• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Valar irmãos??

• Criador do tópico Criador do tópico Rufgand
  • Data de Criação Data de Criação

Rufgand

Venus, Vina, Musica
Eu estava relendo o Ainulindalë e o Valaquenta e prestei atenção num fato q nunca antes tinha pensado...

É dito no Valaquenta que os Fëanturi são irmãos (Namo e Irmo), que Nienna é irmã destes, que Oromë e Nessa são irmãos, assim como Vána e Yavanna...

Ao ler isso, não consegui entender em que sentido esses Valar seriam irmãos, já que todos os Ainur foram gerados a partir do pensamento de Ilúvatar. Pelo que é dito, todos os Ainur seriam irmãos, já que teriam o mesmo "pai", mas assim não o é, e somente estes q citei acima são classificados como tal.

Pergunto então:
Como assim irmãos?? (em que sentido se dá essa fraternidade??)
Por que, na opinião de vcs, os outros Valar foram "excluídos" desta fraternidade??

Última edição:
Bom o que vou deixar aqui é minha opnião pessoal então pode ser que muita gente discorde.
Creio que estes Valar eram considerados irmãos talvez pela similaridade dos poderes pois Irmo e Námo eram os Senhores dos espíritos não é mesmo. Creio que com os outros poderíamos partir do mesmo pressuposto.
Alguém concorda comigo?

Exatamente o que disse Eleandir, eles são irmãos no pensamento de Ilúvatar, por ter poderes similares ou complementares.

Tambem concordo.Confesso que quando li pela primeira vez tambem tive essa duvida,mas todos sao irmaos de pensamento, se assim se pode falar, mas em relacao a poderes similares, e ate de convivencia e historia, apenas eles seriam irmaos.

Eleandïr disse:
Bom o que vou deixar aqui é minha opnião pessoal então pode ser que muita gente discorde.
Creio que estes Valar eram considerados irmãos talvez pela similaridade dos poderes pois Irmo e Námo eram os Senhores dos espíritos não é mesmo. Creio que com os outros poderíamos partir do mesmo pressuposto.
Alguém concorda comigo?

Bom, temos que lembrar que em nem um momento este termo 'irmão' tem haver com o fator sangüinio das Valar e sim como você disse porque eles pussuíam semelhanças em seus poderes, foram concebidos para o mesmo 'Destino' e pelo mesmo pai (Ilúvatar)...

Enciclopédia de Valinor disse:
No início Melkor era o mais poderoso dos Ainur. Apesar do seu poder, ele não entendia o intentos de Ilúvatar como o seu irmão, Manwë e outros Ainur.

Aki reforça a ainda mais que o termo 'irmão' era pela semelhança em poderes, pois Manwë e Melkor eram irmãos entre si e somente entre si, sendo eles os que possuíam mais poderes entre os Valar...

Eu acho q tem uma passagem no silmarillion que fala que Manwe e Melkor são irmaos pq foram gerados na mesma época...
É possível, por exemplo, que Namo e Irmo tenham sido criados juntos e tempos depois do que Manwe e Melkor...

Eu acho q esse negocio de irmao é por q eles forma gerados na msm epoca, mas tbm pode ser o caso de poderes semelhantes

Eles são "irmãos em pensamento", como foi dito. Mas pelo o que eu entendo, funciona assim: eles foram criados de partes diferentes do pensamento de Ilúvatar, alguns de um mesmo ramo de pensamentos, outros de ramos diferentes.

Sim, porém entender o termo "irmão" como "filhos de um mesmo pai" nos faz então ver todos os Ainur como irmãos. Ao que percebo isso faz parte da antiga concepção de Tolkien, presente nos HoME, onde Valar teriam filhos, e seriam irmãos entre si. Talvez esta parte não tenha sido abandonada, ou talvez seja um tanto incompleta.
Mesmo assim, é aceitável o termo "irmão" não sangüíneo, apenas criado do mesmo Ramo de pensamentos de Ilúvatar, o que então condiria com o atual formato do Quenta Silmarillion.

Abraços.

Aracáno Elessar disse:
Mesmo assim, é aceitável o termo "irmão" não sangüíneo, apenas criado do mesmo Ramo de pensamentos de Ilúvatar, o que então condiria com o atual formato do Quenta Silmarillion.

Abraços.
Eu entendi o que você quis dizer, mas acho que usou um termo um pouco despropriado, não? Dizer que eles eram irmão sangüineos ou não-sangüineo me parece ser errado, afinal Ilúvatar e os Ainur, até então, não possuíam corpos, eram apenas espíritos no meio do Vazio.

Mas tá, foi só uma observação chata de minha parte. :tsc:

Aracáno Elessar disse:

Abraços.

Sanguíneo é modo de dizer né?

Concordo que os irmãos são os que vem da mesma "região" dos pensamentos de Eru...

A minha citação recai ao dito antes, criados pelo mesmo pai, e isto achei inadequado, por isso usei o tembém inadequado termo, sangüíneo. Creio que não tenham lido por inteiro meu post, pois "sangüíneo" foi dito exatamente afirmando a não existência de corpo físico, creio que a palvra "não" antes de sangüíneo venha a significar algo. Simplificando, sendo eles crias do pensamento de Eru, o termo irmão [não sangüíneo, por não possuirem corpos físicos] é aceitável.

Abraços.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back