• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

V de Vingança (V for Vendetta, 2005)

Eu gostei muito do filme. mas nunca nem folheei os HQ's.
De cara posso dizer que me emocionei até as lágrimas com a parte em que a Evey está presa e lê o desfeixo da história daquela atriz lésbica.

Pretendo assistí-lo de novo amanhã aí vamos ver se consigo colocar aqui o que eu vi de forte e fraco.
 
Peregrin disse:
Ignorância é uma benção... não li a HQ, não li nada sobre a história e filme, não esperava absolutamente nada do filme e gostei muito.
Adorei especialmente o John Hurt invertendo os papéis e fazendo o "Grande Irmão".
Se não foi fiel à HQ é outra história, mas achei um ótimo filme no estilo 1984. Não chega aos pés de Brazil, mas tem seu valor.
Exatamente! Não li os quadrnhos, não esperava merda nenhuma do filme, só fui assistir porque a minha namorada insistiu, e gostei imensamente do longa. :obiggraz:

Fingolfin disse:
Acho que existe um purismo exarcebado aqui nesse forum que se repete a cada nova adaptação, seja de livro, quadrinho ou doq for.
Ah. O pessoal vai reclamar sempre, acham que nada nunca está bom, que o mundo é uma merda, que todos são idiotas, e que ninguém faz nada direito. Nem mesmo os próprios que reclamam, é claro, que nunca se dignarão afazer nada, e, se fizerem, será uma merda capital. :uhum:

TT1 disse:
Eu prometi a mim mesmo que ia parar de ler as resenhas do V, depois de assistir a um filme que eu gostei. Sério, desanima qualquer cidadão. Porque eu ainda insisto? :|
Ignore. Você consegue. :)


Eu não cosnegui! :rofl:


Lord Ashram disse:
Só tenho uma coisa a dizer:
Alan Moore was right!

Entendam como quiserem.
Esse é o Henry que eu conheço! :mrpurple:
 
Última edição:
Ka Bral o Negro disse:
Exatamente! Não li os quadrnhos, não esperava merda nenhuma do filme, só fui assistir porque a minha namorada insistiu, e gostei imensamente do longa. :obiggraz:

Eu li os quadrinhos e talz mas mesmo assim gostei muito xD
Claro que não dá pra comparar, mas mesmo assim o filme é muuuuito bom! =D
 
51. O filme praticamente me chama de idiota mastigando para mim que a Inglaterra era fascista, mão de ferro, que o povo não tinha liberdade e etc. Sério, fora a parte em que a menina que me lembrou a Chiquinha — vai saber — é baleada, não deu para sentir — o que seria a parte mais importante — o temor de modo algum.

A personificação do V foi uma coisa retardada. Até o próprio filme dizia que o V era uma "Idéia" — no fim do filme o próprio personagem admite isso! — mas ao longo da história o próprio personagem vai se distanciando do que ele diz ser, com toda aquela queda pela Evey (o pesar dele quando ela dá serão nele foi algo tão RETARDADO que (1) Me fez vomitar, (2) Me fez pensar Meu Deus Porque Ele Então Colocou Ela Na Falsa Prisão e Etc Que Total Incoerência Na Personalidade Do V Puxa Vida ou algo parecido.

A Natalie Portman está só mediana no papel da Evey, e o Hugo Weaving brilha com o tom de voz de V — infelizmente a história o estraga, totalmente.

Aliás, a cena da morte do Sutler arruinou uma coisa que foi bem foda na HQ. Não era um "pacto do V" tentando matar o Sutler — era o próprio povo, inspirado por V pela liberdade (o V era uma idéia, after all, o próprio filme diz isso, até — que cara-de-pau!), a Rose que ia por si só e matava o ditador. Era bonito, e, acima de tudo, tinha significado. A importância de tanta coisa foi rebaixada a um nível tão humilhante que eu imagino que nerds adultos não tiveram a capacidade de entender algo que até eu, um nerd pirralho, vejo com clareza. O que só me leva a esta conclusão: Nobel, beware!

Há uma idéia no filme? É claro! A de mostrar que os envolvidos na produção e roteiro do filme são simplesmente alguns dos maiores incompetentes que eu jamais vi. Obrigado.

(ah, sim, o final foi retardado e imbecil. Tá bom que foi até bonito ver as pessoas da Inglaterra usando a máscara do V, mas não tinha necessidade para porra-nenhuma-de-simbolismo-ou-o-c*ralho-a-quatro. Aliás, se eles sentiam mesmo necessidade de colocar pessoas normais de máscara, poderiam ter até substituído a Valerie e a Chiquinha por caras normais que a gente não viu até agora. E a pior parte foi o tom otimista — do tipo, Inglaterra Vai Virar Um Mar De Rosas: O Filme — que simplesmente é idiota demais para mim.)
 
Assisti ao filme ontem, e pra mim, foi abaixo do mediano (sendo bonzinho, pra não dizer que não gostei por completo).

Eu nunca tinha lido os quadrinhos, absolutamente nada. Não conhecia naaadinha da história, nada, nada mesmo. Então pra mim foi estranho me adaptar àquele tipo de história, que só fui entendendo ao longo do filme. Até mesmo o cenário de dutadura e futuro foi horrível pra eu entender. E o filme explorou muito pouco este cenário, realmente, não colocando pavor algum no espectador. Um cenário filosófico, nada realista e prático.

Um governo frágil, incompetente, que expunha notícias absurdas em telejornal, e que não tinha a credibilidade de absolutamente ninguém. Não havia um único miserável cidadão que acreditasse no que os jornais diziam. Enfim, o que eu vi ali foi um sistema fracassado, com poucas peças poderosas. Um filme sem vilão forte.

Entretanto, a história é boa. A idéia é boa, e os personagens são interessantes, então eu acho que o quadrinho pode ser bem melhor.
 
Uma coisa: pelo que entendi no filme, Sutler pretendia trair ou culpar Creedy pela derrota do governo. Estou certo? Mas o Creedy era o cara que sabia o paradeiro dele e o protegia. Ora, que idiotice, não? Sutler precisava mesmo culpá-lo, não poderia jogar a culpa em outro ou sei lá?

E da onde o V arranja tantos fundos? Como nas máscaras, por exemplo, que ele possuía milhares.

E no gibi é contado mais sobre seu passado e detalhado mais as experiências que são feitas com ele?
 
Uma coisa: pelo que entendi no filme, Sutler pretendia trair ou culpar Creedy pela derrota do governo. Estou certo? Mas o Creedy era o cara que sabia o paradeiro dele e o protegia. Ora, que idiotice, não? Sutler precisava mesmo culpá-lo, não poderia jogar a culpa em outro ou sei lá?

Evidentemente. Mas ele escolheu Creedy porque esse era o segundo homem no poder, alguém que representava muito no estado. Poderiam ser fabricadas outras mentiras ou encontradas outras alternativas, mas que outra daria a entender - já vendo o lado da direção do filme - tão bem que Creedy tinha uma raiva e uma RAZÃO imensa para entregar Sutler para o V e assumir a liderança, como ele provavelmete pretendia?

E da onde o V arranja tantos fundos? Como nas máscaras, por exemplo, que ele possuía milhares.

De "forma inteligente"? Ele possuia uma infinidade de artigos roubados em sua residência. Poderia até vender alguns desses caríssimos artigos no mercado negro, já que muita gente estava insatisfeita com a Inglaterra atual e gostava do passado. Quem sabe ele não investia na bolsa de valores? Afinal, ele devia ter internet para enviar um e-mail para o inspetor Finch e provavelmente inteligência o suficiente para fazê-lo. Não acho que isso seja relevante para o filme, mas tem um milhão de possibilidades.

---

Enfim, assisti MAIS uma vez o filme hoje e só continuo a achar ele uma maravilha, apesar de críticas mal colocadas aqui no tópico. Cada dia fica mais fácil reconhecer os que sempre criticam negativamente (especialmente com argumentos majoritariamente subjetivos) e os que estão em dia ou fase ruim da vida.

Sem mais, abraços
 
Não é nem a comparação com a HQ, o filme é abaixo da média por si só. Só o romance entre o V e a Evey já basta para colocar um aviso de "PERIGO! RADIOATIVO" em cada DVD de V de Vingança.
 
