• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Valar, Arda e os Filhos de Eru

Os Valar tinham um amor muito grande por Arda, e também pelos elfos, apesar de term se decepcionado muito com os homens, certamente esperavam sua chegada.

O que me intriga é que por muitas vezes os Valar não quiseram enfrentar Melkor para não destruir Arda e, por isso, muitas consequências graves ocorreram.
Então eu pergunto vocês acham que os Valar amavam mais a forma de Arda em que eles tanto trabalharam ou amavam o bem-estar dos elfos e homens?
 
São coisas conectadas: destruir Arda enfrentando abertamente Melkor era também, de uma certa forma, destruir o bem-estar de Elfos e Homens que residiam em Arda. Antes da vinda dos Filhos de Ilúvatar os Valar nãotinham muitos poderes er entrar em guerra direta.

Mas qual a idéia de destruir Melkor e, com isso, toda a Arda também?
 
É claro que a forma de Arda :D !
To brincando. Eu acho que o "custo-benefício" em lutar abertamente contra Melkor não era muito grande pois além de gastar MUUUUUITO poder pessoa dos Valarl, destruir Arda de novo não seria muito vantajoso nem para os Valar nem para os filhos de Ilúvatar.
Eles só entrariam em guerra se houvesse extrema urgência, e além disso, dificilmente entrariam em guerra, pessoalmente. Como fizeram na guerra da ira, provavelmente iriam mandar gigantescas hordas de elfos e maiar
 
Eu me perguntei isso, porque os Valar só enfrentaram Melkor depois do surgimento do elfos, isso acabou prejudicado-os, tanto pela batalha naquele momento, quanto pela liberdade que Melkor teve de amedrontar os elfos.
Isso tbm ocorre na 1º Era do Sol, quando os Valar deixam Morgoth em Beleriand sendo combatido pelos Noldor e pelos Humanos. (alguns pelo menos).
Tudo isso apenas porque eles não queria mudar Arda. Nessas situações me pergunto pq eles não mudaram Arda desde o começo e prenderam Melkor, antes que este pudesse prejudicar os elfos e humanos?
 
Proview disse:
Eu me perguntei isso, porque os Valar só enfrentaram Melkor depois do surgimento do elfos, isso acabou prejudicado-os, tanto pela batalha naquele momento, quanto pela liberdade que Melkor teve de amedrontar os elfos.
Isso tbm ocorre na 1º Era do Sol, quando os Valar deixam Morgoth em Beleriand sendo combatido pelos Noldor e pelos Humanos. (alguns pelo menos).
Tudo isso apenas porque eles não queria mudar Arda. Nessas situações me pergunto pq eles não mudaram Arda desde o começo e prenderam Melkor, antes que este pudesse prejudicar os elfos e humanos?

Porque estavam com receio de desfigurar Arda e assim destruír tanto algo que amavam, como o bem-estar de algo que eles também amavam, os elfos, e em parte os homens. Por isso deixaram as coisas andar um pouco, a ver como iriam acabar, até que houve uma altura em que viram que era preciso que eles ajudassem, quer desfigurassem Arda quer não; até porque Morgoth acabaria por desfigurá-la da mesma maneira quando derrotasse os elfos e os homens.
 
Proview disse:
Tudo isso apenas porque eles não queria mudar Arda. Nessas situações me pergunto pq eles não mudaram Arda desde o começo e prenderam Melkor, antes que este pudesse prejudicar os elfos e humanos?

Vc tem razão Proview, os Valar foram até certo ponto irresponsáveis quanto a isso, e de pouca fé. Eles deveriam ter entrado em guerra contra Melkor e livrado o mundo de sua presença antes da chegada dos eruhíni. Por mais que uma batalha desse tipo pudesse mudar a forma do mundo, talvez até mais do que a Guerra dos Poderes mudou, eles deveriam ter fé de que Ilúvatar não iria permitir que Arda fosse tão afetada a ponto de ser inabitável para seus filhos. Eles deveriam ter acreditado nos Planos de Ilúvatar. Mas de um jeito ou de outro os eruhíni nasceram mesmo com a deformação de Melkor e mesmo com o descuido dos Valar, provando a superioridade de Ilúvatar.
 
Proview disse:
Eu me perguntei isso, porque os Valar só enfrentaram Melkor depois do surgimento do elfos, isso acabou prejudicado-os, tanto pela batalha naquele momento, quanto pela liberdade que Melkor teve de amedrontar os elfos.
Isso tbm ocorre na 1º Era do Sol, quando os Valar deixam Morgoth em Beleriand sendo combatido pelos Noldor e pelos Humanos. (alguns pelo menos).
Tudo isso apenas porque eles não queria mudar Arda. Nessas situações me pergunto pq eles não mudaram Arda desde o começo e prenderam Melkor, antes que este pudesse prejudicar os elfos e humanos?

Também acho que os Valar demoraram muito para enfrentar Melkor, tudo bem que ele era muito poderoso e a batalha não ia ser nada fácil mas se pensar bem ele era um Vala mesmo sendo o mais poderoso deles contra os 14 valar restantes, eles poderiam muito bem ter derrotado ele desde o começo antes da chegado dos Elfos e Homens e depois reparar os estragos para que na hora de os Filhos de Iluvatar despertar encontrar um mundo de paz e bondade.
Outra coisa que eu sempre achei estranha depois do despertar dos Elfos os Valar fizeram aquela guerra contra Melkor e derrotaram-no e depois mandaram os Elfos deixar sua casa e ir mora junto a eles em Aman, mas quando os Homens chegaram Eles não fizeram nada para ajudar os Atani, pq vocês acham que eles deixaram os Homens a deriva na Terra Media para se viraram sozinhos mesmo conhecendo o tamanho do poder de Melkor?
 
até que houve uma altura em que viram que era preciso que eles ajudassem, quer desfigurassem Arda quer não; até porque Morgoth acabaria por desfigurá-la da mesma maneira quando derrotasse os elfos e os homens.
É exatamente essa a questão 10º Membro. Que Arda se deformasse ou não numa guerra antes dos elfos e homens chegarem, eles iriram surgir num Arda bem deformada (ou até destruida), mas livre da presença de Melkor.
E já que mais cedo ou mais tarde Arda seria deformada mesmo (fosse na guerra, fosse por Melkor), então porque eles escolheram mais tarde?
Por mais que uma batalha desse tipo pudesse mudar a forma do mundo, talvez até mais do que a Guerra dos Poderes mudou, eles deveriam ter fé de que Ilúvatar não iria permitir que Arda fosse tão afetada a ponto de ser inabitável para seus filhos. Eles deveriam ter acreditado nos Planos de Ilúvatar.
Isso mesmo Elrond, até porque nem toda Arda ia ser destruida (como não foi) nem na Guerra da Ira (se bem que nesse caso não havia Valar), nem na batalha no momento do surgimento dos elfos.

Ou os Valar decidiram errado ou eles se preocupavam mais com Arda do que com os elfos e homens, ainda é o que eu acho...
 
Realmente eles demoraram a tomar uma atitude em relação à Melkor.
mas creio que isso ocorreu por que de fato os Valar eram muito coração-moles. Eles chegaram a prender Melkor uma vez, mas acreditaram em sua regeneração e oe soltaram. Eles pensavam que ele poderia realmente mudar. E erraram feio nessa parte.
Mas o único que teria realmente o poder de destruir Arda seria Eru, como ele fez quando afundou Numenor e Beleriand. Acredito que os Valar teriam capacidade para tal ato, mas não podiam faze-lo.
Afinal, ele apenas governavam Arda em nome de Eru, e para os filhos deste. Portanto, se alguma decisão fosse interferir gravemente na vida dos habitantes de Arda, essa decisão teria de caber à Eru!
 
Não acho que os Valar demoraram muito a tomar uma atitude direta contra Melkor, Tolkien trabalha muito com a idéia de destino formado, assim como na canção de Iluvatar ele expressa isso. Os Valar só tomaram uma atitude direta contra Melkor quando estava predestinado que eles o fizessem por que esse era o desejo de Iluvatar.
 
Fëanor ¥ disse:
Realmente eles demoraram a tomar uma atitude em relação à Melkor.
mas creio que isso ocorreu por que de fato os Valar eram muito coração-moles. Eles chegaram a prender Melkor uma vez, mas acreditaram em sua regeneração e oe soltaram. Eles pensavam que ele poderia realmente mudar. E erraram feio nessa parte.
Mas o único que teria realmente o poder de destruir Arda seria Eru, como ele fez quando afundou Numenor e Beleriand. Acredito que os Valar teriam capacidade para tal ato, mas não podiam faze-lo.
Afinal, ele apenas governavam Arda em nome de Eru, e para os filhos deste. Portanto, se alguma decisão fosse interferir gravemente na vida dos habitantes de Arda, essa decisão teria de caber à Eru!

Eru é que afundou Numenor e Beleriand? Pensei que tivessem sido os VAlar, mais propriamente Ulmo.
 
Nem foi! :mrgreen:
Dá uma olhadinha lá no CI. Lá mesmo diz algo como que "então os valar abdicaram de seu poder sobre Arda", e tal, e dae Eru entra em cena e detona td! :lol: Eru, além de afundar Númenor e Beleriand nesse evento, mudou a forma do mundo, tornando Aman inacessível a qualquer um, principalmente homens.
Se não me engano, Arda, que até então era plana, passou a ser redonda, ou algo assim! :mrgreen:

Quanto ao que disse o Peregrino, volto a dizer que os Valar demoraram sim. A questão de destino formado não tem muito a ver nessa parte. Eru sabia do inicio e do fim de tudo. Mas o que aconteceria no meio seria váriável, nem ele sabia ao certo.
Existia o livre arbitrio, e não algo como "Os Valar demoraram pra agir por que esse era seu destino". Eles, assim como todos os outros povos de Arda possuiam livre arbitrio, podendo mudar e muito a história de Arda!

Repetindo: Os Valar erraram feio nesse ponto! :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo