V não é uma idéa literalmente. Talvez não tenha entendido que ele é inteligente, trabalha com SIMBOLISMOS E METÁFORAS, e que é de carne osso e até MORREU. Como fã que você diz ser e inteligente que tem tentando demonstrar ser poderia ter tentando enteder que tudo não passava de uma mensagem que ele queria deixar, do fato dele querer provar que sua ideologia vale mais que sua vida.
Não é como se eu não soubesse disso e tal.
Ok, vamos lá de novo. O V, tecnicamente, era uma pessoa. Mas o V, o
conceito, era uma
idéia. O V era meio que uma idéia dentro do corpo de um homem. Era o símbolo de uma idéia, sim. Mas isso funciona DO MESMO JEITO. Ele influenciou o povo a andar vestido de V e pixando as coisas, que legal (aqui eles seguiam um
cara, não uma idéia de
revolução, btw). Mas como é que um cara-que-se-diz-uma-idéia abandona toda a "ideiade" para amar, que é algo que o liga tanto a uma PESSOA normal (aka que não é uma idéia, que não representa uma idéia)?
Shazan disse:
Até porque, se ele fosse a idéia, e ele morreu, a idéia teria morrido. Só isso já me leva a crer que você nem entendeu o que o filme quer dizer, pois ficou masi preocupado em fazer parte do grupo do "sou revoltado com tudo que vai pro cinema, e daí"
Errr... não. V era a simbolização da idéia. O que ele fez foi simplesmente
espalhá-la.
Shazan disse:
Quais são esses fatores dos quais você TANTO fala?
Aprenda a ler, estão meio que por aí, no tópico.
Ok, vamos facilitar.
- O filme defende o V como uma idéia — você não pode me matar, porque sou uma idéia, dizem, até. Mas o fato é que vemos um V-Pessoa. Meio que tipo, aquele romance simplesmente OBLITEROU a idéia do que V era.
- O filme mastiga tudo na sua cara. Ele não mostra que a Inglaterra é fascista, não faz você sentir a escuridão que o sistema fascista era. O filme conta que a Inglaterra é fascista, e isso é meio que, sei lá, o pior erro do filme. É tudo JOGADO de qualquer jeito.
- O filme simplesmente não sabe criar clima. É tudo tão bizarramente forçado: a "declaração do V" foi meio que vomitável e tal.
- O filme é "happy-end". Dá a impressão que a Inglaterra vai ficar "OMFG país dos pôneis". Mas, se V de Vingança (como a própria tagline do filme sugere) é uma luta do POVO, como é que essa luta pôde ser vencida por um cara vestindo uma máscara sorridente (sendo que V é apenas o fogo que acende o pavio da bomba, o POVO é a bomba em si, de acordo com a própria tagline do filme, até. Então, a única coisa que o povo faz é pixar e andar vestindo a mesma roupa de seu herói? Uma idéia deve motivar, não agir sozinha na tal "causa maior" (isso, sem querer comparar com a HQ no termo de qualidade, fica até bem evidenciado nos quadrinhos: quem mata o diatdor, por exemplo, é a mulher de um cara assassinado por V sob as ordens do sistema; ou ainda, o povo sai as ruas gritando e tudo; são pessoas motivadas pela idéia que o V representa — é por isso que se chama idéia e tal)? Claro, V provavelmente se propagou como uma idéia naquele troço de um zilhão de máscaras, mas aquilo simplesmente foi idiota — por que mostrar os caras como "seguidores" do V, por exemplo (OMFG POVU UNIDO CONTRA U MAUUUU!!!111!)? Eles eram seguidores do mesmo ideal, não do mesmo cara. O assaltante dizendo que a "anarquia estava de volta" foi meio que engraçado.
Sendo que pelo cada uma dessas tem o peso de uma tonelada.
Shazan disse:
Eu meio que já vi esse filme. Duas vezes. Uma no cinema. A outra para ver se eu não estava errado (infelizmente, eu estava).
Shazan disse:
me fala um por um pra gente discutir, porque eu não vejo essas falhas, e você continua a falar delas.
Mas elas existem.
Shazan disse:
Eu já disse isso em dois posts e não vejo você se mexendo.
Bom, porque seria redundante respostar o que um monte de gente — eu incluído no meu primeiro post — já falou.
Shazan disse:
Mostra as provas, estou aqui pra discutí-las com você, e não ficar insistindo que você está falando da sua própria subjetividade.