Se dizem assim, eu que ja amei o filme vou assaltar o primeiro muquifo que tiver a HQ, desnecessário dizer que vou por a máscaro do Guy Fawkes pra não ser identificado.
 
Evidentemente. Mas ele escolheu Creedy porque esse era o segundo homem no poder, alguém que representava muito no estado. Poderiam ser fabricadas outras mentiras ou encontradas outras alternativas, mas que outra daria a entender - já vendo o lado da direção do filme - tão bem que Creedy tinha uma raiva e uma RAZÃO imensa para entregar Sutler para o V e assumir a liderança, como ele provavelmete pretendia?
Hum, ainda acho que Sutler foi extremamente burro. De certo ele poderia usar centenas de outras pessoas como bode expiatório. Mas ele quis pressionar Creedy, justo o cara que poderia traí-lo num piscar de olhos, e se deu mal.

Outra dúvida: qual é o objetivo do filme em repetir a cena de V com Gordon? Ele frita o mesmo ovo, cumprimenta Evey do mesmo jeito, enfim. Isso ocorre nos quadrinhos?
 
Não é nem a comparação com a HQ, o filme é abaixo da média por si só. Só o romance entre o V e a Evey já basta para colocar um aviso de "PERIGO! RADIOATIVO" em cada DVD de V de Vingança.

Já parou pra pensar que essa é a sua opinião? Eu gostei do romance dos dois, por exemplo.

Fanatismo com fidelidade à obra original faz mal, assim como tudo em exagero. Ainda mais quando você deixa de considerar fatores financeiros e concorrência, assim como o próprio mercado e mesmo aplicabilidade de certos temas ao cinema. Acredite quando lhe digo, colega, que nenhum diretor faz um filme pensando somente se ele será fiel à obra original, a menos que ele seja algum bilionário excêntrico.

Me surpreende alguém que se diz tão crítico não pensar no filme em todos os seus aspectos. Fidelidade é SÓ MAIS UM FATOR, entre outros diversos a serem considerados. Pode ser um dos mais importantes, mas nunca estará sozinho. Se você prioriza isso, esse é o seu gosto. Procure diretores que pensam como você, pois a maioria pensa muito mais em retorno do longa do que outra coisa, já que você talvez não saiba que A INDÙSTRIA DO CINEMA É A SEGUNDA MAIS LUCRATIVA DOS ESTADOS UNIDOS e por isso tanta gente está nesse negócio.

Obrigado ;)

PS: Talvez você queira nos mostrar como seria o V de vingança perfeito, em comparação ao filme original, para eu começar a dizer porque eu acho que daria certo ou não e porque. Eu ficaria admirado pelo seu esforço
 
Última edição:
Outra dúvida: qual é o objetivo do filme em repetir a cena de V com Gordon? Ele frita o mesmo ovo, cumprimenta Evey do mesmo jeito, enfim. Isso ocorre nos quadrinhos?

O Gordon da HQ é COMPLETAMENTE DIFERENTE. Sério, o do filme é praticamente um personagem novo com o mesmo novo. Mas ele é das poucas coisas que prestam no filme, então tá OK.


EDIT:

Shazam, o filme não é meia-boca pq não é fiel, ele é meia-boca porque os Wachowsky e o diretor são imbecis e tratam o espectador como se também o fosse.
 
Última edição:
Já parou pra pensar que essa é a sua opinião? Eu gostei do romance dos dois, por exemplo.

Fanatismo com fidelidade à obra original faz mal, assim como tudo em exagero.
Não é fanatismo. O romance entre o V e a Evey é estúpido porque distorce os personagens. Os dois se beijarem seria exatamente a mesma coisa que o Frodo e o Sam não serem mais amigos, mas consumarem o amor que sentem um pelo outro da forma mais gráfica possível. Eu diria ainda que em V isso vai mais longe, já que o V muito provavelmente não se envolveria com a Evey pelo próprio caráter dele: ele não só é uma idéia, e não mais um homem, como ele sabia desde o começo que a vida dele logo chegaria ao fim - é por isso que ele 'treina' a Evey, aliás.

E, btw, você já parou para ler as coisas que escreveram ou está considerando todas as críticas subjetivas e manifestações de 'pessoas em um dia ruim', apenas porque elas vão contra a SUA opinião? Várias da críticas aqui me parecem muito bem fundamentadas.

Ainda mais quando você deixa de considerar fatores financeiros e concorrência, assim como o próprio mercado e mesmo aplicabilidade de certos temas ao cinema. Acredite quando lhe digo, colega, que nenhum diretor faz um filme pensando somente se ele será fiel à obra original, a menos que ele seja algum bilionário excêntrico.
E isso é desculpa para fazer um filme ruim desde quando?

Me surpreende alguém que se diz tão crítico não pensar no filme em todos os seus aspectos. Fidelidade é SÓ MAIS UM FATOR, entre outros diversos a serem considerados. Pode ser um dos mais importantes, mas nunca estará sozinho.
Fidelidade, numa adaptação, é o mínimo que se espera. Se o filme já falha aí, ele já começa mal. Quando ele segue sendo estúpido, destruindo o clima e tornando tudo incrivelmente didático e desinteressante, ele é ruim.

Se você prioriza isso, esse é o seu gosto. Procure diretores que pensam como você, pois a maioria pensa muito mais em retorno do longa do que outra coisa, já que você talvez não saiba que A INDÙSTRIA DO CINEMA É A SEGUNDA MAIS LUCRATIVA DOS ESTADOS UNIDOS e por isso tanta gente está nesse negócio.
Você fala tanto em gosto que toda essa discussão parece simplesmente sem sentido.

E se alguém entra para a indústria do cinema pensando em fazer dinheiro e não filmes, ela nem deveria estar lá.

PS: Talvez você queira nos mostrar como seria o V de vingança perfeito, em comparação ao filme original, para eu começar a dizer porque eu acho que daria certo ou não e porque. Eu ficaria admirado pelo seu esforço
Leia a HQ, oras.
 
Não é fanatismo. O romance entre o V e a Evey é estúpido porque distorce os personagens.

Eu não estou questionando a distorção dos personagens, estou questionando o seu "estúpido". Isso pra mim é subjetivo, ou será que o fato do filme ter feito sucesso foi uma das maiores obras de ilusionismo da história? As pessoas gostaram, aceite isso. Estupidez é achar nossa própria opinião pessoal ditar regras e verdades universais. Eu por exemplo não quero que todo mundo goste, e aceito isso.

você já parou para ler as coisas que escreveram ou está considerando todas as críticas subjetivas e manifestações de 'pessoas em um dia ruim', apenas porque elas vão contra a SUA opinião? Várias da críticas aqui me parecem muito bem fundamentadas.

Eu quotei o que critiquei, e utilizei psicologia básica para jogar comentários gerais que alguns menos seguros acatam por se sentirem atingidos.

E isso é desculpa para fazer um filme ruim desde quando?

Você acha o filme ruim. E não vou te dar uma aula de "demanda de mercado" e tentar te explicar porque o mercado dita as regras. Leia Kotler, não fui eu quem disse isso. Se quiser ir contra o guru do Marketing, fique à vontade.

Fidelidade, numa adaptação, é o mínimo que se espera. Se o filme já falha aí, ele já começa mal. Quando ele segue sendo estúpido, destruindo o clima e tornando tudo incrivelmente didático e desinteressante, ele é ruim.

Você parou pra pensar no quanto a fidelidade à HQ, POR EXEMPLO, aumentaria a faixa etária do filme, reduziria bilheteria e ofenderia certos grupos sociais, podendo trazer repercussão negativa para o longa? O que ele ia ganhar? Amor dos fãs? É tão difícil pra você entender que praticamente nenhum diretos é maluco a ponto de desconsiderar todos os oturos fatores a favor da sua tão idolatrada fidelidade?

E se alguém entra para a indústria do cinema pensando em fazer dinheiro e não filmes, ela nem deveria estar lá.

Eu não queria dizer isso, mas você está sendo inocente. Mesmo que trabalha fazendo o que ama pensa em dinheiro. Só desconsidera gasto que tem MUITA, MUITA GRANA, como o Bill gates que perdeu milhões de dólares investido no mercado de videogames e não está nem aí, porque ele adora esse mercado e tem 50x mais pra gastar.

