1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Vala do fogo e eletrecidade

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Haran Alkarin, 27 Jun 2004.

  1. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Olá pessoal da Valinor!
    Sabemos que todos os Poderes contribuíram na criação de Arda de alguma maneira. Varda criou as estrelas, Yavanna os animais e plantas, Ulmo as águas, Varda as estrelas...
    Porém há dois elementos que não consigo ver seu criador. Vocês devem ter visto no título do tópico, obviamente: o fogo e a eletricidade. Quem foi o responsável por isso em Arda? Sei que temos vários maiar de fogo, mais teríamos que ter um vala.
     
  2. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Não necessariamente, Haran. Manwë, ao conversar com Yavanna, fala por exemplo sobre a chuva. Estou sem o Silma, então não posso citar de forma correta. Mas o que ele diz é algo como que a união dos pensamentos dele e de Ulmo resultaram nas chuvas. Se levarmos em conta que raios e relâmpagos se formam nas nuvens e tal, podemos talvez dizer que a eletricidade fosse originada dessa união de poderes de Ulmo e Manwë.

    De qualquer forma, não creio que houvesse uma necessidade de que os "elementos básicos" estivessem relacionados com um Vala específico. Temos Valar com poderes que nada têm a ver com isso, como é o caso de Tulkas, Oromë, Mandos, Irmo, para citar alguns. Creio que no momento da Música todos contribuiram na formação de Arda de forma mais ou menos semelhante, sem essa divisão de poderes. Somente depois de entrarem em Eä, é que eu acho que cada um acabou sendo ligado a determinada característica...
     
  3. Anakruss

    Anakruss Usuário

    Sem falar que o fogo é um elemento criado a partir de alguma outra força, energia, ou sei lá...
    um raio caindo num tronco de árvora gera fogo;
    corpos em atrito geram fogo;
    enfim nao há nescessidade de um vala especial voltado a tal elemento.
    É como Pandatur disse: a partir da junção dos poderes dos valar tudo foi se criando.
     
  4. Loky

    Loky Usuário

    Isso, fogo é apenas energia potencial se tornando energia térmica 8-)
     
  5. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    E Melkor, o que ele criou especificamente ??? Sabemos que sua maldade, apezar de tudo, teve um papel importantíssimo na criação de arda !!
     
  6. Proview

    Proview Go

    "Vala do fogo" não tinha, mas tinha maiar de fogo, como os Balrogs e Arien.
     
  7. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Melkor fez um pouco de tudo... onde tinha vale ele fez montanha, onde havia montanha ele fez vale... tirou água daqui, colocou água dali...

    O gelo é obra de Melkor também, assim como a famosa (e gigantesca) cadeia das Montanhas Nevoentas (Hithaeglir).
     
  8. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Pois é, Melkor era o mais poderoso de todos osAinur, e contava com quinhão das habilidades de cada um dos outros Ainur. Ele com certeza foi importantíssimo, mas não se dedicou diretamente à contrução do mundo. Preferiu rebelar-se, e por querer tornar-se rei e senhor do Mundo, passou a destruir o que os outros Valar construíam. Ele usou o fogo justamente para criar a espalhar maior destruição. Mas havia outros espíritos que eram "mais específicos", por assim, dizer: os balrogs e a Arien, a maia do Sol, são alguns dos chamados "espíritos de fogo".
     
  9. Mith

    Mith This server is too busy!

    Acho que os Valar não devem ser classificados de forma nenhuma, como Pokémons! :mrgreen:

    Por exeplo: Yavanna tinha uma grande afeição pela vida em Ea, mas ela também 'dava uma mãozinha' para os outro Valar, como o Pandatur disse. Como ela deu uma ajuda para Aule.

    Melkor, no geral, não construiu nada.
    Se construiu, foi para benefício próprio. E tinha uma grande inveja do que era belo e levantado pelos Valar.
     
  10. iraneon

    iraneon Usuário

    balrogs não eram do fogo e sim de fogo (e sombras)
     
  11. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Balrogs eram Maiar de fogo (ou do fogo, acho que tanto faz, dá para entender)... era isso que nosso amigo disse... e com razão. :mrgreen:
     
  12. iraneon

    iraneon Usuário

    eram constituidos de fogo mas não acho que possam controlá-lo, além do seu propio fogo.....
     
  13. Mith

    Mith This server is too busy!

    Ai eles já estariam passando para a categoria de dragão! He he he he :mrgreen:
     

Compartilhar