Errr.... você está dizendo que
mastigação-de-história,
total falta de compreensão do conceito,
climatocídio e tal
não são coisas ruins? WTF.
Shazan disse:
Não gosto mesmo é da sua ignorância.
Shazan disse:
É, me parece que eu tenho um problema sério de "aceitação aguda dos gostos alheios" e de "anti subjetividade "galopante" em críticas que deveriam ser majoritariamente imparciais".
Saca, ruindade =/= gosto. O fato é que
V de Vingança comete climatocídio e simplesmente não sabe ser fiel à própria idéia (a idéia que o filme diz ser, veja bem.)
Shazan disse:
Shazan disse:
O ponto é: o filme é ruim para você, não para todos. Vou começar a enumerar quantas vezes eu disse isso, a partir de agora. PRIMEIRA VEZ!
Ruindade é totalmente independente de gosto, apesar de um monte de gente achar que é a mesma coisa. Qualidade
não é algo subjetivo, apesar de
gosto ser (o dicionário, btw, marca qualidade e gosto como palavras totalmente diferentes). Enquanto o gosto varia de pessoa para pessoa (basicamente a afinidade que o cara tem para com o filme), a qualidade está LÁ, é imutável, apesar de poder ser discutida (embora o resultado
final, depois dos anos de discussão, será UM e fim). O problema é que muitas vezes o ser humano assiste à algo com o "GOSTO" mode on (eu não sou exceção, however), e acha que já condiz com o que ele pensa de qualidade. Permita-me enumerar isso, também:
PRIMEIRA VEZ!
Shazan disse:
E ficaria grato se você aplicasse suas habilidades dissertativas e me disesse quais filmes pra você são bons e o PORQUÊ. Infelizmente isso implicaria em off topic, já que o assunto é V de Vingança.
É, não é? Mas, desde quando isso é relevante na discussão sobre a ruindade de
V de Vingança.
Shazan disse:
A noção de V-idéia nós discutimos no primeiro ponto. Seu problema é ser supostamente fã demais e querer um "v-idéia" totalmente frio, desumano e desprovido de compaixão, como nos quadrinhos. Um ser insano. Disso nós já sabemos, mas seria interessante considerar que esse tipo de anti-herói NÃO AGRADA TODAS AS PESSOAS? Quanto se faz um filme se faz ESTUDO.
Ah, que legal. Mas porque existem os caras, cujos filmes são geralmente considerados bons, que fazem filmes sem medo que esses não agradem "todas as pessoas"? De novo, filmes como
V de Vingança necessitam de CORAGEM para serem feitos. Não —
não — são para o público que amou
Batman & Robin e cia. E acredite em mim,
nada agrada a todos. Então, por que não se esforçar um tico de nada só para fazer algo que
preste?
Shazan disse:
A sua noção de qualidade não é a noção de qualidade e risco do cinema de massa hollywoodiano.
E desde quando a noção deles vale alguma coisa? Quer dizer, porque alguns caras se dão ao trabalho de fazer filmes que "não agradam a todos os públicos" (bom, existem alguns caras que fizeram filmes muitos bons aí e tal) enquanto outros procuram entreter as "massas" com qualquer tipo de coisa? Por que alguns filmes são mais "trabalhados" e mais "com alvo" do que outros? E veja, fazer filmes para as MASSAS geralmente não é algo muito bom. E veja, isso
não influencia no fato do filme ser bom ou ruim — é um filme, ele está lá na locadora com um monte de outros filmes, por que não deveria ser avaliado como tal?
Shazan disse:
MASSA... MASSA... MASSA... entende o que quer dizer massa? É um bocado de gente, com gostos diferentes, querendo ir no cinema com os amigos ver uma personagem que preferencialmente os agrade. Gente de TODOS OS PAÌSES, dos mais diferentes gostos e exigências.
Não é que isso seja relevante na discussão sobre a qualidade de um filme e tal. E, aliás, filmes forçados para "o povão", para as "MASSAS"...
V de Vingança não é uma história "para as MASSAS" (incluindo aí o gordão que só pensa em sexo enquanto come o cachorro quente dele e nada mais). O próprio conceito de
V de Vingança não é algo que deveria ser feito para "agradar a todos" —
V de Vingança tem um TERRORISTA como "herói". Só isso já o tira da coisa de "Agradar a Todos".
V de Vingança não é para as "massas". Tentar transportar a história desse filme para um filme das "MASSAS" foi um erro que apenas contribuiu para piorar o filme na hora de sua construção.
Shazan disse:
É tão difícil admitir que foi VOCÊ quem não gostou do filme e pronto? SEGUNDA VEZ.
Qualidade =/= Gosto. Gosto pode ser ignorado e deixado em paz, qualidade, não.
SEGUNDA VEZ.
Shazan disse:
Dicionários geralmente listam "qualidade" e "gosto" como coisas totalmente diferentes. Qualidade é INDEPENDENTE de gosto. E sim,
V de Vingança ganharia qualidade caso os caras que escreveram não pensassem feito um macaco com Alzheimer — não sei, talvez eles acharam que "um romance" seria legal, que a coisa de "OMFG O POVU UNIDUUU CONTRA U MAUUUU!11!" seria "OMFG FANTASTIKOOO", vai saber.
Shazan disse:
Sim.
Shazan disse:
Bom e ruim é relativo. QUARTA VEZ.
Errado. GOSTOS são relativos. QUALIDADE, não. Muitas pessoas confundem qualidade com gosto e tal, vai saber o porquê disso.
QUARTA VEZ.
Shazan disse:
Bom e ruim é relativo. QUINTA VEZ.
Errado. GOSTOS são relativos. QUALIDADE, não. Muitas pessoas confundem qualidade com gosto e tal, vai saber o porquê disso.
QUINTA VEZ.
Shazan disse:
Bom e ruim é relativo. SEXTA VEZ.
Errado. GOSTOS são relativos. QUALIDADE, não. Muitas pessoas confundem qualidade com gosto e tal, vai saber o porquê disso.
SEXTA VEZ.
Shazan disse:
Bom e ruim é relativo. SÉTIMA VEZ.
Errado. GOSTOS são relativos. QUALIDADE, não. Muitas pessoas confundem qualidade com gosto e tal, vai saber o porquê disso.
SÉTIMA VEZ.
Shazan disse:
O único argumento que você me deu no meio disso tudo foi o do "v" mudado em relação aos quadrinhos, coisa que não neguei e justifiquei. Ou seja, já foi respondida mais de uma vez, e que você chamou de desculpa, insistindo que o filme, ruim pra você, é ruim a todos. A única coisa que faria a discussão parar de girar é eu dizer, "o filme é ruim", o que não faria ele deixar de ser bom para uma grande quantidade de pessoas, já que somos essencialmente diferentes.
De novo, gosto difere de qualidade. Gosto é algo que você PÁRA e RESPEITA, mas qualidade é algo que pode ser afirmado. (e debatido, talvez?, apesar de que, no resultado final [vamos supor que o debate entre todas as pessoas do mundo sobre
V de Vingança acabou] vai ser UMA resposta)
Shazan disse:
Bom e ruim é relativo. OITAVA VEZ.
Errado. GOSTOS são relativos. QUALIDADE, não. Muitas pessoas confundem qualidade com gosto e tal, vai saber o porquê disso.
OITAVA VEZ.
Shazan disse:
Você vive falando de fatores que não descreve!
Bom, porque eles estão meio que
na cara e
espalhados pelo tópico.
Shazan disse:
Eu meio que já disse, a história toda (ok, a história da Valerie e o Gordom até que foi algo legal, mas fora isso vai para a descarga)?
Shazan disse:
O que deveria ser imposto?
Tipo, o medo,
sentir que você estava sendo oprimido e tal? Eu não senti necessidade de dizer isso, uma vez que isso meio que já estava tipo subentendido na mensagem toda e tal. E isso tem a ver com a total falta de CLIMA no filme — artificialidade é o que sobrou ali. Saca só, eles precisam TE CONTAR que o sistema é fascista, que o povo não tem liberdade alguma e tal. Até a parte em que a Evey é capturada e a história de Larkhill, a Inglaterra de
V de Vingança poderia ser tomada como um país normal, com uma polícia normal tentando prender um suposto terrorista (ok, houveram uns carros com escuta, mas eu só me lembro de tê-los visto uma única vez no filme, e por menos de um minuto). E até a prisão da Evey, meio que demorou um tempo.
Shazan disse:
O "v-idéia", pela trigésima vez?
Sim.
(versão desenhada: perceba que o próprio conceito de V foi ESTUPRADO ao tornar o V um HOMEM, não a simbolização de uma idéia. Putz, se na HQ a coisa do V-idéia fazia sentido — veja bem, a gente não sabia nem se ele era
homem ou mulher —, nesse filme com o V aparecendo amando a Evey e tal, simplesmente ACABOU com toda a história de "simbolização" que ele era.
Shazan disse:
Descreva as coisas com OBJETIVIDADE, não achismos.
Ah, tipo, sem me preocupar com a IDIOTICE de certas situações do filme e tal? Yay!
Shazan disse:
Sua opinião você dá DISSERTANDO, sobre os pontos bons e ruins do filme e enfatizando porque os ruins te levaram a crer que o filme não é recomendável.
Não foi meio que eu fiz e tal?
Shazan disse:
Dizer que ele é ruim por essência ou porque o "v-idéia" não te agradou é muito superficial.
Bom, quando a coisa é babaca (O Ataque Dos Dez Milhões De Vs) ou simplesmente vai contra o próprio conceito da história (Olá Evey Eu Sou O V Eu Te Amo [apesar disso se encaixar na primeira, também]) ou simplesmente é porcamente feita (Olá Eu Sou Um Governo Fascista Que Não Tem Presença E Que Precisam Contar Para O Público Que Eu Sou Fascista), está meio claro que a coisa é ruim.
Shazan disse:
Brutalmente ofendido... essa é ótima.
Compreendo então que você
não fica ofendido quando mastigam as coisas para você, logo insultando a sua inteligência, e tentam criar uma trama "complexa" que nada mais é do que algo porcamente desenvolvido (versão desenhada: falta de pressão, falta de governo fascista forte, uma idéia clichê do tipo ruim para o efeito "OMFG V INSPIROU O POVO", e por aí vai)? Wow.
Shazan disse:
Não existe ruim sem argumentos concretos. Xinga como o espectador? Insulta como esse mesmo espectador?
Ok, esse aí não vou nem dar ctrl+c ctrl+v no que eu já disse acima, então vai ficar satisfeito com o que eu disse ali, mesmo.
Shazan disse:
Lembrando: Bom e ruim é relativo. NONA VEZ
Lembrando: GOSTO é relativo, QUALIDADE, não. Muitas pessoas confundem qualidade com gosto e tal, vai saber o porquê disso.
NONA VEZ.
Shazan disse:
Essa é ótima. Quer dizer que dizer os FATORES QUE TORNAM O FILME RUIM são dispensáveis?
Bom, você os deixaria ali para que continuem a ser uma merda e tal? Eu meio que colocaria uma
coisa boa ali no meio, mas essa é só a minha opinião.
Shazan disse:
Isso só me leva a crer que sua opinião é fruto de SUAS crenças, portanto subjetiva e sem fundamentos generalizantes.
Você
realmente não considera aquelas coisas — a mastigação da história toda, a falta de clima, aquele estúpido e fora de necessidade complô para matar o Sutler, a total falta de sutileza do filme — ruins? Wow.
Shazan disse:
O que me faz lembrar da premissa de que BOM E RUIM É ALGO RELATIVO. DÉCIMA VEZ
GOSTO é relativo, QUALIDADE, não. Muitas pessoas confundem qualidade com gosto, vai saber o porquê disso.
DÉCIMA VEZ.
Shazan disse:
Pode confiar em mim, eu não vou contar a ninguém que você disse isso.
Shazan disse:
Toda grosseria pode contribuir para que o filme seja rejeitado, desde que essas tais grosserias sejam EVIDENCIADAS e não citadas ao ar livre, como se todos já estivessem cientes delas.
Considerando que:
- Um monte de gente (o que quer dizer, muita gente) já disse isso, no mesmo tópico.
- Eu já as mencionei (e me dei ao trabalho de mencionar neste post, de novo etc), então ficar dizendo isso de novo seria totalmente redundante e desnecessário.
Shazan disse:
É como dizer a alguém: "fale com Sofia" dentre 1000 pessoas em uma sala . Se você não indica quem ela é, ninguém vai descobrir por milagre, considerando que se eu soubesse quais são essas tais grosserias eu já as teria discutido.
Bom, se mastigação, falta de clima, e etc não são coisas ruins para você, então não vejo o que você acharia de ruim nesse filme.
Shazan disse:
Portanto, PEÇO DENOVO QUE EVIDENCIE OS PONTOS RUINS DO FILME, UM A UM. Me desculpe pela minha incompetência em telepatia.
Você deveria aprender a ler. É a melhor invenção depois da roda.
Shazan disse:
PS: Bom e ruim é relativo. DÉCIMA PRIMEIRA VEZ
Post-Post-Scriptum: GOSTO é relativo, QUALIDADE, não. Muitas pessoas confundem qualidade com gosto, vai saber o porquê disso.
DÉCIMA PRIMEIRA VEZ.