E você, se amasse videogame entraria no mercado mesmo sabendo que ele te daria um prejuízo que não daria pra você segurar? E você, faria um filme fiel que fosse te dar prejuízo ou faria alterações pra ele equilibrar vontade dos fãs e bilheteria? Caso sim, ou você é muito rico ou muito excêntrico, e talvez fique feliz em saber que alguns grupos underground te tornarão cult algum dia. Infelizmente a maioria das pessoas não quer chamar a atenção tanto assim, querem ser criativas mas jogar mais ou menos seguindo as regras pré-existentes.

E, SIM, disse "equilibrar as coisas", porque do jeito que alguns aqui falam parece que o filme trata de algo totalmente diferente da HQ, quando na verdade teve mais adaptações às telas de cinema, que foram necessárias para um público que NÃO É SEGMENTADO QUANDO FALAMOS DE HOLLYWOOD. NÃO SÃO SÓ FÃS DE V DE VINGANÇA QUE ASSISTE AO FILME.

Meu ponto é esse, não se pode criticar um filme por um aspecto e dizer que ele é ruim para todos só porque você não gostou. Se achou ele ruim, ótimo! Não compra, não assiste, ou NO MÍNIMO enumera fatores que o tornam ruim e como ficaria melhor. O problema é fácil identificar amigo, quero ver você me dar a solução. Ninguém vence na vida somente encontrando problemas. É preciso resolvê-los. E você está encontrado as falhas... diga quais são suas sugestões que eu comento. Quer? Assiste o filme aí e me diz o momento (diga o tempo no filme) que não te agrada, porque não te agrada, o que você faria e eu assisto aqui, pego algumas teorias de cinema e marketing e tento comentar porque eu faria ou não faria isso.
 
Última edição:
Eu não estou questionando a distorção dos personagens, estou questionando o seu "estúpido".
Já sacou que o V não é uma pessoa, e sim uma idéia? É. Essa história de romance (ok, mesmo que se encaixasse na história soou tão forçado, mas tão forçado, que, putz) simplesmente ESFAQUEIA todo o conceito do V — conceito esse que foi até mencionado, "caradepaumente", pelo próprio personagem. Isso no filme.

Shazan disse:
Isso pra mim é subjetivo, ou será que o fato do filme ter feito sucesso foi uma das maiores obras de ilusionismo da história? As pessoas gostaram, aceite isso.
Isso não muda o fato do filme ser ruim por uma série de fatores repetidos a exaustão etc. E saca só, usar a bilheteria de um filme como argumento para o fato dele ser "bom" é meio que tipo uma das coisas mais SEM SENTIDO da História Da Humanidade.

Shazan disse:
Estupidez é achar nossa própria opinião pessoal ditar regras e verdades universais. Eu por exemplo não quero que todo mundo goste, e aceito isso.
Tá, o problema é seu. Mas vai saber. Eu pelo menos gosto de ver coisas que são bem-feitas, talvez eu seja deficiente mental por causa disso.

Shazan disse:
Eu quotei o que critiquei, e utilizei psicologia básica para jogar comentários gerais que alguns menos seguros acatam por se sentirem atingidos.
Tá.

Shazan disse:
Você acha o filme ruim. E não vou te dar uma aula de "demanda de mercado" e tentar te explicar porque o mercado dita as regras. Leia Kotler, não fui eu quem disse isso. Se quiser ir contra o guru do Marketing, fique à vontade.
Pense assim: porque existem os caras que fazem filmes bons, que se dão ao trabalho de fazer isso; enquanto outros criminosos caras fazem merda e tal? É isso aí.

Shazan disse:
Você parou pra pensar no quanto a fidelidade à HQ, POR EXEMPLO, aumentaria a faixa etária do filme, reduziria bilheteria e ofenderia certos grupos sociais, podendo trazer repercussão negativa para o longa?
Não, isso seria fidelidade ao próprio conceito do filme (visto que o filme foi até apresentado como o que a HQ era, meio que tipo, os mesmos conceitos e tal, Inglaterra fascista, V-idéia etc, quase como meio que carregando a idéia da HQ. Isso num ponto de vista puramente do filme).

Shazan disse:
O que ele ia ganhar?
Qualidade?

Shazan disse:
Amor dos fãs? É tão difícil pra você entender que praticamente nenhum diretos é maluco a ponto de desconsiderar todos os oturos fatores a favor da sua tão idolatrada fidelidade?
É tão difícil para você entender que certos caras fazem filmes bons, e que por sinal vários desses caras que fazem filmes bons são do mesmo "grupo" (falta de palavra melhor) dos terroristas caras que fazem filmes ruins? É meio que por aí.

Shazan disse:
Eu não queria dizer isso, mas você está sendo inocente. Mesmo que trabalha fazendo o que ama pensa em dinheiro. Só desconsidera gasto que tem MUITA, MUITA GRANA, como o Bill gates que perdeu milhões de dólares investido no mercado de videogames e não está nem aí, porque ele adora esse mercado e tem 50x mais pra gastar.
Tá, me responda por que alguns se dão ao trabalho de fazer filmes bons enquanto outros empurram toda e qualquer merda para cima da gente, se em alguns casos o lucro será igual, ou, ainda por cima, maior para o filme de boa qualidade e etc?

Shazan disse:
E você, se amasse videogame entraria no mercado mesmo sabendo que ele te daria um prejuízo que não daria pra você segurar? E você, faria um filme fiel que fosse te dar prejuízo ou faria alterações pra ele equilibrar vontade dos fãs e bilheteria?
Eu meio que tentaria fazer um filme bom, porque isso é totalmente possível e tal.

Shazan disse:
Caso sim, ou você é muito rico ou muito excêntrico, e talvez fique feliz em saber que alguns grupos underground te tornarão cult algum dia. Infelizmente a maioria das pessoas não quer chamar a atenção tanto assim, querem ser criativas mas jogar mais ou menos seguindo as regras pré-existentes.
Responda àquela pergunta e tal, que vou me dar ao trabalho de repetir porque gostei muito dela: por que alguns caras se dão ao trabalho de fazerem filmes bons enquanto outros fazem filmes ruins, se tudo seria praticamente o mesmo e tal? Aí é que está a diferença entre homens e cavalos.

Shazan disse:
E, SIM, disse "equilibrar as coisas", porque do jeito que alguns aqui falam parece que o filme trata de algo totalmente diferente da HQ, quando na verdade teve mais adaptações às telas de cinema, que foram necessárias para um público que NÃO É SEGMENTADO QUANDO FALAMOS DE HOLLYWOOD.
Ok, o fato é que o filme também é extremamente cara-de-pau ao tornar o V "humano" quando o próprio V diz que é uma "idéia", além de ter uma total falta de clima e/ou suicídio climático. Isso já faz o filme ruim por si só.

Shazan disse:
NÃO SÃO SÓ FÃS DE V DE VINGANÇA QUE ASSISTE AO FILME.
Sim, também há a pessoa que vai para ver um bom filme, e não ser brutalmente ofendida por aquilo que passa na tela. Saca só, eles mastigaram tudo o que deveria ser imposto pelo filme. 90% das pessoas que conheço se sentiriam ofendidas por causa disso.

Shazan disse:
Meu ponto é esse, não se pode criticar um filme por um aspecto e dizer que ele é ruim para todos só porque você não gostou. Se achou ele ruim, ótimo!
O problema é que V de Vingança É ruim. A partir do momento em que o filme xinga o expectador do mesmo jeito que V de Vingança faz, ele se torna ruim. Porque meio que tipo, algumas coisas desse filme são insultantes.

Shazan disse:
NO MÍNIMO enumera fatores que o tornam ruim e como ficaria melhor.
Ler o tópico é tech.

Shazan disse:
O problema é fácil identificar amigo, quero ver você me dar a solução.
Caso você não tenha notado, isso não altera o fato do filme ser ruim ou não.

Shazan disse:
Ninguém vence na vida somente encontrando problemas. É preciso resolvê-los. E você está encontrado as falhas... diga quais são suas sugestões que eu comento. Quer? Assiste o filme aí e me diz o momento (diga o tempo no filme) que não te agrada, porque não te agrada, o que você faria e eu assisto aqui, pego algumas teorias de cinema e marketing e tento comentar porque eu faria ou não faria isso.
Desde quando achar grosseiras coisas horríveis num filme não implica que ele é ruim e tal?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo