1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Utumno foi realmente destruída?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lord Khamûl, 18 Ago 2008.

  1. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Eu fiz uma leitura do Silma, capítulo da CHEGADA DOS ELFOS E DO CATIVEIRO DE MELKOR e lá está escrito o seguinte:

    (...) os portões de Utumno foram arrombados, e seus salões, destelhados(...)

    (...) os Valar não desobriram todas as poderosas masmorras e cavernas, ocultas com estúcia muito abaixo das fortelezas de Angband e Utumno. Muitos seres malignos ainda ali permaneceram (...)


    Com relação a essa fala de Tolkien, me veio uma dúvida.
    Não me lembro de outra referência sobre Utumno com relação a sua destruição. Se alguém tiver, por gentileza me mostre novamente. :ahn?:

    Pergunta:

    Utumno foi realmente destruída? Esta fortaleza geograficamente estava muito longe de Angband. :ahn?:

    Angband estava em Beleriand e Utumno não estava nesta região. :ahn?:

    Será que eu interpretei errado?
     
  2. JPHanke

    JPHanke Usuário

    Eu estive há uns dias atrás vendo o Atlas da Terra-Média e, segundo os mapas que lá constam, Angband está em Beleriand, mas não vejo nenhuma referência sobre Utumno nestes mapas. Acho que Utumno foi destruída antes de Arda tomar forma. Além disso, creio que coms as mudanças na Terra-Média nos fins da 1ª e 2ª Eras, Angband também sumiu do continente.

    Me desculpe pela possível imprecisão, mas o único material que eu tenho para consulta no momento é o Atlas. Não tenho acesso aos meus livros (Silmarillion e a Trilogia de Anel) por enquanto.
     
    Última edição: 18 Ago 2008
  3. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Fala Lord Khamûl! Se não estou errado, Utumno ficava na região onde está localizado a baía de Forodwaith, o Extremo Norte. É bem possível, e de Morgoth pode-se esperar tudo, que o Vala tenha escavado inúmeras ramificações que se espraiasem por todo o norte a partir da grande fortaleza. Ele conhecia muito bem seus inimigos, então é quase certo de que algum salão subterrâneo escapasse da ira dos Ainur.
     
  4. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Fugindo um pouco do tema do tópico...

    Já repararam no verdadeiro significado dessa frase citada acima?

    Pensem: Utumno (assim como Angband) era uma fortaleza escavada nas raízes de montanhas. "Destelhar" seus salões, seriam, de uma maneira literal, arrancar fora as montanhas que a cobriam. Isso deixa transparecer um pouco a grandiosidade da guerra dos Valar contra Melkor!
     
  5. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    A fortaleza em si foi destruída. Sobre ramificações subterrâneas de Utumno é certeza que muita coisa sobrou. Inclusive especula-se que uma dessas ramificações esquecidas foi desenterrada pelos anões em Moria e a conseqüência todos conhecemos.
     
  6. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    É verdade! O que leva a possibilidade de que Melkor tenha escavado inúmeras masmorras abaixo de Beleriand, não se limitando as Montanhas de Hithlum. E era em Angband que centenas ou milhares de Dragões habitavam.

    A única dúvida seria: que tipo de criatura escapou ou foi mantida oculta da vigilância dos Valar? E já que as mais poderosas criaturas de Morgoth tombaram na Guerra da Ira e seu Capitão Sauron caiu na Terceira Era, não deve ter sobrado muitas opções para as Eras posteriores.
     
  7. JPHanke

    JPHanke Usuário

    Estava relendo o Atlas da Terra-Média e achei alguns trechos interessantes:

    Este trecho acima confirma o que o Snaga disse. O poder dos Valar contra Melkor foi muito destrutivo em termos de estruturas geológicas.

    Este próximo trecho confirma o que eu disse anteriormente sobre Utumno não estar no continente durante boa parte da 1ª Era:

    Fonte: FONSTAD, Karen Wynn - O Atlas da Terra-média, pág 2; Martins Fontes
     
    Última edição: 18 Ago 2008
  8. Pergunta difícil!

    Mas afinal, o que havia ao norte de Forodwaith? Era onde Utumno mais ou menos de localizava não?

    Pode ser que tenha sobra alguma ramificação de Utumno com outras regiões da Tera média, até porque, como no próprio livro diz, algumas ficaram ocultas do Valar.

    Utumno, destruído 100%? Acho que não!

    Acho que uns 98 ou 99% sim.
     
  9. Lórien Leaf

    Lórien Leaf Usuário

    Mas eu tenho uma dúvida.

    Utumno estava longe de Angband, não estava em Beleriand e sim do outro lado da Terra média.

    A região de Utumno continuou a existir ou ela foi afundada pelas águas? Eu não encontrei nenhuma informação que diz que todo aquele norte da TM foi para debaixo das águas.

    O que eu sei é que a guerra ocorrida ali foi monstruosa e tudo mais, onde a região foi destruida. Então significa que se alguém quisesse ir lá para ver os destroços de Utumno poderia fazer isso não?
     
  10. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    É pelo que sei também Angband e Utumno era duas fortalezas de Melkor, após Utumno cair ele migrou para Angband que Sauron cuidara antes.

    Mais sobre Utumno e até mesmo Angband estarem destruídas completamente nesta era e até o fim eu duvido.

    Ainda consta alguma malícia naquelas masmorras horentas, um mal nunca visto que nos dias de hoje se libertado provocaria um caos imenso comparado a antigamente.

    A baixo do solo guardam muitos segredos, e acho que Tolkien deixou isto em aberto para deixar seus fãs loucos em curiosidades e continuarem a sua demanda no SdA. Pois se juntar todas as partes que poderiam ter uma continuação a história nunca acaba.

    É muito interessante ficar imaginando o que teria lá, pois os Valar não exploraram suas cavernas e deixaram ela lá até o fim, e as criaturas de Morgoth para lá fugiram e se esconderam até um dia resolverem saírem ou então alguém as acordarem.
     
  11. JPHanke

    JPHanke Usuário

    Grande parte de Utumno foi destruída durante o Cerco de Utumno, na 1ª Era. Com exceção de Angband e os salões não conhecidos pelo Valar, o resto foi destruído. (eu até postaria uns mapas, mas não tenho scaner... :osigh:)
     
  12. Tuor

    Tuor Usuário

    Acredito que tenha sido. Pelo menos boa parte sim. Mas concordo que alguma coisa, como túneis que não foram destruídos pelos Valar devem ter perdurado.

    Utumno era muito longe de Angband? Eu já vi diversos mapas que mostravam Utumno em diversas localidades, e em sua maioria o antigo reino de Melkor estava ao norte de Eriador, lá para Forodwaith, no gelo. Se não me engano, há algum trecho que diz que Sauron foge juntamente com alguns dos servos de seu senhor pelo subterrâneo, até chegar em Angband.

    Não me recordo de ter lido isso em algum dos livros. Interessante. Aparece lá? Gostaria de ver. =]
     
  13. LeOoOzin

    LeOoOzin Usuário


    Também não lembro disso. Mais no Silma fala, se não em engano, que Melkor tem alguns Balrogs ao seu lado quando Beren e Luthien roubam a Silmaril e também que Melkor criou esses seres. Então dá para pensar logicamente e concluir que alguns Balrogs se esconder em algum salão secreto de Utumno e sobreviveram até a época em que os anões os desenterraram
     

Compartilhar