• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Uso de celulares pode provocar câncer, diz OMS

Uso de celulares pode provocar câncer, diz OMS


5BB9E5742470FCF3A350A326B1A9B.jpg

REUTERS



LONDRES (Reuters) - O uso de celulares pode aumentar o risco de ocorrência de certos tipos de câncer no cérebro em humanos, afirmaram especialistas em câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira.
Os especialistas também disseram que consumidores devem pensar em formas de reduzir sua exposição.
Um encontro de 31 cientistas de 14 países na Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Câncer (Iarc, na sigla em inglês) da OMS afirmou que uma análise de todas as evidências científicas disponíveis sugere que o uso de celulares deve ser classificado como 'possivelmente cancerígeno'.
A classificação pode fazer com que o corpo de saúde da Organização das Nações Unidas revise suas orientações sobre celulares, afirmaram cientistas da Iarc, mas é necessário fazer mais pesquisas antes de dar uma resposta mais definitiva sobre qualquer conexão entre a doença e o uso dos aparelhos.
A OMS já dissera anteriormente que não havia evidências o suficiente para que se estabelecesse uma conexão entre o uso de celulares e o câncer.


http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=28947434




:think: Droga!!! :disgusti:
 
Eu acho que quando havia pouco celulares realmente o perigo era quase nulo.
Mas hoje, todo mundo tem celular... e muitos tem mais de 1 aparelho. Acredito que talvez a exposição só seja realmente prejudicial em ambiente lotados de aparelhos.

Mas sei lá... só um palpite.
 
Vejam, uma coisa comum que os que tem câncer hoje, é o uso de celulares ... assim como usar computadores. Será que isso também dá cancêr?
 
"mas é necessário fazer mais pesquisas antes de dar uma resposta mais definitiva sobre qualquer conexão entre a doença e o uso dos aparelhos.
A OMS já dissera anteriormente que não havia evidências o suficiente para que se estabelecesse uma conexão entre o uso de celulares e o câncer."

falaram isto de TV, microondas, e por ai vai.

sem um estudo serio e conclusivo, pra mim não se sustenta.

eu imagino que, se desse cancer no nivel que sugerem, o cancer teria subido 70% no japão, onde usam celular até como sabonete.

Mas pelo menos neste caso, existem pesquisas mais consistente. Lembrando que boa parte da pesquisa foca não nos aparelhos, mas nas torres de transmissão.
 
Última edição:
É bem por ai. Sem uma pesquisa profunda sobre o assunto, com dados satisfatórios, fica complicado afirmar isso.

Sem contar que os fatores podem mudar de indivíduo para indivíduo.
 
Mas pelo menos neste caso, existem pesquisas mais consistente. Lembrando que boa parte da pesquisa foca não nos aparelhos, mas nas torres de transmissão.

Dizer que celular dá câncer também já é assunto velho. Se estão voltando no assunto é pq estão querendo pesquisar a sério.

Esse negócio da torre de transmissão é interessante.
No meu antigo bairro, quando foram instalar uma torre, teve abaixo assinado e tudo de quem morava do lado do terreno pra não instalar, como medo justamente do câncer.
Todo mundo queria que o bairro tivesse cobertura, mas ninguém queria a torre do lado de casa.
 
Pra quem tem 30 ou mais de idade..

É interessante lembrar que os primeiros televisores a cores a partir de 20 polegadas fabricados no Brasil, os fabricantes publicavam a informação no manual de instruções de alertar a pessoa assistir a pelo menos 3 metros de distância. Não mencionava a palavra câncer mas deixava explicito que não é saudável assistir próximo. Eu tenho até hoje guardado um manual desses de uma TV da National (hoje Panasonic) que foi dos meus pais comprada em 1979.

Depois na metade dos anos 80 pra frente nenhum grande fabricante não colocou mais esse tipo de alerta. Somente aqueles dizeres de sempre que a garantia será invalidada em caso de derramamento de liquidos, seletor de voltagem na posição errada, etc

A verdade é que somos expostos a irradiações de campos eletromagnéticos de todas intensidades e frequências possiveis o tempo todo como nunca se viu e que só tende a crescer. Se pudéssemos enxergar todas as ondas eletromagnéticas irradiadas, tem horas que é praticamente impossivel achar um espaço livre pra caminhar sem ser atravessado por uma.
 
Última edição:
Qual parte da tecnologia especificamente causa câncer? A emissão de ondas? De que tipo, em que freqüência? Ou outro componente? Pode ser substituído ou adaptado este componente? Qual o grau de influencia cancerígena? Existem níveis de exposição seguros? Qual a diferenciação deve ser feita a partir da pré disposição da pessoa, inclusive genética, ou em relação as exposição de outros fatores do meio onde ela vive?

Fazendo um paralelo pra explanar a questão do quanto um fator pode ser prejudicial em detrimento da sua larga escala de uso, dando as devidas proporções, alguém aqui usa fone intrauricular? Ou todo mundo usa aquele fone de ouvido mais comum? Provavelmente a maioria usa o fone mais comum. Este fone é o mais prejudicial à audição, e pode sim causar problemas graves auditivos. Qual é o grau de incidência de problemas graves auditivos devem existir causados diretamente(maior dificuldade encontrada num estudo voltado pro cancer) pelo uso deste tipo de fone?

Afora isto, existem como o fúria bem falou, inúmeros fatores que podem condicionar um câncer, até sair exposto na rua já é um fator.

Enfim, o câncer é um grave problema atual, então com certeza é de grande valia um estudo do impacto deste aparelho que é usado em larga escala hoje e em dia, mas é um estudo que tem de não só levantar diversas questões, como tem de se estar bem contextualizado, inclusive no biotipo de cada individuo.
Os estudos existem, o que acontece é que não se conseguiu até a gora chegar num consenso mais especifico, nem a nenhum resultado realmente alarmante.

Hoje em dia, ciente que estamos expostos a vários e vários tipos de “energia”, o controle preventivo da doença ainda é a melhor solução(um vida de hábitos saudáveis também ajuda bastante)
 
Última edição:
E tudo isso é explicado por uma teoria muito antiga chamada de Seleção Natural proposta por Darwin.
 
Achei bizarríssimo esse vídeo da pipoca. Meu queixo caiu de 1,70m de altura.
 
Achei bizarríssimo esse vídeo da pipoca. Meu queixo caiu de 1,70m de altura.



[video=metacafe;1399627/cell_phone_popcorn_hoax_revealed/]http://www.metacafe.com/watch/1399627/cell_phone_popcorn_hoax_revealed/[/video]

:g:
 
Última edição por um moderador:
Aff, sou muito ingênua. Primeiro o "sua mãe", agora a pipoca por celular... Caio em todas! :oops:
 
Poizé vão brincar com microondas em casa pra vocês verem o que é bom. Numa dessas dá uma zica e até explode a bateria do celular na sua cara.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo