• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

USPleste

Denethor II

Pontífice Inquisidor de Gondor
Tipo... o titulo ja diz bem... O que vc acha?

Eu acho que eles poderiam ter feito outros cursos... Acho que os cursos lá são feitos para um país desenvolvido que tenha condições de atender demandas especificas, nao para um país que mal consegue suprir sua carencia em professor e profissionais de base...

Sei lah... é complicado. Falem tambem um pokito!
 
Que tal voce informar a todos os que nao sao sabem o que vem a ser USPleste, o que isso significa? É algo relacionado a USP?
 
Ele está se referindo a nova unidade da USP, localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo.

Eu ainda nem me inteirei a respeito de todos os cursos que serão ministrados lá, por isso ainda não tenho uma opinião formada.
 
Defina profissionais de base. :mrgreen:

http://www.uspleste.usp.br/

O ponto é que o regimento interno da USP proíbe que ela crie os mesmos cursos na mesma cidade.

É possível fazer uma USP São carlos com cursos de engenharia, física, matemática, etc., iguaizinhos à do campus de Sampa, mas nas como a USP Leste fica também em Sampa, está proibida de fazer os mesmos cursos da unidade em Pinheiros.
 
Pelo que eu li no jornal (Folha de S. Paulo desse domingo, caderno Empregos), tem uns cursos meio "polêmicos", como Gerontologia (Assistência ao idoso) e Obstetrícia, que são considerados cursos de pós-graduação...

Um curso em especial que me chamou a atenção: Lazer e Turismo. Pelo que eu li, a maior área de atuação desses profissionais vai ser em bufês. Eu, sendo dono de um bufê, acharia melhor contratar um tecnólogo em turismo ou ainda um técnico. Acho que alguns dos cursos de lá vão ter que mostrar pro mercado de trabalho porque existem.
 
Esses cursos até seriam aceitáveis no campus, por exemplo, do Butantã (Cidade Universitária), mas não na USP Leste, cuja proposta é justamente levar o Ensino Superior para comunidades carentes.

Os pobres querem estudar Medicina, Direito, Engenharia - as profissões "básicas" - não Gerontologia, Marketing, ou Gestão de Políticas Públicas. Sério. O que faz um profissional de Gestão de Políticas Públicas??

A impressão que eu tenho é que o governo de São Paulo fez o projeto da USP Leste, apresentou ao público, alardeou pra todo lado; mas só depois se tocou que sobre a tal regra que a USP não pode ter dois cursos iguais na mesma cidade - regra, aliás, que não faz o menor sentido e podia muito bem ser revogada.

Se tivessem pensado mais um pouco antes de fazer o projeto, tinham três opções: mudar a tal regra da USP; ou fazer o campus em algum outro município da Grande São Paulo (Guarulhos, Diadema, sei lá); ou ainda, em vez de ser a USP, podia ser um campus da UNESP (ah... mas a "grife" não é tão forte...)
 
Mas será que eles não poderiam usar aquele velho artíficio dos cursos com vários nomes diferentes? Por exemplo, Ciência da Computação viraria Informática, Agronomia viraria Engenharia Agrícola e por aí vai?
 
? disse:
Mas será que eles não poderiam usar aquele velho artíficio dos cursos com vários nomes diferentes? Por exemplo, Ciência da Computação viraria Informática, Agronomia viraria Engenharia Agrícola e por aí vai?

Pelo que uns amigos meus disseram, tem alguns desses artificios... :think: só que aí vem o problema de dois profissionais iguais não poderem trabalhar exatamente no mesmo ofício. :evil:
 
Eu achei que foi uma boa!
Parece que por volta de 40% dos alunos matriculados de lá, estudaram em escolas públicas.
Eu até cogitei em prestar Marketing lá, mas ainda bem que não fiz isso.
Bem melhor o campus do Butantã.
A cidade universitária é bem mais loca. :)
E os caras ainda estão tendo que organizar C.A. , a biblioteca tá provisória ainda, pouco material e tal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo