• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Valar e Valier: por que se casavam???

:eh:

-

Acho que os valar já tinham conhecimento do sexo, por conta da Música e tal. Tanto é que os animais de Yavanna fazem sexo e os anões que Aulë criou também, e ambos foram projetados antes dos valar conhecerem de perto os elfos.

E os valar não eram adorados como divindades gregas, incentivavam os eldar a adorarem apenas a Eru.
 
:eh:

-

Acho que os valar já tinham conhecimento do sexo, por conta da Música e tal. Tanto é que os animais de Yavanna fazem sexo e os anões que Aulë criou também, e ambos foram projetados antes dos valar conhecerem de perto os elfos.

E os valar não eram adorados como divindades gregas, incentivavam os eldar a adorarem apenas a Eru.

Me bateu uma tristeza da Yavanna agora! Ela lá, no meio dos bosques, vendo suas criações tão felizes e o seu marido em Aman... malhando a bigorna...
Brincadeiras à parte, acredito que os Valar tenham sido influenciados pelos eldar no modo de agirem e de se comportarem, tanto que suas formas visíveis eram de elfos. Talvez, por serem de natureza feérica tanto os Ainur quanto os eldar, o estado de êxtase espiritual lhes cause a mesma sensação que um... orgasmo.
Agora, o casamento entre os Valar e Valier deva seguir os mesmos protocolos de um casamento cristão. Senão, por que Tolkien utilizaria a palavra desposar para os Ainur? Posso estar enganado, mas "desposar" inclui a famosa noite nupcial. E não creio que o mestre tenha colocado esta palavra lá sem razão. Ou, o tradutor estava enganado?
 
desposar

v. tr.,
ajustar casamento com;

contrair, celebrar esponsais;

casar;

v. refl.,
casar-se, matrimoniar-se.

-

Para mim é o mesmo que "casar".

E esse negócio de êxtase espiritual não existe. Pelo menos não me lembro de nada da obra que sugira isso. Orgasmo é, a princípio, coisa proveniente do sexo, portanto do hröa.

É claro, você pode acreditar nisso se quiser, assim como eu posso acreditar que os elfos têm três testículos. Não há nada que negue, mas não há motivo para acreditar nisso.

-

Alias, o casamento élfico segue sim o protocolo cristão. Não há nada que obrigue um casal cristão de fazer sexo além do objetivo reprodutivo, muito pelo contrário, se você for levar a religião ao pé da letra ela diz para fazer unicamente o sexo por reprodução. Por isso que a camisinha é proibida, pois ela permite a um casal fazer sexo e fugir do seu suposto objetivo principal.
 
Última edição:
O fána também é um meio físico. Para se reproduzir os Valar precisariam de um hröa + um parceiro reproduzível. Para fazer sexo apenas, um fána bastava.

E desposar é tornar esposa. Em qualquer cultura, inclusive na cristã, é o sexo que confirma o matrimônio. Casamento sem sexo não é validado.
Juridicamente o casamento acontesse depois que se assinam os papeis, mas é facilmente anulado se não for confirado pelo sexo.
Não juridicamete, os noivos só estão casado depois do sexo.
 
O fána também é um meio físico. Para se reproduzir os Valar precisariam de um hröa + um parceiro reproduzível.
Também acredito nessa idéia, mas isso é questionável. Há quem diga que Melian só teve uma filha por uma permissão de Ilúvatar.


Para fazer sexo apenas, um fána bastava.
Há a questão dos órgãos internos também. Sem órgãos internos não há prazer, o que torna o sexo inútil.

E desposar é tornar esposa. Em qualquer cultura, inclusive na cristã, é o sexo que confirma o matrimônio. Casamento sem sexo não é validado.

Bom, pelo que eu saiba o casamento cristão é confirmado com a cerimônia religiosa, onde o padre em nome de Deus abençoa o casal e etc. A partir daí a união já é valida e irreversível segundo o catolicismo.

E lembre-se, quando você diz "em qualquer cultura", você está se referindo as culturas humanas. Os elfos e ainur podem não seguir o mesmo padrão (e, além do sexo, eles são diferentes dos humanos em várias coisas).


Juridicamente o casamento acontece depois que se assinam os papeis, mas é facilmente anulado se não for confirmado pelo sexo.
Não juridicamente, os noivos só estão casados depois do sexo.
É "facilmente anulado"? Ora, um padre daria ouvidos a um casal que diria "Olha seu padre, arruma um divórcio para nós. Não se preocupe não, afinal não fizemos sexo. Assim você pode anular nosso casamento numa boa"? Acho que não, afinal o catolicismo não permite divórcio: o casamento está consumado, quer haja sexo ou não.

E acredito que o catolicismo mais conservador prega o sexo unicamente para meios reprodutivos. Com os valar não existe esse objetivo, então o sexo seria desnecessário.
 
Segunda essa sua idéia os Valar se deliciam com música e com vistas belas mesmo sem ter os órgãos internos para ouvir e ver. Conseguem falar e cantar sem ter diafragma, pulmão, língua e tudo o mais. Mas não poder ter prazer sexual pelo mesmo motivo.
Contraditório, não?
Se eles podem ouvir, ver, e falar sem os respectivos órgãos para tal, eles também podem sentir prazer no sexo.

Mas eu não concordo com essa ideia. Não é dito que o fána é oco, só é dito que ele não sofre os desgastes das terra e dá maior liberdade aos poderes, é uma capa da alma visível ao mundo, e alma não é material, portanto não precisa de um espaço vazio dentro do fána para se abrigar. Ela pode habitar conjuntamente com o fána, no mesmo espaço que ele, uma vez que não é materia.



Sobre o casamento. Mesmo no catolicismo o casamento só é consumado após a noite de núpcias.
Sem a consumação a Igreja anula o casamento sim, e nesse caso não é considerado divórcio. Sem sexo não há casamento.
E juridicamente a não consumação (sexual) também é motivo válido para a anulação.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo