• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo da Lei V] Julgamento de Gollum

Status
Fechado para novas mensagens.
E Finwe, com uma denúncia dessas, se a defesa perder o caso eu vou ser obrigada a dizer: por favor restrinjam a produção de peças a quem sabe faze-las, ou pelo menos a quem estuda para tanto, o fórum tem centenas de estudantes de Direito e profissionais da area que se sabem o que fazer, ou que sabem onde procurar pra fazer e o resto do pessoal fica de apoio com relação aos fatos, simples.

Tenho certeza que a sua preocupação é válida; mas todos os que foram escolhidos para compor as banca do julgamento possuem um alto conhecimento da obra de Tolkien, além da peça ter exposto o caso e a opinião deles em uma linguagem fácil e sem exageros ou rodeios.
 
Última edição:
Tenho certeza que a sua preocupação é válida; mas todos os que foram escolhidos para compor as banca do julgamento possuem um alto conhecimento da obra de Tolkien, e creio eu isso deve bastar para expor o caso à toda comunidade.



Na verdade não serve e não basta, a gnt aprende uma coisa muito legal na faculdade chamada psicologia de Tribunal de Juri, que funciona mais ou menos assim: O jurado é uma mente estremamente influenciável e boa parte deles já tem uma pré-opinião do que está sendo exposto, de forma que compete a defesa e a acusação mudar esta opinião muitas vezes pré-formada e uma escrita bem redigida não repetitiva, compreensivel, porém formal ajuda MUITO.

E aqui torna tudo mais dificil porque os jurados também tem uma ampla visão dos livros de forma que uma peça mal escrita somente contribui para o não convencimento deles.

Eu não tiro o conhecimento de livro dos que redigiram a peça, mas os argumentos são fracos e mal expostos, a linguagem é simples e todo o funcionamento como um conto enfraquece ainda mais porque os argumentos se repetem somente em situações diferentes. Por isso que eu digo que as bancas precisam de alguém que saiba como organizar a idéia, se não os jurados vão simplesmente votar de acordo com aquilo que eles já leram.
 
Última edição por um moderador:
Galera, sempre pensei que que não podia comentar as peças, pessoas não envolvidas no Julgamento, antes de seu encerramento. Não é assim não, em?
Putz, se não for, não é uma coisa boa realmente, nenhum pouco.

Já salvei meu comentário em word pra mais tarde... :P
 
Na verdade não serve e não basta, a gnt aprende uma coisa muito legal na faculdade chamada psicologia de Tribunal de Juri, que funciona mais ou menos assim: O jurado é uma mente estremamente influenciável e boa parte deles já tem uma pré-opinião do que está sendo exposto, de forma que compete a defesa e a acusação mudar esta opinião muitas vezes pré-formada e uma escrita bem redigida não repetitiva, compreensivel, porém formal ajuda MUITO.



E aqui torna tudo mais dificil porque os jurados também tem uma ampla visão dos livros de forma que uma peça mal escrita somente contribui para o não convencimento deles.



Eu não tiro o conhecimento de livro dos que redigiram a peça, mas os argumentos são fracos e mal expostos, a linguagem é simples e todo o funcionamento como um conto enfraquece ainda mais porque os argumentos se repetem somente em situações diferentes. Por isso que eu digo que as bancas precisam de alguém que saiba como organizar a idéia, se não os jurados vão simplesmente votar de acordo com aquilo que eles já leram.

Olha, eu faço faculdade de Geografia e nem por isso não considero o trabalho de outras pessoas na hora de confecção de mapas, principalmente os mentais. Mesmo na descrição das paisagens da Obra de Tolkien há ótimos tópicos aqui no fórum, por mais que não sejam rigorosamenet científicos.
Muito pelo contrário, acho-os muito mais interessantes justamente por não o serem. Sou contra conhecimento elitizado.

É digno de nota também o fato que apesar de no título deste tópico estar escrito "Julgamento de Gollum", isso aqui não é um tribunal contemporâneo. Estamos em uma ótica endógena à Arda, ou seja, não há advogados (prova maior que Eru realmente existe e que Melkor não conhecia todas as formas de esc**tizar o mundo).
Se você acha que um julgamento desse tipo precisa ser feito por advogados, faça um tópico com essas especificações, provável que outros companheiros de profissão se interessem.

E, caso você tenha interesse em fazer uma crítica CONSTRUTIVA, após o término do julgamento, mande para gente seu ensaio sobre como a acusação poderia ter sido feita, teremos o maior prazer de ler.
De repente fica melhor que a nossa peça...

...ou não.
 
Última edição por um moderador:
Edrahil e Hiswen.... perfil serve pra isso.
Atenham-se ao tópico!
Posts deletados!!!!
_____________________________
Se comportem. Eu não gosto de trabalhar.
Obrigada lindo! :kiss:
_____________________________
Galera, sempre pensei que que não podia comentar as peças, pessoas não envolvidas no Julgamento, antes de seu encerramento. Não é assim não, em?
Putz, se não for, não é uma coisa boa realmente, nenhum pouco.

Já salvei meu comentário em word pra mais tarde...
Comentar pode desde que moderadamente e não atravessando as peças para que não haja influência nas bancas... passou do limite eu exploro o Fëa para apagar as coisas!
_____________________________

Anwel... seu post foi editado a meu pedido!


_____________________________________________________
AGRESSÕES DIRETAS SÃO DESNECESSÁRIAS... HISWEN, MENOS OPINIÕES QUANDO ELAS NÃO VEM À ACRESCENTAR...MP E PERFIL SERVEM PARA ESSAS COISAS. CHEGA DE ZONA E OBRIGADA PELA COMPREENSÃO!
 
Última edição:
Uma das partes mais divertidas, para quem assiste, é a fase dos comentários no final. Eu lembro que eu também ficava me coçando para poder falar XD.
 
Pessoas... cuidado com as manifestações.

Não sei se o que eu vou dizer vai de encontro ao que você pediu, ALF, mas:

o_O

O Anel não existe mais, por tanto, não existe mais a "outra personalidade", por sua destruição ter sido citada pela Acusação não há como dizer o contrário.
Sméagol já morreu, mas fora ressuscitado pelos Valar para presenciar seu Julgamento, que caso contrário não poderia ser feito.
Estamos à presença de Sméagol, e só!

Parabéns Acusação, agora vamos ver a Defesa...

Por mais que a sua observação seja pertinente, Beladona, este é um ponto que traz muitos problemas. Situar o julgamento num determinado tempo é algo muito difícil de se fazer, como você bem notou. Afinal, como julgar o Gollum se ele já está morto? Isso já foi questionado uma vez na discussão das regras, mas acabou-se chegando à conclusão de que somente se todo mundo fingisse que esse problema não existe é que a coisa funcionaria. E por enquanto tem funcionado...

Olha, eu faço direito e penal nunca foi meu forte, mas essa acusação ficou ruim... Não ficou formal nem impessoal como uma peça de acusação deve ser. Se ateve somente aos fatos narrados como um conto. Basicamente ficou ruim... Desculpa Anwel e outros membros da banca, não é pessoal, mas ficou. Sem falar que foi intempestiva.

Não quero por mais lenha na fogueira, mas tenho que comentar.

As peças de acusação e defesa do Círculo da Lei não têm qualquer obrigatoriedade de se assemelharem às suas correspondentes no nosso mundo real. O fato de este projeto ser chamado de "Julgamento" não faz com que devam ser aplicados aqui os requisitos de uma denúncia ou de uma peça de defesa qualquer. Aliás, na minha opinião é extremamente recomendável que eles não sejam, pois isso só tornaria este um projeto extremamente enfadonho e acentuadamente limitado aos usuários com algum conhecimento jurídico e que conseguem ler uma peça processual sem se cansarem. Formalismo e impessoalidade podem ser necessários quando o a liberdade de uma pessoa de carne e osso está em jogo, mas quando quem está sendo julgado é um personagem fictício, não há porque obedecer a esses parâmetros. Isso só reduziria o interesse de alguns usuários (que nem sempre comungam do interesse ou conhecimento jurídico de outros), sendo que a proposta deste projeto é atrair o maior número de pessoas possível. Mesmo assim, poucos participam. Imagina se fôssemos fazer essas limitações?

Eu até concordo com a sua observação a respeito da clareza e organização dos argumentos, pois estes devem sempre estar presentes, mas não acho que a peça da acusação foi confusa em qualquer modo. Aliás, foi uma das mais claras e simples que eu já li até hoje aqui no Círculo da Lei, pois não se ateve a detalhezinhos minúsculos e abordou os fatos de uma maneira bem abrangente. Podia ter uma redação um pouco melhor, eu admito, mas não achei confusa.

EDIT: Percebam que não estou entrando no mérito da peça, estou apenas comentando como acho que elas devem ser redigidas.
 
Agora chega... já tá virando zona isso aqui.

Não quero mais ver nenhum post comentando as peças das bancas por quem quer que seja que não estiver envbolvido com o processo.

Ou vocês aguardam as apresentações e o final do processo ou eu paro com isso por aqui mesmo.

Não me interessa se a banca X fez apresentação fraca, mal redigida ou enfadonha. Cabe à outra banca rebater os argumentos e dar seqüência ao processo.


ORDEM.:chibata:
ORDEM.:chibata:
ORDEM.:chibata:
 
¬¬ O Avast comentou o que eu disse e agora não vou poder comentar... é isso? oO

Bem, que seja.
E assim se segue. Me calei.
 
Eu não tenho a paciência e a educação do ALF, então lá vai:

Mais um comentário acerca da peça da acusação O JULGAMENTO SERÁ CANCELADO sem qualquer direito à reclamação!

Pedirei ao Fëanor pra trancar o tópico e como a iniciativa é do VtBBC cancelamos tudo de uma vez e pronto! O triste é que o negócio era pra ser divertido, pra dar uma animada em todos, para descontrair e aprendermos mais e mais sobre as obras de Tolkien. Mas é incrível como sempre tem um ser capaz de achar qualquer coisa pra reclamar, dar pitaco, achar defeito... mas e ajudar?!

Então vou falar algo de forma direta: SE QUISEREM QUE OS JULGAMENTOS CONTINUEM, PÁREM COM ESSA MANIA DE BOTAR DEFEITOS DESNECESSÁRIOS EM COISAS SUPÉRFLUAS E DEIXEM QUEM SE INTERESSOU EM PARTICIPAR, FAZER SEU TRABALHO, QUER VOCÊS GOSTEM OU NÃO!

SE QUISESSEM COISA MELHOR FIZESSEM VOCÊS MESMOS! SE CANDIDATASSEM QUANDO O PRAZO FICOU ABERTO - POR TEMPO MAIOR QUE O USUAL - PARA FAZER ENTÃO UM "TRABALHO DECENTE DE PETICIONÁRIO". AGORA, NÃO O FIZERAM ANTES E VEM DAR PITACO NÃO NO JULGAMENTO, MAS NAS PEÇAS E COISAS ASSIM????

CHEGA!!!! O AVISO ESTÁ DADO!

E NÃO COMENTEM, RESPONDAM, CITEM OU FAÇAM QUALQUER TIPO DE MENÇÃO A ESSE POST. LEIAM, ENTENDAM E CUMPRAM OU ESSA COISA TODA ACABA AQUI MESMO!

Não pq eu mando, pq num mando em jossa nenhuma, mas pelo fato de que não vou me esforçar, (e nem vou deixar que o Avastgard e o ALF o façam), por um projeto que tinha tudo pra dar certo mas tá virando ZONA pq uns e outros não sabem a hora de parar. Desculpem-me aos muitos que nada tem a ver com isso, desculpem-me os participantes que estão se esforçando, e desculpe-me a Valinor... mas MAIS UM MÍSERO comentário sobre isso eu fecho tudo e vão reclamar no meu perfil.

"Grata"
 
Apenas lembrando:
No dia seguinte ao dia em que a Acusação postar seus argumentos, começarão a correr os 3 (três) dias para que a defesa poste sua peça.

A peça deve ser postada até dia 12/03 as 18:22

beijokas
 
EDIT: agora que vi o post da Indily. Colocarei meu comentário em spoiler pra lê-lo só quem quiser, sem que medidas mais enérgicas sejam tomadas.

Blabla bla elogiando a His... concordo em partes mas tenho que deletar e mais bla bla bla


Senhor, dai-me paciência pq se me desse administração eu bania rssss "/dement"
Linda, suculenta do avatar poderoso... SPOILER OU NÃO, TU COMENTOU SABE?
To deletanto pq HOJE e só HOJE eu to de ótimo humor. (e o Cassiano :amor: ta online a essa hora)
 
Última edição:
Eis que chego ao Tribunal de Valinor....

Manifestações hobbits à porta e escadarias da edificação que atrai a atenção dos Povos Nobres da Terra-Média. Guardiões em seus cavalos impõem uma ordem à distancia, enquanto muitos protestos são declamados com o calor do momento.

Apesar da chuva insistente, discussões acaloradas de grupos prós e contras, e num canto ao longe, imponente, Olórin observa, como o fez em outros Julgamentos, o desenrolar deste que poderá decidir a respeito da honra de uma criatura que teve em suas nodosas mãos, o destino de muitas vidas....
 
Senhor, dai-me paciência pq se me desse administração eu bania rssss "/dement"
Linda, suculenta do avatar poderoso... SPOILER OU NÃO, TU COMENTOU SABE?
To deletanto pq HOJE e só HOJE eu to de ótimo humor. (e o Cassiano :amor: ta online a essa hora)


Minha intenção não é o flood mais: "Linda, suculenta do avatar poderoso..." fiquei com ciúmes...
 
Senhoras e senhores.

A expectativa aumenta.

O réu se contorse, chora pelo seu precioso, chora pela acusação, chora pela corda élfica em seu pescoço.

A acusação olha para o acusado com dor, pois ao seu coração, seus atos foram deploráveis.

A defesa tentar consola-lo. Traz lencinho de papel, tentar pentear os ralos fios de cabelo daquele que um dia pareceu ser um hobbit. Oferece lembas para anima-lo ... ele chora mais ainda.

Os que decidirão a causa tentam não se comoverem com a tensão que assola o local.

A imprensa aguarda a defesa. Especulam, comentam e esperam - até as máquinas pararam.

O público aguarda com tensão. Alguns torcem contra, outros tem esperanças de que seja salvo - para alguns, a esperança é tão fina quanto os fios de cabelos do acusado.

E você que me lê? O que espera? Como está seu coração?
 
Última edição:
Não é tão estranho que o clima tenha ficado um pouco tenso nos ultimos dias, um julgamento como o de Gollum ja deixa todos anciosos apenas por existir e depois que alguem critica alguma coisa ja imaginam a baderna que pode virar

Mas pessoal não precisam ficar tão preocupados, o que realmente importa nos julgamentos é se divertir! :yep:
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo