que ela foge e [acontece o que cês já sabem], o filme fica ruim. Não gostei da direção que ele tomou. O roteiro se perdeu, completamente. A ideia de que podemos decidir o nosso destino foi negligenciada em prol de um maniqueísmo tosco que aborda a relação entre mãe e filha. Aí, nas últimas falas do filme, tenta-se retomar a questão das nossas escolhas e o nosso destino, mas a fala, para mim, ficou vazia, já que o tema não foi explorado no decorrer do filme.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo